Al Muhsi (المحصى) O Calculador

Al Muhsi (المحصى) O Calculador
Compartilhe

Significado de Al Muhsi

O Contador, O Numerador de Tudo, Aquele cuja contagem das coisas é conhecida por ele.

Aquele que considera todas as coisas do universo e conhece os detalhes de cada momento ou mudança. Ele entende tudo e possui todo o conhecimento. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ conhece cada ação, e os detalhes escritos são registrados por Seus anjos.

Raiz Árabe

Da raiz ha-sad-ya (ح ص ي), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: numerar, contar, calcular, registrar algo para compreensão completa ou possuir plena compreensão.

Entre os nomes discutidos

Como mencionamos em nomes anteriores, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são mencionados explicitamente no Alcorão. Portanto, você não encontrará Al-Muhsi reconhecido como nome oficial por alguns estudiosos. Esta lista inclui Ibn Uthaimin, Ibn Hazm e Ibn Hajar, entre outros. No entanto, outros, como Ibn Arabi, Imam al-Baihaqi e al-Ghazali, incluíram este nome nas suas listas.

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Existem noventa e nove nomes de Allah; aquele que os guardasse na memória entraria no Paraíso. Na verdade, Allah é ímpar (Ele é um e é um número ímpar) e Ele ama os números ímpares.” E na narração de Ibn Umar (as palavras são): “Aquele que as enumerou”. [1] No hadith, usa-se a palavra com a mesma raiz (أَحْصَا – ihsa), significando algum tipo de cálculo: enumerar ou contar.

O que significa referir-se an Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como o que tudo enumera, o numerador ou o contador? É um atributo de Seu conhecimento, assim como Al-Alim (O Onisciente), Ash-Shahid (A Testemunha) ou Al-Khabir (O Onisciente).

A diferença é que Al-Muhsi é frequentemente descrito de forma mais analítica. Ele tem conhecimento de todas as coisas. Ele leva em conta cada item separado e o armazena em Seu livro-razão. Cada respiração inspirada e expirada, cada folha que cai e o movimento de cada átomo são contabilizados. O conhecimento Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é infinito, Ele conhece uma coisa por completo.

Alguns comentaristas mencionam que Ele conhece todas as coisas que são possíveis, de tudo que é possível. Então, Ele não apenas sabe tudo, mas sabe o que poderia ter sido. Ele calculou a possibilidade infinita de cada escolha e os efeitos posteriores causados. Não há nada desconhecido para Ele سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

لِّيَعۡلَمَ أَن قَدۡ أَبۡلَغُواْ رِسَٰلَٰتِ رَبِّهِمۡ وَأَحَاطَ ب ِمَا لَد َيۡهِمۡ وَأَحۡصَىٰ كُلَّ شَيۡءٍ عَدَدَۢا

Liya’lama an qad ablaghoo risaalaati rabbihim wa ahaata bi maa ladaihim wa ahsaa kulla shai’in ‘adada

“Para saber se eles, com efeito, transmitiram as Mensagens de seu Senhor; e Ele abarca o que há junto deles, e enumera todas as cousas, em exato número.” – (Alcorão 72:28)

وَكُلَّ شَيۡءٍ أَحۡصَيۡنَٰهُ كِتَٰبٗا

Wa kulla shai-in ahsai naahu kitaa ba

“E cada coisa, enumeramo-la por escrito.” – (Alcorão 78:29)

Contador de ações

وَوُضِعَ ٱلۡكِتَٰبُ فَتَرَى ٱلۡمُجۡرِمِينَ مُشۡفِقِينَ مِمَّا فِ يهِ وَيَقُ ولُونَ يَٰوَيۡلَتَنَا مَالِ هَٰذَا ٱلۡكِتَٰبِ لَا يُغَاد ِرُ صَغِيرَةٗ وَلَا كَب ِيرَةً إِلَّآ أَحۡصَىٰهَاۚ ع َمِلُواْ حَاضِرٗاۗ وَلَا يَظۡلِمُ رَبُّكَ أَحَد ٗا

Wa wudi’al kitaabu fataral mujrimeena mushfiqeena mimmaa feehi wa yaqooloona yaa wailatanaa maa lihaazal kitaabi laa yughaadiru saghee ratanw wa laa kabeeratan illaaa ahsaahaa; wa wajadoo maa ‘amiloo haadiraa; wa laa yazlimu Rabbuka ahadaa (Seção 6)

“E será posto o Livro à vista; então, tu verás os criminosos atemorizados do que nele há; e dirão: “Ai de nós! Por que razão este Livro não deixa, nem cousa pequena, nem cousa grande, sem enumerá-la?” E nele, encontrarão presente o que fizeram. E teu Senhor não faz injustiça com ninguém.” – (Alcorão 18:49)

O conhecedor de todas as pessoas

إِنَّا نَحۡنُ نُحۡيِ ٱلۡمَوۡتَىٰ وَنَكۡتُبُ مَا قَدَّمُواْ وَءَاثَٰرَهُمۡۚ َكُلَّ شَيۡءٍ أَحۡصَيۡنَٰهُ فِيٓ إِمَامٖ مُّبِينٖ

Innaa Nahnu nuhyil mawtaa wa naktubu maa qaddamoo wa aasaarahum; wa kulla shai’in ahsainaahu feee Imaamim Mubeen

“Por certo, somos Nós Que damos a vida aos mortos, e escrevemos o que eles anteciparam, e seus vestígios. E toda cousa, enumeramo-la em um evidente Livro.” – (Alcorão 36:12)

لِّلَّهِ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَمَا فِي ٱلۡأَرۡضِۗ وَإِن تُبۡدُواْ مَا فِيٓ أَنفُسِكُمۡ أَوۡ تُخۡفُوهُ يُحَاسِبۡكُم بِهِ ٱللَّهُۖ فَيَغۡفِرُ لِمَن يَش َآءُ وَيُعَذِّبُ مَن يَشَآءُۗ وَٱللَّهُ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ قَدِيرٌ

Lillaahi maa fissamaawaati wa maa fil ard; wa in tubdoo maa feee anfusikum aw tukhfoohu yuhaasibkum bihil laa; fayaghfiru li mai yashaaa’u wa yu’azzibu mai yashaaa u; wallaahu ‘alaa kulli shai em qadeer

“De Allah é o que há nos céus e o que há na terra. E se mostrardes o que há em vossas almas ou o esconderdes, Allah vos pedirá conta disso. Então, Ele perdoa a quem quer e castiga a quem quer. E Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.” – (Alcorão 2:284)

Reflexão

Este nome nos lembra que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ conhece você e eu. Se você se sente desconhecido, pequeno ou esquecido lembre-se de que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está e sempre esteve vigilante sobre você. Todos nós somos importantes para Ele, e Ele nos guiou para vivermos vidas frutíferas. Ele não se esqueceu de ninguém. Ele conhece todos que caminharam nesta terra – no passado e no presente.

Ao explicar cada nome, tentamos encontrar uma forma de conectar o conhecimento do nome à nossa vida cotidiana. Isso muitas vezes inclui proporcionar uma reflexão para considerar como podemos viver e exemplificar os mesmos belos atributos para tentarmos melhorar a nós mesmos.

Porém, para o nome Al-Muhsi, nosso acesso é limitado. A consciência desse nome é suficiente para ter um impacto significativo em sua vida. Pense em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quando confrontado com uma decisão e pergunte o que você acredita que seria mais agradável para Ele.

Como comparação para tentar ilustrar a escala em que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ conhece intimamente cada pessoa, examinamos nossas limitadas habilidades em redes sociais. Foi proposto por um antropólogo chamado Robert Dunbar que o número de relacionamentos significativos que poderíamos estabelecer era limitado pelo tamanho do neocórtex do nosso cérebro – que existe um limite natural para o número de amizades que poderíamos gerir ativamente.

Seu número proposto é cunhado como “número de Dunbar” e sugere que poderíamos manter cerca de 150 relacionamentos (um relacionamento significativo é informalmente definido como o número de pessoas com as quais você não se sentiria desconfortável em se juntar para um café ou alguma reunião).

Agora, todo relacionamento não é igualitário. Destes 150, apenas 5 a 10 podem ser o seu grupo principal de suporte. Vocês interagem frequentemente, compartilham más notícias e sabem o que está acontecendo na vida um do outro. O segundo grupo pode ser composto por 10 pessoas que você considera seus amigos mais próximos. Quanto mais você avança, mais fraco é o vínculo. Fora desse limite de mais de 150 estariam conhecidos – pessoas que você conhece, mas com quem não tem contato próximo.

Agora, este número é contestado por alguns estudiosos – as ciências sociais não são ciência exata. Mas o número proposto permanece pequeno (ou seja, menos de 400-500). Agora, imagine a vastidão e a capacidade do conhecimento de Allah quando Ele nos diz:

“E Ele tem as chaves do Invisível; ninguém sabe delas senão Ele. E Ele sabe o que há na terra e no mar. E nenhuma folha tomba sem que Ele saiba disso, e não há grão algum nas trevas da terra nem algo, úmido nem seco, que não estejam no evidente livro.” (Alcorão 6:59)

Ele não apenas conhece cada um de nós pelo nome, mas também se lembra de nossas orações, de nossos atos e do que escondemos em nossos corações. Esta é a vastidão e o conhecimento completo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e o que é transmitido através do significado de Seu nome Al-Muhsi.

Referências:
[1] Sahih Muslim 2677

Fonte: My Islam – Al Muhsi

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *