Dificuldades após aceitar o Islam: como superá-las?

Dificuldades após aceitar o Islam: como superá-las?
Compartilhe

O Islam é uma religião que abrange todos os aspectos da vida humana, desde a crença até a ética, desde a adoração até as relações sociais. No entanto, para muitas pessoas que se convertem ao Islam, nem sempre é fácil seguir os ensinamentos islâmicos em um ambiente que pode ser hostil ou indiferente à sua nova fé. Neste artigo, vamos explorar algumas das dificuldades que os novos muçulmanos podem enfrentar após aceitar o Islam e como superá-las com paciência, perseverança e confiança em Deus.

O que é o Islam?

O Islam é a religião monoteísta revelada por Deus ao profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) no século VII na Arábia. A palavra “Islam” significa “submissão” em árabe e se refere à entrega voluntária à vontade de Deus. Os seguidores do Islam são chamados de muçulmanos, que significa “aqueles que se submetem”.

Os muçulmanos acreditam em um único Deus, que é o Criador, Sustentador e Juiz de tudo o que existe. Eles também acreditam nos profetas anteriores a Muhammad, como Abraão, Moisés e Jesus, que trouxeram a mesma mensagem de adorar somente a Deus. Os muçulmanos seguem o Alcorão, o livro sagrado revelado a Muhammad, e a Sunnah, o exemplo do profeta em palavras e ações. Os muçulmanos praticam os cinco pilares do Islam, que são: testemunhar que não há divindade além de Deus e que Muhammad é seu mensageiro, realizar as cinco orações diárias, pagar o zakat (caridade obrigatória), jejuar no mês de Ramadan e fazer a peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida, se tiver condições.

Por que as pessoas se convertem ao Islam?

As razões pelas quais as pessoas se convertem ao Islam são diversas e pessoais. Algumas delas podem ser:

  • Buscar a verdade e o propósito da vida
  • Sentir-se atraído pela simplicidade e pureza do monoteísmo islâmico
  • Encontrar paz e tranquilidade na adoração e na confiança em Deus
  • Admirar os valores morais e espirituais do Islam
  • Identificar-se com a comunidade muçulmana global e sua diversidade
  • Reconhecer os sinais de Deus na natureza e na história
  • Experimentar o amor e a misericórdia de Deus em sua vida

Seja qual for a razão pela qual alguém se converte ao Islam, essa pessoa deve saber que fez uma escolha sábia e abençoada, pois o Islam é a religião da verdade e da orientação divina. Deus diz no Alcorão:

“Hoje vos aperfeiçoei vossa religião; completei Minha graça sobre vós; E vos agraciei com o Islam como religião.” (Alcorão 5:3)

Quais são as dificuldades que os novos muçulmanos podem enfrentar?

Apesar da felicidade e da satisfação que os novos muçulmanos sentem ao abraçar o Islam, eles também podem enfrentar alguns desafios e obstáculos em sua jornada espiritual. Algumas dessas dificuldades podem ser:

  • Lidar com a reação negativa ou hostil da família, dos amigos ou da sociedade
  • Sentir-se isolado ou discriminado por causa de sua fé
  • Adaptar-se às mudanças no estilo de vida, nos hábitos e nas rotinas
  • Aprender os fundamentos do Islam, como as regras da oração, do jejum e da alimentação
  • Encontrar fontes confiáveis de informação e orientação sobre o Islam
  • Lidar com as dúvidas, as tentações ou as provações que possam surgir

Essas dificuldades podem parecer esmagadoras ou desanimadoras para alguns novos muçulmanos, mas elas não devem ser motivo para desespero ou arrependimento. Pelo contrário, elas devem ser vistas como oportunidades de crescimento, de fortalecimento e de recompensa. Deus diz no Alcorão:

“Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças.” (Alcorão 2:286)

Por que passo por tanta dificuldade logo depois de me tornar muçulmano(a)?

A maioria dos convertidos passa por uma fase de provação que pode até levar anos a amenizar ou a resolver-se. Esta fase é “o teste de fé” que pode acontecer logo depois do testemunho de fé dito com convicção. Allah (Exaltado seja) diz no Qur’an:

“Os homens supõem que, por dizerem: ‘Cremos’, serão deixados, enquanto não provados? E, com efeito, provámos os que foram antes deles. E, em verdade, Allah sabe dos que dizem a verdade e sabe dos mentirosos.” [Surah Al-Ankabut, 29:2-3]

Esta fase pode manifestar-se de várias formas, sendo que o teste tem tendência a ser direcionado ao que uma pessoa valoriza profundamente, ou a algo que ela pense ser uma constante na sua vida, e pode ser algo externo ou interno.

Durante este período, a triagem de verdadeiros crentes ou hipócritas/descrentes começa.

Algumas pessoas questionam o porquê de terem tantos testes ou provações.

O Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) explica:

“A maior recompensa vem com o maior teste. Quando Allah ama um povo, ele o testa. Quem aceita isso ganha Seu agrado, mas quem fica descontente com isso ganha Sua ira”. [Narrado por al-Tirmidhi (2396) e Ibn Maajah (4031); Classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi]

“Quando Allah quer o bem para o Seu servo, Ele apressa a sua punição neste mundo, e quando Allah quer o mal para o Seu servo, ele retém o castigo pelos seus pecados até ele entrar com todos os seus pecados no Dia da Ressurreição”. [Narrado por al-Tirmidhi (2396); Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi]

Ou seja, não quer dizer que tendo vários testes de fé significa que Allah nos pune por “não gostar” de nós, muito pelo contrário, o Seu amor traduz-se na punição e dificuldade nesta vida para os servos que Ele ama. Isso porque os pecados são apagados com a dificuldade. A alma é limpa através do arrependimento e provações, tal como o ouro é purificado ao passar por temperaturas extremas. Allah quer o bem para os servos que Ele põe à prova, pois assim eles terão menos pecados no Dia da Ressurreição, e assim terão a entrada no Paraíso mais facilitada.

Allah diz no Qur’an:

“E, em verdade, pomo-vos à prova, com algo do medo e da fome e da escassez de riquezas e de pessoas e de frutos. E alvíssara o Paraíso aos perseverantes, àqueles que, quando uma desgraça os alcança, dizem: ‘Por certo, somos de Allah e, por certo, a Ele retornaremos’. Sobre esses são as bênçãos e a misericórdia de seu Senhor. E esses são os guiados.” [Surah al-Baqarah 2:155-157]

Como superar as dificuldades após aceitar o Islam?

Não há uma fórmula mágica ou única para superar as dificuldades após aceitar o Islam, mas há algumas dicas e conselhos que podem ajudar os novos muçulmanos a lidar com elas de forma positiva e produtiva. Algumas delas são:

  • Buscar a ajuda e o apoio de Deus através da súplica, da oração e da lembrança
  • Buscar o conhecimento e a compreensão do Islam através de fontes autênticas e confiáveis
  • Buscar a companhia e a amizade de muçulmanos sinceros e piedosos
  • Buscar o equilíbrio e a moderação em sua prática religiosa, sem exagero ou negligência
  • Buscar o diálogo e o respeito com sua família, seus amigos e sua sociedade, sem comprometer sua fé ou sua identidade
  • Buscar a paciência e a perseverança nas adversidades, sem perder a esperança ou a gratidão
  • Essas dicas e conselhos podem ajudá-lo a superar as dificuldades que você enfrenta após aceitar o Islam e desfrutar dos benefícios e das bênçãos que o Islam oferece. Lembre-se de que Deus está com você, que Ele o ama e que Ele o recompensará por seus esforços. O profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse:
  • “Quão maravilhosa é a situação do crente! Tudo é bom para ele. E isso não é para ninguém além do crente. Se algo bom lhe acontece, ele é grato, e isso é bom para ele. E se algo ruim lhe acontece, ele é paciente, e isso é bom para ele.” (Saheeh Muslim)

Conclusão

Aceitar o Islam é uma das melhores decisões que alguém pode tomar na vida, pois significa reconhecer a verdade e seguir a orientação divina. No entanto, isso não significa que não haverá dificuldades ou desafios ao longo do caminho. Os novos muçulmanos devem estar preparados para enfrentar essas dificuldades com sabedoria, confiança e otimismo, sabendo que Deus está com eles, que Ele os ama e que Ele os recompensará por seus esforços. O profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse:

“Quão maravilhosa é a situação do crente! Tudo é bom para ele. E isso não é para ninguém além do crente. Se algo bom lhe acontece, ele é grato, e isso é bom para ele. E se algo ruim lhe acontece, ele é paciente, e isso é bom para ele.” (Saheeh Muslim)

Neste artigo, nós exploramos algumas das dificuldades que os novos muçulmanos podem enfrentar após aceitar o Islam e como superá-las com paciência, perseverança e confiança em Deus. Nós também vimos que essas dificuldades são na verdade testes de fé que visam purificar a alma, apagar os pecados e aumentar a recompensa no Paraíso. Nós também oferecemos algumas dicas e conselhos para lidar com essas dificuldades de forma positiva e produtiva.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor para você. Que Deus o abençoe e o guie pelo caminho certo. Ameen.

Leia também: 10 Bons Hábitos para Novos Muçulmanos Desenvolverem


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *