Al Rashid (الرشيد) O Guia para o Caminho Reto, O Professor Infalível, O Conhecedor

Al Rashid (الرشيد) O Guia para o Caminho Reto, O Professor Infalível, O Conhecedor
Compartilhe

Significado de Al Rashid

O professor infalível, o guia correto, o orientador infalível.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Ar-Rashid (em árabe: ٱلْرَّشِيدُ), aquele que orienta para a retidão. Allah é o guia supremo para o caminho e a crença corretos. Ele não obriga as pessoas à religião. Ele mostrou o caminho certo através do Alcorão e de Seus mensageiros.

Raiz Árabe

Da raiz ra-shin-dal (ر ش د), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser direcionado corretamente, ser levado a seguir o caminho certo, ser direcionado a seguir o caminho certo, ser levado a manter uma crença correta, adotar o caminho certo.

Entre os nomes em discussão

Como mencionamos em nomes anteriores, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são mencionados explicitamente no Alcorão. Portanto, não existe uma lista acordada para os restantes 18 nomes. Ar-Rashid é um daqueles nomes que não é incluído por alguns estudiosos. Esta lista inclui Ibn al-Wazir, Ibn Hazm e Ibn al-Uthaymin. No entanto, outros, como Ibn Arabi, Imam al-Bayhaqi e Imam al-Ghazali, incluíram este nome nas suas listas.

Aquele que é guiado

O nome de Allah Ar-Rashid, O Bem Guiado, é semelhante ao nome que já discutimos, Al-Hadi, que significa O Guia. No entanto, ser chamado de guiado corretamente nega todas as conotações negativas. Ele é infalível em Sua direção, e ser mal orientado é inconcebível. Semelhante em significado ao nome Al-Hakim, (O Sábio). Imam al-Ghazali escreve sobre Ar-Rashid como “agir sem qualquer indicação de um conselheiro ou instruções de um diretor ou a orientação de um guia.” Sua própria essência é ser guiado corretamente.

Costuma-se dizer que o nome Rashid descreve uma pessoa educada que foi “corretamente orientada” ou que possui “fé verdadeira”. Um derivado, Murshid, é uma palavra árabe derivada da mesma raiz rshd para descrever um professor. O trabalho de um professor é ser um guia para um determinado assunto ou tópico. No próximo versículo, veremos o uso da palavra ghayy, que é o oposto de apressado, que significa orientação para o caminho errado.

لَآ إِكۡرَاهَ فِي ٱلدِّينِۖ قَد تَّبَيَّنَ ٱلرُّشۡدُ مِنَ ٱلۡغَيِّۚ فَمَن ي َكۡفُرۡ بِٱلطَّـٰغُوتِ وَيُؤۡمِنۢ بِٱللَّهِ فَقَدِ ٱسۡتَمۡسَكَ بِٱلۡعُۡ وَةِ ٱلۡوُثۡقَىٰ لَا ٱنفِصَامَ لَهَاۗ وَٱللَّهُ سَمِيعٌ عَلِيمٌ

Laaa ikraaha fid deeni qat tabiyanar rushdu minal ghayy; famai yakfur bit Taaghooti wa yu’mim billaahi faqadis tamsaka bil’urwatil wusqaa lan fisaama lahaa; wallaahu Samee’un ‘Aleem

“Não há compulsão na religião! Com efeito, distingue-se a retidão da depravação. Então, quem renega os ídolos e crê em Allah, com efeito, ater-se-á a firme alça irrompível. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.” – (Alcorão 2:256)

Se você estiver se sentindo perdido, invoque esses nomes Al-Hadi e Ar-Rashid. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o guia experiente que pode tornar o caminho mais fácil para qualquer pessoa. Ele conhece nossas inclinações naturais e pode revelar certos caminhos mais adequados para nós. Ao nos mostrar o caminho para receber Sua aprovação, Ele pode tornar mais fácil o caminho para alcançar qualquer objetivo.

وَأَنَّا مِنَّا ٱلۡمُسۡلِمُونَ وَمِنَّا ٱلۡقَٰسِطُونَۖ فَمَنۡ أَسۡلَمَ فَأُوْ لَـٰٓئِكَ تَحَرَّوۡاْ رَشَدٗا

Wa annaa minnal muslimoona wa minnal qaasitoona faman aslama fa ulaaa’ika taharraw rashada

“E que: ‘Há, entre nós, os muçulmanos e há, entre nós, os iníquos. E quem se islamiza, esses são os que procuram retidão.'” – (Alcorão 72:14)

Graus de orientação

Existem diferentes níveis de orientação. Não é tão simples quanto duas opções: ser guiado ou não guiado. Aceitar o Islam e estar consciente da existência de Allah é uma forma de orientação, mas há mais do que isso.

قَالُواْ يَٰقَوۡمَنَآ إِنَّا سَمِعۡنَا كِتَٰبًا أُنزِلَ مِنۢ بَعۡدِ مُوسَىٰ مُصَدِّقٗا لِّمَا بَيۡنَ يَدَيۡهِ يَهۡدِيٓ إِلَى ٱلۡحَقِّ وَإِلَىٰ طَرِيقٖ م ُّسۡتَقِيمٖ

Qaaloo yaa qawmanaaa innaa sami’naa Kitaaban unzila mim ba’di Moosa musaddiqal limaa baina yadihi yahdeee ilal haqqi wa ilaa Tareeqim Mustaqeem

“Disseram: “Ó nosso povo! Por certo, ouvimos um Livro, que foi descido depois de Moisés, que confirma o que havia antes dele; ele guia à verdade e a uma vereda reta.” – (Alcorão 46:30)

وَيَزِيدُ ٱللَّهُ ٱلَّذِينَ ٱهۡتَدَوۡاْ هُدٗىۗ وَٱلۡبَٰقِيَٰتُ ٱلصَّـٰلِ حَٰتُ خَيۡرٌ عِندَ رَبِّكَ ثَوَابٗا وَخَيۡرٞ مَّرَدًّا

Wa yazeedul laahul lazeenah tadaw hudaa; wal baaqiyaatus saalihaatu khairun inda Rabbika sawaabanw wa khairum maraddaa

“E Allah acresce orientação aos que se guiam. E as boas obras, duradouras, são junto de seu Senhor, melhores em retribuição e melhores em destino.” – (Alcorão 19:76)

Esses dois versículos deixam claro que a orientação pode vir de diferentes formas. O caminho da verdade pode se referir à orientação na forma de consciência, conhecimento ou compreensão. Comparado com o caminho de sermos guiados corretamente, ou seja, em nossas ações, comportamentos e submissão completa à vontade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Portanto, podemos crescer com estas definições do que significa ser guiado – aumentar as nossas boas ações, paciência, retidão, imaan (fé), conhecimento e compreensão.

Du’a para ser corretamente guiado

Podemos aprender e recitar a mesma du’a que os jovens recitaram ao escapar do rei tirânico e se abrigar na caverna. Eles pediram a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ Seu refúgio para cuidar de seus assuntos. Eles imploraram por perdão, para permanecerem firmes no julgamento e para serem guiados corretamente. É uma du’a abrangente para proteção contra danos externos, paciência, provisão e orientação geral. Alguns comentaristas interpretaram a caverna como o seu coração, por isso, quando o mundo exterior se tornou corrompido, eles se voltaram para o coração e pediram que ele permanecesse puro e guiado.

إِذۡ أَوَى ٱلۡفِتۡيَةُ إِلَى ٱلۡكَهۡفِ فَقَالُواْ رَبَّنَآ ءَاتِنَا مِن لَّ دُنكَ رَحۡمَةٗ وَهَيِّئۡ لَنَا مِنۡ أَمۡرِنَا رَشَدٗا

Iz awal fityatu ilal Kahfi faqaaloo Rabbanaaa aatinaa mil ladunka rahmatanw wa haiyi’ lanaa min amrinaa rashadaa

“Quando os jovens se abrigaram na Caverna, e disseram: “Senhor nosso! Concede-nos misericórdia de Tua parte e, para nós, dispõe retidão, em tudo o que nos concerna.” – (Alcorão 18:10)

Reflexão

Podemos encontrar paz sabendo que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Rashid. A orientação que Ele forneceu é orientação divina. Ele é o diretor infalível e o professor infalível. Portanto, Sua orientação através do Alcorão e de Seus Mensageiros (que a paz esteja com eles) é a verdade que buscamos. Deveríamos pedir para sermos corretamente orientados em todos os assuntos. Devemos abordar cada problema que enfrentamos com o pensamento iminente: que resposta agradaria a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ? E ser corretamente orientado para cumprir tudo o que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ procura.

Às vezes pode não ser aparente, mas ao compreender esse nome, podemos confiar que a orientação que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos forneceu é o que foi melhor para nós de qualquer maneira. Não devemos nos arrepender de saber que as ações tomadas foram para melhor.

No esforço pessoal para ter o melhor caráter, devemos procurar ser guiados corretamente em nosso discurso, conhecimento, justiça e emoções. Existe um equilíbrio nas emoções que exigem domínio. Quando sofremos uma perda, podemos sofrer, mas não devemos ficar tão magoados a ponto de ficarmos infelizes com o qadr de Allah. Também é possível ser guiado corretamente pela raiva. Por exemplo, a raiva por causa de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é justificada.

Diz-se que o Profeta ﷺ só ficou zangado quando os mandamentos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ foram violados. Mas isso foi feito de forma eloquente, não para brigar e humilhar publicamente, mas para instruir alguém de volta a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Isso requer um nível de controle e equilíbrio que apenas os únicos possuem. Devemos pedir a Allah que aumente a orientação e esteja entre aqueles que são corretamente guiados em todos os aspectos.

ٱهۡدِنَا ٱلصِّرَٰطَ ٱلۡمُسۡتَقِيمَ
صِرَٰطَ ٱلَّذِينَ أَنۡعَمۡتَ عَلَيۡهِمۡ غَيۡرِ ٱلۡمَغۡضُوبِ عَلَيۡهِمۡ وَل َاٱلضَّآلِّينَ

Ihdinas-Siraatal-Mustaqeem Siraatal-lazeena an’amta ‘alaihim ghayril-maghdoobi alaihim wa lad-daaalleen

“Guia-nos para o caminho reto – O caminho daqueles a quem Tu concedeste favor, não daqueles que evocaram [Sua] raiva ou daqueles que estão desviados.”

Fonte: My Islam – Ar Rasheed

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *