Relacionamento à Distância e Promessas de Casamento

Relacionamento à Distância e Promessas de Casamento
Compartilhe

Eu quero saber se o que estou fazendo é halal ou haraam. Conheci uma pessoa pelo telefone e ele prometeu casar-se comigo, mas as circunstâncias fizeram com que ele tivesse que adiar sua promessa.


Ainda mantemos contato e ele diz que me conhece bem, ele já me viu, mas eu nunca o vi. Também gostaria de explicar que esta pessoa é dois anos mais nova do que eu. Minha pergunta é: é halal ou haraam que eu mantenha contato com ele?


Resposta:

Todos os louvores são para Allah.
 

Agradecemos pela tua pergunta e pelo teu interesse em descobrir o que é halal e o que é haraam com relação a assuntos aos quais muitas pessoas estão se tornando negligentes. Louvamos a Allah por incutir no teu coração a conscientização da fé que é a razão pela tua ansiedade sobre esta relação que mantém por telefone, pois os corações que realmente estão vivos são aqueles que sentem o perigo do pecado e são afetados qualquer dano, enquanto que os corações que estão mortos são negligentes e não sentem nada, como se diz: os mortos não sentem dor.
 

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O pecado é aquilo que hesita em vosso coração e que não vos agrada que as pessoas descubram a respeito.” Narrado por Muslim (2553).
 

Em segundo lugar:


Com relação à mulher falar ao telefone, ou em outro lugar, com um homem: se isso levá-la a ser tentada ou que ela mesma seja fonte de tentação, isso é haraam. Isto inclui falar de assuntos emocionais tais como amor e afeição, descrever-se, prometer encontros e assim por diante, porque estas são coisas que levam à imoralidade, e são passos que shaytan usa para emboscar mulheres que são castas e desavisadas. O lobo prosseguirá falando manso, tecendo sonhos, fazendo promessas e juras até que a mulher caia em suas garras. Quantas vezes a honra foi violada, quantas vezes os sagrados limites foram transgredidos, quantas calamidades foram causadas, quando o primeiro passo foi um telefonema?
 

A maioria desses lobos são mentirosos e enganam, não sabem o significado de amor verdadeiro, e eles não têm a intenção de casamento respeitável. Eles estão apenas atrás de finais libidinosos, e buscando agradar o shaitan. Um deles afirmou que às vezes faz isso por diversão, às vezes pelo amor ao poder e à tentação, e às vezes por se sentir orgulhoso por ter pego fulana e sicrana. E Allah é Aquele cuja ajuda procuramos. 
 

Então, cuidado e salve-se. As coisas mais preciosas que uma mulher possui são sua honra, sua modéstia e sua castidade. Este lobo perverso não terá vergonha de mencionar suas conquistas a seus amigos, e dirá que disse isso e aquilo para ela, e que fez isso e aquilo com ela, até que ela seja mencionada nos lábios dos malfeitores, e talvez ele consiga persuadi-la a encontrá-lo, ou gravará sua voz ou tirará sua foto, e a usará para chantageá-la e intimidá-la, e tentar obter dela algo ainda pior. Que Allah te proteja e te salve de todo o mal.
 

O que dissemos não são apenas meras palavras destinadas a te assustar; ao contrário, é uma referência a dúzias de histórias que realmente acontecem nos dias de hoje, com a ampla disponibilidade de telefones e salas de bate-papo. São histórias tristes e embaraçosas que indicam a extensão da dureza do coração desses playboys e a fraqueza das mulheres ante seus truques. Eles claramente apontam para a grandeza das palavras do nosso Senhor, Glorificado e Exaltado seja (interpretação do significado):
 

“Ó vós que credes! Não sigais os passos de Satã. E quem segue os passos de Satã, por certo, ele ordena a obscenidade e o reprovável. E, não fora o favor de Allah para convosco, e Sua misericórdia, Ele jamais dignificaria a nenhum de vós, mas Allah dignifica a quem quer. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.” [al-Nur 24:21]
 

Falar ao telefone pode ser um dos passos de shaitan, como também o pode ser um olhar, um sorriso ou fala sedutora, que afeta aquele em cujo coração há uma doença, então ele a transforma em montanhas de sonhos e pensamentos, o que resulta em esperanças, esforços e tramas voltadas para o mal. Allah diz (interpretação do significado):
 

“Então, não mostreis sedução no dito; pois aquele, em cujo coração há enfermidade, aspirar-vos-ia; e dizei dito conveniente.)”
[al-Azhaab 33:32]
 

Perguntamos à nossa irmã – que Allah a proteja e a mantenha segura – será que uma conversa telefônica entre uma moça e um rapaz está livre de conversas insinuantes, risadas e assim por diante? Como pode ser diferente, quando estão falando sobre casamento e querendo se encontrar? Como pode não haver nenhuma fitnah (tentação), como pode não haver nenhum apego, como pode não haver nenhuma esperança no coração doente?
 

Se esses conspiradores disserem que querem se casar, não é verdade, porque a maneira de se casar é bem conhecida e é facilmente acessível; eles sabem disso. Mas eles estão fugindo e evitando isto, e estão recorrendo aos truques e engano do shaitan. Além disso, se um homem deseja uma mulher, isso não significa que ele seja adequado como marido para ela; ele pode ser inferior a ela em todos os aspectos, em idade, conhecimento, status e riqueza, o que significa que ele é inaceitável na maioria dos casos. Como o desejo por uma pessoa desconhecida pode ser justificativa de conhecer uma garota e se deixar levar por ela, falar com ela e fazer-lhe promessas de casamento? Como pode uma mulher sábia consentir em uma ligação a alguém cuja identidade e circunstâncias são desconhecidas, e desejar casar com ele, e esperar que ele venha? Talvez ele não seja adequado.Talvez, se ela o vir, ela prefira a solteirice do que se casar com ele.

Apresse-se para acabar com este relacionamento e se arrepender, e pedir perdão a Allah. Mantenha-se ocupada com coisas que irão beneficiá-la, tanto religiosas quanto mundanas. Lembre-se que um bom casamento é uma provisão que Allah dá a uma mulher justa. Ele prometeu àqueles que lhe obedecem que Ele lhes dará mais da Sua generosidade, como Diz (interpretação do significado):

“A quem faz o bem, seja varão ou varoa, enquanto crente, certamente (do monoteísmo islâmico), fá-lo-emos viver vida benigna (neste mundo com respeito, contentamento e provisão lícita). E Nós recompensá-los-emos com prêmio melhor que aquilo que faziam (ou seja, o Paraíso na Outra Vida).”
 

Faça muitos atos de adoração e du’a, e feche todas as portas que possam levar à fitnah. Seja pura e casta, de forma que nenhum malfeitor consiga sequer ter esperança de se aproximar de você.
 

Que Allah ajude a todos nós a obdecê-Lo e agradá-Lo.

E Allah sabe melhor.

Shaikh Munajjid


Compartilhe

O Islam

7 comentários sobre “Relacionamento à Distância e Promessas de Casamento

  1. Sou mussulmana angolano com fortes intenções de casar uma irmã (espiritual) moçambicana.
    Marquei viagem para fisicamente conhecê-la (antes de casarmos), mas ela sugeriu casamento a distância.
    Como fazer?

    1. Assalamo alaikum, irmão Ahmed. Nós não temos a formação adequada para emitir fatwah (decretos islâmicos), mas podemos confirmar que o casamento à distância é permitido, se os requisitos da validade do casamento forem atendidos. É preciso que seja um casamento púbçico (não pode ser escondido), haja 2 testemunhas (caso a testemunha seja mulher, seriam 2 mulheres testemunhando no lugar de 1 testemunha), a noiva deve ter um wali (responsável). Havendo todas condições o casal pode optar por isso, entretanto, se não for da vontade de ambos, não há problema, o casal pode entrar em acordo para o que for melhor para ambos. Se você prefere fazer o casamento pessoalmente, converse com ela e explique suas razões, insha’Allah vocês chegarão a um consenso. Que Allah vos una cada dia mais! Desejamos muitas felicidades ao novo casal!

  2. Assalamu Aalaikum
    Sou muçulmana e conheci um senhor também muçulmano no Facebook há 6 anos atrás.ele me envia fotos dos netos ,dos filhos ,dos animais domésticos,de torneios de cricket,do trabalho reunião de amigos , casamentos de parentes …falamos sobre o Alcorão,Radices e o idioma dele que é o Urdu, também falamos sobre política e as dificuldades da Caximira,fotos do Ramadan o quebra jejum de dezenas de pessoas juntas lindo
    Mas um dia ele falou que queria casar comigo ,ele tentou vir ao Brasil mas não conseguiu o visto então me pediu para ir a Caximira casar com ele ,eu perguntei a ele se eu ia ser 2°,3°ou 4°esposa ele me respondeu que na aldeia dele não era costume ter mais de uma esposa que eu ia ser a primeira,eu não tenho um wali eu não era muçulmana e nenhum dos meus parentes são muçulmanos,ele comprou uma casa velha e está reformando (me enviou a foto)eu posso viajar sozinha para me casar sem um wali ?
    Eu conversei com a prima dele que é uma jornalista muito simpática (ela abriu o vídeo no escritório do jornal onde ela trabalha) não deu pra gente conversar muito porque ela estava em serviço,mas ele me falou que estava muito feliz com a escolha do primo e ficou mais feliz em saber que uma índia brasileira tenha escolhido Allah como Deus único .

    1. Wa alaikum salam wa rahmatullahi wa barakatuh, Aliyah. Pelo que entendi, agora você é uma muçulmana, certo? A regra para a validade de um contrato de casamento é que haja o wali e duas testemunhas (que sejam pessoas conhecidas) e que o dote seja pago à noiva. Portanto, você precisa, sim, ter um wali, mesmo que não seja alguém de sua família. Busque um irmão muçulmano que fale seu idioma com fluência e conheça você, suas necessidades e seja alguém disponível para interceder a seu favor caso haja algum imprevisto futuro no casamento. Isso é fundamental!
      Nós, da equipe do Oislam.org, não somos acadêmicos, porém temos experiência de observação de inúmeros casamentos e a maioria absoluta dos casamentos que são realizados sem se cumprir o que é regra acabam dando muito errado e é a mulher e as crianças quem mais sofrem. O correto para um um casal de muçulmanos é que, uma vez decidido pelo casamento:
      1) o casal tem que cortar as conversas informais (visão favorecida pelos maiores sábios muçulmanos, como, por exemplo, shaikh Ibn Uthaimin);
      2) o noivo deve entrar em contato com o wali da noiva e acertar todos os detalhes
      3) o noivo deve ir até a noiva e o casamento deve ser realizado com a presença da família dela (mesmo não sendo muçulmanos, são as pessoas que te amam e se importam com você) – isso é o correto e ideal.
      Eu, como mulher, não aceitaria nada menos que isso… se algo não pudesse ser cumprido, eu deixaria o meu wali decidir as coisas e acataria a decisão dele.
      Esperamos que Allah, louvado seja, te encaminhe para o melhor!

  3. Eu gostaria de fazer uma pergunta super urgente, é permissível casar a distância porém sem o consentimento da família do noivo, somente da noiva?
    Se o casal preferir não contar as famílias antes somente depois isso é errado?

    1. Assalamo alaikum, RM. Nós não temos um shaikh na nossa equipe para responder às questões colocadas. Mas, posso te adiantar que a shari’a dita que, para um casamento ser válido, é preciso algumas coisas imprescindíveis: que ele seja público (não pode ser escondido), que haja o pagamento do dote (ou, no mínimo, a previsão e forma do pagamento deste), a presença de duas testemunhas (sendo mulheres, 2 mulheres no lugar de uma testemunha) e o consentimento do wali da noiva. Portanto, pela minha interpretação, eu creio que esconder das famílias pode ferir a regra de que tem que ser público. Se você quiser, posso tirar esta dúvida com uma pessoa de maior conhecimento e trago aqui para você, inshallah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *