Dez Erros na Prática de Ruqya

Todos os louvores são para Allah, e que o salat e o salam estejam sobre o último Mensageiro… prosseguindo:
A Comité Permanente para Pesquisa Académica e Fatwa analisou o que foi enviado à sua Excelência, o Grande Mufti da Arábia Saudita, pelo estimado Ministro dos Assuntos Islâmicos, Guia e Da’wah, juntamente com um relatório preparado por um representante do Ministério dos Assuntos Islâmicos assim como por um representante da Comité para a Promoção da Virtude e Prevenção de Vício em Qasim. Estes relatórios foram posteriormente referidos à Comité Permanente pela Comité de Assuntos Gerais aos grandes eruditos da Arábia Saudita com referência #139, datada de 8/1/1418 H. Os documentos consistiam de um número de pontos que foram respondidos com o seguinte:
1. Ler [o Qur’an] sobre água misturada com açafrão, de seguida mergulhar folhas na água e secá-las [para uso futuro]. Posteriormente, misturar as folhas com água e bebê-la.
Comentários: Ler sobre água que contém açafrão, depois mergulhar folhas nessa água e mais tarde vender essas folhas como cura – não é permissível, porque é um método de enganar pessoas pelo seu dinheiro através de meios fraudalentos. Não constitui uma forma lícita de Ruqya [encantamento divino], que os sábios consideraram permissível – que é escrever ayat de Qur’an num pedaço de papel ou algum outro material puro, e depois lavar a escrita e beber a água.
2. É correto o indivíduo que afligiu a pessoa doente de ‘Ayn comparecer enquanto o raqi [a pessoa que realiza a ruqya] estiver a efetuar a Ruqyah? De modo semelhante, é também correto para o raqi pedir aos Jinn que mostrem à pessoa doente quem foi que a afligiu com ‘Ayn?
Comentários: O assunto de o indivíduo por detrás do ‘Ayn comparecer perante a pessoa doente durante a sessão de leitura, ou o raqi ordenar o Jinn fazê-lo é obra do Shaytan e não é permissível. Esta é uma forma de solicitar ajuda dos Shayatin que aparecem na forma do indivíduo responsável pelo ‘Ayn. Esta prática é proibida porque envolve procurar assistência dos Shayatin, causa desavença entre pessoas, propaga medo entre elas e está por isso incluído na afirmação de Allah, o Exaltado:
“E que: ‘Alguns dos humanos refugiavam-se em alguns dos jinns, então, acrescentaram-lhes aflição.’” [Surah al-Jinn (72):6]
3. A questão de tocar o corpo de uma mulher; tocar a sua mão, testa ou pescoço sem qualquer barreira, com a desculpa de aplicar pressão sobre o Jinn dentro dela. Visto que isso é algo que ocorre nos hospitais por parte dos médicos, quais são as regulações em relação a este assunto?
Comentários: Não é lícito para o raqi tocar qualquer parte do corpo de uma mulher enquanto realiza a Ruqya devido à fitnah envolvida com esta prática. Aquele que realiza a Ruqya deve apenas ler sobre ela, sem tocá-la. Há uma diferença entre o trabalho de um raqi e o trabalho de um médico. Este último pode não conseguir curar uma área lesionada exceto através do toque, ao contrário do raqi, cuja prática só envolve ler e soprar levemente.
4. Trazer um grande anel escrito com ayat e adhkar relacionadas com magia, ‘Ayn e Jinn, mergulhar o anel numa mistura de água com açafrão, de seguida usar o anel para carimbar estes ayat em papéis que poderão mais tarde ser misturados com água para beber.
Comentários: Não é admissível para o raqi escrever ayat e adhkar em anéis, mergulhá-los em mistura de água com açafrão, e usá-los como carimbos que substituirão o lugar da escrita, sendo os papéis carimbados mais tarde lavados e a água bebida. Isto porque, uma das condições preceituadas de Ruqya é que, tanto o raqi como o indivíduo sobre o qual ela é exercida, devem ter a intenção de cura a partir do Livro de Allah enquanto estes ayat são escritos.
5. A pessoa doente cheirar a pele de um lobo com a justificação de que isto trará a presença de um Jinn à luz, porque o Jinn, de acordo com eles, teme lobos, torna-se nervoso na sua presença e escapa.
Comentários: É impermissível para o raqi usar a pele de um lobo para que a pessoa doente a cheire, de forma a verificar a presença de um Jinn. Isto é apenas misticismo e é baseado em falsas crenças. Esta prática deve ser completamente evitada. A sua alegação de que o Jinn teme lobos é somente superstição e não possui qualquer evidência.
6. Ler o Qur’an com um alto-falante durante a ruqya, ou através de um telefone, devido à longas distâncias, ou ler sobre um grande grupo de pessoas de uma só vez.
Comentários: Ruqya deve ser efetuada diretamente sobre a pessoa doente, não pode ser feita por meio de um alto-falante ou telefone, pois isso contradiz a prática do Mensageiro de Allah e dos seus companheiros, que Allah esteja satisfeito com eles, e aqueles que os seguirem no bem. O Mensageiro de Allah [sallAllahu ‘alayhi wa sallam] disse:
“Quem quer que inove algo neste nosso assunto [religião] ser-lhe-á rejeitado.”
7. Buscar a ajuda dos Jinn na identificação de ‘Ayn ou magia, de modo semelhante, acreditar no Jinn dentro da pessoa afligida com a justificação de magia ou ‘Ayn, e basear-se nas suas reivindicações.
Comentários: Não é permitido buscar assistência dos Jinn para averiguar o tipo de aflição e como curá-la, porque fazer isso constitui Shirk. Allah, o Elevado, disse:
“E que: ‘Alguns dos humanos refugiavam-se em alguns dos jinns, então, acrescentaram-lhes aflição.’” [Surah al-Jinn (72):6]
Ele – o Majestoso – também disse:
“E um dia, Ele os reunirá, a todos, e dirá: ‘Ó coorte de jinns! Com efeito, cativastes muitos dos humanos.’ E seus aliados, entre os humanos, dirão: ‘Senhor nosso! Deleitamo-nos, uns com os outros, e atingimos nosso termo, que Tu havias fixado, para nós.” Ele dirá: “O Fogo será vossa moradia: nele, sereis eternos, exceto se Allah quiser outra cousa.’ – Por certo, teu Senhor é Sábio, Onisciente.” [Surah al-An’am (6):128]
O significado de se terem deleitado uns com ou outros é que os humanos glorificaram os Jinn, submetendo-se e buscando refúgio junto deles. Os Jinn, por sua vez, serviram-nos e concederam-nos o que pediram, como informá-los de certos tipos de doenças e suas curas que apenas eles conseguem ver. Podem mentir em relação a isso, e portanto, certamente não se deve confiar nem é permitido acreditar neles.
8. O assunto de colocar um áudio com o Qur’an para a pessoa doente por um número de horas, e selecionar versículos específicos sobre a magia, ‘Ayn e Jinn para escutar.
Comentários: Colocar um ficheiro áudio do Qur’an ou adhkar não substitui a Ruqya, porque esta é uma prática que requer crença e intenção enquanto é efetuada e quando se sopra sobre a pessoa doente. Isso não pode ser feito usando um dispositivo de áudio.
9. Escrever versículos do Qur’an e várias súplicas num papel e colá-lo em partes do corpo da pessoa afligida, tais como no seu peito. Ou dobrá-lo e colocá-lo nos dentes molares, ou escrever súplicas legisladas num pedaço de papel, embrulhá-lo com couro e colocá-lo debaixo de uma cama ou outros lugares, ou ainda pendurar amuletos compostos de Qur’an, dhikr e súplicas.
Comentários: Não é lícito colar papéis com Qur’an ou súplicas no corpo, ou pô-los por debaixo de camas ou qualquer outro lugar, já que isso constitui uma forma de pendurar amuletos, a qual foi proibida na afirmação do Profeta.
“Que Allah não complete a necessidade de uma pessoa que pendura um amuleto.”
E a sua [sallAllahu ‘alayhi wa sallam] afirmação:
“Deveras [o tipo proibido de] Ruqya, amuletos e tawlah [uma forma de magia] são Shirk.”
10. Existem algumas súplicas sem bases, tais como ‘Hajar Yabis Shihab Qabis…’
Comentários: Esta súplica não tem qualquer base e consiste em transgressão contra pessoas que não estão por detrás do mau olhado. Não é permissível usá-la devido à afirmação do Profeta:
“Quem quer que inove algo neste nosso assunto [religião] ser-lhe-á rejeitado.”
E que o salat e salam estejam sobre o nosso Profeta Muhammad, sua família e companheiros.
Fonte: Subulassalaam.Com [Traduzido por Abu Abdul-Waahid e Nadir Ahmad]
Gostei da informacao foi muito util pra agradeco no comando e pelo poder de Allah
Todos os louvores são para Allah! Ficamos felizes por ter sido útil, irmão Adam, barakallahu fika!
No inicio eu tinha medo mas quando fiquei bem atento Al-hamdulillah quase ja tireoi jinns acima de 5 pessoas
Mashallah, que Allah te abençoe e oriente sempre, jazzaka Allahu khairan por compartilhar conosco sua experiência