O Significado de Taghut e sua Relação com Kufr

O Significado de Taghut e sua Relação com Kufr
Compartilhe

O significado de Taghut de acordo com os primeiros estudiosos (observe que isso não é necessariamente Kufr – incredulidade)

A palavra taghut é mencionada em vários lugares ao longo do Alcorão e seu significado é distorcido pelos divulgadores do Islam que possuem uma visão mais radical e literal da religião. Estas pessoas, normalmente, referem-se aos incrédulos ou à idolatria maior, e, uma vez que alguns dos grandes estudiosos mencionaram, em seus escritos, que ‘aquele que não governa através daquilo que Allah revelou’ é um taghut, então elas concluem que todos os governantes são, portanto, incrédulos.


No entanto, a realidade é que o termo taghut pode se referir aos incrédulos e às razões da desorientação dos muçulmanos. Vou provar isso com as palavras dos grandes estudiosos do passado.

Imam al-Jawhari afirmou em as-Sihah: “At-Taghut: o adivinho, Satanás e todos aqueles que induzem à orientação errônea” [Mukhtar as-Sihah, p. 265].

O estimado estudioso da língua árabe, Ibn Mandhur declarou: “At-Taghut: Tudo o que é adorado além de Allah, o Poderoso e Majestoso; e tudo que conduz à desorientação é um taghut” [Lisan al-ʿArab 8/444].

Ele também afirmou: “Abu Ishaq disse: Tudo o que é adorado além de Allah, o Poderoso e Majestoso, é um feiticeiro e um taghut…”

Ash-Shaʿbi, ʿAta e Mujahid disseram: “O feiticeiro, o mago. At-Taghut é: Satanás, o adivinho e tudo que leva à desorientação” [Lisan al-ʿArab 15/9].

Imam Malik (falecido em 179H, que Allah tenha misericórdia da alma dele) explicou: “At-Taghut: Tudo o que é adorado além de Allah” [Relatado por Ibn Abi Hatim com uma autêntica corrente de narração, 2/495, 3/976].

Ibn al-Jawzi disse: “Quanto a at-Taghut: é um termo retirado de tughian, e é aquilo que vai além dos limites estabelecidos” [Zad al-Masir, 2/125].

Com relação à declaração de Allah,

“E, com efeito, enviamos a cada comunidade um Mensageiro, para dizer: “Adorai a Allah e evitai At-Taghut” (Surah an Nahl, 16:36),

Al-Qurtubi, o famoso exegeta do Alcorão, declarou: “Significado: Abandone tudo o que é adorado além de Allah, como Satanás, os adivinhos, os ídolos e todos que clamam ao equívoco” [Tafsir al-Qurtubi 10/103].

E Imam ash-Shawkani afirmou o mesmo em seu comentário do Alcorão, Fath al-Qadir [3/161].

Ibn Hisham, o escritor da famosa biografia do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), declarou: “At-Taghut: tudo que se desvia da verdade” [As-Sirah an-Nabawiyah, 3/100].

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (falecido em 728, que Allah tenha misericórdia da alma dele) afirmou sobre at-Taghut: “É um título genérico no qual entra: o Satanás, os ídolos, os adivinhos, o dirham, o dinar (formas de moeda) e outros” [Majmuʿ al-Fatawa, 16 / 565-566].

Shaikh Muhammad bin Salih bin ʿUthaimin (que Allah tenha misericórdia da alma dele) declarou: “Ibn al-Qayim reuniu o que foi dito sobre isso (at-Taghut): ‘Aquilo que é excedido pelo servo além de seu limite, seja no que diz respeito a seguir, ou à adoração ou à obediência.’” [Al-Qawl al-Mufid, 1/10-12].

O Significado de Taghut de acordo com Shaikh al-Islam Muhammad bin ʿAbdul-Wahhab

É um tanto surpreendente que os radicais modernos tentem utilizar as declarações do Shaikh Muhammad bin ʿAbdul-Wahhab (que Allah tenha misericórdia da alma dele) para apoiar suas argumentações, já que ele foi um dos estudiosos que alertavam contra o costume de se fazer takfir (dizer que alguém é kaafir, incrédulo) e desobedecer aos governantes muçulmanos (mesmo que fossem tiranos). Como foi expressado em sua famosa carta escrita ao povo de al-Qasim, ar-Risalah ila Ahlil-Qasim [Recentemente impressa sob o título Sharh ʿAqidah al-Imam al-Mujaddid Muhammad bin ʿAbdul-Wahhab, explicado pelo Shaikh Salih al-Fawzan. Traduzido para o inglês com o título, ʿAqidah de Muhammad ibn ʿAbdul-Wahhaab; publicado pela Sunnah Publishing, Michigan, EUA].

Com relação à discussão em torno do assunto de at-taghut, Shaikh Muhammad bin ʿAbdul-Wahhab disse: “Os taghuts são muitos, e suas principais formas são cinco:

  1. Iblis (Satanás), que a maldição de Allah esteja sobre ele,
  2. Aquele que é adorado e fica satisfeito com isso,
  3. Aquele que reivindica qualquer coisa do conhecimento do Invisível,
  4. Aquele que chama as pessoas para adorá-lo,
  5. Aquele que julga por outra coisa que não seja aquela revelada por Allah.

E a prova é Sua palavra, o Altíssimo disse no Alcorão:

Não há compulsão na religião! Com efeito, distingue-se a retidão da depravação. Então, quem renega At-Taghut e crê em Allah, com efeito, ater-se-á à firme alça irrompível. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.” (Surah al Baqara, 2:256)

E este é o significado de la ilaha illAllah. ” [Ad-Durar as-Sanniyyah, 1/136]

Portanto, alguns podem entender a partir disso que o Shaikh está declarando como incrédulo aquele que governa sob outro (comando) além do que Allah revelou. No entanto, este não é o caso por duas razões: Em primeiro lugar, devido ao consenso mencionado por Ibn ʿAbdul-Barr: a decisão em definir o que é outro (comando) que não o que Allah revelou, constitui uma incredulidade menor –  aquela que não tira a pessoa do islam (At-Tamhid de Ibn ʿAbdul-Barr, 5 / 74-75), e em segundo lugar, que o termo at-Taghut não implica necessariamente em incredulidade maior. Isso fica muito claro na seguinte declaração do Shaikh Muhammad bin ʿAbdul-Wahhab:

“Os taghuts são muitos, e os mais evidentes para nós são cinco:

O primeiro deles é Satanás.

O governante tirano.

Aquele que aceita suborno.

Aquele que é adorado e fica satisfeito com isso.

Aquele que age sem conhecimento. ” [Ad-Durar as-Sanniyyah, 1/137]

Então, ele considerou que os principais e mais evidentes taghuts são: o governante tirano, aquele que aceita subornos e aquele que não age com base no conhecimento – e esses casos constituem uma incredulidade menor (al-kufr al-asghar) em sua origem. Na verdade, aquele que aceita subornos não é um incrédulo, que saiu dos limites do Islam, pelo consenso (ijmaʿ) dos estudiosos, a menos que ele torne isso permissível. Portanto, isso deixa perfeitamente claro que o Shaikh e os estudiosos antes dele não restringiram o título de at-Taghut apenas ao incrédulo, ao contrário, o termo também pode se referir a um muçulmano através de pecados ou da tirania, ou também aquele que não age com base no conhecimento, ou ainda a pessoa desorientada que desorienta os outros, como os chefes ideológicos de diversas seitas desviadas.

Portanto, podemos concluir que o termo Taghut inclui tanto os incrédulos, quanto os que direcionam à orientação errônea e inovação.

Fonte: abukhadeeja.com


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *