Al Badi (البديع) O Incomparável, O Originador

Al Badi (البديع) O Incomparável, O Originador
Compartilhe

Significado de Al Badi

O Inigualável, O Único, O Imcomparável.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Badi (em árabe: ٱلْبَدِيعُ), Aquele que criou e formou o universo sem qualquer molde ou exemplo anterior. Com a Sua vontade, Ele inventa tudo o que existe sem qualquer material prévio. Sua criação é feita sem qualquer semelhança com qualquer outra coisa que já existiu.

Raiz Árabe

Da raiz ba-dal-ayn (ب د ع), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: introduzir, originar, começar, inovar, fazer pela primeira vez, e não à semelhança de qualquer coisa pré-existente, trazer à existência, inventar de forma única para ser incrível, notável, maravilhoso, superlativo, incomparável.

Um de Um

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é original, um de um. Não há ninguém semelhante em ter atributos como Ele tem. Não há ninguém semelhante que possa criar os Céus e a Terra do nada. Somente Ele possui o poder de fazer as coisas que Ele fez. Isso resume o significado do nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ Al-Badi. Diz-se que ele é único em essência e único como criador. Ele é incomparável e inigualável, o criador de todo o universo.

Como discutimos em Al-Awwal (O Primeiro), não há nada que seja anterior a Ele. Ele é tanto o original quanto o originador. Este nome se estende ao próximo nome na série 99 Nomes de Allah, Al-Baqi (O Eterno). Seu caráter original nunca se deteriora ou diminui em nenhum sentido. No Alcorão, existem dois lugares onde este nome é mencionado.

بَدِيعُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ وَإِذَا قَضَىٰٓ أَمۡرٗا فَإِنَّمَا يَق ُولُ لَهُۥ كُن فَيَكُونُ

Badeee’us samaawaati wal ardi wa izaa qadaaa amran fa innamaa yaqoolu lahoo kun fayakoon

“Ele é O Criador Primordial dos céus e da terra, e, quando decreta algo, apenas, diz-lhe: “Sê”, então, é.” – (Alcorão 2:117)

بَدِيعُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ أَنَّىٰ يَكُونُ لَهُۥ وَلَدٞ وَلَمۡ تَك ُن لَّهُۥ صَٰحِبَةٞۖ وَخَلَقَ كُلَّ شَيۡءٖۖ وَهُوَ بِكُلِّ شَيۡءٍ عَلِيمٞ

Badee’us samaawaati wal ardi annnaa yakoonu lahoo waladunw wa lam takul lahoo saahibatunw wa khalaqa kulla shain’inw wa Huwa bikulli shai’in ‘Aleem

“Ele é O Criador Ímpar do céu e da terra. Como teria Ele um filho, enquanto não tem companheira? E Ele criou todas as cousas. E Ele, de todas as cousas, é Onisciente.” – (Alcorão 6: 101)

Entre os nomes em discussão

Aqui vemos a palavra árabe badi’u, que significa “criador”. Há alguma discordância sobre se este versículo ser usado para classificar a palavra como um nome ou título oficial de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Mas como atributo, não há dúvida de que é adequado. Entre os estudiosos que contestam este nome estão Ibn Hazm e Ibn Uthaymin. Aqueles que apoiam a ideia de que se trata de um nome são Imam al-Ghazali e Ibn Arabi, entre outros.

Os nomes da criação

Quanto às discussões sobre a inventividade e criatividade únicas de Allah, tocamos neste tópico nos três nomes, Al-Khaliq (O Criador), Al-Bari (O Criador) e Al-Musawwir (O Modelador).

أَفَلَمۡ يَنظُرُوٓاْ إِلَى ٱلسَّمَآءِ فَوۡقَهُمۡ كَيۡفَ بَنَيۡنَٰهَا وَزَي َّنَّـٰهَا وَمَا لَهَا مِن فُرُوجٖ
وَٱلۡأَرۡضَ مَدَدۡنَٰهَا وَأَلۡقَيۡنَا فِيهَا رَوَٰسِيَ وَأَنۢبَتۡنَا فِيهَ ا مِن كُلِّ زَوۡجِۭ بَهِيجٖ
تَبۡصِرَةٗ e َذِكۡرَىٰ لِكُلِّ عَبۡدٖ مُّنِيبٖ
وَنَزَّلۡنَا مِنَ ٱلسَّمَآءِ مَآءٗ مُّبَٰرَكٗا فَأَنۢبَتۡنَا بِهِۦ جَنَّـ ٰتٖ وَحَبَّ ٱلۡحَصِيدِ
وَٱلنَّخۡلَ بَاسِقَٰتٖ لَّهَا طَلۡعٞ نَّضِيدٞ
رِّزۡقٗا لِّلۡعِبَادِۖ وَأَحۡيَيۡنَا بِهِۦ بَلۡدَةٗ مَّيۡتٗاۚ كَذَٰلِكَ ٱلۡخُرُوجُ

(6) Afalam yanzurooo ilas samaaa’i fawqahum kaifa banainaahaa wa zaiyannaahaa wa maa lahaa min furooj (7) Wal arda madadnaahaa wa alqainaa feehaa rawaasiya wa ambatnaa feehaa min kulli zawjim baheej (8) Tabsiratanw wa zikraa likulli ‘abdim muneeb (9) Wa nazzalnaa minas samaaa’i maaa’am mubaarakan fa ambatnaa bihee jannaatinw wa habbal haseed (10) Wannakhla baasiqaatil laha tal’un nadeed (11) Rizqal lil’ibaad, wa ahyainaa bihee baldatam maitaa; Kazaalikal Khurooj

“Então, não olharam eles para o céu, acima deles, como o edificamos e o aformoseamos, e como não há fresta alguma nele? E a terra, estendemo-la e,nela, implantamos assentes montanhas e nela, fazemos germinar de toda espécie de esplêndidos casais de plantas, Como prova evidente e lembrança para todo servo contrito. E fazemos descer do céu água bendita, e, com ela fazemos germinar jardins e grãos de ceifar, E as tamareiras, altas, de espatas com frutas ordenadas, Como o sustento para os servos; e, com ela, vivificamos uma plaga morta. Assim, será a saída dos sepulcros.” – (Alcorão 50:6-11)

Reflexão

Ao perceber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Badi, absolutamente único, nos perguntamos: quem mais merece mais louvor e adoração? Reconhecemos que foi Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quem nos estragou com Suas bênçãos e tudo o que está disponível no universo. Em Sua singularidade e perfeição de atributos, tudo está em equilíbrio harmonioso. Podemos não ver desta forma se Ele nos negou algo que desejamos, mas estamos cercados por tantas outras bênçãos que elas nem sequer são registradas em nosso radar.

Permanecemos alheios e inconscientes, o que nos torna ingratos. Tudo o que nos concentramos é o que sentiremos internamente. Mas se dedicarmos um tempo para estudar e contemplar o que significa para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ser Al-Badi, podemos aumentar nosso shukr (gratidão) para com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلىٰ muitas de Suas bênçãos virão à tona.

Percebendo sua singularidade

Você não precisa ir além da análise da ponta do dedo para se surpreender. Existem mais de 7.888.000.000 de pessoas no planeta e não há duas pessoas que compartilhem as mesmas impressões digitais. Nem mesmo gêmeos idênticos. Como você pode não dizer, Subhanallah? Perceba que nunca haverá outro você. Nenhuma pessoa que anda nesta terra (passado, presente ou futuro) será exatamente igual a você e compartilhará as mesmas experiências que você teve, sua personalidade, qualidades individuais, pensamentos ou sentimentos. Você é incomparável, único, mas em um sentido diferente.

Foi narrado que Abu Hurairah disse: “O Mensageiro de Allah ﷺ disse: ‘O crente forte é melhor e mais amado por Allah do que o crente fraco, embora ambos sejam bons. Esforce-se por aquilo que irá beneficiá-lo, busque a ajuda de Allah , e não se sinta desamparado. Se algo acontecer contigo, não diga: “se eu tivesse feito isso e aquilo”, em vez disso diga “Qaddara Allahu wa ma sha’a fa’ala (Allah decretou e o que quer que ele queira, Ele faz).” Pois (dizer) ‘Se’ abre (a porta) para as ações de Satanás.'” [1]

Pergunte a si mesmo, como você pode avançar e se tornar um indivíduo raro e distinto aos olhos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ? Isto pode ser aumentado em conhecimento benéfico, temperança, em ser um marido ou esposa melhor. Não desperdice seu esforço se diferenciando de maneira vã ou superficial. Esta será uma perseguição sem fim e não ajudará a buscar a aprovação de Allah. Em vez disso, você pode se tornar um indivíduo único em caráter. Por exemplo, quem gosta de trânsito? Apenas uma pessoa rara acharia o trânsito divertido em vez de frustrante. Um momento para sentar, refletir e contar as muitas bênçãos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

O caminho que muitos tomam é ficar com raiva e impaciente e sentir-se justificado nessas emoções. Tudo isso é uma decisão deliberada de saborear e desfrutar de todas as experiências e possibilidades da vida. Quantas mais perspectivas únicas como essa estão disponíveis para a mente encontrar e adotar? A circunstância de cada pessoa será diferente e exigirá uma reflexão profunda. Mas o resultado deve trazer amor a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Tente mudar a frequência do rádio que sua mente sintoniza automaticamente. Encontre a estação alhamdulillah!

Referências

[1] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 79

Fonte: My Islam – Al Badi

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *