Al Hadi (الهادي) O Guia

Al Hadi (الهادي) O Guia
Compartilhe

Significado de Al Hadi

O Guia, O Caminho.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al Hadi (em árabe: ٱلْهَادِي), Aquele que orienta Seus crentes. Sua Orientação é benéfica e os protege de tudo que possa ser prejudicial. Ele é Aquele que enviou os profetas (que a paz esteja sobre eles) como difusores da Sua mensagem para garantir que a humanidade seja guiada no caminho certo.

Raiz Árabe

Da raiz ha-dal-ya (ه د ي), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: guiar corretamente, mostrar com gentileza o caminho correto, guiar no caminho certo até alcançar a meta, liderar no caminho certo.

O Alcorão e os Profetas

Isso é semelhante à palavra árabe Hidayah, que significa “orientação”. Também está intimamente relacionado em significado com o nome anterior Al-Nur, pois ambos se referem a tornar o caminho visível, mostrando o caminho. A orientação é enviada por dois meios. A principal fonte de orientação é a palavra literal de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, e essa é o Alcorão. A segunda forma de orientação foi dada através de Seus Profetas e do último Mensageiro, o Profeta Muhammad ﷺ.

Estudamos e aprendemos com as tradições proféticas (o que ele disse, fez ou incentivou consistentemente). Isso é capturado por seus companheiros e mencionado nas coleções de livros de hadith. Mais notavelmente, Sahih Bukhari, Sahih Muslim, Sunan at-Tirmidhi, Sunan-Ibn Majah, Sunan Abu-Dawud, Sunan Nasa’i. Mais precedência é dada aos dois primeiros livros, indicados pelo título Sahih, que significa autêntico. Existe uma seita entre os muçulmanos que refuta a orientação fornecida no hadith, embora o hadith nos mostre os ritos ou hajj, wudhu e oração diária. O Alcorão também aborda exatamente esta questão.

لَّقَدۡ كَانَ لَكُمۡ فِي رَسُولِ ٱللَّهِ أُسۡوَةٌ حَسَنَةٞ لِّمَن كَانَ يَرۡ جُواْ ٱللَّهَ وَٱلۡيَوۡمَ ٱلۡأٓخِرَ وَذَكَرَ ٱللَّهَ كَثِيرٗا

Laqad kaana lakum taxa Rasoolil laahi uswatun hasanatul liman kaana yarjul laaha wal yawmal Aakhira wa zakaral laaha kaseeraa

“Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma, para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde de Allah.” – (Alcorão 33:21)

قُلۡ يَـٰٓأَيُّهَا ٱلنَّاسُ إِنِّي رَسُولُ ٱللَّهِ إِلَيۡكُمۡ جَمِيعًا ٱلَّذ ِي لَهُۥ مُلۡكُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ يُحۡيِۦ َيُمِيتُۖ فَـَٔامِنُواْ بِٱللَّهِ وَرَسُولِهِ ٱلنَّبِيِّ ٱلۡأُمِّيِّ ٱلَّذِي ُؤۡمِنُ بِٱللَّهِ وَكَلِمَٰتِهِۦ وَٱتَّبِعُوهُ لَعَلَّكُمۡ تَهۡتَدُونَ

Qul yaaa aiyuhan naasu innee Rasoolul laahi ilaikum jamee’anil lazee lahoo mulkus samaawaati wal ardi laaa ilaaha illaa Huwa yuhyee wa yumeetu fa aaminoo billaahi wa Rasoolihin Nabiyyil ummiy yil lazee yu’minu billaahi wa Kalimaatihee wattabi’oohu la’allakum ta htadoon

“Dize, Muhammad: “Ó humanos! Por certo, sou para todos vós, o Mensageiro de Allah de Quem é a soberania dos céus e da terra. Não existe deus senão Ele. Ele dá a vida e dá a morte. Então, crede em Allah e em Seu Mensageiro, o Profeta iletrado, que crê em Allah e em Suas palavras, e segui-o, na esperança de vos guiardes.” – (Alcorão 7:158)

A orientação de Muhammad (ﷺ) questionada?

إِنَّكَ لَا تَهۡدِي مَنۡ أَحۡبَبۡتَ وَلَٰكِنَّ ٱللَّهَ يَهۡدِي مَن يَشَآءُ ۚ وَهُوَ أَعۡلَمُ بِٱلۡمُهۡتَدِينَ

Innaka laa tahdee man ahbabta wa laakinn Allaha yahdee mai yashaaa’; wa huwa a’lamu bil muhtadeen

“Por certo, tu, Muhammad, não podes guiar a quem quer que ames mas Allah guia a quem quer. E Ele é bem Sabedor dos que são guiados.” – (Alcorão 28:56)

Acredita-se, segundo Bukhari e Muslim, que este versículo foi enviado ao Profeta ﷺ quando seu amado tio Abu Talib faleceu sem ter se convertido. Do Tafsir de Abul Ala Maududi, menciona como os incrédulos aproveitaram isso como uma oportunidade para zombar e desacreditar o Profeta Muhammad (ﷺ), dizendo: “…você deseja que seus membros do clã e seus parentes; e seus próximos e queridos todos deveriam se beneficiar deste néctar vivificante.”

A resposta que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ dá ao Profeta Muhammad (ﷺ) é que ele é apenas um mero guia. Ele pode mostrar o caminho, mas não pode obrigar alguém a percorrê-lo. A única força que tem esse poder é Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, pois Ele é Al-Hadi. Maududi conclui com a seguinte observação para este versículo:

“Ele deseja não por causa de um relacionamento familiar ou tribal, mas com base na sinceridade, capacidade e inclinação do coração.” É por isso que quando fazemos du’a, pedimos a Allah que aumente o nosso imaan (fé) e nos torne entre aqueles que têm coragem, intelecto e força para que possamos trilhar o caminho reto.

Orientação Divina

A segunda interpretação do que significa para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ser referido como Al-Hadi é expandida com a compreensão deste versículo.

قَالَ رَبُّنَا ٱلَّذِيٓ أَعۡطَىٰ كُلَّ شَيۡءٍ خَلۡقَهُۥ ثُمَّ هَدَىٰ

Qaala Rabbunal lazeee a’taa kulla shai’in khalqahoo summa hadaa

“Mussa disse: ‘Nosso Senhor é Quem deu a cada cousa sua criação; em seguida, guiou-a.'”— (Alcorão 20:50)

A partir deste versículo, podemos inferir que a orientação de Allah não é apenas um atributo para mostrar às pessoas o caminho da fé. É mais abrangente do que isso. Cada criação foi divinamente guiada para o que é necessário para satisfazer suas necessidades.

Imam al-Ghazali escreve sobre como uma criança sabe como engatinhar até o seio da mãe e tomar leite sem qualquer intervenção. É também por isso que as abelhas constroem suas colméias em um padrão hexagonal. É o uso mais eficiente do espaço. Este formato é melhor do que todos os outros, pois requer a menor quantidade de cera para ser construído, cria uma estrutura compacta e deixa mais espaço para o mel e a criação de larvas. Tudo foi perfeitamente orientado e contabilizado.

وَٱلَّذِى قَدَّرَ فَهَدَىٰ

Wallazee qaddara fahadaa

“E quem destinou e [então] guiou” – (Alcorão 87:3)

Reflexão

Pedimos para estarmos entre aqueles que são corretamente guiados. Percebemos que em todas as nossas ações existe um motivo subjacente, e essa razão é servir a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. É uma expressão de amor e servidão. A razão pela qual oramos cinco vezes por dia, temos “restrições” alimentares, usamos o hijab e mantemos a barba. Tudo isso é para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Devemos ter isto em mente e não esquecer o propósito das nossas ações. Não se apaixone pela rotina sem pensar no motivo. Evite a mentalidade de fazer as coisas apenas por fazê-las. Há um motivo mais profundo nisso e, se for compreendido, tornará a ação mais doce.

Lembre-se, tudo de bom que você faz é para agradar a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, para nos aproximarmos e fortalecermos nossa conexão com Ele. Ao perceber isso, podemos até começar a perguntar, ao fazer algo bom, se havia uma maneira pela qual o ato poderia ter sido realizado de forma ainda mais agradável a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Isto estimula a curiosidade e a motivação para estudar as tradições proféticas do Profeta Muhammad ﷺ em todos os assuntos. Ao fazer isso, você se torna ainda mais guiado.

Para nos caracterizarmos pelo nome Al-Hadi, perguntamos se somos bons representantes ou guias para encorajar as pessoas a fazerem o que é melhor. O segredo é facilitar, o que significa tornar algo mais fácil. Não significa exigir, repreender, julgar, ser negativo ou fazer com que os outros se sintam infelizes. Podemos até ver como a mensagem de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é explicada no Alcorão:

إِنَّ هَٰذَا ٱلۡقُرۡءَانَ يَهۡدِي لِلَّتِي هِيَ أَقۡوَمُ وَيُبَشِّرُ ٱلۡمُؤ ۡمِنِينَ ٱلَّذِينَ يَعۡمَلُونَ ٱلصَّـٰلِحَٰتِ أَنَّ لَهُمۡ أَجۡرٗا كَبِيرٗا

Inna haazal Quraana yahdee lillatee hiya aqwamu wa yubashshirul mu’mineenal lazeena ya’maloonas saalihaati anna lahum ajran kabeeraa

“Por certo, este Alcorão guia ao caminho mais reto e alvissara aos crentes, que fazem as boas obras, que terão grande prêmio.” – (Alcorão 17:9)

Menciona que o Alcorão foi enviado para proteger o caráter nobre/íntegro. Seguindo esta orientação, fazendo o que é certo, você terá uma grande recompensa. Como um médico que alerta um diabético, você pode comer alimentos açucarados, mas esteja preparado para pagar o preço por não mudar sua dieta. O papel assumido é de aconselhamento, não de execução de Allah.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ revela ao Profeta Muhammad ﷺ: “Dize, Muhammad: “Ó homens! Sou-vos, apenas, evidente admoestador. Então, os que crêem e fazem as boas obras terão perdão e generoso sustento. E os que se esforçam em negar Nossos sinais, intentando escapar de Nosso castigo, esses serão os companheiro do Fogo.” (Alcorão 22:49-51) e também na Surah Hud: “Tu és, apenas, admoestador. E Allah, sobre todas as cousas, é Patrono.” (Alcorão 11:12)

Portanto, devemos tentar o nosso melhor para elevar o padrão e elevar uns aos outros. Para incentivar boas ações, eduque, mostre, explique e torne algo o mais fácil possível de seguir.

Narrou Uthman bin Affan: O Profeta ﷺ disse: “Os mais superiores dentre vós (muçulmanos) são aqueles que aprendem o Alcorão e o ensinam.” [1]

Narrado por Abdullah: O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Não deseje ser como ninguém, exceto em dois casos: O caso de um homem a quem Allah deu riqueza e ele a gasta da maneira certa, e o de um homem a quem Allah deu riqueza religiosa e sabedoria (isto é, Alcorão e Sunnah) e ele dá seus veredictos de acordo com isto e ensina (aos outros, ou seja, conhecimento religioso do Alcorão e da Sunna).” [2]

Súplica Profética

Podemos aprender esta du’a que o Profeta Muhammad ﷺ fez pedindo a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para nos tornar nobres, embelezar-nos na fé e estar entre aqueles que são corretamente guiados. Ata bin As-Sa’ib narrou que seu pai disse: “Ammar bin Yasir nos conduziu em oração e foi breve. Algumas pessoas disseram a ele: ‘Tu fizeste a oração ordenada (ou breve).’ Ele disse: ‘No entanto, ainda recitei as súplicas que ouvi do Mensageiro de Allah (ﷺ).’ Quando se levantou e saiu, um homem – ele era meu pai, mas não se identificou – seguiu-o e perguntou-lhe sobre aquela súplica, depois veio e disse ao povo: [3]

اللَّهُمَّ بِعِلْمِكَ الْغَيْبَ وَقُدْرَتِكَ عَلَى الْخَلْقِ أَحْيِنِي مَا عَلِ مْتَ الْحَيَاةَ خَيْرًا لِي وَتَوَفَّنِي إِذَا عَلِمْتَ الْوَفَاةَ خَيْرًا لِي اللَّه ُمَوَأَسْأَلُكَ خَشْيَتَكَ فِي الْغَيْبِ وَالشَّهَادَةِ وَأَسْأَلُكَ كَل ِمَةَ الْحَقِّ فِي الرِّضَا وَالْغَضَبِ وَأَسْأَلُكَ الْقَصْدَ فِي الْفَقْرِ وَالْ غِنَى وَأَسْأَلُكَ نَعِيمًا لاَ يَنْفَدُ وَأَسْأَلُكَ قُرَّةَ عَيْنٍ لاَ تَنْ قَطِعُ وَأَسْأَلُكَ الرِّضَاءَ بَعْدَ الْقَضَاءِ وَأَسْأَلُكَ بَرْدَ الْعَيْشِ بَعْدَ الْمَوْتِ وَأَسْأَلُكَ لَذَّةَ النَّظَرِ إِلَى وَجْهِكَ وَالش َّوْقَ إِلَى لِقَائِكَ فِي غَيْرِ ضَرَّاءَ مُضِرَّةٍ وَلاَ فِتْنَةٍ مُضِلَّ ةٍ اللَّهُمَّ زَيِّنَّا بِزِينَةِ الإِيمَانِ وَاجْعَلْنَا هُدَاةً مُهْتَدِينَ

Allahumma bi ilmikal-ghaiba wa qudratika alal-khalqi ahyini ma ‘alimtal-hayata khairan li, wa tawaffani idha ‘alimtal-wafata khairan li. Allahumma wa as’aluka khashyataka fil-ghaibi wash-shahadati wa as’aluka kalimatal-haqqi fir-rida’i wal ghadab, wa as’alukal-qaṣda fil faqri wal-ghina, wa as’aluka na’iman la yanfadu wa as ‘aluka qurrata ainin la tanqaṭi’u wa as’alukar-rida’i ba’dal-qada’i wa as’aluka bardal ‘aishi ba’dal-mawti, wa as’aluka ladhdhatan-nazari ila wajhika wash-shawqa ila liqa ‘ika fi ghairi darra’a mudirratin wa la fitnatin mudillatin, Allahumma zayyinna bizinatil-imani waj’alna hudatan muhtadin

“Ó Allah, por Teu conhecimento do invisível e Teu poder sobre a criação, mantém-me vivo enquanto Tu saibas que viver é bom para mim e me faça morrer quando Tu saibas que a morte é melhor para mim. Ó Allah, faz com que eu tema a Ti em segredo e em público. Peço-te que me tornes verdadeiro no falar em momentos de prazer e de raiva.

Peço-te que me faças moderado em tempos de riqueza e pobreza. E peço-te o deleite e a alegria eternos que nunca cessará. Peço-te que me deixes satisfeito com o que decretaste e que tenha uma vida fácil após a morte. Peço-te a doçura de olhar para o teu rosto e o desejo de te encontrar de uma maneira que não implique uma calamidade que causará dano ou uma provação que causará desvio. Ó Allah, embeleza-nos com o adorno da fé e faça-nos entre aqueles que guiam e são guiados corretamente.

Referências

[1] Sahih al-Bukhari 5028
[2] Sahih al-Bukhari 7316
[3] Hasan (Darussalam) Sunan an-Nasa’i 1305

Fonte: My Islam – Al Badi

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *