Al Warith (الوارث) O Herdeiro Supremo

Al Warith (الوارث) O Herdeiro Supremo
Compartilhe

Significado de Al Warith

O Herdeiro, o Herdeiro de Todos.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Warith (em árabe: ٱلْوَارِثُ), Aquele que permanece depois de tudo ter passado. Ele é eterno e a quem todos os bens serão devolvidos.

Raiz Árabe

Da raiz waw-ra-tha (و ر ث), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: herdar, ser herdeiro, sobrevivente, ser dono ou sustentador de alguém.

O que significa para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ herdar?

Começamos definindo o que significa receber uma herança. Geralmente se refere à transferência de dinheiro, propriedade ou alguma coisa material de uma pessoa para outra após sua morte. Normalmente, isso é uma transferência de um dos pais ou cônjuge para baixo na árvore genealógica para preservar qualquer riqueza que eles possuíssem.

Agora, com respeito a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, o que significa dizer que ele é Al-Warith, o Herdeiro? Como discutimos no nome anterior Al-Baqi (O Eterno) e Al-Akhir (O Último), Ele é aquele que existirá depois que todos os possuidores desaparecerem. Ele também é o originador (Al-Badi) e o criador (Al-Khaliq), então, naturalmente, todas as coisas pertencem a Ele. Assim, quando tudo estiver dito e feito, quando a criação desaparecer, todas as coisas retornarão ao seu legítimo dono.

وَإِنَّا لَنَحْنُ نُحْىِۦ وَنُمِيتُ وَنَحْنُ ٱلْوَٰرِثُونَ

Wa innnaa la nahnu nuhyee wa numeetu wa nahnul waarisoon

“E, por certo, damos a vida e damos a morte; e Nós somos O Herdeiro.” – (Alcorão 15:23)

وَزَكَرِيَّآ إِذۡ نَادَىٰ رَبَّهُۥ رَبِّ لَا تَذَرۡنِي فَرۡدٗا وَأَنتَ خَي ۡرُ ٱلۡوَٰرِثِينَ

Wa Zakariyyaaa iz naadaa Rabbahoo Rabino laa tazarnee fardanw wa Anta khairul waariseen

“E Zacarias, quando chamou a seu Senhor: ‘Senhor meu! Não me deixes só, e Tu és O Melhor dos herdeiros.’” – (Alcorão 21:89)

Compreender que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Warith também é uma prova da crença da pessoa no tawhid (unicidade de Allah). Reconhecemos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ trabalha sozinho e, portanto, a reivindicação de tudo é somente para Ele. Ele não tem sócios com quem a herança deva ser compartilhada.

يَوْمَ هُم بَـٰرِزُونَ ۖ لَا يَخْفَىٰ عَلَى ٱللَّهِ مِنْهُمْ شَىْءٌۭ ۚ لِّمَ نِ ٱلْمُلْكُ ٱلْيَوْمَ ۖ لِلَّهِ ٱلْوَٰحِدِ ٱلْقَهَّارِ

Yawma hum baarizoona laa yakhfaa alal laahi minhum shai; limanil mulkul Yawma lillaahil Waahidil Qahaar

“Um dia, em que eles ficarão expostos. Não se esconderá de Allah cousa alguma deles. De quem é a soberania, hoje? De Allah, O Único, O Dominador!” – (Alcorão 40:16)

A sua versão de 80 anos

O crente se beneficia em saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Warith de muitas maneiras. Há uma história de um homem muito rico que morreu. Em seu funeral, um colega perguntou: “Gostaria de saber quanto ele deixou?” ao que alguém respondeu: “Acredito que ele deixou tudo.”

A lição é que precisamos ser mais sábios em nossas atividades e na maneira como gastamos nosso tempo. Um dos ensinamentos fundamentais do Islam é que todas as coisas retornam a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Para começar, nada jamais foi nosso. Imagine falar com você mesmo aos 80 anos. O que o mais velho diria ao você de hoje? Você acha que ele/ela ficaria feliz com a forma como você está gastando o tempo? Talvez você seja muito duro consigo mesmo ou tenha se sacrificado demais em nome de atividades mundanas. É uma forma útil de pensar sobre a tomada de decisões; o que o seu eu de oitenta anos pensaria sobre o que está incomodando você hoje?

Como mencionamos anteriormente, querer segurança financeira para o bem-estar da sua família é uma missão honrosa. Quando a única busca é o dinheiro, isso é um problema. Buscar diversão é bom. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não diz que estamos proibidos de buscar prazer nas coisas que Ele permitiu. Os problemas surgem quando você vive apenas para o prazer e esquece o seu dever para com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Reflexão

وَكَمْ أَهْلَكْنَا مِن قَرْيَةٍۭ بَطِرَتْ مَعِيشَتَهَا ۖ فَتِلْكَ مَسَـٰك ِنُهُمْ لَمْ تُسْكَن مِّنۢ بَعْدِهِمْ إِلَّا قَلِيلًۭا ۖ وَكُنَّا نَحْنُ ٱلْوَ ٰرِثِينَ

Wa kam ahlaknaa min qaryatim batirat ma’eeshatahaa fatilka masaakinuhum lam tuskam mim ba’dihim illaa qaleelaa; wa kunnaa Nahnul waariseen

“E que de cidades aniquilamos, que foram ingratas com sua vida. E eis suas vivendas que não foram habitadas, depois deles, senão um pouco. E Nós somos O Herdeiro deles.” (Alcorão 28:58)

Este versículo nos lembra que todas as coisas inevitavelmente perecerão e as cidades serão destruídas. Não é difícil imaginar a ambição que moveu as pessoas que viveram na cidade enquanto ela prosperava. Eles jogaram o jogo para acumular, sem perceber que, no final, isso pertence a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

O Islam nos encoraja a não nos concentrarmos no material que deixamos para trás, mas no impacto do nosso legado. Que bem sua alma colherá mesmo muito depois de você partir? Este é o conceito por trás do Sadaqah jariyah (caridade contínua/perpétua). Dessa forma, podemos ser herdeiros de tudo/quem quer que nosso toque único alcance. Sahl bin Mu’adh bin Anas narrou de seu pai que: O Profeta disse: “Quem ensina algum conhecimento terá a recompensa de quem age de acordo com ele, sem que isso prejudique em nada a recompensa da pessoa.” [1] Ser professor ou educador nos permite colher a mesma recompensa que o aluno que aprendeu.

Quem pode ser professor? Quase todo mundo. Isso não significa ensinar como profissão. Você pode compartilhar sua experiência e convidar outras pessoas para aprender com sua sabedoria ou erros. Às vezes, tentamos esconder o nosso passado das crianças para “protegê-las”, sem perceber que estamos apenas protegendo a imagem de nós mesmos. Eles podem se beneficiar do conhecimento do que temos de bom e de ruim. É uma oportunidade de redenção, pois também recebemos a recompensa se isso os ajudar a fazer o bem e a evitar o mal.

Outros exemplos de sadaqah jariyah, Narrado por Sa’d ibn Ubadah: Sa’d perguntou: Mensageiro de Allah, Umm Sa’d morreu; qual forma de sadaqah é melhor? Ele respondeu: Água (é melhor). Ele cavou um poço e disse: É para Umm Sa’d. [2]

Foi narrado por Abu Hurairah que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Quando um homem morre, todas as suas boas ações chegam ao fim, exceto três: caridade contínua (Sadaqah Jariyah), conhecimento benéfico e um filho justo que ora por ele.” [3]

Procure maneiras pelas quais suas boas ações se multiplicarão sem o seu envolvimento. Ter filhos e criá-los para serem justos será uma das maiores recompensas futuras para beneficiá-lo. Todo o amor e energia que você gasta como pai está armazenado dentro de seu filho. Esse tipo de esforço não é desperdiçado. Como um banco, ele é armazenado e será herdado pela próxima geração e depois pela próxima. Sua alma continua a viver através deles, e sua conta colherá tudo de bom que eles plantarem. Considere escrever seus próprios princípios sobre o que significa viver uma vida boa e transmiti-los.

Se reformularmos as nossas ações pensando no impacto futuro que podemos criar, isso pode nos inspirar a fazer grandes coisas. Não precisa ser grandioso. Pode ser tão simples quanto plantar uma árvore. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ sabe o que é melhor e adora multiplicar as recompensas dos praticantes do bem em Sua causa.

مَّثَلُ ٱلَّذِينَ يُنفِقُونَ أَمۡوَٰلَهُمۡ فِي سَبِيلِ ٱللَّهِ كَمَثَلِ حَب َّةٍ أَنۢبَتَتۡ سَبۡعَ سَنَابِلَ فِي كُلِّ سُنۢبُلَةٖ مِّاْئَةُ حَبَّةٖۗ وَٱللَّهُ يُضَٰعِفُ لِمَن يَشَآءُۚ وَٱللَّهُ وَٰسِعٌ عَلِيمٌ

Masalul lazeena yunfiqoona amwaalahum fee sabeelil laahi kamasali habbatin ambatat sab’a sanaabila fee kulli sumbulatim mi’atu habbah; wallaahu yudaa’ifu limai yashaaa; wallaahu Waasi’un ‘Aleem

“O exemplo dos que despendem suas riquezas no caminho de Allah é como o de um grão que germina sete espigas; em cada espiga, há cem grãos. E Allah multiplica a recompensa a quem quer. E Allah é Munificente, Onisciente.” – (Alcorão 2:261)

Referências

[1] Hasan (Darussalam) Sunan Ibn Majah 240
[2] Hasan (Al-Albani) Sunan Abi Dawud 1681
[3] Sahih (Darussalam) Sunan an-Nasa’i 3651

Fonte: My Islam – Al Warith

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *