Al Mubdi’ (المبدئ) O que Dá Origem

Al Mubdi’ (المبدئ) O que Dá Origem
Compartilhe

Significado de Al Mubdi’

O originador e Iniciador de Tudo, o Produtor.

Allah é Al-Mubdi’ (المبدئ), o originador de toda a criação. Ele é o principiante de todas as coisas, e nada poderia ter existido sem a Sua vontade. Ele é Aquele que inicia todas as coisas.

Raiz Árabe

Da raiz ba-dal-hamza (ب د أ), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: começar, criar, fazer algo novo, ser pioneiro, ter precedência, inventar algo novo, inventar, fazer primeiro, começar, estar no início.

Entre os nomes em discussão

Como mencionamos em nomes anteriores, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são mencionados explicitamente no Alcorão.

Portanto, não existe uma lista acordada para os 18 nomes restantes. Al-Mubdi’ é um desses nomes que não foi incluído por alguns estudiosos. Esta lista inclui Ibn Mandah, Ibn Hazm e Ibn Hajar, entre outros. No entanto, outros, como Ibn Arabi, Imam al-Baihaqi e al-Ghazali, incluíram este nome nas suas listas.

Todas as coisas têm um começo, exceto Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Allah é Al-Mubdi’, o iniciador. Ele é aquele a partir do qual todas as coisas começam. Este nome é frequentemente mencionado em pares, Al-Mubdi’ e Al-Mu’id (o restaurador). A conexão entre os dois nomes é que a primeira criação representa o início, Al-Mubdi. Não há nada igual. É único e original. A criação de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é feita do nada e sem qualquer modelo.

Quando construímos algo, muitas vezes nos inspiramos ou construímos em cima de algo que veio antes, que se diz ser uma restauração. O significado de Al-Mu’id é o mesmo, pegar algo anterior e revitaliza-lo. Exceto por Allah, سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode-se restaurar algo inanimado de volta à vida. Expandiremos o nome Al-Mu’id com mais detalhes no próximo artigo da série.

Embora o nome Al-Mubdi’ não seja mencionado no Alcorão, muitos versículos descrevem esta qualidade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Em vez disso, o Alcorão menciona frequentemente os dois nomes na forma verbal, yub’di-u (Ele origina) e yu’idu (regenera).

أَوَلَمۡ يَرَوۡاْ كَيۡفَ يُبۡدِئُ ٱللَّهُ ٱلۡخَلۡقَ ثُمَّ يُعِيدُهُۥٓۚ إِن َّ ذَٰلِكَ عَلَى ٱللَّهِ يَسِيرٞ

Awa lam yaraw kaifa yubdi’ul laahul khalqa summa yu’eeduh; inna zaalika ‘alal laahi yaseer

“E não viram eles como Allah inicia a criação, em seguida, a repete? Por certo, isso é fácil para Allah.” – (Alcorão 29:19)

فَأَقِمۡ وَجۡهَكَ لِلدِّينِ حَنِيفٗاۚ فِطۡرَتَ ٱللَّهِ ٱلَّتِي فَطَرَ ٱلنَّ اسَ عَلَيۡهَاۚ لَا تَبۡدِيلَ لِخَلۡقِ ٱللَّهِۚ ذَٰلِكَ ٱلدِّينُ ٱلۡقَيِّمُ و َلَٰكِنَّ أَكۡثَرَ ٱلنَّاسِ

لَا يَعۡلَمُونَ

Fa aqim wajhaka liddeeni Haneefaa; fitratal laahil latee fataran naasa ‘alaihaa; laa taabdeela likhalqil laah; zaalikad deenul qaiyimu wa laakinna aksaran naasi laa ya’lamoon

“Então, ergue tua face para a religião, sendo monoteísta sincero. Assim é a natureza feita por Allah – segundo a qual Ele criou os homens. Não há alteração na criação de Allah. – Essa é a religião reta, mas a maioria dos homens não sabe.” – (Alcorão 30:30)

قُلۡ هَلۡ مِن شُرَكَآئِكُم مَّن يَبۡدَؤُاْ ٱلۡخَلۡقَ ثُمَّ يُعِيدُهُۥۚ قُل ِ ٱللَّهُ يَبۡدَؤُاْ ٱلۡخَلۡقَ ثُمَّ يُعِيدُهُۥۖ فَأَنَّىٰ تُؤۡفَكُونَ

Qul hal min shurakaaa ‘ikum mai yabda’ul khalqa thumma yu’eeduh; qulil laahu yabda’ul khalqa thumma yu’eeduhoo fa annaa tu’fakoon

“Dize: De vossos ídolos, há quem inicie a criação, em seguida, a repita?” Dize: “Allah inicia a criação; em seguida, repete-a: então, como, dEle vos distanciais?” – (Alcorão 10:34)

أَمَّن يَبۡدَؤُاْ ٱلۡخَلۡقَ ثُمَّ يُعِيدُهُۥ وَمَن يَرۡزُقُكُم مِّنَ ٱلسَّم َآءِ وَٱلۡأَرۡضِۗ أَءِلَٰهٞ مَّعَ ٱللَّهِۚ قُلۡ هَاتُواْ بُرۡهَٰنَكُمۡ إِۡ كُنتُمۡ صَٰدِقِينَ

Ammany yabda’ul khalqa thumma yu’eeduhoo wa muitos-yarzuqukum minas sammaaa’i wal rd; ‘a-ilaahun ma’allah; qul haatoo burhaanakum em kuntum saadiqeen

“Não é Ele Quem inicia a criação, em seguida, a repete? E quem vos dá sustento do céu e da terra? Há outro deus junto de Allah?” Dize: “Trazei vossas provanças se sois verídicos.” – (Alcorão 27:64)

إِنَّهُۥ هُوَ يُبۡدِئُ وَيُعِيدُ

Innahoo Huwa yubdi’u wa yu’eed

“Por certo, Ele inicia a criação e a repete.” – (Alcorão 85:13)

Reflexão

O crente se beneficia por saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mubdi’. É um lembrete para quem começou tudo. É muito fácil passar o tempo estando ocupado e seguindo, assim, sentimos falta de ver o quadro geral. Vemos a criação de Allah através das lentes da permanência. Não pensamos na fragilidade da vida e, quando o fazemos, estamos mal informados. Achamos que Ele nos criou neste planeta e, quando morremos, voltamos para Ele como um feito de Al-Mubdi’ e Al-Mu’id.

Mas na realidade, em cada momento, quem dá nossa existência? Você bebe um elixir mágico que o sustenta todas as manhãs? A vida útil de uma única célula da pele é curta, durando apenas duas a quatro semanas. Todos os dias eliminamos 50 milhões de células mortas da pele, o que passa despercebido. É uma ilusão que esses atributos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos sirvam apenas duas vezes, no nascimento e no dia do qiyamah. Mas a verdade é que a cada momento estamos sendo originados e retornando para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Esta é a natureza de Al-Mubdi e Al-Mu’id, que trabalham continuamente.

É importante nos darmos algum espaço, um momento necessário para fazer uma pausa e refletir. A tecnologia deve servir, não escravizar. Não precisamos nos distrair a cada momento; deixe o tédio e o silêncio preencherem algum tempo. Veja a beleza na criação de Allah – há muito entretenimento ali.

Respeite o presente deste momento dado a você por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. A escolha é sua entre desperdiçá-lo ou fazer um esforço deliberado para tirar o máximo proveito dele – independentemente do que esteja acontecendo ou tenha acontecido. Insha-Allah, quando Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos restaurar, poderemos dizer: veja todo o bem que fiz, todos os sorrisos no rosto das pessoas que deixei, a adesão às orientações que Você ensinou. É assim que deve ser a “boa vida”.

Fonte: My Islam – Al Mubdi’

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.



Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *