Al ‘Afuww (العفو) O que Perdoa

Al ‘Afuww (العفو) O que Perdoa
Compartilhe

Significado de Al ‘Afuww

O que perdoa, aquele que apaga os pecados, o eliminador dos pecados.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Afuww (em árabe: ٱلْعَفُوُّ), Aquele que perdoa os pecados e não deixa vestígios de qualquer falha. A diferença entre perdoar e apagar é que não haverá vestígios ou registros da ofensa cometida. Será como se nunca tivesse acontecido.

Raiz Árabe

Da raiz ayn-fa-waw (ع ف و), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: perdoar, ignorar, renunciar, absolver, apagar todos os vestígios, remover, matar, permitir morrer, afastar-se de punir, não ver, anular, imperceptível, dar espontaneamente, dar sem constrangimento, dar mais do que o devido.

Este nome comparado a outros nomes que remetem ao perdão

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ adora perdoar Seus servos. Podemos ver pelos atributos anteriores que muito tem sido dito sobre o Seu perdão. Ele é At-Tawwab (O que aceita o arrependimento), Ar-Rahman (O Beneficente), Ar-Rahim (O Misericordioso), Al-Ghaffar (O Perdoador) e Al-Ghafur (O Grande Perdoador). Agora, expandimos esta lista adicionando outro nome, Al-Afuww, O que perdoa.

Ele é quem apaga todos os vestígios do pecado. O perdão implica ocultação, mas a marca do pecado ainda existe no registro do servo. Al-Afuww sugere muito mais do que apenas perdoar, mas eliminá-lo completamente. A visão dos estudiosos é que os nomes anteriores são nomes de maghfirah (busca de perdão), o que é diferente de busca de afw. Por exemplo, maghfirah é como perdoar, mas não esquecer. ‘afw é purificação, renascer e ter uma lousa limpa.

Como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, Al-Afuww é mencionado um total de cinco vezes no Alcorão.

إِن تُبۡدُواْ خَيۡرًا أَوۡ تُخۡفُوهُ أَوۡ تَعۡفُواْ عَن سُوٓءٖ فَإِنَّ ٱلل َّهَ كَانَ عَفُوّٗا قَدِيرًا

in tubdoo khairann aw tukhfoohu aw ta’foo ‘an sooo’in fa innal laaha kaana ‘afuwwan Qadeeraa

“Se mostrais um bem ou se o escondeis, ou se indultais um mal, por certo, Allah é Indulgente, Onipotente.” – (Alcorão 4:149)

۞ذَٰلِكَۖ وَمَنۡ عَاقَبَ بِمِثۡلِ مَا عُوقِبَ بِهِۦ ثُمَّ بُغِيَ عَلَيۡهِ لَيَنصُرَنَّهُ ٱللَّهُۚ إِنَّ ٱللَّهَ لَعَفُوٌّ غَفُورٞ

Zaalika wa man ‘aaqaba bimisli maa ‘ooqiba bihee summa bughiya ‘alaihi la yansurannahul laah; innal laaha la ‘Afuwwun Ghafoor

“Essa é a determinação. E a quem pune de igual modo com que foi punido, em seguida, é cometida transgressão contra ele, Allah com certeza o socorrerá. Por certo, Allah é Indulgente, Perdoador.” – (Alcorão 22 :60)

Sinais da misericórdia de Allah

Uma vez equipado com o conhecimento desses atributos, como alguém pode se sentir tão repreensível que está além da misericórdia de Allah, quando todas as evidências apontam para um Senhor que nos mostra que Ele é atencioso, gentil e adora perdoar? Portanto, nunca devemos nos sentir sobrecarregados. O Alcorão nos diz que duvidar da misericórdia de Allah é um pecado maior do que aquilo com que você estava preocupado em primeiro lugar:

“Ó meus filhos! Ide e procurai notícias de José e seu irmão, e não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, não se desespera da misericórdia de Allah senão o povo renegador da Fé.” (Alcorão 12:87)

Nunca perca a esperança em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, e nunca pare de confiar n’Ele para o que você está tentando realizar. Em vez disso, devemos nos concentrar naquilo que está sob nosso controle, e isso é buscar o Seu perdão e avançar para espalhar o máximo de bem que pudermos. O resto está com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

A misericórdia do Ramadan

Um dos sinais de Sua misericórdia é nos dar o mês do Ramadan. Uma chance para retornarmos a Ele e recebermos Suas bênçãos Narrado por Abu Huraira relatou o Mensageiro de Allah ﷺ dizendo: Quando chega o mês do Ramadan, os portões da misericórdia são abertos, os portões do Inferno são trancados e os demônios são acorrentados. [1]

Narrado por Abu Huraira: O Profeta ﷺ disse: “Quem estabelecer orações na noite de Qadr com fé sincera e esperando uma recompensa de Allah, então todos os seus pecados anteriores serão perdoados; e quem jejuar no mês do Ramadan por sincera fé e esperando uma recompensa de Allah, então todos os seus pecados anteriores serão perdoados.” [2]

Neste mês, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ revelou o primeiro versículo do Alcorão que estabelece a noite do decreto (laylatul qadr). Esta é uma noite que diz ter mais bênçãos do que mil meses: “Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al-Qadr. E o que te faz inteirar-te do que é a noite de al-Qadr? A noite de al-Qadr é melhor que mil meses Nela, descem os anjos e o Espírito, com a permissão de seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.” (Alcorão 97:1-5)

Foi narrado por Aishah que ela disse: “Ó Mensageiro de Allah ﷺ, o que tu achaa que eu deveria dizer na minha súplica, se eu encontrar Laylatul-Qadr?” Ele ﷺ disse: [3]

اللَّهُمَّ إِنَّكَ عَفُوٌّ تُحِبُّ الْعَفْوَ فَاعْفُ عَنِّي

Allahumma innaka afuwwun tuhibbul-afwa, fa’fu anni

“Ó Allah, Tu és Indulgente e ama o perdão, então me perdoa.”

Quando buscar o perdão de Allah

Também é importante notar que buscar o perdão de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não deve se limitar apenas quando pecamos conscientemente. Sabemos pela sunnah do Profeta Muhammad ﷺ que ele se fazia o istighfar (busca de perdão) mais de setenta vezes por dia.

Narrado por Abu Huraira: Eu ouvi o Mensageiro de Allah ﷺ dizendo: “Por Allah! Peço perdão a Allah e volto-me para Ele em arrependimento mais de setenta vezes por dia.” [4] Em algumas outras narrações, esse número chega a cem vezes por dia. [5]

Agora, tenha em mente que este é um homem amado e protegido por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que ainda temia não receber a graça de Seu Senhor. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: Nenhum de vós pode entrar no Paraíso apenas em virtude de seus atos. Eles disseram: Mensageiro de Allah, nem mesmo tu? Então ele disse: Nem mesmo eu, mas que Allah me envolva em Sua Graça e Misericórdia.[6]

Isto, porém, não deve nos impedir de praticar boas ações. No Alcorão, menciona como se uma pessoa fizer o bem, alguns de seus erros serão convertidos em bem, “Exceto quem se volta arrependido e crê e faz o bem; então, a esses, Allah trocar-lhes-á as más obras em boas obras. E Allah é Perdoador, Misericordiador.” (Alcorão 25:70)

Referências:
[1] Sahih Muslim 1079a
[2] Sahih al-Bukhari 1901
[3] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 3850
[4] Sahih al-Bukhari 6307
[5] Sahih Muslim 2702b
[6] Sahih Muslim 2702b

Fonte: My Islam – Al Afuw

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *