Al Ra’uf (الرؤوف) O Compassivo

Al Ra’uf (الرؤوف) O Compassivo
Compartilhe

Significado de Al Ra’uf

O Compassivo, o Bondoso, o Clemente.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Ar-Ra’uf (em árabe: ٱلْرَّؤُفُ), Aquele que é extremamente compassivo. Ele é Aquele cuja misericórdia dotará quem Ele quiser entre Suas criaturas. Tudo o que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ decreta é feito com perfeito julgamento, e Ele nunca é duro ou injusto em suas decisões.

Raiz Árabe

Da raiz ra-hamza-fa (ر أ ف), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser gentil, clemente, ser misericordioso, compassivo, mostrar piedade, mostrar ternura.

Diferença entre Rahim e Ra’uf

O nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ Ar-Ra’uf, o mais gentil e compassivo, é mencionado 11 vezes no Alcorão. Este nome invoca o desejo de Allah ser terno com Seus servos. Na verdade, no Alcorão, este nome é frequentemente mencionado em pares com os nomes de Sua misericórdia. Imam Al-Ghazali escreve: “Al-Ra’uf – o Todo-Piedoso – é aquele que possui piedade, e piedade é uma intensificação da misericórdia.”

Então, em certo sentido, é semelhante ao nome Ar-Rahim (O Misericordioso), mas existe como uma forma mais intensificada ou enfática. A diferença é que Rahma (misericórdia) de Allah é mostrada após uma calamidade, enquanto Ra’fa é mostrada antes. Narrado por Abdullah: Visitei o Profeta ﷺ durante suas doenças e ele estava com febre alta. Eu disse: “tu estás com febre alta. Será porque haverá uma recompensa dupla por isso?” Ele disse: “Sim, pois nenhum muçulmano é afligido por qualquer dano, sem que Allah remova seus pecados como as folhas de uma árvore caem.” [1]

Aqui a tragédia se abate sobre uma pessoa, e ela foi afligida por algumas dificuldades. Mas isso não é sem benefício, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ mostra Sua misericórdia para com essa pessoa, e isso é expiação dos pecados. O Mensageiro de Allah ﷺ disse: Não há problema que atinja um crente, sem que ele apague seus pecados, mesmo que seja a picada de um espinho. [2]

Esses dois são exemplos da misericórdia (rahma) de Allah. Ra’fa se manifesta em formas de advertência ou proteção contra coisas que podem causar danos a uma pessoa. Ele tem pena e derrama Sua misericórdia para que a tragédia possa ser evitada. Receber a compaixão de Allah significa ordenar o bem aqui na terra, mas também para você na outra vida.

Esta é uma forma mais elevada de misericórdia, ao dar avisos aos Seus servos sobre ações que causarão danos. Podemos não estar a par deste tipo de compaixão, e é por isso que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ sempre merece mais do que podemos oferecer. No livro “Na Companhia de Deus”, menciona o estudioso Abu Ubaydah, que disse: “A compaixão é uma disposição mais delicada do que a misericórdia.”

وَٱلَّذِينَ جَآءُو مِنۢ بَعۡدِهِمۡ يَقُولُونَ رَبَّنَا ٱغۡفِرۡ لَنَا وَلِإِخ ۡوَٰنِنَا ٱلَّذِينَ سَبَقُونَا بِٱلۡإِيمَٰنِ e َلَا تَجۡعَلۡ فِي قُلُوبِنَا غِلّ ٗا لِّلَّذِينَ ءَامَنُواْ رَبَّنَآ إِنَّكَ رَءُوفٞ رَّحِيمٌ

Wallazeena jaaa’oo min ba’dihim yaqooloona Rabbanagh fir lanaa wa li ikhwaani nal lazeena sabqoonaa bil eemaani wa laa taj’al fee quloobinaa ghillalil lazeena aamanoo rabbannaaa innaka Ra’oofur Raheem

“E os que chegaram, depois deles, dizem: “Senhor nosso! Perdoa-nos e a nossos irmãos, que se nos anteciparam, na Fé, e não faças existir, em nossos corações, ódio para com os que crêem. Senhor nosso! Por certo, és Compassivo, Misericordiador.'”— (Alcorão 59:10)

هُوَ ٱلَّذِي يُنَزِّلُ عَلَىٰ عَبۡدِهِۦٓ ءَايَٰتِۭ بَيِّنَٰتٖ لِّيُخۡرِج َكُم مِّنَ ٱلظُّلُمَٰتِ إِلَى ٱلنُّورِۚ وَإِنَّ ٱللَّهَ بِكُمۡ لَرَءُوفٞ رَّح ِيمٞ

Huwal lazee yunazzilu ‘alaa ‘abdiheee Aayaatim baiyinaatil liyukhrijakum minaz zulumaati ilan noor; wa innal laaha bikum la Ra’oofur Raheem

“Ele é Quem faz descer sobre Seu servo evidentes versículos, para fazer-vos sair das trevas para a luz. E, por certo, Allah, para convosco, é Compassivo, Misericordiador.” – (Alcorão 57:9)

وَلَوۡلَا فَضۡلُ ٱللَّهِ عَلَيۡكُمۡ وَرَحۡمَتُهُۥ وَأَنَّ ٱللَّهَ رَءُوفٞ رَّ حِيمٞ

Wa law laa fadlul laahi ‘alaikum wa rahmatuhoo wa annal laaha Ra’oofur Raheem (seção 2)

“E não fora o favor de Allah para convosco, e Sua misericórdia, e que Allah é Compassivo, Misericordiador, haveria apressado o castigo para vós.” – (Alcorão 24:20)

لَّقَد تَّابَ ٱللَّهُ عَلَى ٱلنَّبِيِّ وَٱلۡمُهَٰجِرِينَ وَٱلۡأَنصَارِ ٱلَّ ذِينَ ٱتَّبَعُوهُ فِي سَاعَةِ ٱلۡعُسۡرَةِ مِنۢ بَعۡدِ مَا كَادَ يَزِيغُ قُل ُوبُ فَرِيقٖ مِّنۡهُمۡ ثُمَّ تَابَ عَلَيۡهِمۡۚ إِنَّهُۥ بِهِمۡ رَءُوفٞ رَّح

Laqat taabal laahu ‘alan nabiyyi wal Muhaajireena wal Ansaaril lazeenat taba’oohu fee saa’atil ‘usrati min ba’di maa kaada yazeeghu quloobu fariqin minhum thumma taaba ‘alaihim; innahoo bihim Ra’oofur Raheem

“Com efeito, Allah voltou-Se para o Profeta, remindo-o e aos emigrantes e aos socorredores que o seguiram na hora da dificuldade após os corações de um grupo deles quase se haverem desviado; em seguida, Allah voltou-Se para eles, remindo-os. Por certo, Ele é, para com eles, Compassivo, Misericordiador.” – (Alcorão 9:117)

وَمِنَ ٱلنَّاسِ مَن يَشۡرِي نَفسَهُ ٱبۡتِغَآءَ مَرۡضَاتِ ٱللَّهِۚ e َٱللَّهُ رَءُوفُۢ بِٱلۡعِبَادِ

Wa minan naasi mai yashree nafsahub tighaaa’a mardaatil laah; wallaahu ra’oofum bil’ibaad

“E dentre os homens há quem se sacrifique em busca do agrado de Allah. E Allah é compassivo para com os servos.” – (Alcorão 2:207)

Reflexão

O crente se beneficia em saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Ar-Ra’uf, pois ajuda a promover nosso relacionamento com Ele. O estudo de Seus atributos de misericórdia e compaixão aumenta nosso amor por Ele, pois mostra que Ele se importa conosco e nos ama. Não ficamos abandonados e sem esperança. Este nome comunica um desejo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ de ter empatia com nossa luta e mostrar piedade de quem retorna a Ele. Ele nos guia e instrui de maneiras invisíveis e nos salva do mal, e a Ele somos eternamente gratos.

Referências

[1] Sahih al-Bukhari 5647
[2] Sahih Muslim 2572e

Fonte: My Islam – Al Ra’uf

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *