Al Muntaqim (المنتقم) O Vingador

Al Muntaqim (المنتقم) O Vingador
Compartilhe

Significado de Al muntaqim

O desaprovador, o inflitor de retribuição, o retaliador.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Muntaqim (em árabe: ٱلْمُنْتَقِمُ), Aquele que prevalece vitoriosamente sobre Seus inimigos e os pune por seus pecados. Allah é muito paciente, mas chegará o momento em que a justiça deverá ser feita. Evite coisas que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ proibiu, pois Ele é rápido e justo com Seu castigo e não deixa transgressões passarem despercebidas.

Raiz Árabe

Da raiz nun-qaf-mim (ن ق م), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: não gostar, desaprovar, criticar, punir, exigir vingança, infligir retribuição, vingar.

Da História do Profeta Nuh (as)

A história do Profeta Nuh (as) é muito ilustrativa neste nome. Mencionamos brevemente como o Profeta Nuh (as) pregou por 950 anos: “E, com efeito, enviamos Noé a seu povo, e permaneceu, entre eles, um milênio menos cinqüenta anos. E desmentiram-no. Então, o dilúvio apanhou-os, enquanto injustos.” (Alcorão 29:14) O povo negou Sua mensagem, e essa rejeição se transformou em assédio, e eles lentamente se tornaram hostis em relação a ele.

O Alcorão até menciona possíveis ameaças de morte que Nuh (as) teve que suportar: Disseram: “Ó Noé! Se não te abstiveres disso, em verdade, serás dos apedrejados!” (Alcorão 26:116 ) e também: “Antes deles, o povo de Noé desmentiu a Mensagem; então, desmentiram Nosso servo e disseram: “É um louco!”, e foi repulsado.” (Alcorão 54:9)

Alguns intérpretes do Alcorão mencionam que o apedrejamento pode não ser literal, mas refere-se a constantes abusos, calúnias ou difamações de todos os lados. Esta é a visão dos primeiros exegetas do Alcorão em relação à frase “al-shaytan al-rajim” como significando literalmente “o shaitan apedrejado”, mas agora mais comumente como “o maldito satanás”. Isso simboliza um apedrejamento metafórico em vez de literal. Independentemente disso, depois de séculos chamando as pessoas a abraçarem o Islam, mas caindo em ouvidos moucos e suportando pacientemente o abuso, Nuh (as) clamou ao seu Senhor com esta súplica

رَّبِّ ٱغۡفِرۡ لِي وَلِوَٰلِدَيَّ وَلِمَن دَخَلَ بَيۡتِيَ مُؤۡمِنٗا وَلِلۡمُؤ ۡمِنِينَ وَٱلۡمُؤۡمِنَٰتِۖ وَلَا تَزِدِ ٱلظَّـٰلِمِينَ إِلَّا تَبَارَۢا

Rabbigh fir lee wa liwaa lidaiya wa liman dakhala baitiya mu’minanw wa lil mu’mineena wal mu’minaati wa laa tazidiz zaalimeena illaa tabaaraa

“Senhor meu! Perdoa-me e a meus pais e a quem entrar em minha casa, sendo crente, e aos crentes e às crentes. E não acrescentes aos injustos senão perdição!” – (Alcorão 71:28)

Na Surah al-Qamar também aprendemos sobre o du’a Nuh (as) exato feito antes do dilúvio:

فَدَعَا رَبَّهُۥٓ أَنِّي مَغۡلُوبٞ فَٱنتَصِرۡ

Fada’aa Rabbahooo annee maghloobun fantasiar

E ele suplicou a seu Senhor: “Por certo, estou vencido. Então, socorre-me.” – (Alcorão 54:10)

E, então, o que ocorreu foi a justiça retributiva: “Então abrimos as portas do céu com a chuva caindo” (Alcorão 54:11). O mesmo destino é mencionado em Firawn: “Então, vingamo-Nos deles e afogamo-los na onda, porque desmentiram Nossos sinais e a eles estiveram desatentos.” (Alcorão 7:136). Em cada exemplo, você descobrirá que o castigo de Allah não é sem causa. Ele é o juiz imparcial (Al-Hakam. Ele dá repetidos sinais de Sua misericórdia e permite que o perpetrador retorne para Ele (a virtude de também ser At-Tawwab). Se eles decidirem permanecer desafiadores, defensivos e ingratos, então, inevitavelmente, eles pagarão o preço.

Da história de Nuh (as), também aprendemos que seu filho estava entre os que se afogaram. Ele se recusou a aceitar Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e mesmo no dia em que a tempestade veio, ele disse a seu pai que preferia ir até o topo da colina do que com ele no barco. “E meu conselho não vos beneficiará, caso deseje aconselhar-vos, se Allah deseja fazê-los incorrer no mal. Ele é vosso Senhor, e a Ele sereis retornados” (Alcorão 11:34)

Esta é uma lição difícil, mas importante. Apesar dos Profetas (que a paz esteja com eles) serem favorecidos por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para espalhar Sua mensagem, não há favoritismo. Cada pessoa será responsabilizada por suas ações. Não importa de que linhagem ou família uma pessoa vem. Estas coisas podem ser importantes no âmbito da política humana, mas ao receber a misericórdia ou o castigo de Allah, não têm precedência. Cada pessoa será responsabilizada pelo que ganha.

فَإِمَّا نَذۡهَبَنَّ بِكَ فَإِنَّا مِنۡهُم مُّنتَقِمُونَ

Fa immaa nazhabanna bika fa innaa minhum muntaqimoon

“E, se te fazemos ir, por certo, vingar-nos-emos deles.” – (Alcorão 43:41)

يَوۡمَ نَبۡطِشُ ٱلۡبَطۡشَةَ ٱلۡكُبۡرَىٰٓ إِنَّا مُنتَقِمُونَ

Yawma nabtishul batsha tal kubraa innaa muntaqimoon

“Um dia, desferiremos o maior golpe; por certo, deles Nos vingaremos.” – (Alcorão 44:16)

مِن قَبۡلُ هُدٗى لِّلنَّاسِ وَأَنزَلَ ٱلۡفُرۡقَانَۗ إِنَّ ٱلَّذِينَ كَفَرُواْ بِـَٔايَ ٰتِ ٱللَّهِ لَهُمۡ عَذَابٞ شَدِيدٞۗ e َٱللَّهُ عَزِيزٞ ذُو ٱنتِقَامٍ

Min qablu hudal linnaasi wa anzalal Furqaan; innallazeena kafaroo bi Aayaatil laahi lahum ‘azaabun sombreado; wallaahu azeezun zun tiqaam

“Antes, como orientação para a humanidade; e fez descer Al Furqan. Por certo, os que renegam os sinais de Allah terão veemente castigo. E Allah é Todo-Poderoso, Possuidor de vindita.” (Alcorão, 3:4)

Reflexão

É importante entender esse nome por vários motivos. A primeira é incutir temor. Isso pode lembrar aos que estão no poder que eles ainda são responsáveis perante Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele pune aqueles que causam desarmonia, oprimem e tiranizam Sua criação. Ensina-nos, a nível individual, que seremos responsabilizados por qualquer bem ou mal que fizermos. Proporciona garantia e paz às vítimas de abuso de que o seu perpetrador enfrentará o mais justo dos juízes. Ele tem conhecimento completo e sabe a ação adequada para lidar com cada situação.

No livro do Imam al-Ghazali, ele escreve que a melhor vingança está contra os inimigos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, mas o pior de todos os inimigos é a alma inferior. “Como é relatado a respeito de Abu Yazīd – que Allah tenha misericórdia dele por ele ter dito: ‘Minha alma estava tão preguiçosa uma noite que me impediu de uma ladainha, então eu a puni privando-a de água por um ano.” Portanto, vingue-se de si mesmo em assuntos em que se decepciona. Ao deixar de ser obediente na adoração, na doação, na demonstração de bondade, na repressão da raiva, no controle da língua. Cada pessoa tem sua luta e, dessa forma, deve seguir o caminho da vingança.

Fonte: My Islam – Al Muntaqim

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *