Al Tawwab (التواب) O que Aceita o Arrependimento

Al Tawwab (التواب) O que Aceita o Arrependimento
Compartilhe

Significado de Al Tawwab

Aquele que aceita o Arrependimento, O Sempre Cedente, Aquele que aceita o nosso Retorno.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é At-Tawwab (em árabe: ٱلْتَّوَّابُ), Aquele que chama para o nosso retorno. Ele repetidamente leva a humanidade ao arrependimento, caso ela viaje temporariamente no caminho errado. Allah é clemente e restaura a graça àqueles que se arrependem e perdoa aqueles que buscam o perdão.

Raiz Árabe

Da raiz ta-waw-ba (ت و ب), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: retornar ao bem, arrepender-se, ser restaurado, ser recompensado por ações, ser repetidamente convocado ou chamado.

Este nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, At-Tawwab, significa aquele que aceita o arrependimento. Este nome aparece em 11 versículos diferentes do Alcorão. Aceitar o arrependimento é o significado mais comumente entendido deste nome. Isto é o que significa buscar Tawbah, ou seja, você retorna a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pedindo perdão. Mas, isto deixa de lado uma qualidade importante do que significa ser At-Taawab. A raiz de ambos contém a ideia de virar, ou seja, mudar de direção para outra coisa.

Allah é Perdoador

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Tawwab não apenas no sentido de que nos voltamos para Ele. Mas para que as nossas orações sejam ouvidas e os nossos pecados perdoados, Ele deve voltar-se para nós, permitindo o arrependimento. É razoável ver como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não precisa se voltar para aqueles que pecam. Frequentemente, eles se empenhavam voluntariamente na desobediência e desafio, buscando prazer em atividades mundanas.

Por que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ deveria voltar-se para este servo que conscientemente transgride contra si mesmo? Mas ainda assim, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ em Sua infinita misericórdia, bondade e graça, volta-se para Seu servo. Ele ouve seu arrependimento sincero e perdoa.

وَإِذۡ قَالَ مُوسَىٰ لِقَوۡمِهِۦ يَٰقَوۡمِ إِنَّكُمۡ ظَلَمۡتُمۡ أَنفُسَكُم بِٱتِّخَاذِكُمُ ٱلۡعِجۡلَ فَتُوبُوٓاْ إِلَىٰ بَارِئِكُمۡ فَٱقۡتُلُوٓاْ أ َنفُسَكُمۡ ذَٰلِكُمۡ خَيۡرٞ لَّكُمۡ عِندَ بَارِئِكُمۡ فَتَابَ عَلَيۡكُممۡۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلتَّوَّابُ ٱلرَّحِيمُ

Wa iz qaala Moosaa liqawmihee yaa qawmi innakum zalamtum anfusakum bittikhaa zikumul ‘ijla fatoobooo ilaa Baari’ikum faqtulooo anfusakum zaalikum khairul lakum ‘inda Baari’ikum fataaba ‘alaikum; innahoo Huwat Tawwaabur Raheem

“E lembrai-vos de quando Moisés disse a seu povo: “Ó meu povo! Por certo, fostes injustos com vós mesmos tomando o bezerro por divindade. Então, voltai-vos arrependidos para vosso Criador, e matai-vos. Isso vos é melhor, junto de vosso Criador.” Então, Ele voltou-Se para vós, remindo-vos. Por certo, Ele é O Remissório, O Misericordiador.” – (Alcorão 2:54)

أَلَمۡ يَعۡلَمُوٓاْ أَنَّ ٱللَّهَ هُوَ يَقۡبَلُ ٱلتَّوۡبَةَ عَنۡ عِبَادِهِ ۦ وَيَأۡخُذُ ٱلصَّدَقَٰتِ وَأَنَّ ٱللَّهَ هُوَ ٱلتَّوَّابُ ٱلرَّحِيمُ,

Alam ya’lamooo annal laaha huwa yaqbalut tawbata ‘an ibaadihee wa ya’khuzus sadaqaati wa annal laaha huwat Tawwaabur Raheem

“Não sabiam eles que Allah aceita o arrependimento de Seus servos e recebe as caridades, e que Allah é O Remissório, O Misericordiador?” – (Alcorão 9:104)

O Profeta Muhammad ﷺ descreve como seria dito às pessoas mais baixas do paraíso, no dia do julgamento:

“Apresente-lhe seus pecados menores e retenha-lhe seus pecados graves. Então os pecados menores seriam colocados diante da pessoa, e seria dito: Em tal e tal dia você fez isso e aquilo e em tal e tal dia você fez isso e aquilo. Ela diria: Sim. Não será possível negar, enquanto ela estaria com medo de que os pecados graves fossem apresentados diante dela. Dir-lhe-ia: No lugar de toda má ação você terá uma boa ação. Ela dirá: “Meu Senhor! Eu fiz coisas que não vejo aqui.” Eu realmente vi o Mensageiro de Allah rir até seus dentes da frente ficarem expostos.” [1]

Neste hadith, vemos mais um exemplo da bondade e generosidade de Allah. Ele perdoa frequentemente e podemos ver como Ele gosta de perdoar. “Estes são os que evitam os maiores pecados e as obscenidades, exceto as faltas menores. Por certo, teu Senhor é de munificente perdão. Ele é bem Sabedor de vós, quando vos fez surgir da terra e quando éreis embriões nos ventres de vossas mães. Então, não vos pretendais dignos: Ele é bem Sabedor de quem é piedoso.” (Alcorão 52:32).

Reflexão

Aqui é importante perceber que o objetivo não é alcançar a perfeição, “não vos pretendais dignos”. Isso foi interpretado para ser entendido que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ espera que escorreguemos e caiamos, pelos pecados menores Ele perdoa sem sequer ser solicitado “Ele é o que mais te conhece”, e Ele é “vasto em perdão”.

A outra opinião é que não devemos nos orgulhar da piedade; a capacidade de fazer o bem é porque Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ os purificou para serem capazes de fazer o bem. Vem d’Ele, e devemos ser gratos a Ele por essa habilidade. Há uma diferença de opinião sobre “os pecados maiores”, pois esses pecados podem ser perdoados, mas exigem arrependimento ativo, “Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador.” (Alcorão 39:53).

A culpa é uma emoção interessante e pode ser vista como um presente de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Pode ocorrer de duas maneiras: (1) destrutiva e (2) instrutiva. Se não tomarmos cuidado, a repetição constante de algo que sabemos que não é inerentemente bom para nós – ou que é imoral – fará com que a culpa aumente. É como uma sirene de alarme embutida que grita para mudar de rumo. Se for ignorada, pode minar a autoconfiança, a autoestima e a autoestima geral.

Se a ação que originalmente causou a culpa se normalizar, então poderemos deixar de reconhecer o dano que está a causar. Aquele que peca e não teme mais a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ deveria ficar mais preocupado. Essa pessoa pode ter desenvolvido uma crença profundamente enraizada de que não terá que responder a ninguém, pois não enfrentará repercussões graves por seus erros.

No caso deles, seria melhor ler o Alcorão e aprender sobre as advertências e punições da vida após a morte para reincutir esse medo. Ele é misericordioso e se volta para Seu servo, Ele nos dá a chance de encontrá-Lo no meio do caminho, mas lembre-se de que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ também é justo. Ser capaz de admitir suas falhas e assumir a culpa é um belo sinal de sua crença e dedicação a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

É um sinal do seu iman (fé). Não deixe a culpa se transformar em ódio por si mesmo, nunca pense que é tarde demais para você. A qualquer momento você pode mudar. Os próximos nove anos não precisam ser parecidos com os nove anteriores. “E Allah deseja perdoar-vos” (Alcorão 4:27). Nunca é tarde para buscar o perdão do seu Senhor.

Anas bin Malik narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Allah, Bendito é Ele e Altíssimo, disse: ‘Ó filho de Adam! Na verdade, enquanto você Me invocou e esperou de Mim, eu o perdoei, apesar de tudo o que possa ter acontecido com você, e não me importei. Ó filho de Adam! Se os seus pecados alcançassem as nuvens do céu, então você buscaria o meu perdão, eu o perdoaria e não Me importaria. Então, filho de Adam! Se você viesse até Mim com pecados quase tão grandes quanto os da terra, e então Me encontrasse sem associar nada a Mim, Eu viria até você com um perdão quase tão grande quanto isto.’” [2]

فَتَلَقَّىٰٓ ءَادَمُ مِن رَّبِّهِۦ كَلِمَٰتٖ فَتَابَ عَلَيۡهِۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلتَّوَّابُ ٱلرَّحِيمُ

Fatalaqqaaa Aadamu mir Rabihee Kalimaatin fataaba ‘alaihi; innahoo Huwat Tawwaabur Raheem

“Então, Adão recebeu palavras de seu Senhor, e Ele Se voltou para ele, remindo-o. Por certo, Ele é O Remissório, O Misericordiador.” – (Alcorão 2:37)

إِلَّا ٱلَّذِينَ تَابُواْ وَأَصۡلَحُواْ وَبَيَّنُواْ فَأُوْلَـٰٓئِكَ أَتُو بُ عَلَيۡهِمۡ وَأَنَا ٱلتَّوَّابُ ٱلرَّحِيمُ

Illal lazeena taaboo wa aslahoo wa baiyanoo fa ulaaa’ika atoobu ‘alaihim; wa Anat Tawwaabur Raheem

“Exceto os que se voltam arrependidos e se emendam e evidenciam a verdade; então, para esses voltar-Me-ei, remindo-os. E Eu sou O Remissório, O Misericordiador.” – (Alcorão 2:160)

Podemos ver alguém que conhecemos fazendo besteira e seu mundo pode desabar sobre ele. Alguns vão abandona-lo porque discordam de seus hábitos, então tentam criar alguma distância. Agora, o caso de cada pessoa é único, e não estamos defendendo que as pessoas simpatizem com os abusadores ou tolerem relacionamentos prejudiciais ou tóxicos. Mas se você cuida dessa pessoa como um amigo, devemos tentar (da maneira que ela permitir) fazer parte do processo de recuperação. Fazer parte do grupo principal de apoio para tentar ajudar a reconstruir melhor.

Imam al-Ghazali escreve em relação a este nome, “quem aceita repetidamente as desculpas daqueles que cometem erros para com os que foram confiados aos seus cuidados, bem como seus amigos e conhecidos, é de fato caracterizado por esta qualidade e ganhou uma parte disso.”

Annas narrou: O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Ajude seu irmão, seja ele um opressor ou oprimido. As pessoas perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah ﷺ! Não há problema em ajudá-lo se ele for oprimido, mas como deveríamos ajudá-lo se ele for um opressor?” O Profeta ﷺ disse: “Evitando-o de oprimir os outros.” [3]

Vivemos em uma época em que somos rápidos em apontar o dedo. Onde as pessoas não podem cometer erros publicamente, mas se desejarmos compartilhar a conexão neste nome divino de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como sendo At-Tawwab, devemos recorrer às pessoas com bondade, assim como queremos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَع َٰلَىٰ seja gentil conosco, mesmo quando estamos errados.

Foi narrado por Annas bin Malik que: O Profeta ﷺ disse: “Nenhum de vós creu até amar para seu irmão o que ama para si mesmo.” [4] Quando estudamos os belos nomes de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, aprendemos as maneiras pelas quais Ele se descreve e se dá apresenta a nós. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos diz que Ele é gentil, generoso, misericordioso, sábio, perdoador e amigo de todos. Isso deveria nos fazer rir e sorrir, assim como o Profeta Muhammad ﷺ fez ao ensinar aos outros a misericórdia de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Referências:
[1] Sahih Muslim 190a
[2] Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 3540
[3] Sahih al-Bukhari 2444
[4] Sahih (Darussalam) Sunan an-Nasa’i 5039

Fonte: My Islam – Al Tawwab

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *