Al Ghafur (الغفور) O que Tudo Perdoa

Al Ghafur (الغفور) O que Tudo Perdoa
Compartilhe

Significado de Al-Ghafur

O Perdoador, O Perdoador, Aquele que perdoa muito.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ghafur (em árabe: ٱلْغَفُورُ), Ele é Aquele que perdoa completamente nossos pecados e falhas. Seu perdão é ilimitado, e Ele é todo compassivo. Ele é o mais elevado; Seu perdão se estende a todos os que se voltam para Ele com humildade e buscam o arrependimento.

Raiz árabe

Da raiz ghayn-fa-ra (غ ف ر), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: cobrir, velar, ocultar, esconder, perdoar, corrigir, proteger algo da sujeira.

Como mencionamos no nome Al-Ghaffar. Há três nomes complementares, Al-Ghafir, Al-Ghaffar e Al-Ghaffur. Al-Ghafir conota Sua natureza de ser o perdoador, enquanto Al-Ghaffar e Al-Ghaffur são mais grandiosos, significando o grande perdoador, o que perdoa tudo. Linguisticamente, esses dois nomes não são sinônimos, embora ambos se relacionem com as ideias de Seu perdão e compartilhem a mesma raiz.

Os estudiosos observam que Al-Ghaffar descreve Sua capacidade de perdoar como sendo grande. Ela é abrangente, não importa a circunstância, os indivíduos ou o grau do pecado. Se Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quiser, Ele pode perdoar. Al-Ghafur refere-se à vastidão e à natureza perpétua do perdão, uma vez após outra. Juntos, esses três nomes são mencionados no Alcorão noventa e oito vezes. Dessas 98 menções, Al-Ghafur aparece 91 vezes.

نَبِّئْ عِبَادِىٓ أَنِّىٓ أَنَا ٱلْغَفُورُ ٱلرَّحِيمُ

Nabbi’ ‘ibaadeee annneee anal Ghafoorur Raheem

Tradução:

“Informa Meus servos, Muhammad, de que sou O Perdoador, O Misericordiador.” – (Alcorão 15:49)

نُزُلًۭا مِّنْ غَفُورٍۢ رَّحِيمٍۢ

Nuzulam min Ghafoorir Raheem (seção 4)

Tradução:

“Como hospedagem de Um Perdoador, Misericordiador.” – (Alcorão 41:32)

إِنَّمَا حَرَّمَ عَلَيۡكُمُ ٱلۡمَيۡتَةَ وَٱلدَّمَ وَلَحۡمَ ٱلۡخِنزِيرِ وَمَآ أُهِلَّ بِهِۦ لِغَيۡرِ ٱللَّهِۖ فَمَنِ ٱضۡطُرَّ غَيۡرَ بَاغٖ وَلَا عَادٖ فَلَآ إِثۡمَ عَلَيۡهِۚ إِنَّ ٱللَّهَ غَفُورٞ

رَّحِيمٌ

Innamaa harrama ‘alaikumul maitata waddama wa lahmal khinzeeri wa maaa uhilla bihee lighairil laahi famanid turra ghaira baaghinw wa laa ‘aadin falaaa isma ‘alaih; innal laaha Ghafoorur Raheem

Tradução:

“Ele vos proibiu apenas, a carne do animal morto e o sangue, e a carne de porco, e o que é imolado com a invocação de outro nome que Allah. E quem é impelido a alimentar-se disso, não sendo transgressor nem agressor não haverá pecado sobre ele. Por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.” – (Alcorão 2:173)

Reflexão

Com esse nome, aprendemos a importância da maghfirah, que significa buscar o perdão de Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ. O crente se beneficia ao saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ghaffur porque isso nos lembra que adoramos um Senhor que perdoa com frequência. Apesar de cometermos o mesmo erro repetidamente, não estamos condenados por nosso passado.

Foi narrado por Abu Huraira: Ouvi o Profeta ﷺ dizer: “Se alguém comete um pecado e depois diz: ‘Ó meu Senhor! Eu pequei, por favor, me perdoe! E seu Senhor diz: ‘Meu servo soube que tem um Senhor que perdoa os pecados e os castiga, portanto, perdoei meu servo (dos pecados)’.

Então, ele permanece sem cometer nenhum pecado por um tempo e, em seguida, comete outro pecado e diz: “Ó meu Senhor, cometi outro pecado, por favor, perdoe-me”, e Allah diz: “Meu servo sabe que tem um Senhor que perdoa pecados e os castiga, portanto, perdoei meu servo (de seu pecado).

Ele permanece sem cometer nenhum outro pecado por algum tempo e, em seguida, comete outro pecado (pela terceira vez) e diz: “Ó meu Senhor, cometi outro pecado, por favor, perdoe-me”, e Allah diz: “Meu servo sabe que tem um Senhor que perdoa os pecados e os castiga. Eu perdoei Meu servo – três vezes.'” [1]

Uma du’a de Abu Bakr al-Sadiq (ra): “Ó Allah, Tu me conheces melhor do que eu mesmo, e eu me conheço melhor do que essas pessoas que me elogiam. Faça-me melhor do que eles pensam de mim e perdoa os meus pecados dos quais eles não têm conhecimento, e não me responsabilize pelo que eles dizem.” [2]

Isso abrange um aspecto essencial dos nomes que compartilham a raiz gh-f-r. Não se trata apenas de um nome de perdão, mas da ideia de ocultação. Entretanto, não de uma forma conivente, para ocultar algo feio e embelezá-lo. Allah oculta nossas falhas para que não sejam expostas, para que não estejamos sob escrutínio público. Isso deve nos inspirar a nos tornarmos melhores, sabendo que nos foi dada uma segunda, terceira ou quarta chance, e a ajudar a elevar os outros. Portanto, Sua misericórdia se estende para perdoar perpetuamente e ocultar nossas falhas para não serem expostas.

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: O servo (cuja falha) Allah oculta neste mundo, Allah também ocultará (suas falhas) no Dia da Ressurreição. [3] E em uma narração diferente, Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: O servo (que oculta) as faltas dos outros neste mundo, Allah ocultará suas faltas no Dia da Ressurreição. [4]

A analogia frequentemente usada é que toda vez que pecamos, aparece uma rachadura que nos revela ou expõe. Quando buscamos o istighfar (o perdão de Allah), estamos pedindo que Ele nos mostre Sua misericórdia, que nos proteja reparando ou cobrindo o que foi exposto. De fato, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é tanto Al-Ghaffar (O Grande Perdoador), aquele que perdoa pecados grandes e pequenos, quanto Al-Ghaffur (O Perdoador Frequente), aquele que perdoa repetidamente.

Referências:

[1] Sahih al-Bukhari 7507

[2] Silsilah al-Huda wa Noor no. 640

[3] Sahih Muslim 2590a

[4] Sahih Muslim 2590b

Fonte: My Islam – Al Ghafur

Leia outros Nomes em: A Importância dos 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *