Al ‘Azim (العظيم) O Magnificiente; O Infinito

Al ‘Azim (العظيم) O Magnificiente; O Infinito
Compartilhe

Significado de Al Azim

O Grande, o Poderoso, o Tremendo.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Azim, a Glória Suprema e o Maior. Sua realidade é grande demais para ser totalmente compreendida pela capacidade da mente humana. Ele é infinitamente maior do que Sua criação. Diz-se que Seu trono (símbolo de Seu conhecimento e autoridade) se estende sobre os céus e a terra, e o cuidado deles não O sobrecarrega. Ele é Aquele que merece os atributos de Exaltação, Glória e Purificação de toda imperfeição.

Raiz árabe

Da raiz ayn-za-mim (ع ظ م), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser grande, vasto, enorme, ser grande em posição, importância ou dignidade, ser imponente, poderoso, superior, magnífico, honrado, reverenciado, imenso, estupendo, elevado, sublime e estar acima da imperfeição.

Entendendo Azim como é mencionado no Alcorão

Quando se trata de Al-Azim (Al-Azeem), precisamos entender que com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não há limites ou restrições. Ele é extraordinário em todos os aspectos. Sua misericórdia é tremenda, Sua capacidade, Sua força, Seu conhecimento e Sua generosidade são os maiores possíveis. Ele é verdadeiramente o possuidor da excelência.

Ele é Al-Azim, O Maior em todas as Suas belas qualidades e atributos. Esse nome é mencionado nove vezes no Alcorão, mas também é usado para descrever coisas de forma mais geral como Azim (tremendo). Por exemplo, Sua punição na outra vida é descrita como azim. O Alcorão (15:87), o trono (27:26, 27:23), Sua graça (33:35), o dia do julgamento (83:5), as provações e tribulações dos filhos de Israel (7:141), Suas recompensas (64:15), o caráter íntegro do Profeta Muhammad (ﷺ) (68:4) são todos mencionados como azim.

فَسَبِّحْ بِٱسْمِ رَبِّكَ ٱلْعَظِيمِ

Fasabbih bismi rabbikal azeem

Tradução:

“Então, glorifica o nome de teu Magnífico Senhor!” – (Alcorão 69:52)

Conecte-se com esse nome em seu Salah

Esteja atento a este nome quando você fizer o Ruku e recitar, سُبْحَانَ رَبِّيَ الْعَظِيمِ subhana rabbiyal azim que significa: “Glorioso é o meu Senhor, o Magnífico.” [1] Pense nas palavras que está dizendo enquanto as recita e entenda as implicações por trás delas. Por que você faz a oração? A que você está atendendo? Queremos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos perdoe, nos dê a melhor vida neste mundo e no próximo, facilite nossas tarefas e nos torne melhores muçulmanos, pois Al-Azim é tremendo e capaz de tudo.

ٱللَّهُ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡحَيُّ ٱلۡقَيُّومُۚ لَا تَأۡخُذُهُۥ سِنَةٞ وَلَا نَوۡمٞۚ لَّهُۥ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَمَا فِي ٱلۡأَرۡضِۗ مَن ذَا ٱلَّذِي يَشۡفَعُ عِندَهُۥٓ إِلَّا بِإِذۡنِهِۦۚ يَعۡلَمُ مَا بَيۡنَ أَيۡدِيهِمۡوَمَا خَلۡفَهُمۡۖ وَلَا يُحِيطُونَ بِشَيۡءٖ مِّنۡ عِلۡمِهِۦٓ إِلَّا بِمَا شَآءَۚ وَسِعَ كُرۡسِيُّهُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضَۖ وَلَا يَـُٔودُهُۥ حِفۡظُهُمَاۚ وَهُوَ ٱلۡعَلِيُّ ٱلۡعَظِيمُ

Allahu laaa ilaaha illaa Huwal Haiyul Qaiyoom; laa taakhuzuhoo sinatunw wa laa nawm; lahoo maa fissamaawaati wa maa fil ard; man zal lazee yashfa’u indahooo illaa bi-iznih; ya’lamu maa baina aydeehim wa maa khalfahum wa laa yuheetoona bishai’im min ‘ilmihee illaa bimaa shaaa’; wasi’a Kursiyyuhus samaawaati wal arda wa laa Ya’ooduhoo hifzuhumaa; wa Huwal Aliyyul ‘Azeem

Tradução:

“Allah, não existe deus senão Ele, O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo. Não O tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos céus e o que há na terra. Quem intercederá junto dEle senão com Sua permissão? Ele sabe seu passado e seu futuro, e nada abarcam de Sua ciência senão aquilo que Ele quer. Seu Trono abrange os céus e a terra e não O afadiga custodiá-los. E Ele é O Altíssimo, O Magnífico.” – (Alcorão 2:255)

لَهُۥ مَا فِى ٱلسَّمَـٰوَٰتِ وَمَا فِى ٱلْأَرْضِ ۖ وَهُوَ ٱلْعَلِىُّ ٱلْعَظِيمُ

Lahoo maa fis samaa waati wa maa fil ardi wa Huwal ‘Aliyul ‘Azeem

Tradução:

“D’Ele é o que há nos céus e o que há na terra. E, por certo, Allah é O Bastante a Si Mesmo, O Louvável.” – (Alcorão 42:4)

Reflexão

O crente se beneficia ao saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Azim, invocando esse nome sempre que se depara com um problema. Não há obstáculo grande demais, nem sonho grande demais que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não possa realizar. Ele pode tornar qualquer aspecto de sua vida grandioso. Mesmo nas coisas mundanas, Ele pode lhe mostrar a beleza que há nelas. O Profeta ﷺ fazia essa du’a quando estava angustiado, o que invoca dois dos atributos de Allah que são Al-Azim e Al-Halim (O Clemente).

Foi narrado por Ibn Abbas: O Profeta ﷺ costumava invocar Allah no momento da angústia, dizendo: [2]

لاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ الْعَظِيمُ الْحَلِيمُ لاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ رَبُّ السَّمَوَاتِ وَالأَرْضِ رَبُّ الْعَرْشِ الْعَظِيمِ

La ilaha illal-lahu Al-`Azim, al- Halim, La ilaha illal-lahu Rabbu-s-samawati wal-ard wa Rabbu-l- arsh il-azim.

Tradução:

“Não há Deus além de Allah, o Magnífico, o Tolerante. Não há Deus senão Allah, Senhor do magnífico Trono. Não há Deus além de Allah, Senhor dos céus e da Terra, Senhor do Trono generoso.”

Como fazer a balança pender a seu favor com o nome Al-Azim: O Profeta (ﷺ) disse: “(Há) duas palavras que são queridas pelo Clemente (Allah) e muito leves (fáceis) para a língua (dizer), mas muito pesadas na balança. São elas: ‘Subhan Allah wa-bi hamdihi’ e ‘Subhan Allah Al-Azim’.” [3]

Esse nome também gera humildade em todos que entendem esse atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Como mencionado anteriormente, um tema constante em muitos desses nomes é o fato de estarmos iludidos em nossas buscas mundanas. Uma pessoa que vê o sucesso pode se considerar grandiosa. Mas, na realidade, nada pode eclipsar a grandeza de Allah. Podemos nos considerar peixes grandes, sem perceber que estamos nadando em um pequeno lago.

Em outro caso, podemos, sem saber, ser influenciados por uma pessoa com status elevado. Muitos caem em um transe de algum tipo, curvando-se para satisfazer suas exigências. Se, naquele momento, Al-Azim vier à sua mente, isso tirará o poder que essa pessoa pode ter sobre você. Percebemos que, sim, as pessoas podem ser ricas, famosas e influentes, mas em comparação com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ elas não são nada. Portanto, você não precisa da aprovação delas. O único apoio de que precisamos, o único que importa e que pode nos ajudar de verdade, é Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Outra súplica autêntica que podemos aprender com o hadith é a que incorpora uma variedade de nomes e atributos de Allah. Foi narrado que ‘Ubadah bin As-Samit disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: ‘Quem acorda de manhã e diz ao acordar: [4]

لاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ وَحْدَهُ لاَ شَرِيكَ لَهُ لَهُ الْمُلْكُ وَلَهُ الْحَمْدُ وَهُوَ عَلَى كُلِّ شَىْءٍ قَدِيرٌ سُبْحَانَ اللَّهِ وَالْحَمْدُ لِلَّهِ وَلاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ وَاللَّهُ أَكْبَرُ وَلاَ حَوْلَ وَلاَ قُوَّةَ إِلاَّبِاللَّهِ الْعَلِيِّ الْعَظِيمِ

La ilaha illallah wahdahu la sharika lahu, lahul-mulku wa lahul-hamdu, wa Huwa ‘ala kulli shay’in Qadir; Subhan-Allah walhamdu lillahi, wa la ilaha illallahu, wa Allahu Akbar, wa la hawla wa la quwwata illa billahil-Aliyil-Azim

Tradução:

“Ninguém tem o direito de ser adorado além de Allah, sem parceiro ou associado. Seu é o domínio e todos os louvores são para Ele, e Ele é capaz de fazer todas as coisas. Glória a Allah, louvor a Allah, ninguém tem o direito de ser adorado além de Allah, Allah é o Maior, e não há poder nem força exceto através de Allah, o Altíssimo, o Supremo”.

O hadith então acrescenta: “então ele suplica Rabbighfirli (Ó Senhor, perdoe-me), então, será perdoado.” Walid disse: “Ou ele disse: se ele suplicar, será atendido, então, se ele se levantar e fizer a ablução e depois oferecer a oração, sua oração será aceita.”

Referências:

[1] Sahih (Darussalam) Jami At-Tirmidhi 262

[2] Sahih al-Bukhari 6345 e Sahih Muslim 2730

[3] Sahih al-Bukhari 7563

[4] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 3878


Fonte: My Islam – Al Azeem

Leia sobre mais Nomes em: A Importância dos 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *