Al Wali (الوالي) O que Governa; O Patrão

Al Wali (الوالي) O que Governa; O Patrão
Compartilhe

Significado de Al Wali

O governador, o governante.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wali (em árabe: ٱلْوَالِي), Aquele que é o único planejador e governador de todas as coisas. Ele é totalmente solidário, útil e um mestre de tudo. Ele administra e dispõe das coisas à Sua vontade, com base no Seu julgamento.

Raiz árabe

Da raiz waw-lam-ya (و ل ي), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: estar perto, próximo, perto como um amigo, ajudante, apoiador, mantenedor, defensor, guardar (lit. tratamento amigável), estar no comando, ser o mestre, dono, senhor.

Entre os Nomes discutidos

Como mencionámos em nomes anteriores, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são explicitamente mencionados no Alcorão. Por conseguinte, não existe uma lista consensual para os restantes 18 nomes.

Al-Wali é um desses nomes que é discutido, portanto, não está incluído na lista de certos estudiosos. Isto inclui Ibn Mandah, Ibn Hazm e Ibn Hajar, entre outros. No entanto, outros, como o Imam al-Bayhaqi e o Imam al-Ghazali, incluíram este nome nas suas listas. Nota: como atributo para descrever Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é válido.

Para ser um governante

Este nome também não deve ser confundido com um que já discutimos em Al-Waliy (ٱلْوَلِيُّ) – O Associado Protetor. Aqui Al-Wali (ٱلْوَالِي) refere-se a ser o governante ou guardião, e isso engloba três qualidades. O Imam Ghazali menciona que ser um governador requer organização, poder e ação. A falha em qualquer um destes aspectos retira o título de ser chamado de verdadeiro governante.

Abaixo estão apenas alguns versículos que mencionam o domínio completo de Allah. Demonstram como Ele é o melhor planejador, o rei todo-poderoso e aquele que gere os assuntos de todas as coisas.

Do Alcorão

Não há menções diretas ao nome Al-Wali, mas podemos compreender melhor este atributo através dos versículos que descrevem esta qualidade no Alcorão.

وَإِذۡ يَمۡكُرُ بِكَ ٱلَّذِينَ كَفَرُواْ لِيُثۡبِتُوكَ أَوۡ يَقۡتُلُوكَ أَوۡ يُخۡرِجُوكَۚوَيَمۡكُرُونَ وَيَمۡكُرُ ٱللَّهُۖ وَٱللَّهُ خَيۡرُ ٱلۡمَٰكِرِينَ

Wa iz yamkuru bikal lazeena kafaroo liyusbitooka aw yaqtulooka aw yukhrijook; wa yamkuroona wa yamkurul laahu wallaahu khairul maakireen

“E lembra-te, Muhammad, de quando os que renegam a Fé usaram de estratagemas contra ti, para aprisionar-te ou matar-te ou fazer-te sair de Makkah. E usaram de estratagemas, e Allah usou de estratagemas. E Allah é O Melhor em estratagema.” – (Alcorão, 8:30)

قُلِ ٱللَّهُمَّ مَٰلِكَ ٱلۡمُلۡكِ تُؤۡتِي ٱلۡمُلۡكَ مَن تَشَآءُ وَتَنزِعُ ٱلۡمُلۡكَمِمَّن تَشَآءُ وَتُعِزُّ مَن تَشَآءُ وَتُذِلُّ مَن تَشَآءُۖ بِيَدِكَ ٱلۡخَيۡرُۖ إِنَّكَعَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ قَدِيرٞ

Qulil laahumma Maalikal Mulki tu’til mulka man tashaaa’u wa tanzi’ul mulka mimman tashhaaa’u wa tu’izzu man tashaaa’u wa tuzillu man tashaaa’u biyadikal khairu innaka ‘alaa kulli shai’in Qadeer

“Dize: “Ó Allah, Soberano da soberania! Tu concedes a soberania a quem queres e tiras a soberania a quem queres. E dás o poder a quem queres e envileces a quem queres. O bem está em Tua mão. Por certo, Tu, sobre todas as cousas, és Onipotente.” – (Alcorão 3:26)

ذَٰلِكُمُ ٱللَّهُ رَبُّكُمْ ۖ لَآ إِلَـٰهَ إِلَّا هُوَ ۖ خَـٰلِقُ كُلِّ شَىْءٍۢفَٱعْبُدُوهُ ۚ وَهُوَ عَلَىٰ كُلِّ شَىْءٍۢ وَكِيلٌۭ

Zaalikumul laahu Rabbukum laaa ilaaha illaa huwa khaaliqu kulli shai’in fa’budooh; wa huwa ‘alaa kulli shai’inw Wakeel

“Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-LO, e não morrais senão enquanto muçulmanos.” – (Alcorão 3:102)

ٱللَّهُ وَلِيُّ ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ يُخۡرِجُهُم مِّنَ ٱلظُّلُمَٰتِ إِلَى ٱلنُّورِۖ وَٱلَّذِينَكَفَرُوٓاْ أَوۡلِيَآؤُهُمُ ٱلطَّـٰغُوتُ يُخۡرِجُونَهُم مِّنَ ٱلنُّورِ إِلَىٱلظُّلُمَٰتِۗ  أُوْلَـٰٓئِكَ أَصۡحَٰبُ ٱلنَّارِۖ هُمۡ فِيهَا خَٰلِدُونَ

Allaahu waliyyul lazeena aamanoo yukhrijuhum minaz zulumaati ilan noori wallazeena kafarooo awliyaaa’uhumut Taaghootu yukhrijoonahum minan noori ilaz zulumaat; ulaaa’ika Ashaabun Naari hum feehaa khaalidoon

“Allah é O Protetor dos que crêem: fá-los sair das trevas para a luz. E quanto aos que renegam a Fé, seus protetores são os ídolos; fazem-nos sair da luz para as trevas. Esses são os companheiros do Fogo. Nele, serão eternos.” – (Alcorão 2:257)

Reflexão

O crente se beneficia do fato de saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wali. Compreende que o verdadeiro controle vem dos mandamentos de tudo o que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quiser. Ninguém pode ditar o contrário. Isto deve solidificar ainda mais a noção de confiança n’Ele para todos os assuntos. É Ele quem organiza o plano, o põe em ação e o preserva.

O Shaikh Tosun Barak disse: “Toda a criação é governada pelo conhecimento e poder de Allah: nem uma folha se move sem a Sua vontade. Nem o movimento da folha está desligado de outras coisas movidas pelo mesmo vento, pela mesma vontade.”

Assim, todos os assuntos estão aos cuidados de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, nós fazemos parte de uma ordem divina que Ele planejou. Ele é Al-Wali (O Governante) e Al-Waliyy (O Protetor Associado). Mas é preciso compreender que o que pode ser bom para nós pode não ser da forma que desejamos.

Em cada califado pediu-se a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ bem-estar e proteção, mas Umar Ibn Al-Khattab (ra) foi martirizado. Até Ali ibn Abi Talib (ra) foi morto e martirizado. Alguns podem se questionar sobre a justiça disso, mas a verdadeira recompensa está no outro mundo. A recompensa das nossas ações não se manifesta necessariamente nesta vida. Se manifestar, será uma bênção ou uma dádiva de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, mas não deve ser a principal motivação.

Foi narrado que Sa’id bin Zaid bin ‘Amr bin Nufail disse: “O Mensageiro de Allah foi um dos Dez (que receberam as boas novas do Paraíso). Ele disse: ‘Abu Bakr estará no Paraíso; ‘Umar estará no Paraíso; ‘Uthman estará no Paraíso; ‘Ali estará no Paraíso; Talhah estará no Paraíso; Zubair estará no Paraíso; Sa’d estará no Paraíso; ‘Abdur-Rahman estará no Paraíso.’ Perguntaram-lhe: “Quem será o nono? Ele respondeu: ‘Eu.'” [1]

Referências:
[1] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 133 & Sunan Abi Dawud 4649

Fonte: My Islam – Al Wali
Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *