Al Muta’ali (المتعالي) O Mais Elevado

Al Muta’ali (المتعالي) O Mais Elevado
Compartilhe

Significado de Al Muta’ali

O Supremo Exaltado, O Todo Exaltado

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Muta’ali (em árabe: ٱلْمُتَعَالِي), O mais elevado e exaltado acima de toda a criação. Ele está muito além de qualquer imaginação ou pensamento, e a mente humana é demasiado estreita para compreender a sua verdadeira grandeza.

Raiz árabe

Da raiz ayn-lam-waw (ع ل و), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser alto, elevado, sublime, ser exaltado, elevar-se, ascender, ser mais alto, exceder, ultrapassar, superar, esmagar, avançar, promover, elevar-se acima, montar, estar acima, eminente.

Muito do que precisa de ser dito sobre este nome foi abordado no nome Al-Aliyy. Al-Aliyy significa “O Alto” ou “O Exaltado”. Al-Muta’ali está relacionado com este nome, mas o seu significado é intensificado. Portanto, Ele é “O Altíssimo” ou o “Supremamente Exaltado”.

O Dr. Sayyed Mohammad Reza, no seu livro intitulado “Nomes e Atributos Divinos no Alcorão Sagrado”, diz: “Allah, o Exaltado, é ‘Ali, porque a Ele pertence a alteza e todos os seus aspectos, a alteza da Sua Essência, a alteza dos Seus atributos e estima, a alteza da força e do poder. Ele é o que se elevou sobre o Seu trono e o que abrangeu o domínio. Ele é aquele que a quem todos os atributos de grandeza, grandiosidade, magnificência e beleza encontram perfeição e realização.”

Para relembrar, há três formas de que devemos estar cientes: Al-Aliyy (O Alto), Al-Ala (O Altíssimo) e Al-Muta’ali (O Mais Alto). Cada nome sucessivo assume uma forma mais exagerada. Em conjunto, caracterizam a elevação de Allah, sendo Ele o Altíssimo em todos os aspectos (i.e., força, sabedoria, conhecimento, julgamento, poder, etc.).

إِلَّا ٱبۡتِغَآءَ وَجۡهِ رَبِّهِ ٱلۡأَعۡلَىٰ

Illab tighaaa’a wajhi rabbihil a’laa

“Senão para buscar a face de seu Senhor, O Altíssimo.” – (Alcorão 92:20)

ذَٰلِكَ بِأَنَّ ٱللَّهَ هُوَ ٱلۡحَقُّ وَأَنَّ مَا يَدۡعُونَمِن دُونِهِۦ هُوَ ٱلۡبَٰطِلُ وَأَنَّ ٱللَّهَ هُوَٱلۡعَلِيُّ ٱلۡكَبِيرُ

Zaalika bi annal laaha Huwal haqqu wa anna maa yad’oona min doonihee huwal baatilu wa annal laaha Huwal ‘Aliyyul kabeer

“Isso, porque Allah é a Verdade, e porque o que invocam, além dEle, é a falsidade, e porque Allah é O Altíssimo, O Grande.” – (Alcorão 22:62)

مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَمَا فِي ٱلۡأَرۡضِۖ وَهُوَٱلۡعَلِيُّ ٱلۡعَظِيمُ

Lahoo maa fis samaa waati wa maa fil ardi wa Huwal ‘Aliyul ‘Azeem

“DEle é o que há nos céus e o que há na terra. E, por certo, Allah é O Bastante a Si Mesmo, O Louvável.” – (Alcorão 42:4)

Quem vos guia na escuridão da terra e do mar, e quem envia o vento para trazer boas novas entre as mãos da Sua misericórdia?

“Não é Ele Quem vos guia nas trevas da terra e do mar, e Quem envia o vento, como alvissareiro, adiante de Sua misericórdia? Há outro deus junto de Allah? Sublimado seja Allah, acima do que idolatram.” – (Alcorão 27:63)

عَٰلِمُ ٱلۡغَيۡبِ وَٱلشَّهَٰدَةِ ٱلۡكَبِيرُ ٱلۡمُتَعَالِ

‘Aalimul Ghaibi wash shahaadatil Kaabeerul Muta’aal

“Ele é O Sabedor do invisível e do visível, O Grande, O Sublime.” – (Alcorão 13:9)

Podemos embelezar cada ação se a fizermos em nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Se compreendermos a Sua Alteza e vivermos para obter a Sua aprovação, o nosso carácter tornar-se-á elevado. Abdullah ibn ‘Amr relatou que o Profeta, que Allah o abençoe e lhe conceda a paz, disse: “Aquele que mantém laços de parentesco não é aquele que retribui. Aquele que mantém os laços de parentesco é aquele que, quando os seus parentes o cortam, mantém os laços de parentesco.” [1]

A razão para continuar a tentar não é outra senão a de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Não há culpa sobre si mesmo ou sobre os erros da outra pessoa. O foco e o conforto devem vir do fato de saber que se está a comportar de uma forma que agrada a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Referências:
[1] Sahih (Al-Albani) Al-Adab Al-Mufrad 68

Fonte: My Islam – Al Muta’ali

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *