Al ‘Ali (العلى) O Altíssimo

Al ‘Ali (العلى) O Altíssimo
Compartilhe

Significado de Al ‘Ali

O Exaltado e Elevado, o Altíssimo. Aquele que é elevado em todos os aspectos.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ali (em árabe: ٱلْعَلِيُّ), o mais exaltado e elevado. Ele excede todos os outros, e não há nada mais elevado. Ele é aquele cujo posto e posição são os mais elevados. Ele está acima de tudo o que já existiu ou existirá.

Raiz árabe

Da raiz ayn-lam-waw (ع ل و), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser alto, elevado, sublime, exaltado, erguer-se, ascender, ser mais alto, exceder, ultrapassar, superar, esmagar, avançar, promover, elevar-se acima de algo, montar, estar acima, eminente.

Al-‘Ali, Al-‘Ala e Al-Muta’Ali

Há dois nomes, Al-‘Ali (O Alto/Elevado) e Al-‘Ala (O Altíssimo). Isso é separado do 78º nome, Al-Muta’Ali, que significa O Alto Acima, O Exaltado. Esses nomes descrevem a natureza transcendente de Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ e Sua elevação quando comparado a todas as outras criações. O Imam al-Ghazali menciona: “[Ele] é aquele acima de cuja posição não há posição, e todas as posições são inferiores a Ele. Isso ocorre porque alto é derivado de ‘altura’, e ‘altura’ é derivado de elevação, que é o oposto de baixo.” Al-Ali é o todo-elevado sem nenhum ponto de referência. Essa é uma qualidade intrínseca. Al-Muta’Ali é uma variação que é uma forma mais intensificada.

No Alcorão, o nome Al-‘Ala aparece cinco vezes, Al-‘Ali cinco vezes e Al-Muta’Ali apenas uma vez.

سَبِّحِ ٱسْمَ رَبِّكَ ٱلْأَعْلَى

Sabbihisma Rabbikal A’laa

Tradução:

“Glorifica o nome de teu Senhor, O Altíssimo” – (Alcorão 87:1)

Conecte-se com esse nome em seu salah

Sua essência está acima de Sua criação em um sentido literal. Isso pode ser mais subjetivo, mas quando clamamos a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ em um momento de necessidade, temos a intuição de olhar para o céu. Fazemos du’a buscando Sua orientação ou ajuda. Outro ato de submissão é a maneira como inclinamos a cabeça em ruku ou sujud para mostrar que Ele سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é superior. Em nosso ponto mais baixo no sujud (prostração), dizemos: Subhana Rabbi Al ‘Ala, que significa: “Glória ao meu Senhor, o Altíssimo.”[1] E no Alcorão: “Eles temem seu Senhor, acima deles, e fazem o que lhes é ordenado.” (Alcorão 16:50)

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está acima

O outro significado se refere à elevação de Seus atributos, que estão acima de tudo. Ele está acima de toda a criação em todos os aspectos. Como estudamos até esse nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, muitas de Suas qualidades geralmente indicam uma forma de ser grandioso ou perpétuo. É por isso que é O Misericordioso, O Gracioso, O Oniouvinte e O Onividente.

Estar acima do Trono

“Ele é Quem criou os céus e a terra, em seis dias; em seguida, estabeleceu-Se no Trono. Ele sabe o que penetra na terra e o que dela sai; e o que desce do céu e o que a ele ascende. E Ele é convosco, onde quer que estejais. E Allah, do que fazeis, é Onividente.” (Alcorão 57:4) O Alcorão menciona com frequência que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está acima do Trono ou subiu ao Trono (ou seja, está sentado no Trono).

O trono é frequentemente interpretado como sendo o lugar onde Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ governa todo o universo, o lugar onde Ele derrama bênçãos de vida e poder. Imam al-Ghazali escreve: “Pois o trono é o corpo mais elevado e está acima de todos os corpos: um objeto muito além da determinação e do cálculo em termos dos limites dos corpos e da medida própria a eles; está acima de todos os corpos em termos de classificação. Muitos outros versículos mencionam que Ele está acima do trono. Nós incluímos aqui, como referência: 13:2, 10:3, 7:54, 25:59, 20:5. O versículo mais conhecido é o “Versículo do Trono” ou Ayatul Kursi:

ٱللَّهُ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡحَيُّ ٱلۡقَيُّومُۚ لَا تَأۡخُذُهُۥ سِنَةٞ وَلَا نَوۡمٞۚ لَّهُۥ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَمَا فِي ٱلۡأَرۡضِۗ مَن ذَا ٱلَّذِي يَشۡفَعُ عِندَهُۥٓ إِلَّا بِإِذۡنِهِۦۚ  يَعۡلَمُ مَا بَيۡنَ أَيۡدِيهِمۡوَمَا خَلۡفَهُمۡۖ وَلَا يُحِيطُونَ بِشَيۡءٖ مِّنۡ عِلۡمِهِۦٓ إِلَّا بِمَا شَآءَۚ وَسِعَ كُرۡسِيُّهُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضَۖ وَلَا يَـُٔودُهُۥ حِفۡظُهُمَاۚ وَهُوَ ٱلۡعَلِيُّ ٱلۡعَظِيمُ

Allahu laaa ilaaha illaa Huwal Haiyul Qaiyoom; laa taakhuzuhoo sinatunw wa laa nawm; lahoo maa fissamaawaati wa maa fil ard; man zal lazee yashfa’u indahooo illaa bi-iznih; ya’lamu maa baina aydeehim wa maa khalfahum wa laa yuheetoona bishai’im min ‘ilmihee illaa bimaa shaaa’; wasi’a Kursiyyuhus samaawaati wal arda wa laa Ya’ooduhoo hifzuhumaa; wa Huwal Aliyyul Azeem

Tradução:

“Allah, não existe deus senão Ele, O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo. Não O tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos céus e o que há na terra. Quem intercederá junto dEle senão com Sua permissão? Ele sabe seu passado e seu futuro, e nada abarcam de Sua ciência senão aquilo que Ele quer. Seu Trono abrange os céus e a terra e não O afadiga custodiá-los. E Ele é O Altíssimo, O Magnífico.” – (Alcorão 2:255)

As coisas são elevadas a Ele

Há também versículos que mencionam as coisas que ascendem a Ele, o que significa que elas estão embaixo e devem se elevar até Ele: “Quem deseja o poder, saiba que é de Allah todo o poder. A Ele ascendem as palavras benignas; e a boa ação, Ele a eleva.” (Alcorão 35:10) e “Os anjos e o Espírito a Ele ascendem, em um dia, cuja duração é de cinqüenta mil anos.” (Alcorão 70:4)

Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ costumava suplicar durante o tempo de dificuldade (com estas palavras): La ilaha illallahul-Adhimul-Halim. La ilaha illallahu Rabbul-‘Arshil-‘Adhim. La ilaha illallahu Rabbus-samawati, wa Rabbul-ardi, wa Rabbul-‘Arshil- Kareem. “Não há deus além de Allah, o Grande, o Tolerante, não há deus além de Allah, o Senhor do Trono Magnífico Não há deus além de Allah, o Senhor dos Céus e da Terra, o Senhor do Trono Edificante.”[2]

Reflexão

O crente se beneficia ao saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-‘Ali. Ele é o Altíssimo, o Exaltado. Não há mais ninguém em quem possamos confiar, a não ser Ele. Os crentes estarão entre aqueles que são mais elevados. Foi ordenado a Mussa (as) que se apresentasse diante de Firaun e lançasse seu cajado. Ele estava com medo, pois não sabia o que aconteceria em seguida, mas Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ o confortou dizendo: “Não temas! Eis que tu és o mais elevado.”

وَلَا تَنفَعُ ٱلشَّفَٰعَةُ عِندَهُۥٓ إِلَّا لِمَنۡ أَذِنَ لَهُۥۚ حَتَّىٰٓ إِذَا فُزِّعَ عَن قُلُوبِهِمۡ قَالُواْ مَاذَا قَالَ رَبُّكُمۡۖ قَالُواْ ٱلۡحَقَّۖ وَهُوَ ٱلۡعَلِيُّ ٱلۡكَبِيرُ

Wa laa tanfa’ush shafaa’atu ‘indahooo illaa liman azina lah; hattaaa izaa fuzzi’a ‘an quloobihim qaaloo maazaa qaala Rabbukum; qaalul haqq, wa Huwal Aliyul Kabeer

Tradução:

“E a intercessão, junto d’Ele não beneficiará senão àquele a quem Ele a permitir. Neste caso, ficarão à espera, até que, quando se lhes remover o terror dos corações, dirão, entre eles: “O que disse vosso Senhor?” Dirão: “A verdade! E Ele é O Altíssimo, O Grande.” – (Alcorão 34:23)

Outra narração de hadith nos fornece uma súplica que podemos recitar usando o nome Al-Ali, para quem está se esforçando para aprender o Alcorão e/ou seus conceitos. Foi narrado que Ibn Abi Awfa disse: “Um homem foi até o Profeta (ﷺ) e disse: ‘Não consigo aprender nada do Alcorão; ensine-me algo que eu possa dizer, em vez de recitar o Alcorão’. Ele disse: ‘Diga: SubhanAllah, wal-hamdulilah, wa la illaha ill-Allah, wa Allahu Akbar, wa la hawla wa la quwwata illa Billahil-aliy al-azim (Glória a Allah, louvado seja Allah, não há ninguém digno de adoração além de Allah, Allah é o Maior, e não há poder e força exceto por Allah, o Exaltado e Magnífico).'” [3]

Referências:

[1] Sahih (Darussalam) Jami At-Tirmidhi 262

[2] Sahih Muslim 2730a

[3] Hasan (Darussalam) Sunan an-Nasa’i 924

Fonte: My Islam – Al Aliyy

Leia sobre mais Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *