Al Wakil (الوكيل) O Confiável; O Depositário

Al Wakil (الوكيل) O Confiável; O Depositário
Compartilhe

Significado de Al Wakil

O Fideicomissário Universal, O Dispositor de Assuntos, O Confiável.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wakil (em árabe: ٱلْوَكِيلُ), o único a quem se pode confiar todos os nossos assuntos. Ele é o fideicomissário supremo, Guardião e Administrador. Um crente compreende que as recompensas dos seus esforços vêm de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, e por isso confia a sua fé totalmente n’Ele.

Raiz árabe

Da raiz waw-kaf-lam (و ك ل), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: nomear ou confiar para o cuidado ou gestão de algo, ter um agente comissionado, um guardião dos interesses de alguém, confiar em, apoiar-se em, submeter-se a.

Em quem podemos confiar?

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wakil, a quem se deve confiar todos os nossos assuntos. Esta relação é totalmente voluntária; cabe ao crente reconhecer que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é a autoridade em quem devemos confiar. Um líder autoritário, um governo corrupto ou uma instituição podem tentar fazer com que as pessoas dependam deles para impor a confiança por necessidade.

Mas a realidade é que eles são deficientes e estão a tentar agarrar-se ao poder. Não podem satisfazer as exigências de todas as pessoas. A sua capacidade e os seus recursos são limitados. Em segundo lugar, quer se apercebam disso ou não, a sua existência é finita. Só a existência de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é eterna.

Por isso, seria sensato levarmos os nossos assuntos Àquele que pode atuar sobre eles muito depois da nossa morte. Só Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ tem esse tipo de poder, longevidade e capacidade. Ele é a única divindade que merece que todos os assuntos lhe sejam confiados.

O Sheikh Tosun Bayrak menciona sobre este nome: “Ele completa o trabalho que Lhe foi deixado sem deixar nada por fazer.” As pessoas consideram-se capazes, mas é Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que permite tudo. Percebe que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ dá às pessoas testes específicos de riqueza e pobreza ou sucesso e fracasso? A questão que se coloca em cada circunstância é saber como é que elas vão reagir a esses acontecimentos. A quem recorrerão para os ajudar a tratar dos seus assuntos?

O Imam Ghazali escreve: “Mas aqueles a quem é confiado podem ser distinguidos entre aquele a quem são confiadas algumas coisas (e que é deficiente) ou aquele a quem é confiado tudo, e este não é ninguém senão Allah- louvado e exaltado seja.”

Só Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é digno de confiança, conhecedor e tem o poder total de proteger e prestar os melhores cuidados ao Seu servo. Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ é o todo compassivo, o todo poderoso, o todo sábio. Allah é suficiente como guardião, e acreditar e confiar nisto é o significado de tawakkul. Isto não dispensa a necessidade de cada um se sustentar a si próprio, um verdadeiro crente compreende que tem de se esforçar ao máximo. Mas é Allah que decide fazer o que quer e controla o resultado.

Hadith do camelo

Este conceito é ilustrado de forma magnífica no famoso hadith. Anas bin Malik narrou que um homem disse, referindo-se a um camelo: “Ó Mensageiro de Allah! Devo amarrá-lo e confiar (em Allah), ou deixá-lo solto e confiar (em Allah)?” Ele disse: “Amarra-o e confia (em Allah).” [1]

Não há necessidade de complicar demais uma filosofia de vida tão simples. A confiança total e a fidelidade ao plano de Allah convidam à paz na tua vida. As buscas mundanas, as ambições e a não satisfação das expectativas causam miséria e ansiedade. A aceitação liberta a mente da prisão que ela própria cria.

Súplica do Profeta Muhammad ﷺ

O nome Al-Wakil foi também invocado numa du’a do Profeta Muhammad ﷺ. Ele recitou esta du’a numa aflição, num momento em que precisava que o Seu Senhor o ajudasse a ultrapassar a adversidade que enfrentava. Sofreu uma grande derrota para Abu Sufian na batalha de Uhud.

O seu exército de 700 homens lutou contra 3000 soldados de Makkah. As perdas de Uhud registaram 70 muçulmanos mortos, ao passo que as mortes dos soldados de Makkah foram de 22 dos 3000 soldados. O próprio Profeta Muhammad foi ferido e ficou ensanguentado na batalha. Pode-se imaginar a convicção que ele tinha quando disse estas palavras. A moral dos seus companheiros estava em baixo, mas ele recitou estas palavras, tal como reveladas na Surah Imran.

ٱلَّذِينَ قَالَ لَهُمُ ٱلنَّاسُ إِنَّ ٱلنَّاسَ قَدۡ جَمَعُواْ لَكُمۡ فَٱخۡشَوۡهُمۡ فَزَادَهُمۡ إِيمَٰنٗا وَقَالُواْ حَسۡبُنَا ٱللَّهُ وَنِعۡمَ ٱلۡوَكِيلُ

Allazeena qaala lahumun naasu innan naasa qad jama’oo lakum fakhshawhum fazaadahum emaananw wa qaaloo hasbunal laahu wa ni’mal wakeel

“Daqueles aos quais alguns homens disseram: “Por certo, o povo inimigo, com efeito, reuniu hostes contra vós. Então, receai-os.”E isso acrescentou-lhes fé, e disseram: “Basta-nos Allah! E que Excelente Patrono!” – (Alcorão, 3:173)

Isto também foi mencionado no hadith narrado por Ibn Abbas: “Allah é Suficiente para nós e Ele é o Melhor Dispositor de assuntos,” foi dito por Abraão quando ele foi lançado no fogo; e foi dito por Muhammad.” [2] Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ cuida de todos aqueles que a Ele recorrem nos momentos de necessidade. Podemos confiar em nosso cônjuge, amigos ou família, mas no sentido mais verdadeiro, eles não podem ter o título de “o administrador”.

وَلِلَّهِ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَمَا فِي ٱلۡأَرۡضِۚ وَكَفَىٰ بِٱللَّهِ وَكِيلًا

Wa lillaahi maa fis samaawaati wa maa fil ard; wa kafaa billaahi Wakeelaa

“E de Allah é o que há nos céus e o que há na terra, e basta Allah por Patrono.” – (Alcorão 4:132)

رَّبُّ ٱلۡمَشۡرِقِ وَٱلۡمَغۡرِبِ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ فَٱتَّخِذۡهُ وَكِيلٗا

Rabbul mashriqi wal maghriibi laaa ilaaha illaa Huwa fattakhizhu wakeelaa

“Ele é O Senhor do Levante e do Poente: não existe deus senão Ele. Então, toma-O por Patrono.” – (Alcorão 73:9)

Umar bin Al-Khattab narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Se confiásseis em Allah com a confiança necessária, então Ele vos proveria assim como se provê um pássaro, que sai pela manhã vazio e retorna cheio.” [3]

Reflexão

O crente beneficia por saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wakil. Tal como o pássaro que sai todos os dias em busca de alimento e encontra o seu sustento, aquele que confia no plano de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ será atendido. Isso não quer dizer que não haverá luta. O pássaro ainda tem de sair do ninho em busca de alimento.

O esforço pessoal é um precursor necessário para a mudança. No entanto, o resultado desse esforço depende de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. No Alcorão, diz-se: “Ele tem anjos da guarda, adiante dele e detrás dele, que o custodiam, por ordem de Allah. Por certo, Allah não transmutará o que um povo tem até que este haja transmutado o que há em si mesmo. E, quando Allah deseja um mal a um povo, não há revogador disso, e não terão, além d’Ele, protetor algum.” (Alcorão, 13:11)

Não é razoável esperar resultados diferentes se repetirmos continuamente os mesmos velhos hábitos. Se quiser ver mudanças, é necessário mudar. Rendam-se a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, façam du’a por aquilo que desejam e trabalhem em busca desse objetivo.

ذَٰلِكُمُ ٱللَّهُ رَبُّكُمۡۖ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَۖ خَٰلِقُ كُلِّ شَيۡءٖ فَٱعۡبُدُوهُۚ وَهُوَ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ وَكِيلٞ

Zaalikumul laahu Rabbukum laaa ilaaha illaa huwa khaaliqu kulli shai’in fa’budooh; wa huwa ‘alaa kulli shai’inw Wakeel

“Esse é Allah, vosso Senhor. Não existe deus senão Ele, Criador de todas as cousas: então, adorai-O. E Ele, sobre todas as cousas, é Patrono.” – (Alcorão 6:102)

Referências:

[1] Hasan (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 2517

[2] Sahih Bukhari 4563

[3] Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 2344

Fonte: My Islam – Al Wakil

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *