Al Qawiyy (القوى) O Mais Forte

Al Qawiyy (القوى) O Mais Forte
Compartilhe

Significado de Al Qawiyy

O Mais Forte, o Poder Perfeito, Aquele que tem uma força inesgotável.

Allah ٱلْقَوِيُّ é Al-Qawiyy (em árabe: ٱلْقَوِيُّ), ou seja, aquele que comanda todo o poder e cuja força é incomparável a todo o resto. A Sua força é verdadeiramente ilimitada e inesgotável. A força do homem não se compara à de Allah, o Todo-Poderoso.

Raiz árabe

Da raiz qaf-waw-ya (ق و ي), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser forte, vigoroso, potente, ser robusto, resistente, robusto, ter força ou poder suficiente, prevalecer sobre.

O nome Al-Qawiyy (por vezes escrito como Al-Qawi) é mencionado um total de nove vezes no Alcorão. Refere-se ao atributo de Allah de ser forte. Aquele que tem o poder perfeito. Ele é eterno; a morte não é algo que O toque. Da Ayatul Kursi, “Não O tomam nem sonolência nem sono” (Alcorão, 2:255) Nenhuma fraqueza ou deficiência O atinge. A Sua força é inesgotável e supera tudo.

Ele é o mais forte. Ser forte é um conceito mais amplo do que ter poder ou alguma manifestação de força física. De certa forma, descreve Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como uma entidade perfeita. Ele não sofre de qualquer fraqueza, quer se trate da Sua visão, audição, julgamento ou conhecimento. Ele pode providenciar o que quer que seja para quem quer que seja. No que diz respeito à Sua vida, esta é absolutamente eterna. Ele é forte em todos os aspectos – não há exceções.

Por causa da Sua força perfeita, confiamos n’Ele apenas para o nosso sucesso. Se tivéssemos de escolher entre dois líderes, provavelmente escolheríamos aquele cujo poder fosse inigualável (partindo do princípio de que não são moralmente corruptos).

Do mesmo modo, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ tem uma capacidade ilimitada e possui um discernimento superior. Ele é o único que pode proporcionar o conforto e a proteção que procuramos. Por esta razão, este nome é frequentemente mencionado em pares com Al-Aziz (O Poderoso) ou Al-Matin (O Firme). O Imam Al-Ghazali observou: “A força indica o poder perfeito, enquanto a firmeza indica a intensificação da força.” O decreto de Allah é inamovível. O que quer que Ele queira, acontecerá e nada O pode impedir.

قَالَتۡ إِحۡدَىٰهُمَا يَـٰٓأَبَتِ ٱسۡتَـٔۡجِرۡهُۖ إِنَّ خَيۡرَ مَنِ ٱسۡتَـٔۡجَرۡتَ ٱلۡقَوِيُّ ٱلۡأَمِينُ

Qaalat ihdaahumaa yaaa abatis taajirhu inna khaira manistaajartal qawiyyul ameen

“Uma das duas disse: “Ó meu pai! Emprega-o. Por certo, o melhor dos que empregares é o forte, o leal.” – (Alcorão 28:26)

مَا قَدَرُواْ ٱللَّهَ حَقَّ قَدۡرِهِۦٓۚ إِنَّ ٱللَّهَ لَقَوِيٌّ عَزِيزٌ

Maa qadrul laaha haqqa qadrih; innal laaha la Qawiyyun ‘Azeez

“Eles não estimam a Allah como se deve estimar a Ele. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso.” – (Alcorão 22:74)

ٱللَّهُ لَطِيفُۢ بِعِبَادِهِۦ يَرۡزُقُ مَن يَشَآءُۖ وَهُوَ ٱلۡقَوِيُّ ٱلۡعَزِيزُ

Allahu lateefum bi’ibaadihee yarzuqu mai yashaaa’u wa Huwal Qawiyyul ‘Azeez (Secção 2)

“Allah é Sutil para com Seus servos. Ele dá sustento a quem quer. E Ele é O Forte, O Todo-Poderoso.” – (Alcorão 42:19)

Reflexão

Ele tem uma capacidade ilimitada e deve ser temido no sentido em que, se Ele decidisse ir contra, qualquer um ficaria indefeso. No Alcorão, “Se Allah vos socorre, não tereis sobre vós vencedor algum. E se Ele vos desampara, quem após Ele vos socorrerá? E que em Allah, então, confiem os crentes!” (Alcorão 3:160)

Nada é capaz de se manter por si só. Há uma consequência quando exercemos ou usamos qualquer força ou poder. No sentido físico, por exemplo, ao levantarmos pesos, ficamos cansados e precisamos de descansar. Há um limite para o que somos capazes de fazer. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não se cansa. Ele criou todo o universo com facilidade e pode fazê-lo muitas vezes. A nossa existência, momento a momento, deve-se ao fato de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ a manter até à hora marcada. Não há nada que tenha independência ou força senão Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Súplica do Profeta Muhammad ﷺ

Foi narrado que Abu Mussa disse: “O Profeta ﷺ ouviu-me dizer: ‘La hawla wa la quwwata illa billah (não há poder nem força senão com Allah).’ Ele disse: “Ó ‘Abdullah bin Qais! Não quer que te fale de uma palavra que é um dos tesouros do Paraíso? Respondi: “Sim, ó Mensageiro de Allah. Ele disse: ‘Dize: La hawla wa la quwwata illa billah (Não há poder nem força senão com Allah).'” [1]

Daqui deriva a humildade de compreender que qualquer força ou capacidade que possuamos, provém de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Devemos obter poder e confiança da nossa crença em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. É como quando Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ordenou a Moisés (as), com a Sua mensagem: “Vai a Faraó. Por certo, ele cometeu transgressão.” (Alcorão, 20:24) Você consegue imaginar criticar qualquer rei, quanto mais o tirano rei do Egito, e dizer-lhe que ele transgrediu? É bastante paradoxal; o nosso medo de Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ deveria ser uma fonte de coragem e força nesta vida para fazer o que é correto. Para nos erguermos perante a injustiça e tentarmos ajudar os oprimidos. O crente forte é aquele que acredita no mais forte, Al-Qawiyy.

لَقَدۡ أَرۡسَلۡنَا رُسُلَنَا بِٱلۡبَيِّنَٰتِ وَأَنزَلۡنَا مَعَهُمُ ٱلۡكِتَٰبَ وَٱلۡمِيزَانَ لِيَقُومَ ٱلنَّاسُ بِٱلۡقِسۡطِۖ وَأَنزَلۡنَا ٱلۡحَدِيدَ فِيهِ بَأۡسٞ شَدِيدٞ وَمَنَٰفِعُ لِلنَّاسِ وَلِيَعۡلَمَ ٱللَّهُ مَن يَنصُرُهُۥوَرُسُلَهُۥ بِٱلۡغَيۡبِۚ إِنَّ ٱللَّهَ قَوِيٌّ عَزِيزٞ

Laqad arsalnaa Rusulanaa bilbaiyinaati wa anzalnaa ma’ahumul Kitaaba wal Meezaana liyaqooman naasu bilqist, wa anzalnal hadeeda feehi baasun shadeedunw wa manaafi’u linnaasi wa liya’lamal laahu many yansuruhoo wa Rusulahoo bilghaib; innal laaha Qawiyyun Azeez

“Com efeito, enviamos Nossos Mensageiros com as evidências, e por eles, fizemos descer o Livro e a balança para que os homens observem a eqüidade. E criamos o ferro; nele, há veemente força e benefícios para os humanos. E isso, para que Allah saiba quem O socorre a Ele, ainda que Invisível e a Seus Mensageiros. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso.” – (Alcorão 57:25)

وَرَدَّ ٱللَّهُ ٱلَّذِينَ كَفَرُواْ بِغَيۡظِهِمۡ لَمۡ يَنَالُواْ خَيۡرٗاۚ وَكَفَى ٱللَّهُ ٱلۡمُؤۡمِنِينَ ٱلۡقِتَالَۚ وَكَانَ ٱللَّهُ قَوِيًّا عَزِيزٗا

Wa raddal laahul lazeena kafaroo bighaizihim lam yanaaloo khairaa; wa kafal laahul mu’mineenal qitaal; wa kaanal laahu Qawiyyan ‘Azeezaa

“E Allah fez voltar os que renegam a Fé, com seu rancor: eles não alcançaram bem algum. E Allah resguardou os crentes do combate. E Allah é Forte, Todo-Poderoso.” – (Alcorão 33:25)

Hadith sobre o que torna um crente forte

Foi narrado que Abu Hurairah disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: ‘O crente forte é melhor e mais amado por Allah do que o crente fraco, embora ambos sejam bons. Esforça-te por aquilo que te beneficiará, procura a ajuda de Allah e não te sintas desamparado. Se algo te acontecer, não digas: “Se ao menos eu tivesse feito isso e aquilo”, mas sim: “Qaddara Allahu wa ma sha’a fa’ala (Allah decretou, e o que Ele quer, Ele faz).” Porque (dizer) ‘Se’ abre (a porta) para as ações de Satanás.'” [2]

Referências:

[1] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 3824

[2] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 79

Fonte: My Islam – Al Qawiyy

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *