Al Wajid (الواجد) O que Encontra; O que Percebe; O Infalível

Al Wajid (الواجد) O que Encontra; O que Percebe; O Infalível
Compartilhe

Significado de Al-Wajid

O engenhoso; O Infalível, O Descobridor.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wajid (em árabe: ٱلْوَاجِدُ), aquele que não precisa ou não sente falta de nada. Ele é o mais cheio de recursos e encontra tudo o que deseja.

Raiz Árabe

Da raiz waw-jim-dal (و ج د), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: encontrar, descobrir, alcançar o que foi procurado, tomar consciência de algo, perceber, experimentar, ganhar ou possuir riqueza, propriedade, recursos, ser rico, ter abundância, não ter necessidades.

Entre os nomes em discussão

Para suas anotações, este está entre os nomes discutidos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Não há versículo no Alcorão onde este nome seja mencionado. No entanto, como um atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é aceito e válido.

Dois significados de Al-Wajid

Este nome tem dois significados associados, mas eles estão conectados. Primeiro, wajid (واجد) é uma palavra árabe que significa “encontrar”. Então, naturalmente, a versão enfática de Al-Wajid como um atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ significa “O Descobridor”. Isto fala da ideia da desenvoltura de Allah na qual não há deficiência.

Ele não está incapacitado de forma alguma daquilo para o qual dirige Sua atenção. A ideia é que tudo o que Ele procura, Ele encontrará. Semelhante a kun fa-yakunu, “Seja, e é.” (36:82). A Ele não falta nada e é absolutamente engenhoso. Isto leva ao segundo significado do nome, que é o realizador. Aquele que realiza (ou seja, no sentido de ganhar algo), mas também aquele que conhece a verdade em todas as coisas.

O nome Al-Wajid não aparece explicitamente no Alcorão, mas muitos versículos descrevem esta qualidade ou atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

وَوَجَدَكَ ضَآلّٗا فَهَدَىٰ
وَوَجَدَكَ عَآئِلٗا فَأَغۡنَىٰ

Wa wa jadaka daal lan fahada, Wa wa jadaka ‘aa-ilan fa aghnaa

“E não te encontrou descaminhado e te guiou? E Ele não te achou infortunado e te tornou autossuficiente (te enriqueceu)?” – (Alcorão 93:7-8)

أَيۡنَمَا تَكُونُواْ يُدۡرِككُّمُ ٱلۡمَوۡتُ وَلَوۡ كُنتُمۡ فِي بُرُوجٖ مُّشَيَّدَةٖۗ وَإِن تُصِبۡهُمۡ حَسَنَةٞ يَقُولُواْ هَٰذِهِۦ مِنۡ عِندِ ٱللَّهِۖ وَإِن تُصِبۡهُمۡ سَيِّئَةٞ يَقُولُواْ هَٰذِهِۦ مِنۡ عِندِكَۚ قُلۡ كُلّٞ مِّنۡ عِندِ ٱللَّهِۖ فَمَالِ هَـٰٓؤُلَآءِ ٱلۡقَوۡمِ لَا يَكَادُونَ يَفۡقَهُونَ حَدِيثٗا

Ayna maa takoonoo yudrikkumul mawtu wa lei kuntum taxa buroojim mushai yadah; wa in tusibhum hasanatuny yaqooloo haazihee min indil laahi wa in tusibhum saiyi’atuny yaqooloo haazihee min ‘indik; qul kullum min ‘indillaahi famaa lihaaa ‘ulaaa’il qawmi laa yakaadoona yafqahoona hadeesaa

“Onde quer que estejais, a morte atingir-vos-á, ainda que estejais em elevadas torres. E se algo de bom os alcança, dizem: “Isso é da parte de Allah”; e, se algo de mau os alcança, dizem: “Isso é de ti.” Dize: “Tudo é de Allah.” Mas por que razão este povo quase não entende conversação alguma? ” – (Alcorão 4:78)

وَٱلَّذِينَ كَفَرُوٓاْ أَعۡمَٰلُهُمۡ كَسَرَابِۭ بِقِيعَةٖ يَحۡسَبُهُ ٱلظ َّمۡـَٔانُ مَآءً حَتَّىٰٓ إِذَا جَآءَهُۥ لَمۡ يَجِدۡهُ شَيۡـٔٗا وَوَجَدَ ٱللَّهَ عِندَهُۥ فَوَفَّىٰهُ حِسَابَهُۥۗ وَٱللَّهُ سَرِيعُ ٱلۡحِسَابِ

Wallazeena kafarooo a’maaluhum kasaraabim biqee’atiny yahsabuhuz zamaanu maaa’an hattaaa izaa jaaa’ahoo lam yajid hu shai’anw wa wajadal laaha ‘indahoo fa waffaahu hisaabah; wallaahu saree’ul hisaab

“E os que renegam a Fé, suas obras são como miragem em uma planície, a qual o sedento supõe água, até que, quando chega a ela, nada encontra. E, encontra a Allah junto dela; então, Ele compensá-lo-á com ajuste de contas. E Allah é Destro no ajuste de contas.” – (Alcorão 24:39)

Reflexão

O crente se beneficia ao compreender que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wajid. Percebemos ainda que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está livre de todos os desejos e necessidades. Não de forma reclusa, mas completamente altruísta e de mão aberta para quem O busca e pede Sua ajuda. Ele está pleno em todos os sentidos da palavra; não devemos temer voltar-nos para Ele e pedir tudo o que é bom para nós.

Encontre suficiência em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pois, é Ele o que buscamos em todos os assuntos. Isto é diferente da condição que se desenvolve ao lidar com pessoas que exigem reciprocidade (ou seja, favores em troca). Somos incapazes de dar tão livremente quanto Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ porque somos limitados, temos recursos finitos (tanto em tempo como em dinheiro) e, ao dar, esgotamos algumas dessas reservas. Podemos tentar nos tornar mais engenhosos, mas isso sempre será relativo. Nunca poderemos ser absolutamente cheios de recursos.

Como podemos nos tornar mais engenhosos? Nem sempre se trata de ter mais para dar mais – embora esse seja um aspecto do que significa ser engenhoso. A desenvoltura pode significar tentar realizar mais em menos tempo, ser inovador ou encontrar soluções criativas, porém simples, para problemas negligenciados.

Também pode significar gastar de forma inteligente de suas reservas para não ser um desperdício. Se você encontrasse uma maneira de comprar uma TV de R$ 1.000 por R$ 100, ficaria muito feliz por ser tão engenhoso. Mas o preço é apenas um aspecto da compra; a TV pode custar muito de outras maneiras, como perda de tempo.

Muitas vezes, essa é uma parte muito cara da equação que está faltando. Se você gasta 10 horas por semana, são 40 horas por mês ou um total combinado de 480 horas por ano! Imagine se você reduzisse esse tempo de visualização pela metade ou um terço. Você pode medir para ver se a qualidade de sua vida, humor e felicidade aumentam ou diminuem.

Faça a si mesmo perguntas abertas e seja curioso: “como esse tempo poderia ser melhor aproveitado e que impacto isso teria na minha vida e nas pessoas ao meu redor?” É uma questão que vale a pena explorar e a resposta de cada pessoa será diferente.

Às vezes, ser engenhoso pode significar simplesmente eliminar o excesso e precisar de menos. Imam Zarruq, em seu livro O objetivo mais elevado na elucidação dos mais belos nomes de Allah, diz: “Fortificar o coração: isso é concedido àquele que o recita sobre cada porção de sua comida, e Allah sabe o que é melhor.”

Fonte: My Islam – Al wajid

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *