Al Majid (المجيد) O Glorioso

Al Majid (المجيد) O Glorioso
Compartilhe

Significado de Al Majid

O Mais Glorioso, O Mais Honorável.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Majid (em árabe: ٱلْمَجِيدُ), que significa aquele que é o mais glorioso, honrado, digno, nobre e generoso. É outro nome que abrange vários atributos. Ele é o único que merece todo louvor e honra porque é todo glorioso.

Raiz árabe

Da raiz mim-jim-dal (م ج د), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser glorioso, digno, majestoso, nobre, honrado, ser louvado, exaltado, sublime, generoso e/ou extremamente generoso.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Majid, que significa O Todo-Glorioso. Sua excelência é incomparável, pois não se assemelha a nada mais. Ela é única e exclusiva. Ser todo-glorioso não é um único atributo autônomo, mas a qualidade da perfeição de vários atributos juntos (semelhante ao que discutimos no nome Al-Jalil – O Majestoso) – clique aqui para ler sobre este nome.

O Imam Al-Ghazali escreve: “Al-Majid, o Todo-Glorioso, é aquele que é nobre em essência, belo em ações e generoso em presentes e favores”. No livro de Ahmad Zarruq, The Loftiest Goal in Elucidating Allah’s Most Beautiful Names, ele escreve: “Al-Majīd vem de al-majd, ou seja, o limite mais elevado da nobreza que não permite nenhuma adição além do que já possui, uma vez que é completo em si mesmo e manifesto externamente”.

No Alcorão, refere-se a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como Al-Majid uma vez, e é maravilhosamente combinado com o nome Al-Hamid (“O Louvável”). Afinal de contas, aquele que é digno de louvor deve ser aquele cuja essência é a excelência e a nobreza.

قَالُوٓاْ أَتَعۡجَبِينَ مِنۡ أَمۡرِ ٱللَّهِۖ رَحۡمَتُ ٱللَّهِ وَبَرَكَٰتُهُۥ عَلَيۡكُمۡ أَهۡلَ ٱلۡبَيۡتِۚ إِنَّهُۥ حَمِيدٞ مَّجِيدٞ

Qaalooo ata’jabeena min amril laahi rahmatul laahi wa barakaatuhoo alaikum Ahlal Bayt; innahoo Hameedun Majeed

“Disseram: “Admiras-te da ordem de Allah? Que a misericórdia de Allah e Suas bênçãos sejam sobre vós, ó família da casa de Abraão! Por certo, Ele é Louvável, Glorioso” – (Alcorão 11:73)

ذُو ٱلۡعَرۡشِ ٱلۡمَجِيدُ

Zul Arshil Majeed

“Honorável Dono do Trono” – (Alcorão 85:15)

Agora, como a palavra Majid é usada para descrever tanto o Alcorão, quanto o trono como gloriosos, ele foi aperfeiçoado e deve ser visto com status e classificação elevados. O Alcorão é um livro glorioso, pois serve de orientação para toda a humanidade. Sobre Seu trono, é dito: “Seu Trono abrange os céus e a terra” (Alcorão 2:255)

قٓۚ وَٱلۡقُرۡءَانِ ٱلۡمَجِيدِ

Qaaaf; wal Qur aanil Majd

“Qaf. Pelo glorioso Alcorão…” – (Alcorão 50:1)

Da literatura do Hadith

Ibn Abi Laila relatou: Ka’b bin ‘Ujra me encontrou e disse: Não devo lhe oferecer um presente? (e acrescentou): O Mensageiro de Allah (ﷺ) veio até nós e dissemos: Aprendemos a invocar a paz sobre ti; (por favor, diga-nos) como devemos abençoar-te. Ele (o Profeta Sagrado) respondeu: Dize: “Ó Allah, abençoa Muhammad e sua família como abençoou a família de Ibrahim. Em verdade, Tu és (حَمِيدٌ – hamid) Louvável e (مَجِيدٌ – majid) Glorioso, Ó Allah.” [1]

Reflexão

O crente se beneficia em saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Majid de duas maneiras. A primeira é na adoração. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ detém toda a honra e glória, nosso sucesso é por meio de Allah. Busque Sua satisfação por meio da devoção sincera e honesta a Ele. Quando recitamos o durud Ibrahim em nosso salah, invocamos os nomes Al-Hamid e Al-Majid. Ele é o único digno de louvor por causa do nome Al-Majid, ou seja, a perfeição de todos os atributos.

اللَّهُمَّ صَلِّ عَلَى مُحَمَّدٍ وَعَلَى آلِ مُحَمَّدٍ كَمَا صَلَّيْتَ عَلَى إِبْرَاهِيمَ وَعَلَى آلِ إِبْرَاهِيمَ إِنَّكَ حَمِيدٌ مَجِيدٌ اللَّهُمَّ بَارِكْ عَلَى مُحَمَّدٍ وَعَلَى آلِ مُحَمَّدٍ كَمَابَارَكْتَ عَلَى إِبْرَاهِيمَ وَعَلَى آلِ إِبْرَاهِيمَ إِنَّكَ حَمِيدٌ مَجِيدٌ

Allahumma Salli ‘ala Muhammadin wa ‘ala aali Muhammadin, kama sallaita ‘ala Ibrahima wa ‘ala aali Ibrahima innaka Hamidum-Majeed. Allahumma barik ‘ala Muhammadin wa ‘ala aali Muhammadin kama barakta ‘ala Ibrahima wa ‘ala aali Ibrahima innaka Hameedum-Majeed. [2]

A segunda maneira pela qual um crente se beneficia ao aprender sobre Al-Majid é entender que devemos trabalhar no aperfeiçoamento de nossos atributos para elevar nossa posição e aumentar nossa essência. Ser um muçulmano completo significa trabalhar em nossa piedade, devoção a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, estudo, afeição, bondade, generosidade, etc. E evitar a hipocrisia, as falsidades e a arrogância.

Referências

[1] Sahih Muslim 406a

[2] Sahih al-Bukhari 3370

Fonte: My Islam – Al Majeed

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *