Al Wahhab (الوهاب) O Doador

Al Wahhab (الوهاب) O Doador
Compartilhe

Significado de Al Wahhab

Aquele que é abundantemente generoso em dar sem nunca calcular nada.

Allah é Al Wahhab (em árabe: ٱلْوَهَّابُ), que significa o Grande Doador cujas bênçãos são dadas livremente e perpetuamente. Ele dá sem propósito e não espera nada em troca. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é verdadeiramente o Doador mais generoso, Ele dá a quem merece e a quem não merece, a quem é bom e a quem é mau.


Raiz árabe

Da raiz waw-ha-ba (و ه ب), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: dar sem compensação, dar como presente, doar, oferecer como presente, conceder, ou dar livremente.

A dádiva de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ:

O nome Al-Wahhab é mencionado três vezes no Alcorão e vem de al-hibah, que é uma dádiva desprendida sem condições ou causa prévia. Este nome se refere à natureza de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, que é o Doador de tudo, o Agraciador de tudo ou o Doador perpétuo de dádivas.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ama intimamente a Sua criação e dá a ela sem pagamento ou interesse. Na Sura Ibrahim, versículo 34: “E concedeu-vos de tudo que Lhe pedistes. E, se contais as graças de Allah, não podereis enumerá- las. Por certo, o ser humano é injusto, ingrato.”

Reflita um pouco, olhe à sua volta, observe a complexidade do seu corpo. Não podemos mostrar apreço suficiente a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ por todas as Suas bênçãos. A dádiva da vida, a forma como cada célula está em guerra todos os dias, afastando os vírus e as bactérias que a querem destruir. No entanto, aqui estás tu. A cada momento estamos a viver e é porque Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ escreveu tudo para ser assim. Ele nos sustenta em cada momento e nós estamos quase inconscientes, sem saber de nada.

أَمۡ عِندَهُمۡ خَزَآئِنُ رَحۡمَةِ رَبِّكَ ٱلۡعَزِيزِ ٱلۡوَهَّابِ

Am’indahum khazaaa inu rahmati Rabbikal Azeezil Wahhab

Tradução:

“Ou têm eles os cofres da misericórdia de teu Senhor, O Todo-Poderoso, O Dadivoso?” – (Alcorão 38:9)

A combinação com o nome Al-Wahhab

Quando os nomes de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ são combinados, transmitem frequentemente uma mensagem mais importante. Neste caso, o nome Al-Aziz (O Exaltado / O Poderoso) se une com Al-Wahhab. Isto indica a pureza da dádiva.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o Todo-Poderoso, não precisa de nada, por isso, quando dá, dá de graça. Não há segundas intenções, não se procura cair nas graças de alguém. Ao contrário dos humanos, compreendemos que existe um contrato social tácito para retribuir a dádiva. Se alguém nos convida para o seu casamento, sentimo-nos quase compelidos ou obrigados a convidá-lo para o nosso. Allah é maior. Ele dá e dá sem limites.

A conjugação destes dois nomes mostra também que nada se pode opor à Sua dádiva. Vivemos num mundo em que a política, a liderança e a logística se interpõem, impedindo as pessoas de bem de se ajudarem umas às outras. Os países mais ricos do mundo ainda têm uma parte da população a sofrer com a pobreza e fome, e não é por falta de recursos. Mesmo que quisessem ajudar, não poderiam. A generosidade de Allah não tem limites e ninguém O pode impedir de dar a quem quer que seja.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não precisa de nada dos Seus servos. Sabemos que as Suas dádivas são apenas fruto da Sua generosidade e bondade. Servem para recordar o Seu amor por toda a Sua criação. Ele até dá àqueles que não merecem; talvez se apercebam que o seu Senhor os está a agraciar com muitas bênçãos e que regressem a Ele. Isto seria uma dádiva dentro de uma dádiva – Ele dá para que O possamos conhecer, levando-nos a procurar a Sua aprovação e misericórdia.

Súplica profética com este nome

Se desejar invocar este belo nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ podemos aprender a du’a que o Profeta Suleiman (as) recitou pedindo perdão e riqueza.

قَالَ رَبِّ ٱغۡفِرۡ لِي وَهَبۡ لِي مُلۡكٗا لَّا يَنۢبَغِي لِأَحَدٖ مِّنۢ بَعۡدِيٓۖ إِنَّكَ أَنتَ ٱلۡوَهَّابُ

Qaala Rabbigh fir lee wa hab lee mulkal laa yambaghee li ahadin min ba’dee innaka Antal Wahhaab

Tradução:

“Ele disse: ‘Senhor meu! Perdoa-me e dadiva-me com uma soberania, que a ninguém, depois de mim, seja concebível ter. Por certo, Tu, Tu és O Dadivoso.'” – (Alcorão 38:35)

Reflexão

Este nome deve também nos fazer compreender que o nosso sucesso só pode ser alcançado através de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Seja qual for o bem que faças, quem inspirou esse impulso dentro de ti? Quem regista e recompensa o bem que se faz? É tudo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele não é obrigado de forma alguma e faz tudo o que quer. Mas ao aprendermos os nomes divinos de Allah, conhecemos a Sua justiça, generosidade e abundância, bem como o Seu cuidado, amor e perdão. Tudo isto são dádivas de Al-Wahhab.

Após uma reflexão mais aprofundada sobre este nome, podemos também compreender que quaisquer aptidões/qualidades inerentes que tenhamos são também uma dádiva de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Não deixe que o seu nafs (ou seja, o ego) se intrometa e assuma o controle do seu coração.

Fazemos isso, em parte, permanecendo gratos a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ porque não fizemos nada para merecer as Suas dádivas. Ele simplesmente dá, ponto final. Sem perguntas, sem “por favor, assine aqui na linha pontilhada”. Depois, nos deixa a opção de tomarmos aquilo como garantia ou de ficarmos gratos. Cabe a nós ver a Sua bondade e a Sua misericórdia.

Uqba (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou: Ofereci a oração do Asr atrás do Profeta (ﷺ) em Madinah. Quando ele terminou a oração com Taslim, levantou-se apressadamente e saiu, atravessando as filas de pessoas, para uma das habitações das suas esposas.

As pessoas assustaram-se com a sua velocidade. O Profeta (ﷺ) regressou e encontrou as pessoas surpreendidas com a sua pressa e disse: “Lembrei-me de uma peça de ouro que jazia em minha casa e não queria que desviasse a minha atenção da adoração a Allah, por isso ordenei que fosse distribuída (em caridade).” [Sahih Bukhari, 851].

A dádiva em ti

Imaginemos que você tenha oferecido um presente a um amigo e percebe que ele não gostou, não foi utilizado ou teve o efeito contrário ao que pretendia – como você se sentiria? A verdade é que dói. Imagine que um doador de rim vê o seu amigo voltar a ser alcoólatra. Seria uma grande bofetada na cara.

Da mesma forma, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ concedeu a certas pessoas dons que são abusados. Temos pessoas conhecedoras, mas elas usam o seu conhecimento para manipular e enganar os outros. No ato de omissão, Allah nos deu a capacidade de alcançar grandes feitos, mas não vivemos à altura do nosso potencial. Em vez disso, ficamos presos e perdemos tempo a jogar jogos sem sentido. Temos de fazer o nosso melhor para usar os dons que Allah nos deu de uma forma que não insulte quem nos deu. Devemos usar os nossos dons para espalhar o bem, para tentar elevar e beneficiar os outros.

Tal como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ dá presentes por amor, devemos aprender a fazer o mesmo. “Aishah narrou: ‘O Profeta aceitava presentes e dava algo em troca.'” [Sahih (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi, 1953]

Abu Huraira relatou que o Profeta ﷺ disse: “Presenteai-vos e amareis uns aos outros.” [Hasan (Al-Albani) Al-Adab Al-Mufrad, 594]. E apenas como um lembrete, nenhum presente é muito pequeno. Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Ó mulheres muçulmanas! Nenhuma de vós deve considerar insignificante (um presente) para dar ao seu vizinho, mesmo que seja os trotéis de uma ovelha.” [Riyad as-Salihin, 306]

Fonte: My Islam – Al Wahhab

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *