Al Qahhar (القهار) O Dominador

Al Qahhar (القهار) O Dominador
Compartilhe

Significado de Al Qahhar

O Dominador, O Irresistível, O Subjugador

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Qahhar (em árabe: ٱلْقَهَّارُ), que significa aquele que prevalece sobre toda a criação. O universo funciona de acordo com as leis estabelecidas por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele é dominante, o Mestre de tudo, e é Vitorioso sobre toda a oposição. Ele tem o Poder perfeito e não é incapaz de nada.


Raiz árabe

Da raiz qaf-ha-ra (ق ه ر), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: vencer, conquistar para dominar, prevalecer para subjugar, subjugar, dominar os próprios desejos.

Os nomes Al-Qahhar e Al-Qahir

Existem dois nomes, Al-Qahir e Al-Qahhar. O nome Al-Qahir é a forma básica que significa “o irresistível”. Por outro lado, Al-Qahhar é mais enfático, aquele que é todo-poderoso, todo-prevalecente. Al-Qahir é mencionado duas vezes no Alcorão, na Surah al-An’am, versículo 18 e versículo 61, enquanto Al-Qahhar é utilizado de forma mais intensa, sendo mencionado num total de 6 vezes.

Este nome informa-nos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ tem uma força inigualável. Ele tem soberania absoluta sobre toda a Sua criação. Ele é O dominador. Quem quer que seja um inimigo ou desafie Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não tem qualquer chance. Ele pode humilhá-los com facilidade. As coisas se medem na escala da eternidade, por isso, se uma pessoa se opõe a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ perderá inevitavelmente. Não há um único ser da criação que não esteja sujeita à vontade de Allah ou que possa escapar-lhe.

A combinação de Al-Qahhar com Al-Wahid

No Alcorão, este nome também está sempre associado ao nome Al-Wahid, que significa “O Único”. Um rei neste mundo pode ser poderoso, mas não é por possuir um poder intrínseco. Muitas vezes, este poder advém da adesão dos cidadãos do Estado ou da existência de um grande exército. Se estes se virassem contra ele, não possuiria qualquer poder. Por isso, esta combinação de nomes mostra a diferença: Ele é um com domínio completo sobre tudo. Vemos novamente como a abordagem holística de estudar os nomes em seus pares traz luz a um novo significado que, de outra forma, poderíamos ter perdido.

قُلۡ إِنَّمَآ أَنَا۠ مُنذِرٞۖ وَمَا مِنۡ إِلَٰهٍ إِلَّا ٱللَّهُ ٱلۡوَٰحِدُ ٱلۡقَهَّارُ

Qul innamaaa ana munzirunw wa maa min laahin illal laahul Waahidul Qahhaar

Tradução:

“Dize, [ó Muhammad], ‘Eu sou apenas um admoestador, e não há nenhuma divindade além de Allah, o Único, o Prevalecente.'” – (Alcorão 38:65)

يَٰصَٰحِبَيِ ٱلسِّجۡنِ ءَأَرۡبَابٞ مُّتَفَرِّقُونَ خَيۡرٌ أَمِ ٱللَّهُ ٱلۡوَٰحِدُ ٱلۡقَهَّارُ

Yaa saahibayis sijni ‘a-arbaabum mutafarriqoona khayrun amil laahul waahidul qahhaar

Tradução:

“Ó meus dois companheiros de prisão! Que é melhor: divindades dispersas ou Allah, O Único, O Dominador?” – (Alcorão 12:39)

قُلۡ مَن رَّبُّ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِ قُلِ ٱللَّهُۚ قُلۡ أَفَٱتَّخَذۡتُم مِّن دُونِهِۦٓ أَوۡلِيَآءَ لَا يَمۡلِكُونَ لِأَنفُسِهِمۡ نَفۡعٗا وَلَا ضَرّٗاۚ قُلۡ هَلۡ يَسۡتَوِي ٱلۡأَعۡمَىٰ وَٱلۡبَصِيرُ أَمۡ هَلۡتَسۡتَوِي ٱلظُّلُمَٰتُ وَٱلنُّورُۗ أَمۡ جَعَلُواْ لِلَّهِ شُرَكَآءَ خَلَقُواْ كَخَلۡقِهِۦ فَتَشَٰبَهَ ٱلۡخَلۡقُ عَلَيۡهِمۡۚ قُلِ ٱللَّهُ خَٰلِقُ كُلِّ شَيۡءٖ وَهُوَ ٱلۡوَٰحِدُ ٱلۡقَهَّـٰرُ

Qul mar Rabbus samaawaati wal ard; qulillaah; qul afattakhaztum min dooniheee awliyaaa’a laa yamlikoona li anfusihim naf’anw wa laa darraa; qul hal yastawil a’maa wal baseeru am hal tastawiz zulumaatu wannoor; am ja’aloo lillaahi shurakaaa’a khalaqoo kakhalqihee fatashaa bahal khalqu ‘alaihim; qulil laahu Khaaliqu kulli shai’inw wa Huwal Waahidul Qahhar

Tradução:

Dize, Muhammad: “Quem é o Senhor dos céus e da terra?” Dize: “Allah”. Dize: “Então, tomais, além dEle, protetores que não possuem para si mesmos, benefício nem prejuízo?” Dize: “Igualam-se o cego e o vidente? Ou igualam-se as trevas e a luz? Ou fazem a Allah parceiros, que hajam criado algo como Sua criação, então, assemelha-se-lhes a criação?” Dize: “Allah é O Criador de todas as cousas. E Ele é O Único, O Dominador.” – (Alcorão 13:16)

يَوۡمَ تُبَدَّلُ ٱلۡأَرۡضُ غَيۡرَ ٱلۡأَرۡضِ وَٱلسَّمَٰوَٰتُۖ وَبَرَزُواْ لِلَّهِ ٱلۡوَٰحِدِ ٱلۡقَهَّارِ

Yawma tubaddalul ardu ghairal ardi wassamaawaatu wa barazoo lillaahil Waahidil Qahhaar

Tradução:

“Um dia, a terra será trocada por outra terra, e, também, os céus. E expor-se-ão eles a Allah, O Único, O Dominador.” – (Alcorão 14:48)

لَّوۡ أَرَادَ ٱللَّهُ أَن يَتَّخِذَ وَلَدٗا لَّٱصۡطَفَىٰ مِمَّا يَخۡلُقُ مَا يَشَآءُۚ سُبۡحَٰنَهُۥۖ هُوَ ٱللَّهُ ٱلۡوَٰحِدُ ٱلۡقَهَّارُ

Lei araadal laahu aiyattakhiza waladal lastafaa mimmaa yakhluqu maa yashaaa’; Subhaanahoo Huwal laahul Waahidul Qahhaar

Tradução:

“Se Allah desejasse tomar para Si um filho, Ele escolheria o que quisesse, dentre quanto cria. Glorificado seja Ele! Ele é Allah, O Único, O Dominador.” – (Alcorão 39:4)

يَوۡمَ هُم بَٰرِزُونَۖ لَا يَخۡفَىٰ عَلَى ٱللَّهِ مِنۡهُمۡ شَيۡءٞۚ لِّمَنِ ٱلۡمُلۡكُ ٱلۡيَوۡمَۖ لِلَّهِ ٱلۡوَٰحِدِ ٱلۡقَهَّارِ

Yawma hum baarizoona laa yakhfaa alal laahi minhum shai; limanil mulkul Yawma lillaahil Waahidil Qahaar

Tradução:

“Um dia, em que eles ficarão expostos. Não se esconderá de Allah cousa alguma deles. De quem é a soberania, hoje? De Allah, O Único, O Dominador!” – (Alcorão 40:16)

Reflexão

Ao utilizar este belo nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ na sua súplica, pode ter a certeza de que o mais poderoso está com você. Se Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ estiver com você, tal como esteve com o Profeta Mussa (as) quando enfrentou Firawn, ou quando o Profeta Muhammad ﷺ estava a ser perseguido pelo povo de Makkah, ou quando o Profeta Dawud (as) lutou e ganhou a batalha contra Jalut, então nada poderá te dominar. “Se Allah vos socorre, não tereis sobre vós vencedor algum…” (Alcorão, 3:160)

Duaa’ com este nome

لا إِلـهَ إِلاّ اللهُ الـواحِدُ القَهّـار رَبُّ السَّـمواتِ وَالأرْضِ وَما بَيْـنَهـما العَزيـزُ الغَـفّار

La ilaha illallah al-Wahidul-Qahhar, Rabbus-samawati wa ‘l-ardi wa ma baynahuma al-`Azīzul-Ghaffar.

Tradução:

“Não há ninguém digno de adoração senão Allah, o Único, o Vitorioso, Senhor dos céus e da terra e de tudo o que existe entre eles, o Todo-Poderoso, o Indulgente.” [Hisn al-Muslim 112]

Fonte: My Islam – Al Qahhar

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *