Ar Razzaq (الرزاق) O Provedor

Ar Razzaq (الرزاق) O Provedor
Compartilhe

Significado de Ar Razzaq

O Provedor, O Sustentador. Aquele que cria o sustento para todas as Suas criações.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Ar-Razzaq (em árabe: ٱلْرَّزَّاقُ) O Provedor, O Sustentador de todas as Suas criaturas. Ele é Aquele que cria todos os meios de alimentação e lhes dá o seu sustento. Ele é o provedor do crescimento de todas as coisas boas para o corpo, a alma e a mente.


Raíz árabe

A partir da raiz ra-zay-qaf (ر ز ق), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: receber algo benéfico, especialmente como um presente para ser fornecido com as necessidades da vida, receber uma porção, parte ou lote, receber um meio de subsistência.

A diferença entre Ar-Razzaq e Al-Wahhab

É frequente a confusão entre os nomes Al-Wahhab (O Doador) e Ar-Razzaq (O Provedor). Al-Wahhab tem a mesma raiz que o nome Hiba, que significa dádiva. Assim, Al-Wahhab refere-se ao atributo de Allah por ser o Doador perpétuo de dádivas. Não tem limites e não requer qualquer ação por parte do receptor.

Agora, rizq tem múltiplos significados; o primeiro é de sustento geral. Refere-se a qualquer riqueza física ou material. É o que foi atribuído pelo criador para si. No entanto, ao contrário de uma dádiva, é necessário fazer um esforço para recebê-la. Isto engloba a definição externa de rizq.

O rizq pode também aplicar-se ao sustento interior – um sustento que beneficia a alma, o coração (sustento emocional), a fé e a saúde. Quando contamos com as bênçãos de Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ, procuramos o rizq que purificará a alma, nos guiará e aumentará o nossoimaan, pois é mais nobre. O sustento interior é eterno, ao passo que a provisão material, embora necessária, é apenas temporária.

Uma lição do Profeta Ibrahim عليه السلام

No Alcorão, Surah Ash-Shu’ara, o Profeta Ibrahim (as) se dirige aos politeístas, apresentando as razões pelas quais Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ deve ser o Único digno de adoração. Ele argumenta que foi Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ, “Quem me criou; e é Ele Quem me guia; e Quem me alimenta e me dá de beber; e, quando adoeço, é Ele Quem me cura; e Quem me dará a morte, em seguida, me dará a vida.” (Alcorão 26:78-81).

O que é interessante notar aqui é a ordem das coisas mencionadas. O Profeta Ibrahim (as) começa por mostrar apreço pela sua existência e por estar entre os que Allah guiou. Só depois passa para o rizq exterior das provisões mundanas, como a comida, a bebida e a saúde.

O Nome mencionado no Alcorão

Existem inúmeras ayat que se referem a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como sendo o Provedor. Por exemplo: “Allah é Quem vos criou; e deu-vos sustento; em seguida, dar-vos-á a morte; depois, dar-vos-á a vida. Há, de vossos ídolos, quem faça algo disso? Glorificado e Sublimado seja Ele, acima do que idolatram!” (Alcorão, 30:40)

E também: “Ó humanos! Lembrai-vos da graça de Allah para convosco. Há criador outro que Allah, que vos dê sustento do céu e da terra? Não existe deus senão Ele. Então, como dEIe vos distanciais?” (Alcorão 35:3) Mas como referência ao nome Ar-Razzaq há apenas um exemplo:

وَمَا خَلَقْتُ ٱلْجِنَّ وَٱلْإِنسَ إِلَّا لِيَعْبُدُونِ

مَآ أُرِيدُ مِنْهُم مِّن رِّزْقٍۢ وَمَآ أُرِيدُ أَن يُطْعِمُونِ

إِنَّ ٱللَّهَ هُوَ ٱلرَّزَّاقُ ذُو ٱلْقُوَّةِ ٱلْمَتِينُ

Wa maa khalaqtul jinna wal insa illaa liya’budoon Maaa ureedu minhum mir rizqinw wa maaa ureedu anyyut’imoon Innal laaha Huwar Razzaaqu Zul Quwwatil Mateen

Tradução:

“E não criei os jinns e os humanos senão para Me adorarem. Não desejo deles sustento algum, e não desejo que Me alimentem. Por certo, Allah é O Sustentador, O Possuidor da força, O Fortíssimo.” – (Alcorão 51:56-58)

A combinação de Ar-Razzaq e Al-Matin

A combinação aqui é com os dois nomes Ar-Razzaq e Al-Matin, o provedor perpétuo e o firme possuidor de força. Podemos sempre contar com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para a provisão, porque Ele é o Firme.

O que é que significa ser firme? Significa ser sólido, inabalável ou inquebrável. Podemos sempre confiar em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ devido à Sua força. Todas as outras fontes que afirmam ser fornecedores fortes não o são de fato. Os maiores países ou impérios ergueram-se e caíram, e as maiores empresas do passado estão agora falidas. Nada é eterno, exceto Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele é inabalável.

قُلْ مَن يَرْزُقُكُم مِّنَ ٱلسَّمَـٰوَٰتِ وَٱلْأَرْضِ ۖ قُلِ ٱللَّهُ ۖ وَإِنَّآ أَوْ إِيَّاكُمْ لَعَلَىٰ هُدًى أَوْ فِى ضَلَـٰلٍۢ مُّبِينٍۢ

Qul mai yarzuqukum minas samaawaati wal ardi qulil laahu wa innaaa aw iyyaakum la’alaa hudan aw fee dalaalim mubeen

Tradução:

“Dize: “Quem vos dá sustento dos céus e da terra?” Dize: “Allah! E, por certo, nós ou vós estamos na orientação ou em evidente descaminho.” – (Alcorão, 34:24)

O seu Rizq está decretado?

Foi narrado por Abdullah que registrou o Mensageiro de Allah ﷺ dizendo: “… então Allah envia um anjo e ordena que ele escreva quatro coisas, ou seja, sua provisão, sua idade e se ele será um dos miseráveis ou abençoados (na outra vida). Então, a alma lhe é insuflada.” [Sahih al-Bukhari 6594]

Se o teu rizq está decretado, por que fazer du’a? Esta pergunta é frequentemente feita, e é um ponto discutível.

O qadr de Allah (decreto divino) é conhecido apenas por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Não sabemos o que foi escrito e, como já foi referido, para receber rizq mundano é necessário um esforço genuíno. Simplesmente não sabemos; pode acontecer que, depois de ler isto, você faça du’a a pedir a Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ, e Ele aumente o que te foi destinado.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ já sabia, pois estava no seu qadr. Estava escrito, mas você não sabia. Por isso, procedemos como antes, praticando boas ações, fazendo du’a e dando o nosso melhor. O resto está com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

أَمَّنۡ هَٰذَا ٱلَّذِي يَرۡزُقُكُمۡ إِنۡ أَمۡسَكَ رِزۡقَهُۥۚ بَل لَّجُّواْ فِي عُتُوّٖ وَنُفُورٍ

Amman haazal lazee yarzuqukum in amsaka rizqah; bal lajjoo fee utuwwinw wa nufoor

Tradução:

“Ou quem é este que vos dará sustento, se Ele retém Seu sustento? Mas eles persistem em desobediência e em repulsa à Verdade.” – (Alcorão 67:21)

Reflexão

A um certo nível biológico, temos esta ansiedade iminente de não termos o suficiente. Temos medo de perder o emprego, de não conseguir pagar as contas ou de não ter o suficiente para comer. Vivemos com esta angústia e preocupação constantes.

A libertação pode vir do fato de sabermos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Ar-Razzaq. Ele é o melhor provedor para todos; não há uma única criatura que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não providencie seu sustento. Uma vez que Ele é o único que pode dar o sustento, devemos procurá-lO.

Compreender isto liberta a pessoa dos grilhões da influência de um patrão injusto, de um ditador ou de qualquer tipo de autoridade. As pessoas podem ser coagidas a comprometer a sua moral e a recorrer à bandidagem e ao roubo para garantir o seu sustento. Mas quem conhece Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como Ar-Razzaq evitará agir desta forma, pois sabe que a autoridade absoluta está com Allah, o Todo-Poderoso.

Warrad (o secretário de Al-Mughira bin Shu`ba – que Allah esteja satisfeito com ele) narrou: Uma vez Al-Mughira ditou-me numa carta dirigida a Muawiya, que o Profeta ﷺ costumava dizer depois de cada oração obrigatória,

La ilaha illa l-lahu wahdahu la sharika lahu, lahu l-mulku wa lahu l-hamdu, wa huwa `ala kulli shay’in qadir. Allahumma la mani`a lima a`taita, wa la mu`tiya lima mana`ta, wa la yanfa`u dhal-jaddi minka l-jadd.

[Não há divindade além de Allah, o Único, não há parceiros para Ele. A Ele pertencem o reino e os louvores, porque é Onipotente. Ó Allah! Ninguém pode reter o que Tu deste, ninguém pode dar o que Tu retiveste, e nenhum esforço de lutador pode ser útil contra Ti].” E Al-Hasan disse: “Al-jadd’ significa prosperidade.” [Sahih al-Bukhari, 844]

A atitude que é melhor para um crente adotar foi mencionada no hadith de Sahih Muslim. Abu Hurairah narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Olhai para aqueles que estão abaixo de vós e não olheis para aqueles que estão acima de vós, pois é mais adequado que não considereis como menor a bênção de Allah.” [Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah, 4142].

Este problema multiplicou-se por mil na era das redes sociais. Vemos os destaques da melhor vida de todos. Isso leva Shaitan a plantar as suas sementes de dúvida no jardim da nossa mente. Essas ervas daninhas – se não forem tratadas imediatamente – tomam forma e se espalham, logo tomando conta de todo o jardim. Isto se manifesta de várias formas: dúvida, ressentimento ou menosprezo pelos favores que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos concedeu (nauzubillah).

Para quem procura tranquilidade, é melhor contentar-se com o que Allah já lhe concedeu. Este sentimento é perfeitamente captado na Surah Ta-ha, versículo 131: “E não estendas teus olhos para aquilo que fizemos gozar alguns grupos entre eles: são floreios da vida terrena, para com eles, os provarmos. E o sustento de teu Senhor é melhor e mais permanente.”

Foi narrado por Salamah bin ‘Ubaidullah bin Mihsan Al-Ansari que seu pai disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: ‘Quem dentre vós acorda fisicamente saudável, sentindo-se seguro e protegido em si mesmo, com alimento para o dia, é como se tivesse adquirido o mundo inteiro.'” [Hasan (Darussalam) Sunan Ibn Majah, 4141]

Fonte: My Islam – Ar-Razzaq

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *