Al Fattah (الفتاح) O que Abre

Al Fattah (الفتاح) O que Abre
Compartilhe

Significado de Al Fattah

Aquele que abre, O Solucionador, O Doador da Vitória.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Fattah (em árabe: ٱلْفَتَّاحُ), que significa Aquele que abre, o revelador e o concedente do sucesso. Ele abre ou fecha Suas portas da misericórdia a quem Lhe apraz. Através da Sua orientação, o que não é claro torna-se claro. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ tem o melhor julgamento e possui as chaves para a vitória e o sucesso.


Raiz árabe

Da raiz fa-ta-ha (ف ت ح), que significa abrir. Tem as seguintes conotações em árabe clássico: abrir, desbloquear, desdobrar, tornar vitorioso, revelar, informar, explicar, tornar claro, julgar, decidir, conceder e permitir.

Aquele que abre

Há vários significados associados a este nome. Em árabe, fataha (فتح) significa abrir, e Al-Fattah (ٱلْفَتَّاحُ) é Quem abre. Este nome assume uma forma perpétua que é sempre eterna. Ele é aquele que está sempre fazendo isso de novo e de novo. Agora, o que é que está implícito na abertura? O que é que Ele abre? Tal como referimos no último nome, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ detém a chave do nosso sustento (Ar-Razzaq), pelo que, naturalmente, é considerado o abridor de provisões.

É também Ele quem abre a porta da misericórdia. Narrado por Abu Huraira, que relatou o Mensageiro de Allah ﷺ como tendo dito: Quando é o mês do Ramadan, as portas da misericórdia são abertas, as portas do Inferno são trancadas e os demônios são acorrentados. [Sahih Muslim, 1079]

Também pode significar fornecer orientação a quem está perdido, revelando o invisível, um caminho não trilhado. Por vezes, vemos as coisas como impossíveis. As nossas mentes são incapazes de as ver de uma forma diferente. Mas isso é assim até que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, em toda a Sua glória, clarifique as nossas mentes e nos abra a possibilidade. Estamos cegos e incapazes de ver, isto é, até que Ele revele. Assim, aprendemos que Al-Fattah é aquele que torna possível o que antes parecia impossível.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ também abre as portas das Suas provas tanto para os crentes como para os incrédulos. Ele pode abrir o acesso à fama, à riqueza ou ao poder, só para ver como reagimos. A outros, pode retirá-los. No Alcorão, é mencionado:

“E, quando esqueceram o que lhes fora lembrado, abrimos, sobre eles, as portas de todas as boas coisas, até que, quando jubilaram com o que se lhes concedera, apanhamo-los, inopinadamente, e ei-los mudos de desespero.” (Alcorão, 6:44)

Al-Fattah no Alcorão

Passando ao exemplo do nome Al-Fattah mencionado no Alcorão, que aparece apenas uma vez; no entanto, muitos versículos exemplificam este atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Abaixo está a ayah em que este nome foi revelado.

قُلْ يَجْمَعُ بَيْنَنَا رَبُّنَا ثُمَّ يَفْتَحُ بَيْنَنَا بِٱلْحَقِّ وَهُوَ ٱلْفَتَّاحُ ٱلْعَلِيمُ

Qul yajma’u bainanaa Rabbunaa summa yaftahu bainanaa bilhaqq; wa Huwal Fattaahul Aleem

Tradução:

Dize: “Nosso Senhor juntar-nos-á; em seguida, sentenciará, entre nós, com a verdade. E Ele é O Sentenciador, O Onisciente.” – (Alcorão 34:26)

Reflexão

Ao sermos vulneráveis a nós próprios, ao nos abrirmos para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, damos a oportunidade a Ele de abrir as portas da Sua misericórdia para nós. Abu Hurairah narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Na verdade, Allah Altíssimo diz: ‘Eu sou como Meu servo pensa de Mim, e estou com ele quando ele Me invoca.'” [Sahih al-Bukhari, 7405]

A partir deste nome, reconhecemos ainda que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o único em quem temos de confiar. Seja o que for que precisemos aceder, Al-Fattah é o único que nos pode abrir. Se você se sentir bloqueado ou tiver dificuldade em tomar uma decisão, reze salat al-istikhara. Peça a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que abra o seu coração para fazer a escolha certa. Ele é o melhor juiz que sabe se uma coisa te beneficiará no seu din, na sua relação ou na sua vida.

O Profeta ﷺ recomendou que, quando entramos na masjid, devemos fazer esta duaa’, اللَّهُمَّ افْتَحْ لِي أَبْوَابَرَحْمَتِكَ Allahumma-iftah li abwaba rahmatik que significa: “Ó Allah! Abre-me as portas da Tua misericórdia!” [Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah, 772]

Tenha esta bela duaa’ em mente que quando entrar numa mesquita, procuramos experimentar a misericórdia de Allah. Este dhikr é uma recordação ativa deste fato. Peça diretamente a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que nos abra as Suas portas de misericórdia.

O hadith então continua: “E quando ele sair (da mesquita), que diga:  اللَّهُمَّ إِنِّي أَسْأَلُكَ مِنْ فَضْلِكَ  Allahumma inni as’aluka min fadlika, que significa ‘Ó Allah, peço-te da Tua generosidade.'” A lição é que, quando entrar numa mesquita, procura a Sua misericórdia e olha para a sua própria vida após a morte, mas quando sair, procura a Sua graça e generosidade para que possas ter sucesso nesta Dunya.

مَّا يَفْتَحِ ٱللَّهُ لِلنَّاسِ مِن رَّحْمَةٍۢ فَلَا مُمْسِكَ لَهَا ۖ وَمَا يُمْسِكْ فَلَا مُرْسِلَ لَهُۥ مِنۢ بَعْدِهِۦ ۚ وَهُوَ ٱلْعَزِيزُ ٱلْحَكِيمُ

Maa yaftahil laahu linnaaasi mir rahmatin falaa mumsika lahaa wa maa yumsik falaa mursila lahoo mimba’dihi; wa Huwal Azeezul Hakeem

Tradução:

“O que Allah franqueia aos homens, em misericórdia, ninguém pode retê-lo. E o que Ele retém, ninguém, depois dEle, pode enviá-lo. E Ele é O Todo-Poderoso, O Sábio.” – (Alcorão 35:2)

O Imam al-Ghazali escreveu que, para se caraterizar como Abdul-Fattah, “o homem deve ansiar por chegar a um ponto em que as fechaduras dos mistérios divinos sejam abertas pela sua fala e em que ele consiga facilitar através de seu conhecimento, o que as criaturas acham difícil nos assuntos religiosos e mundanos”. Ser incansável na descoberta das respostas em qualquer especialidade e depois partilhar esse conhecimento com os outros. Arrombar as portas e deixar as pessoas entrarem. Partilhar o conhecimento e as experiências da sua vida com os outros – as boas e as más, pois ambas são igualmente instrutivas.

Fonte: My Islam – Al Fattah

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *