Al Wadud (الودود) O Amante

Al Wadud (الودود) O Amante
Compartilhe

Significado de Al Wadud

O mais amoroso, o mais afetuoso, o amado.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wadud (em árabe: ٱلْوَدُودُ), o mais amoroso e afetuoso. Ele é fiel a seus servos e lhes demonstra o mais puro amor. Ele é a fonte singular de todo amor e bondade. Aquele que ama Seus servos crentes, e Seus servos crentes O adoram.

Raiz árabe

Da raiz waw-dal-dal (و د د), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: amar, ser afetuoso, almejar, desejar, querer. Aquele que deve ser amado e cuja amizade deve ser conquistada.

Em árabe, amor é escrito como حب (hub); o nome Al-Wadud é derivado da palavra وُدّ (wudd), que significa um ato ou expressão de amor. Portanto, hubb é apenas a emoção, enquanto wudd é a manifestação física desse amor. Uma expressão externa do sentimento interior. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ refere-se a si mesmo como Al-Wadud duas vezes no Alcorão.

وَٱسۡتَغۡفِرُواْ رَبَّكُمۡ ثُمَّ تُوبُوٓاْ إِلَيۡهِۚ إِنَّ رَبِّي رَحِيمٞ وَدُودٞ

Wastaghfiroo Rabbakum summa toobooo ilaih; inna Rabbee Raheemunw Wadood

“E implorai perdão a vosso Senhor; em seguida, voltai-vos arrependidos para Ele. Por certo, meu Senhor é Misericordiador, Afetuoso.” – (Alcorão 11:90)

وَهُوَ ٱلۡغَفُورُ ٱلۡوَدُودُ

Wa Huwal Ghafoorul Wadood

“E Ele é o Perdoador, o Afetuoso” – (Alcorão 85:14)

Combinação com o nome Al-Wadud

Nesses dois ayat, vemos a combinação de nomes como Ar-Rahim (O Misericordioso) e Al-Ghafur (O Perdoador) com Al-Wadud. O amor de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ por toda a Sua criação é inabalável. Se você perguntar a um casal feliz, qual é a verdade mais importante para o sucesso de seu relacionamento, qual é o ingrediente secreto? A resposta mais retumbante geralmente é a confiança ou a honestidade no relacionamento. Eles dirão que, uma vez quebrada a confiança, é quase impossível consertá-la. É como um vidro quebrado, pode ser remendado, mas você ainda pode ver todas as rachaduras.

O perdão de Allah é vasto

O perdão de Deus é pleno. Quando Ele perdoa, não exige nada em troca. Aprendemos com essas duas ayat que estamos sempre aptos a receber Sua afeição. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não gosta de ver Seu servo punido; ao contrário, Ele gosta de perdoar e ama aqueles a quem perdoa. Não há maldade, malícia ou injustiça. Tudo o que é feito está dentro da razão – mesmo assim, Ele está do lado da clemência para com aquele que retorna ao caminho reto e é sincero no perdão:

“Dize: ‘Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador.'” (Alcorão 39:53)

Ações amadas

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos proporcionou muitas maneiras de obter Seu amor e afeição; Ao longo deste guia dos 99 nomes de Allah, abordamos muitas ações que são amadas por Ele, mas incluiremos algumas aqui:

Ele ama todos aqueles que tentam: “Por certo, Allah ama os que se voltam para Ele, arrependidos,
e ama os purificados.” (Alcorão 2:222)

Ele ama aqueles que seguem o Profeta ﷺ: “Se amais a Allah, segui-me, Allah vos amará e vos perdoará os delitos. E Allah é Indulgente e Misericordioso.” (Alcorão 3:31)

Dois traços em você que Allah ama são (1) tolerância (que significa autocontrole/disciplina) e (2) deliberação[1].

Amor pela família do Profeta ﷺ e amor por aqueles que apreciam suas bênçãos atuais. Ibn ‘Abbas narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: “Ame Allah pelo que Ele lhe dá de Suas bênçãos, ame-me por causa do amor de Allah e ame as pessoas de minha casa por causa do meu amor.” [2]

Amor pela gentileza. Foi narrado por Abu Hurairah que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Allah é Gentil e ama a gentileza, e Ele concede recompensa por isso.” [3]

Muitas das lições dos noventa nomes de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ são um lembrete de características que sabemos que devemos viver de acordo com elas. Evite apenas intelectualizá-las. Reserve um tempo para refletir sobre cada uma delas e realmente encontre uma maneira de integrar essas qualidades em sua vida.

Reflexão

O crente se beneficia ao saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wadud. Reconhecemos que temos um Senhor que é todo amoroso, atencioso e compassivo. Não há uma única pessoa na Terra que não possa receber Seu amor ou perdão. Esse é um nome que deve inspirar esperança no crente e acalmar suas preocupações ou dúvidas. Saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos ama deve nos incentivar a fazer mais coisas que são amadas por Ele.

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:

Quando Allah ama um servo, Ele chama Gabriel e diz: Em verdade, eu amo fulano de tal; você também deve amá-lo, e então Gabriel começa a amá-lo. Assim, ele faz um anúncio no céu dizendo: Allah ama fulano de tal e vocês também o amam, e os habitantes do céu (os anjos) também começam a amá-lo e então lhe é conferida honra na terra; e quando Allah se irrita com qualquer servo, Ele chama Gabriel e diz: Estou irado com fulano de tal e vocês também estão irados com ele, e então Gabriel também se irrita e faz um anúncio entre os habitantes do céu:

Em verdade, Allah está irado com fulano, então vocês também se irritam com ele, e assim eles também se irritam com ele. Dessa forma, ele se torna objeto de ira também na Terra. [4]

Referências:

[1] Sahih (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 2011

[2] Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 3789

[3] Sahih (Al-Albani) Sunan Abi Dawud 4807

[4] Sahih Muslim 2637a

Fonte: My Islam – Al Wadood

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *