Al Hakim (الحكيم) O Sábio

Al Hakim (الحكيم) O Sábio
Compartilhe

Significado de Al Hakim

O Sábio, O Juiz dos Juízes, Aquele que é correto em Seus atos.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Hakim (em árabe: ٱلْحَكِيمُ), o mais judicioso e o mais sábio. Ele possui a capacidade de distinguir o certo do errado e está livre de erros e mal-entendidos. Seus projetos na natureza e na vida são perfeitos e precisos. Ele é o único qualificado para julgar o valor de todas as coisas.

Raiz árabe

Da raiz ha-kaf-mim (ح ك م), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: impedir ou restringir a transgressão ou a corrupção, afastar alguém da transgressão ou da ignorância, ser sábio, conhecer a verdadeira natureza das coisas, julgar, decidir, dar um veredicto.

Al-Hakim compartilha a mesma raiz h-k-m, com um nome intimamente relacionado que já abordamos, Al-Hakam, que significa “O Juiz”. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é mencionado como o onisciente em um total de 93 vezes no Alcorão e como juiz 6 vezes.

Esse nome é frequentemente usado conjuntamente com o nome Al-Alim (“O Onisciente”) – que abrange o que significa ser o Onisciente, e ver como ele se conecta com o Onisciente. Compreender esse par nos ajuda a ver como o conhecimento de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ permeia todos os aspectos de nossas vidas.

Tudo o que Ele proibiu não é sem razão. A sabedoria de Allah vive em você. Cada célula é perfeitamente distribuída para servir ao seu propósito. A cooperação perfeita de todas as células trabalhando juntas até o momento em que Ele o chamou para retornar a Ele.

Uma das melhores histórias que ilustram como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Hakim é a história de Yusuf (as). Fornecemos uma breve descrição para aqueles que não estão familiarizados, mas ela é contada de forma a abranger os eventos críticos da vida. Recomendamos a leitura da Surah Yusuf com tradução para obter todos os detalhes dessa história fascinante.

Resumo da história do Profeta Yusuf (as)

Quando Yusuf (as) era criança, ele tinha um relacionamento especial com seu pai, Yaqub (as). Ele contou a seu pai sobre um sonho que teve: “Ó meu pai! Por certo, vi em sonhos onze astros e também o sol e a lua; vi-os prosternando-se diante de mim.” (Alcorão 12:4). Ele não sabia como ou quando, mas sabia que essa visão era de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Os outros irmãos ficaram com inveja do relacionamento deles e conspiraram contra Yusuf. Um dia, Yusuf (as) foi brincar com seus irmãos e eles o levaram a um poço. Quando ele se aproximou, eles o empurraram para dentro e o abandonaram.

Isso deu início a uma série de eventos infelizes para Yusuf (as). Uma caravana de viajantes parou no poço e encontrou o menino. Eles o retiraram e o resgataram, mas decidiram penhorá-lo como escravo com um homem chamado Aziz, o ministro-chefe.

Aziz tratou Yusuf (as) bem e ele permaneceu leal a Aziz, mas Yusuf (as) teve de crescer sem conhecer sua família. Ele amadureceu e se tornou um homem inteligente, charmoso e belo sob os cuidados de Aziz. Muito se escreveu sobre a beleza de Yusuf (as), o Profeta ﷺ menciona em Isra’ e Mi’raj que ele conheceu Yusuf (as) e que este recebeu metade da beleza (do mundo). [1]

A história, então, toma outro rumo; a esposa de Aziz se apaixona por Yusuf (as) e procura seduzi-lo, mas ele rejeita seus avanços: “Possa eu refugiar-me em Allah! Por certo, ele é meu senhor; ele bem-fez minha estada aqui. Por certo, os injustos não serão bem-aventurados.” (Alcorão 12:23)

Magoada e envergonhada pela rejeição, ela tentou acusar falsamente Yusuf (as) por tê-la abordado: “E ambos correram à porta, e ela lhe rasgou a túnica por trás; e, junto da porta, ambos encontraram seu senhor. Ela disse: “Qual a punição de quem desejou um mal para tua família, senão que seja preso ou que tenha doloroso castigo?” (Alcorão, 12:25)

Yusuf (as) negou essa acusação: “Foi ela quem tentou me seduzir.” (Alcorão 12:26). No final, Yusuf (as) foi considerado inocente, pois a camisa foi rasgada pelas costas, e não pela frente, o que era um sinal de fuga, não de agressão. Ainda assim, para salvaguardar Zulaikha (esposa de Aziz) e proteger sua honra, Yusuf foi condenado por Aziz à prisão, apesar de ser inocente.

A fase seguinte de sua vida foi cumprir pena na prisão. Enquanto estava na prisão, ele desenvolveu uma reputação de interpretar sonhos com precisão. Um dos ex-detentos de Yusuf (as), que foi libertado e serviu vinho ao rei, sabia dessa habilidade. Assim, quando soube que o rei estava tendo problemas para entender um sonho recorrente, aconselhou o rei a se encontrar com Yusuf (as). O sonho foi interpretado por Yusuf (as) como um aviso de um período de fome iminente.

A partir daí, a inocência de Yusuf (as) foi comprovada e sua sentença foi anulada. O rei o designou para trabalhar nos armazéns a fim de ajudar a cidade a se preparar para a fome. Ele trabalhou arduamente ao longo dos anos, o que acabou levando-o a se reunir com seu pai.

وَرَفَعَ أَبَوَيۡهِ عَلَى ٱلۡعَرۡشِ وَخَرُّواْ لَهُۥ سُجَّدٗاۖ وَقَالَ يَـٰٓأَبَتِ هَٰذَا تَأۡوِيلُ رُءۡيَٰيَ مِن قَبۡلُ قَدۡ جَعَلَهَا رَبِّي حَقّٗاۖ وَقَدۡ أَحۡسَنَ بِيٓ إِذۡ أَخۡرَجَنِي مِنَ ٱلسِّجۡنِ وَجَآءَبِكُم مِّنَ ٱلۡبَدۡوِ مِنۢ بَعۡدِ أَن نَّزَغَ ٱلشَّيۡطَٰنُ بَيۡنِي وَبَيۡنَ إِخۡوَتِيٓۚ إِنَّ رَبِّي لَطِيفٞ لِّمَا يَشَآءُۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلۡعَلِيمُ ٱلۡحَكِيمُ

Wa raf’a abawaihi alal arshi wa kharroo lahoo sujjadaa; wa qaala yaaa abati haaza taaweelu ru’yaaya min qablu qad ja’alahaa Rabbee haqqaa; wa qad ahsana beee iz akhrajanee minas sijni wa jaaa’a bikum minal badwi mim ba’di an nazaghash Shaitaanu bainee wa baina ikhwatee; inna Rabbee lateeful limaa yashaaa; innahoo Huwal Aleemul Hakeem

“E elevou seus pais ao trono, e eles caíram, diante dele, em prosternação. E ele disse: “Ó meu pai! Esta é a interpretação de meu sonho de antes. Com efeito, meu Senhor fê-lo verdadeiro. E de fato, ele me bem-fez, quando me fez sair da prisão e vos fez chegar do deserto, depois de Satã instigar a cizânia, entre mim e meus irmãos. Por certo, meu Senhor é Sutil no que quer. Por certo, Ele é O Onisciente, O Sábio.” – (Alcorão 12:100)

Reflexão

A lição da história – A vida de Yusuf estava superando um obstáculo após o outro. Quando parecia haver luz no fim do túnel, ele percebeu que era apenas um trem que se aproximava. No entanto, com tudo o que aconteceu, ele levou tudo na esportiva. Ele enfrentou cada situação com determinação e nunca perdeu a esperança ou a fé. Por quê? Ele acreditava no atributo de Allah de ser Al-Hakim, confiando que Ele sabe o que fazer e com quem.

Quando lemos sobre a história de Yusuf (as), aprendemos uma lição de vida crucial: é impossível ligar os pontos olhando para frente. Só podemos conectá-los olhando para trás. Vemos como Yusuf (as) suportou toda a dor para chegar onde chegou. No final, Yusuf (as) salvou o povo do Egito da fome, alcançou imenso sucesso e se reuniu com sua família. Por fim, a visão que ele teve em sua infância se tornou realidade. Não foi fácil, mas ele continuou buscando; ele acreditava em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e sabia que os pontos se ligariam de alguma forma no futuro, mas nunca soube exatamente como.

Isso também nos leva a outra pergunta: se pudéssemos voltar no tempo, deveríamos dizer a Yusuf (as) para não brincar com seus irmãos naquele dia? Sabemos que a resposta é não, mas talvez ainda ficássemos em dúvida sobre nossa resposta, não nos sentindo cem por cento confiantes. Nossa mente pensa que talvez sua vida pudesse ter sido melhor. Talvez uma rota para o mesmo destino com menos dor?

Mesmo em nossa vida, podemos desejar que as coisas em nosso passado tenham sido diferentes. Isso nos leva à ideia de que sempre desejamos que as coisas sejam melhores. Raramente abraçamos e aceitamos a realidade como ela é, mesmo que não possa ser de outra forma. Mas para quem vê Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como Al-Hakim, reconhecerá como todas as coisas estão interconectadas. Às vezes, não devemos apenas suportar, mas aprender a amar e dizer alhamdulillah pela maneira como o Todo-Sábio decretou que as coisas se desenrolassem.

كُتِبَ عَلَيۡكُمُ ٱلۡقِتَالُ وَهُوَ كُرۡهٞ لَّكُمۡۖ وَعَسَىٰٓ أَن تَكۡرَهُواْ شَيۡـٔٗا وَهُوَ خَيۡرٞ لَّكُمۡۖ وَعَسَىٰٓ أَن تُحِبُّواْ شَيۡـٔٗا وَهُوَ شَرّٞ لَّكُمۡۚ وَٱللَّهُ يَعۡلَمُ وَأَنتُمۡ 

لَا تَعۡلَمُونَ

Kutiba alaikumulqitaalu wa huwa kurhullakum wa ‘asaaa an takrahoo shai’anw wa huwa khairullakum wa ‘asaaa an tuhibbo shai’anw wa huwa sharrullakum; wallaahu ya’lamu wa antum laa ta’lamoon (seção 26)

“É-vos prescrito o combate e ele vos é odioso. E quiçá, odieis algo que vos seja melhor. E quiçá, ameis algo que vos seja pior. E Allah sabe, e vós não sabeis.” – (Alcorão 2:216)

Evento de Ifk

Outra história de adversidade vem da sirah do Profeta Muhammad ﷺ. Ela envolve os eventos traumáticos que ocorreram em uma tentativa de atacar o Profeta Muhammad ﷺ e sua família.[2] A Ayat 11-20 da Surah Nur aborda esse assunto, mas vamos nos concentrar em dois versículos em particular.

إِنَّ ٱلَّذِينَ جَآءُو بِٱلۡإِفۡكِ عُصۡبَةٞ مِّنكُمۡۚ لَا تَحۡسَبُوهُ شَرّٗا لَّكُمۖ بَلۡ هُوَ خَيۡرٞ لَّكُمۡۚ لِكُلِّ ٱمۡرِيٕٖ مِّنۡهُم مَّا ٱكۡتَسَبَ مِنَ ٱلۡإِثۡمِۚ وَٱلَّذِي تَوَلَّىٰ كِبۡرَهُۥ مِنۡهُمۡ لَهُۥ عَذَابٌعَظِيمٞ

Innal lazeena jaaa’oo bilifki ‘usbatum minkum; laa tahsaboohu sharral lakum bal huwa khairul lakum; likul limri’im minhum mak tasaba minal-ism; wallazee tawallaa kibrahoo minhum lahoo azaabun azeem

“Por certo, os que chegaram com a calúnia são um grupo coeso de vós. Não suponhais que ela vos seja um mal. Mas vos é um bem. Para cada um deles, haverá o que cometeu de pecado. E aquele que, dentre eles, se empenhou em ampliá-la, terá formidável castigo.” – (Alcorão 24:11)

No tafsir de Maududi, está escrito a respeito desse versículo: “Ou seja, você não deve desanimar. Embora os hipócritas, de acordo com suas próprias presunções, ataquem da pior forma, isso acaba por trazer infortúnio para eles e prova ser uma bênção disfarçada para você.” Nos versículos seguintes, ele continua mencionando:

وَيُبَيِّنُ ٱللَّهُ لَكُمُ ٱلۡأٓيَٰتِۚ وَٱللَّهُ عَلِيمٌ حَكِيمٌ

Wa yubaiyinul laahu lakumul Aayaat; wallaahu Aleemun Hakeem

“E Allah torna evidentes, para vós, os versículos. E Allah é Onisciente, Sábio.” – (Alcorão 24:18)

Esse é mais um exemplo de como devemos acreditar no atributo de Allah de ser Onisciente e Sapientíssimo. As coisas podem não fazer sentido para nós no momento e, para reiterar o ponto, não podemos ligar os pontos olhando para frente. Sabemos que Allah conhece a verdade em todas as situações. Nosso dever é encontrar o lado bom de cada “tragédia”: “Não pense que isso é ruim para você; pelo contrário, é bom.”

No hadith, narrado por Abu Hurairah, que disse: “Uma menção à febre foi feita na presença do Mensageiro de Allah (ﷺ), e um homem a amaldiçoou. O Profeta (ﷺ) disse: ‘Não a amaldiçoe, pois ela apaga o pecado como o fogo remove a sujeira do ferro’.” [3]

Referências

[1] Sahih Muslim 162a

[2] Sahih al-Bukhari 4141

[3] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 3469

Fonte: My Islam – Al Hakeem

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *