Al Ba’ith (الباعث) O que Ressuscita

Al Ba’ith (الباعث) O que Ressuscita
Compartilhe

Significado de Al Ba’ith

O que desperta, O Ressuscitador.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ba’ith (em árabe: ٱلْبَاعِثُ), que significa Aquele que escolhe quem será despertado e enviado. Ele é o doador da vida e quem envia luz ao mundo. Aquele que ressuscita Seus servos após a morte para recompensa e/ou punição.

Raiz árabe

Da raiz ba-ayn-tha (ب ع ث), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: chamar, despertar, levantar do sono ou da morte, ressuscitar, delegar, consignar, enviar, mandar, tornar manifesto.

Entre os Nomes disputados

Al-Ba’ith é um dos nomes de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ sobre o qual não há consenso. A opinião mais comum é que Al-Ba’ith é o nome de Allah Azza wa jal. Como mencionamos anteriormente, dos 99 nomes de Allah, 81 são explicitamente mencionados no Alcorão. Os outros atributos são derivados de outros lugares. Os estudiosos Ibn al-Arabi, Ibn Hazm e al-Radwani excluíram esse nome, enquanto al-Ghazali, al-Walid e Ibn Mandah o reconheceram.

Al-Ba’ith – O Ressuscitador

Essa qualidade/atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ descreve como Ele nos ressuscitará dos mortos. Um renascimento final. Ele despertará os mortos e lhes infundirá uma nova vida. O Sheikh Tosun escreveu em seu livro: “Ele ressuscitará as pessoas de seus túmulos e trará à tona todas as ações, pensamentos e sentimentos que ocorreram durante sua vida nesta terra.”

أَوَلَمۡ يَرَوۡاْ أَنَّ ٱللَّهَ ٱلَّذِي خَلَقَ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضَ وَلَمۡ يَعۡيَ بِخَلۡقِهِنَّ بِقَٰدِرٍ عَلَىٰٓ أَن يُحۡـِۧيَ ٱلۡمَوۡتَىٰۚ بَلَىٰٓۚ إِنَّهُۥ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ قَدِيرٞ

Awalam yaraw annal laahal lazee khalaqas samaawaati wal arda wa lam ya’ya bikhal qihinna biqaadirin ‘alaaa aiyuhyiyal mawtaa; balaaa innahoo ‘alaa kulli shai’in Qadeer

“E não viram eles que Allah, Que criou os céus e a terra, e não Se extenuou com sua criação, é Poderoso para dar a vida aos mortos? Sim! Por certo, Ele, sobre todas as cousas, é Onipotente.” – (Alcorão 46:33)

وَأَنَّ ٱلسَّاعَةَ ءَاتِيَةٞ لَّا رَيۡبَ فِيهَا وَأَنَّ ٱللَّهَ يَبۡعَثُ مَن فِي ٱلۡقُبُورِ

Wa annas Saa’ata aatiya tul laa raiba feeha wa annal laaha yab’asuman fil quboor

“E porque a Hora está prestes a chegar, indubitavelmente, e porque Allah ressuscita quem está nos sepulcros.” – (Alcorão 22:7)

Al-Ba’ith – O Remetente

Conforme mencionado no Alcorão, o nome Al-Ba’ith não é mencionado na forma de substantivo, mas muitos versículos contêm a forma de verbo. Por exemplo, “Bā’atha” (Ele enviou, 62:2), seguindo essa linha, alguns comentaristas mencionaram um aspecto desse nome como: enviar algo (por exemplo, Seus Profetas e Sua Orientação). O outro significado é ser o ressuscitador, “Yabā’athu” (serão ressuscitados, 64:7). Ele tem poder absoluto para mudar o estado de uma pessoa do sono para a vigília.

هُوَ ٱلَّذِي بَعَثَ فِي ٱلۡأُمِّيِّـۧنَ رَسُولٗا مِّنۡهُمۡ يَتۡلُواْ عَلَيۡهِمۡ ءَايَٰتِهِۦ وَيُزَكِّيهِمۡ وَيُعَلِّمُهُمُ ٱلۡكِتَٰبَ وَٱلۡحِكۡمَةَ وَإِن كَانُواْ مِن قَبۡلُ لَفِي ضَلَٰلٖ مُّبِينٖ

Huwal lazee ba’atha fil ummiyyeena Rasoolam min hum yatloo ‘alaihim aayaatihee wa yuzakkeehim wa yu’allimuhumul Kitaaba wal Hikmata wa in kaanoo min qablu lafee dalaalim mubeen

“Ele é Quem lhes enviou um Mensageiro vindo deles, o qual recita Seus versículos para eles, e os dignifica e lhes ensina o Livro e a Sabedoria. E por certo, antes, estavam em evidente descaminho” – (Alcorão 62:2)

Nesse versículo e em muitos outros que usam a forma verbal, ela é usada para fazer referência aos Profetas (que a paz esteja com eles) e como eles foram “ressuscitados”,”, “ressuscitados” ou “enviados” para serem mensageiros escolhidos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e para advertir sobre a inevitável ressurreição.

وَهُوَ ٱلَّذِي يَتَوَفَّىٰكُم بِٱلَّيۡلِ وَيَعۡلَمُ مَا جَرَحۡتُم بِٱلنَّهَارِ ثُمَّ يَبۡعَثُكُمۡ فِيهِ لِيُقۡضَىٰٓ أَجَلٞ مُّسَمّٗىۖ ثُمَّ إِلَيۡهِ مَرۡجِعُكُمۡ ثُمَّ يُنَبِّئُكُم بِمَا كُنتُمۡ  تَعۡمَلُونَ

Wa Huwal lazee yatawaf faakum billaili wa ya’lamu maa jarahtum binnahaari summa yab’asukum feehee liyuqdaaa ajalum musamman summa ilaihi marji’ukum summa yunabbi ‘ukum bimaa kuntum ta’maloon (seção 7)

“E Ele é Quem vos leva a alma, durante a noite, e sabe o que adquiris, durante o dia; em seguida, nele vos ressuscitará, para ser encerrado um termo designado. Em seguida, a Ele será vosso retorno; depois, Ele vos informará do que fazíeis.” – (Alcorão 6:60)

Batalha de Uhud

No Alcorão, foi revelado ao Profeta Muhammad ﷺ, a respeito dos mártires da batalha de Uhud.

وَلَا تَحۡسَبَنَّ ٱلَّذِينَ قُتِلُواْ فِي سَبِيلِ ٱللَّهِ أَمۡوَٰتَۢاۚ بَلۡ أَحۡيَآءٌ عِندَ رَبِّهِمۡ يُرۡزَقُونَ

Wa laa tahsabannal lazeena qutiloo fee sabeelillaahi amwaata; bal ahyaaa’un ‘inda Rabbihim yurzaqoon

“E não suponhas que os que foram mortos no caminho de Allah estejam mortos; ao contrário, estão vivos, junto de seu Senhor, e por Ele sustentados.” – (Alcorão 3:169)

Reflexão

A maior parte da humanidade entende que a morte é inevitável. Eles sabem disso, mas não a compreendem de fato. Eles tratam a morte como inexistência, o fim do caminho ou a finalidade. Mas o crente entende que a morte é apenas a primeira cena dessa peça. Na próxima cena, seremos trazidos de volta e responsabilizados por tudo o que aconteceu. Seremos responsabilizados por nossas ações.

Essa não deve ser uma proposta assustadora. Em vez disso, devemos nos alegrar com essa revelação. Ela traz propósito e significado à nossa existência: “E supusestes que vos criamos, em vão, e que não seríeis retornados a Nós?” (Alcorão 23:115) Assim, aquele que entende o nome Al-Ba’ith desenvolve maior certeza no dia da ressurreição e maior convicção na promessa de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

O nome também cria um senso de responsabilidade interior, um dever para conosco de nos tornarmos melhores e evitarmos ser degenerados (ou seja, uma pessoa com moral frouxa, corrupta ou que mostra sinais de declínio). Foi narrado que Aishah disse: “O Mensageiro de Allah ﷺ me disse: ‘Ó ‘Aishah, cuidado com as ações (más) que são consideradas insignificantes, pois elas têm um perseguidor de Allah. (ou seja, a responsabilidade).” [1]

A percepção da morte também traz um senso de urgência. Temos apenas um tempo limitado na Terra, portanto, não devemos desperdiçá-lo. Isso deve nos inspirar a fazer o bem e a prestar contas e nos apressar para agir de acordo com o amor de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Seja como for que você morra, é assim que você será trazido de volta à vida, portanto, busque o bem e você o receberá.

A morte também traz à tona a importância da consciência de momento a momento, como um soldado que está prestes a ser enviado para o exterior. Eles não têm tempo a perder com assuntos triviais ou discussões insignificantes. Eles deixam todas essas coisas de lado, o que diz algo sobre sua importância. Você pode até imaginar a semana que antecede o destacamento dele; ele cuidará de todos os seus assuntos e será extremamente amoroso e presente.

Por que esperar até o último segundo em nosso leito de morte para sentir isso? Por que esperar antes de sermos enviados e não termos certeza do futuro? Será que é porque talvez estejamos considerando o amanhã como algo garantido? A qualquer momento, temos o poder de refletir sobre o nome Al-Ba’ith e acessar a verdade que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ criou este universo como um lugar temporário. A morte é a realidade inevitável que todos nós enfrentaremos. Conforme mencionado na Surah Baqarah, “Em verdade, pertencemos a Allah, e a Ele retornaremos.” (Alcorão 2:156)

Em muitas passagens do Alcorão, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ se refere ao conhecimento (ilm) como vida, hayat. O coração sem conhecimento (i.e., jahl ou ignorância) é a morte. Portanto, você pode reviver a si mesmo buscando o conhecimento e ressuscitar os outros sendo generoso com essas informações. O Imam Ghazali menciona: “A ignorância é a maior morte e o conhecimento é a vida mais nobre. […] Quem tira outra pessoa da ignorância para o conhecimento já a criou de novo e a reanimou para uma vida abençoada.”

Referências:

[1] Sahih (Darussalam) Sunan Ibn Majah 4243

Fonte: My Islam – Al Ba’ith

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *