Al Sami’ (السميع) O que Tudo Ouve

Al Sami’ (السميع) O que Tudo Ouve
Compartilhe

Significado de As-Sami’

O Ouvinte. A eterna audição de Allah sem ouvido, instrumento ou órgão.

Allah é As-Sami (em árabe: ٱلْسَّمِيعُ), o ouvinte perpétuo. Ele presta atenção a todas as súplicas, ouvindo todos os que se dirigem a Ele. Quer falemos em voz alta ou em segredo, em qualquer idioma, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ouve tudo.

Raiz árabe

Da raiz sin-mim-ayn (س م ع), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ouvir, escutar, aceitar, receber, ser informado, prestar atenção, entender o significado.

O nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ As-Sami está estabelecido no Alcorão. Até agora, falamos dos atributos da Sua vontade, poder, conhecimento, força e capacidade. Em seguida, concentramo-nos nos atributos de audição e visão de Allah.

Mas, note-se que isto não é para antropomorfizar as qualidades de Allah. Pelo contrário, afirmamos estes atributos porque Ele os afirmou. A Sua visão não é como a nossa. A Sua audição é muito superior à nossa. O Imam Al-Ghazali escreveu: “Ele ouve sem quaisquer órgãos auditivos ou ouvidos, tal como age sem membros e fala sem língua; e a Sua audição está livre de falhas que possam atingi-la.”

قُلْ إِن ضَلَلْتُ فَإِنَّمَآ أَضِلُّ عَلَىٰ نَفْسِى ۖ وَإِنِ ٱهْتَدَيْتُ فَبِمَا يُوحِىٓ إِلَىَّ رَبِّىٓ ۚ إِنَّهُۥ سَمِيعٌۭ قَرِيبٌۭ

Qul in dalaltu fainnamaaa adillu ‘alaa nafsee wa inih-tadaitu fabimaa yoohee ilaiya Rabbee; innahoo Samee’un Qareeb

Tradução:

“Dize: “Se eu me descaminho, descaminhar-me-ei, apenas, em prejuízo de mim mesmo. E, se me guio, será pelo que meu Senhor me revelou. Por certo, Ele é Oniouvinte, e está Próximo.'” – (Alcorão 34:50)

O que significa para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ouvir?

Então, como é que conceitualizamos a audição de Allah? A partir desta ayah, aprendemos que Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ está próximo de todos nós e está sempre a ouvir. Não existe qualquer deficiência na Sua perceção. Ele ouve tudo, mesmo que esteja oculto. Ele sabe o que é sentido pelo coração. Por isso, seja o que for que queira, faça du’a e peça a Allah, o Todo-Poderoso.

Não há limites nem nada que Ele não possa cumprir. Este atributo é também um lembrete de que, se precisar de alguém com quem falar, Ele estará sempre disponível para ouvir o Seu servo. Não temos de ir a Sua casa (Kaabah) só para estarmos perto d’Ele.

“E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica…” (Alcorão, 2:186)

O desejo humano de ser ouvido

Todos os seres humanos, a um determinado nível, anseiam por serem amados e ouvidos. E, por vezes, as pessoas mais próximas de nós são as que mais nos podem magoar, porque esperamos que elas retribuam o que damos e, quando não o fazem, sentimos uma traição.

Dedicamos tempo a ouvi-las, mas elas voltam atrás e dão prioridade às suas próprias vidas, questões e problemas. A sensação pode ser de isolamento. Devemos reconhecer que um bom amigo é alguém que nos ouve não só quando temos boas notícias, mas também quando estamos para baixo.

No Alcorão, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos assegura muitas vezes que Ele é o Eterno Ouvinte. O melhor amigo/ouvinte que se pode desejar. Podemos sempre recorrer a Ele e saber que está a nos ouvir e disponível para nós. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ também faz com que este ponto seja ouvido ao repetir este nome num total de 45 vezes ao longo do Alcorão.

قَدْ سَمِعَ ٱللَّهُ قَوْلَ ٱلَّتِى تُجَـٰدِلُكَ فِى زَوْجِهَا وَتَشْتَكِىٓ إِلَى ٱللَّهِ وَٱللَّهُ يَسْمَعُ تَحَاوُرَكُمَآ ۚ إِنَّ ٱللَّهَ سَمِيعٌۢ بَصِيرٌ

Qad sami’al laahu qawlal latee tujaadiluka fee zawjihaa wa tashtakeee ilal laahi wallaahu yasma’u tahaawurakumaa; innal laaha samee’um baseer

Tradução:

“Com efeito, Allah ouviu o dito daquela que discutia contigo, acerca de seu marido, e se queixava a Allah. E Allah ouviu vosso diálogo. Por certo, Allah é Oniouvinte, Onividente.” – (Alcorão 58:1)

Esta ayah mostra também um segundo significado para o nome Sami, que é “ouvir o discurso” ou aceitação. Por exemplo, quando uma pessoa que reza sai do ruku, ela diz: سَمِعَ اللَّهُ لِمَنْ حَمِدَهُ Sami Allahu liman hamidah, que significa ‘Allah ouve aquele que O louva.’ [Sahih (Darussalam) Sunan an-Nasa’i, 1062]

Da história do Profeta Yaqub عليه السلام

Nalgum momento baixo das nossas vidas, podemos ter questionado se Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ouviu as nossas orações. Num momento de fraqueza, o shaitan sussurra nos nossos ouvidos, levando-nos a pensar que a nossa súplica não foi “ouvida”. É um pensamento errado! Só porque não obtivemos imediatamente o que queríamos, não significa que Ele não tenha ouvido a nossa oração. Lembrem-se que até o Profeta Yaqub (as) passou muitos anos separado do seu filho Yusuf (as). Sofreu como qualquer pai.

O Alcorão afirma que a visão de Yaqub (as) ficou prejudicada devido ao stress, à tristeza e às frequentes crises de choro. Mas Yaqub (as) nunca vacilou no plano de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Continuou a voltar-se para Ele, a rezar, a fazer du’a, a pedir para se reunir com o seu filho. Ele dizia: “Apenas, queixo-me a Allah de minha aflição e tristeza…” (Alcorão, 12:86) e “E Allah é Vencedor em Sua ordem, mas a maioria dos homens não sabe…” (Alcorão, 12:21) Eventualmente, a sua du’a passou de ser ouvida a ser aceita e ele foi reunido ao seu filho.

A outra sutileza que muitas vezes passa despercebida, e que engloba o nome Al-Sami, é a aceitação de Allah e/ou a Sua resposta. Como Yaqub (as) mencionou, “Allah tem pleno poder e controle sobre os Seus assuntos”. Foi por isso que o Profeta Ibrahim e Ismail (que a paz esteja sobre eles) pediram a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que aceitasse as suas du’a, pois Ele é Sammi’ul Alim. Ele ouve e sabe o que é melhor para o crente.

وَإِذۡ يَرۡفَعُ إِبۡرَٰهِـۧمُ ٱلۡقَوَاعِدَ مِنَ ٱلۡبَيۡتِ وَإِسۡمَٰعِيلُ رَبَّنَا تَقَبَّلۡ مِنَّآۖ إِنَّكَ أَنتَ ٱلسَّمِيعُ ٱلۡعَلِيمُ

Wa iz yarfa’u Ibraaheemul qawaa’ida minal Baitiwa Ismaa’eelu Rabbanaa taqabbal minnaa innaka Antas Samee’ul Aleem

Tradução:

“E lembrai-vos de quando Abraão levantava os alicerces da Casa, e Ismael também, dizendo: “Senhor nosso! Aceita-a de nós. Por certo, Tu, Tu és O Oniouvinte, O Onisciente.” – (Alcorão 2:127)

Reflexão

Aprender sobre As-Sami é um lembrete para nos tornarmos melhores ouvintes. Tal como Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ nos diz que Ele ouve, podemos dizer o mesmo? Até que ponto ouvimos e compreendemos o chamamento de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ? Poderíamos fazer melhor se seguíssemos o que nos foi mostrado como orientação? Saiam e procurem ouvir coisas que beneficiem a mente, o corpo e a alma. Escutem e aprendam com o Alcorão e procurem conhecimentos que beneficiem a vossa vida, carreira, casamento, filhos e o vosso din. Reserve uma parte do seu dia, seja 10 a 20 minutos, para buscar estas coisas.

A partir daqui, compreendemos também a importância de estarmos atentos às nossas palavras e aos nossos atos. Se, em cada momento, nos apercebêssemos de que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está a nos observar, falaríamos e agiríamos da melhor forma. Seríamos diligentes em evitar tudo o que O desagrada.

Além disso, faz-nos refletir sobre a importância que uma boa comunicação desempenha nas nossas vidas. Como avaliaria ou classificaria as suas capacidades de escuta? Isto é de fato uma arte que deve ser dominada. Uma mãe que está chateada com o filho pode não estar realmente chateada com o assunto. Se for uma ocorrência corriqueira, pode ser que ela esteja almejando a atenção da única forma que ela sabe que o filho vai reagir. Uma boa comunicação consiste em perceber ou se questionar se algo está escapando, além do que está sendo dito. Isto remete ao desejo humano de ser ouvido e compreendido.

No hadith narrado por Abu Mussa: Estávamos com o Profeta (ﷺ) numa viagem, e sempre que subíamos a um lugar alto, costumávamos dizer: “Allahu Akbar.” O Profeta (ﷺ) disse: “Não vos preocupeis demasiado! Não estais a chamar um surdo ou uma pessoa ausente, mas estais a chamar Aquele que ouve, vê e está muito próximo.” [Sahih al-Bukhari, 7386]

Confortai-vos em saber que nunca estamos verdadeiramente sós, “chamais Aquele que ouve, vê e está muito próximo”. O mundo pode interpretar-te mal, mas Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ conhece a pureza e a bondade que vivem no teu coração. Ele compreende o que está realmente a ser dito e o que precisamos.

Fonte: My Islam – Al Sami’
Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *