99 Atributos de Allah: Devemos Tentar Adquiri-los?

99 Atributos de Allah: Devemos Tentar Adquiri-los?
Compartilhe

Esta frase não é apropriada, mas há uma maneira correcta de a interpretar: nós somos encorajados a tentar adquirir as características implicadas pelos Atributos e Nomes de Allah.


O que significa “adquirir” os atributos?

Isto significa olhar para os atributos que são apropriados para um ser criado adquirir as características implicadas por eles, ao contrários dos atributos que só pertencem a Allah, tal como Ele sendo O Criador, O Provedor, O Único Deus, etc. Estas são características que um ser criado não pode adquirir, e não lhe é permitido alegá-las ou a nomes semelhantes. Pelo contrário, o que é referido é os atributos cujas características implicadas Allah gosta que os Seus servos adquiram, tal como conhecimento, força, misericórdia, perseverança, generosidade e perdão, etc.

Então Allah é Omnisciente e ama aqueles que são sábios; Ele é Todo-Poderoso e Ele ama o crente forte (na sua crença) mais do que o crente fraco; Ele é Generoso e ama os que são generosos; Ele é Misericordioso e ama aqueles que mostram misericórdia; Ele é Perdoador e ama o perdão, etc.

Mas quando aplicados a Allah, estes atributos são mais perfeitos e maiores do que quando são aplicados a qualquer ser criado, porque não há nada como Allah nos Seus Atributos e Acções, tal como não há nada como Allah na Sua Essência.

Pelo contrário, é suficiente que uma pessoa partilhe do sentido destes atributos, de maneira que lhe seja apropriada e dentre os limites estipulados pela Shari’ah. Se a sua generosidade ultrapassa o limite, a pessoa torna-se perdulária; se a sua misericórdia ultrapassa o limite, ela nunca castigará mesmo quando é necessário segundo a Shari’ah; se o seu perdão ultrapassar os limites estipulados pela Shari’ah, então torna-se inadequado.

Isto foi mencionado pelo grande estudioso Ibn Al-Qayyim nos seus livros ‘Uddat al-Sabirin e Al-Wabil al-Sayyib, e noutros livros como Al-Madarij e Zaad al-Ma’ad. Ele disse em al-‘Uddah e Al-Wabil:

“Pela razão de que Allah é, de facto, O Apreciativo (Al-Shukúr), os mais amados da Sua criação são os que têm a característica da gratidão (al-shukr), tal como os mais detestados da Sua criação para Ele são os que falham nesta característica ou os que têm a característica oposta. Isto aplica-se aos Seus Belos Nomes: os mais amados da Sua criação para Ele são os que têm as características implicadas pelos Seus Nomes, e os mais detestados da Sua criação para Ele são os que têm as características opostas a estas.

Então, Ele detesta aqueles que são ingratos, aqueles que fazem o mal, aqueles que são ignorantes, duros de coração, avarentos, covardes e ignóbeis. Ele é Belo e ama a beleza; Ele é Omnisciente e ama aqueles que têm conhecimento; Ele é Misericordioso e ama os que mostram misericórdia; Ele faz o bem e ama os que fazem o bem;

Ele é O Que Esconde (os pecados) e ama os que escondem (os pecados dos outros); Ele é Todo-Poderoso e condena os que agem de forma desesperada, e o crente forte é mais amado que o crente fraco; Ele é Perdoador e ama o perdão; Ele é Um Só e ama o que tem número ímpar; tudo o que Ele ama é ligado aos Seus Nomes e Atributos; e tudo o que Ele detesta é o oposto disso”. [Al-‘Uddah, p. 310]

Ele também disse:

“Generosidade é um dos Atributos do Senhor, pois Ele dá e não tira, Ele alimenta e não é alimentado, Ele é O Mais Generoso daqueles que são generosos. Os mais amados da Sua criação para Ele são os que procuram adquirir as características implicadas pelos Seus Atributos. Pois Ele é Generoso e ama aqueles entre os Seus servos que são generosos; Ele é Omnisciente e ama aqueles que têm conhecimento; Ele é Todo-Poderoso e ama aqueles que são corajosos; Ele é Belo e ama a beleza”. [al-Wabil (p. 543 de Majmu’at al-Hadith]

[Majmu’ Fatawa wa Maqalat Mutanawwi’ah, 6/251]

Fonte: IslamQA

Leia também: A Importância dos Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *