Al Basir (البصير) O que Tudo Vê

Al Basir (البصير) O que Tudo Vê
Compartilhe

Significado de Al Basir

O Onisciente. Aquele que vê todas as coisas pela Sua Visão Eterna sem olho, pupila, iris ou qualquer outro instrumento.

Allah é Al-Basir (em árabe: ٱلْبَصِيرُ), Ele vê tudo, mesmo que seja insignificante, como uma formiga preta numa pedra preta quando está escuro sob o breu da noite. Não há nada escondido da Sua visão. Ele tem conhecimento de todas as coisas, tanto no Céu como na Terra. Não deixa escapar nenhum pormenor. A Sua visão abrange tudo, não apenas o superficial. Ele vê o que está verdadeiramente dentro.

Raiz árabe

Da raiz ba-sad-ra (ب ص ر), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ver, contemplar, notar, compreender, saber, perceber, ter discernimento, estar absolutamente consciente.

Al-Basir é o nome complementar de As-Sami, que significa “O Que Tudo Ouve”. Estes nomes são frequentemente utilizados em conjunto para enfatizar o fato de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ter uma consciência completa e ser conhecedor de tudo e que nada Lhe escapa. Este nome aparece um total de 42 vezes em todo o Alcorão.

Da história do Profeta Mussa (as)

قَالَ لَا تَخَافَآ ۖ إِنَّنِى مَعَكُمَآ أَسْمَعُ وَأَرَىٰ

Qaala laa takhaafaaa innanee ma’akumaa asma’u wa araa

Tradução:

“Ele (Allah) disse: Não temais. Por certo, sou convosco: ouço e vejo.” – (Alcorão 20:46)

Este versículo foi dito ao Profeta Mussa (as) quando lhe foi ordenado que enfrentasse o tirano Firaun (Faraó). Imaginem estar no lugar do Profeta Mussa (as). É de conhecimento geral a história violenta de Firaun, que torturava e escravizava todos os que o desafiavam. Agora, imaginem Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ a te dizer que está ao teu lado. O fato de Ele estar ouvindo e vendo não facilitava a tarefa de Mussa (as), porém isso realça outro significado do nome Al-Basir, que muitas vezes é ignorado. É um lembrete de que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não está apenas a nos observar, mas está a cuidar de nós. É um nome que, uma vez entendido, deve incutir paz, conforto e proteção.

وَتَوَكَّلْ عَلَى ٱلْعَزِيزِ ٱلرَّحِيمِ

ٱلَّذِى يَرَىٰكَ حِينَ تَقُومُ

وَتَقَلُّبَكَ فِى ٱلسَّـٰجِدِينَ

إِنَّهُۥ هُوَ ٱلسَّمِيعُ ٱلْعَلِيمُ

Wa tawakkal alal ‘Azeezir Raheem Allazee yaraaka heena taqoom Wa taqallubaka fis saajideen Innahoo Huwas Samee’ul ‘Aleem

Tradução:

“E confia nO Todo-Poderoso, nO Misericordiador, que te vê quando te levantas, para orar, e vê tuas gesticulações entre os que se prosternam. Por certo, Ele é O Oniouvinte, O Onisciente.” – (Alcorão 26:217-220)

۞إِنَّ ٱللَّهَ يَأۡمُرُكُمۡ أَن تُؤَدُّواْ ٱلۡأَمَٰنَٰتِ إِلَىٰٓ أَهۡلِهَا وَإِذَا حَكَمۡتُم بَيۡنَ ٱلنَّاسِ أَن تَحۡكُمُواْ بِٱلۡعَدۡلِۚ إِنَّ ٱللَّهَ نِعِمَّا يَعِظُكُم بِهِۦٓۗ إِنَّ ٱللَّهَ كَانَ سَمِيعَۢا بَصِيرٗا

Innal laaha ya’murukum an tu’addul amaanaati ilaaa ahlihaa wa izaa hakamtum bainan naasi an tahkumoo bil’adl; innal laaha ni’immaa ya’izukum bih; innal laaha kaana Samee’am Baseeraa

Tradução:

“Por certo, Allah vos ordena que restituais os depósitos a seus donos. E quando julgardes entre os homens, que julgueis com justiça. Por certo, quão excelente é isso, a que Allah vos exorta! Por certo, Allah é Oniouvinte, Onividente.” – (Alcorão, 4:58)

Do famoso hadith de Jibril: “Fala-me do Ihsan (a excelência). O Profeta respondeu: “O ihsan é adorar Allah como se O visses, porque se não O vês, Ele vê-te.” [Sahih Muslim 9]

۞قُلۡ أَؤُنَبِّئُكُم بِخَيۡرٖ مِّن ذَٰلِكُمۡۖ لِلَّذِينَ ٱتَّقَوۡاْ عِندَ رَبِّهِمۡ جَنَّـٰتٞ تَجۡرِي مِن تَحۡتِهَا ٱلۡأَنۡهَٰرُ خَٰلِدِينَ فِيهَا وَأَزۡوَٰجٞ مُّطَهَّرَةٞ وَرِضۡوَٰنٞ مِّنَ  ٱللَّهِۗ وَٱللَّهُ بَصِيرُۢ بِٱلۡعِبَادِ

Qul a’unabbi ‘ukum bikhairim min zaalikum; lillazeenat taqaw ‘inda Rabbihim jannaatun tajree min tahtihal anhaaru khaalideena feehaa wa azwaajum mutahharatunw wa ridwaanum minal laah; wallaahu baseerum bil’ibaad

Tradução:

“Dize: “Informar-vos-ei de algo melhor que isso tudo? Para os piedosos, haverá junto ao seu Senhor, Jardins abaixo dos quais correm os rios; nesses, serão eternos e terão mulheres puras e agrado de Allah.” E Allah, dos servos, é Onividente” – (Alcorão, 3:15)

Reflexão

Devemos recordar que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o Onipresente e o Onividente. Se mantivéssemos isto na nossa mente, nos salvaríamos de muitos problemas. A consciência de que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está nos observando, nos induz a evitar fazer ou dizer algo de que nos arrependeríamos mais tarde. Funciona como um mecanismo preventivo através do qual podemos filtrar as nossas escolhas, aumentando a consciência do nosso discurso e das nossas ações.

Para além disso, o crente que sabe que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Basir encontra conforto. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ repara em todos os pormenores, em público ou em privado. Por vezes, podemos não ser reconhecidos pelo nosso trabalho, ou a nossa bondade e generosidade podem ser aproveitadas ou não ser apreciadas. Entretanto, o crente pode se consolar ao compreender que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ vê e sabe tudo. Nada passa sem que Ele repare e, no dia do julgamento, todas as contas serão avaliadas com exatidão.

Se, em vez de procurarmos a validação através dos outros, nos apercebêssemos de que qualquer bem seria recompensado generosamente por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e que a Sua aprovação é tudo o que importa, ficaríamos muito contentes. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ diz no Alcorão:

“E qual é a recompensa da bondade, senão a bondade? (Alcorão 55:60)

Continuem a fazer o bem, porque ele voltará. Fazçam as coisas por Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ e vocês nunca ficarão desiludidos.

وَقُلِ ٱعۡمَلُواْ فَسَيَرَى ٱللَّهُ عَمَلَكُمۡ وَرَسُولُهُۥ وَٱلۡمُؤۡمِنُونَۖ وَسَتُرَدُّونَ إِلَىٰ عَٰلِمِ ٱلۡغَيۡبِ وَٱلشَّهَٰدَةِ فَيُنَبِّئُكُم بِمَا كُنتُمۡ تَعۡمَلُونَ,

Wa qul i’maloo fasayaral laahu ‘amalakum wa Rasooluhoo wal mu’minoon; wa saturaddoona ilaa ‘Aalimil Ghaibi washshahaadati fa yunabbi’ukum bimaa kuntum ta’maloon

Tradução:

“E dize: “Laborai; então, Allah verá vossas obras e também Seu Mensageiro e os crentes. E sereis levados ao Sabedor do invisível e do visível; e Ele, informar-vos-á do que fazíeis.” – (Alcorão, 9:105)

Fonte: My Islam – Al Basir

Leia também: A Importância dos 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *