Al Hakam (الحكم) O Imparcial

Al Hakam (الحكم) O Imparcial
Compartilhe

Significado de Al-Hakam

O Árbitro, O Juiz, O Doador de Justiça.

Allah é Al-Hakam (em árabe: ٱلْحَكَمُ), Aquele que faz Justiça. Seu julgamento, uma vez proferido, não pode ser modificado. Ele sempre age com justiça em todas as situações e nunca comete erros. Ele é o melhor dos juízes.

Raiz Árabe

Da raiz ha-kaf-mim (ح ك م), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser sábio, conhecer a verdadeira natureza das coisas, julgar, decidir, dar um veredicto, julgar e sentenciar, prevenir ou restringir atos ilícitos ou corrupção, fazer alguém voltar atrás de atos ilícitos ou ignorância.

Al-Hakam é o juiz, o árbitro e o doador da justiça. Semelhante a Al-Hakim (O Sábio), que vem da mesma raiz. Para ser o melhor dos juízes, você deve ser onisciente. Você deve ter ouvido o termo Hikmah, um conceito da filosofia islâmica que diz respeito à sabedoria, racionalidade e objetividade, ou seja, conhecer a essência das coisas como elas são. Uma pessoa com hikmah tem total clareza e enxerga a ação e suas consequências.

Imam al-Ghazali escreve: Ele “é o magistrado arbitral e o juiz vingador, cuja decisão ninguém anula e cujo decreto ninguém corrige”.

أَفَحُكْمَ ٱلْجَـٰهِلِيَّةِ يَبْغُونَ ۚ وَمَنْ أَحْسَنُ مِنَ ٱللَّهِ حُك ْمًۭا لِّقَوْمٍۢ يُوقِنُونَ

Afahukmal jaahiliyyati yabghoon; wa man ahsanu minal laahi hukmal liqawminy yooqinoon (seção 7)

“Buscam, então, o julgamento dos tempos da ignorância?. E quem melhor que Allah, em julgamento, para um povo que se convence da Verdade?” – (Alcorão 5:50)

إِنَّا كُلَّ شَىْءٍ خَلَقْنَـٰهُ بِقَدَرٍۢ

Innaa kulla shai’in khalaqnaahu bi qadar

“Por certo, Nós criamos cada cousa, na justa medida.” – (Alcorão 54:49)

ٱللَّهُ يَحْكُمُ بَيْنَكُمْ يَوْمَ ٱلْقِيَـٰمَةِ فِيمَا كُنتُمْ فِيهِ تَخْ تَلِفُونَ

Allahu yahkumu bainakum Yawmal Qiyaamati feemaa kuntum feehi takhtalifoon

“Allah julgará, entre vós, no Dia da Ressurreição, por aquilo de que discrepáveis.” – (Alcorão 22:69)

A regra de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ

Um aspecto essencial do nome Al-Hakam é nos ajudar a compreender o decreto de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Sob as lentes de Ele ser o mais sábio e o melhor dos juízes, não devemos nos preocupar com o que foi decretado. O hadith menciona que devemos reconhecer Allah em tempos de facilidade e prosperidade, e Ele se lembrará de nós em tempos de adversidade. E saiba que o que passou por nós [e não conseguimos alcançar] não aconteceria conosco , e o que aconteceu conosco não passaria despercebido. E saiba que a vitória vem com paciência, o alívio com a aflição e as dificuldades com facilidade. [Hadith n° 19, Os Quarenta Hadith an-Nawawi]

Nossa única tarefa nesta vida é assumir o controle do estado de nossos corações, mantê-los puros, apesar dos fatores circundantes, e atuar com o melhor de nossas habilidades. Devemos encontrar e concentrar nossa atenção nas coisas que estão sob nosso controle. Tudo o mais que acontece fora é a vontade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, e Ele é o melhor árbitro. Se o seu foco estiver em coisas fora do seu alcance, você desistirá para sempre da sua felicidade. Shaikh Tosun Bayrak diz: “Em vez de questionar o julgamento de Allah, seja um verdadeiro juiz de si mesmo. Não se tiranize, nem se desculpe ou se mime.”

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ diz: “E que não há, para o ser humano, senão o que adquire com seu esforço, e que seu esforço será visto, em seguida, será recompensado com a mais completa recompensa.” (Alcorão 53: 39-41)

Du’a do Profeta Muhammad ﷺ

Podemos aprender a mesma du’a para orientação que o Profeta Muhammad ﷺ fez, conforme mencionado no hadith que menciona Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como o árbitro:

اللّهُـمَّ رَبَّ جِـبْرائيل – وَميكـائيل – وَإِسْـرافيل – فاطِـرَ السَّمواتِ وَالأَرْض – عالـِمَ الغَيْـبِ وَالشَّهـادَةِ أَنْـتَ تَحْـكمُ بَيْـنَ عِبـادِكَ فيـما كانوا فيهِ يَخْتَلِفـون. اهدِنـي لِمـا اخْتُـلِفَ فيـهِ مِنَ الْحَـقِّ بِإِذْنِك – إِنَّـكَ تَهْـدي م َنْ تَشـاءُ إِلى صِراطٍ مُسْتَقـيم

Allahumma, rabba Jibra’ila, wa Mika’ila, wa Israfila Fatira s-samawati wa l-ardi, alima l-ghaybi wa sh-shahadati, anta tahkumu bayna ibadika fima kanu fihi yakhtalifuna. Ihdini li makhtulifa fihi min al-haqqi bi idhnika. Innaka tahdi man tasha’u ila siratin mustaqim.

“Ó Allah, Senhor de Jibraīl, Mīkaīl e Israfīl (grandes anjos), Criador dos céus e da Terra, Conhecedor do visível e do invisível. Tu és o árbitro entre Teus servos naquilo que disputaram. Guia-me para a verdade naquilo em que as pessoas diferiram, com Tua permissão, pois em verdade Tu guias quem Tu queres por um caminho reto.” [Hisn al-Muslim 30]

Reflexão

Um crente se beneficia em saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Hakam. Embora possa ser difícil encontrar em seu coração um perdão a um perpetrador, ou uma retribuição pessoal nem sempre é necessária, sabendo que a justiça será servida no dia do julgamento. Isso não é feito com malícia. Talvez o que quer que a pessoa tenha feito, ela expiou sinceramente, e Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ vê e sabe o que é melhor. Mas, do ponto de vista individual, se compreendermos e aceitarmos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Hakam, isso pode ser usado como uma ferramenta para permanecermos emocionalmente inteiros e para encontrarmos o perdão em vez de buscar vingança.

Compartilhamos uma bela citação do escritor Cormac McCarthy sobre o perdão: “Ele sabia que nossos inimigos, por outro lado, parecem estar sempre conosco. Quanto maior o nosso ódio, mais persistente será a memória deles, de modo que um inimigo verdadeiramente terrível se tornará imortal. Dessa forma, o homem quem lhe causou grande dano ou injustiça torna-se um hóspede em sua casa para sempre. Talvez apenas o perdão possa desalojá-lo. Isso é semelhante à ideia de que o ódio é um veneno mais mortal para quem odeia do que para quem é odiado.”

وَٱتَّبِعْ مَا يُوحَىٰٓ إِلَيْكَ وَٱصْبِرْ حَتَّىٰ يَحْكُمَ ٱللَّهُ ۚ وَ هُوَ خَيْرُ ٱلْحَـٰكِمِينَ

Wattabi maa yoohaaa ilaika wasbir hattaa yahkumal laah; wa Huwa khairul haakimeen (seção 11)

“E segue o que te é revelado e pacienta, até que Allah julgue. E Ele é O Melhor dos juízes.” – (Alcorão 10:109)

Outra lição é que podemos nos esforçar para ser imparciais, assim como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é imparcial. A compreensão deste nome deveria aumentar o nosso desejo de elevar os nossos padrões para sermos racionais, objetivos e justos nas nossas ações. Tomar consistentemente a decisão certa, alinhada com nossos valores e objetivos.

Abdur-Rahman bin Abi Bakrah narrou: “Meu pai escreveu para ‘Ubaidullah bin Abi Bakrah, que era juiz: Não faça um julgamento entre duas pessoas enquanto estiver com raiva, pois de fato ouvi o Mensageiro de Allah (ﷺ) dizendo: ‘O juiz não deve julgar entre duas pessoas enquanto estiver com raiva.'” [Sahih (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 1334]

Fonte: My Islam – Al-Hakam

Leia também: A Importância dos 99 Nomes de Allah



Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *