Al ‘Adl (العدل) O Justo

Al ‘Adl (العدل) O Justo
Compartilhe

Significado de Al-‘Adl

O Justo, personificação da justiça.

Allah é Al-Adl (em árabe: ٱلْعَدْلُ), Aquele que retifica e corrige as questões de maneira justa e equitativa. Ele sempre oferece justiça absoluta através de Sua sabedoria, sem falhas. Ele dá a cada um o que merece e coloca tudo em sua devida ordem.

Raiz Árabe

Da raiz ayn-dal-lam (ع د ل), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: agir de maneira justa, equitativa, ajustar adequadamente, equilibrar, endireitar, retificar, estabelecer justiça ou equilíbrio. Tornar igual, uniforme, afastar-se de algo com razão, estar confortável com o que é certo.

Entre os nomes antagônicos

Como mencionamos anteriormente, vários estudiosos têm critérios diferentes para o que constitui ser um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. O nome Al-Adl não é reconhecido como nome oficial por estudiosos como Ibn Uthaymin, Ibn Hazm e Ibn al-Wazir, entre outros. Como regra geral, se o nome contém o prefixo alif lam antes do nome no Alcorão, então isso é uma indicação clara de pertencer ao grupo dos nomes e atributos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Não há nenhum versículo citando diretamente Al-Adl no Alcorão.

No Sahih Muslim, “Ó meus servos! Eu proibi dhulm (opressão) para Mim mesmo, e tornei isso proibido entre vós, então não oprimis uns aos outros.” [Sahih Muslim 2577]. Aqui Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ faz uma declaração: Ele pode fazer tudo o que quiser, mas Ele proíbe a injustiça para Si mesmo. Um ponto colocado para nos informar que Ele não é injusto. Allah, então, nos ordena a defender este padrão entre nós, denunciar e prevenir qualquer injustiça que possamos ver.

إِنَّ ٱللَّهَ لَا يَظْلِمُ مِثْقَالَ ذَرَّةٍۢ ۖ وَإِن تَكُ حَسَنَةًۭ يُضَ ـٰعِفْهَا وَيُؤْتِ مِن لَّدُنْهُ أَجْرًا عَظِيمًۭا

Innal laaha laa yazlimu misqaala zarratinw wa in taku hasanatany yudaa’ifhaa wa yu’ti mil ladunhu ajran ‘azeemaa

“Por certo, Allah não faz injustiça nem mesmo do peso de um átomo. E se este é uma boa ação, multiplicá-la-á, e concederá, de Sua parte, magnífico prêmio.” – (Alcorão 4:40)

إِنَّ ٱللَّهَ يَأْمُرُ بِٱلْعَدْلِ وَٱلْإِحْسَـٰنِ وَإِيتَآئِ ذِى ٱلْقُ رْبَىٰ وَيَنْهَىٰ عَنِ ٱلْفَحْشَآءِ وَٱلْمُنكَرِ وَٱلْبَغْىِ ۚ يَعِظُكُم ْلَعَلَّكُمْ تَذَكَّرُونَ

Innal laaha ya’muru bil ‘adli wal ihsaani wa eetaaa’i zil qurbaa wa yanhaa ‘anil fahshaaa’i wal munkari walbagh-i’ ya’izukum la’allakum tazakkaroon

“Por certo, Allah ordena a justiça e a benevolência e a liberalidade para com os parentes, e coíbe a obscenidade e o reprovável e a transgressão. Ele vos exorta, para meditardes.” – (Alcorão 16:90)

وَتَمَّتْ كَلِمَتُ رَبِّكَ صِدْقًۭا وَعَدْلًۭا ۚ لَّا مُبَدِّلَ لِكَلِمَ ـٰتِهِۦ ۚ وَهُوَ ٱلسَّمِيعُ ٱلْعَلِيمُ

Wa tammat Kalimatu Rabbika sidqanw wa ‘adlaa; laa mubaddila li Kalimaatih; wa Huwas Samee’ul ‘Aleem

“E a palavra de teu Senhor cumpriu-se, em verdade e justiça. Não há quem troque Suas Palavras. E Ele é O Oniouvinte, O Onisciente” – (Alcorão 6:115)

Por que há sofrimento?

O tema do sofrimento pode trazer dúvidas ao coração do crente. A inquietação que sentimos é porque não conseguimos compreender a justiça de Allah. Podemos ter incertezas, medo ou esquecer que este mundo é apenas uma residência temporária. Devemos lembrar que tudo está sob o controle e posse de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele pode fazer qualquer coisa, com quem quer que seja, e Ele é o Onisciente. Se entendermos isso, não precisaremos ir mais longe.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode dispor de toda a criação hoje, e isso não seria certo ou errado; é apenas Seu comando. Isto é o que significa ser a Autoridade Suprema, o Rei dos Reis e o Todo-Poderoso. Negar isso seria negar Seus atributos. Mas, ver Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ somente através das lentes de Sua independência e soberania deixa escapar Sua essência. É mais abrangente ver todos os Seus atributos trabalhando juntos, incluindo Ele ser o Onisciente, o Misericordioso e a Personificação da Justiça.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ diz à humanidade: “E em verdade, pomo-vos à prova com algo do medo e da fome e da escassez de riquezas e de pessoas e de frutos. E alvissara o Paraíso aos perseverantes” (Alcorão 2:155). E o Profeta Muhammad ﷺ disse: “Nenhuma fadiga, nem doença, nem tristeza, nem desânimo, nem mágoa, nem angústia sobrevém a um muçulmano, mesmo que seja a picada que ele recebe de um espinho, sem que Allah expie alguns de seus pecados por isso.” [Sahih al-Bukhari 5641].

Portanto, devemos lembrar que esta vida é apenas temporária e que “todas as dificuldades são fáceis”, quer aconteçam nesta vida ou na outra. Isto é Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ – sempre justo e comedido. “Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade” (Alcorão 2:286).

Sobre o sofrimento de uma criança

Para cada criança que falece, será concedida a felicidade eterna no Paraíso. Um hadith relata que o Mensageiro de Allah (ﷺ) costumava perguntar aos seus companheiros: “Alguém dentre vós teve um sonho?” e eles lhe contaram o sonho. Ele comentou sobre este sonho: “E o homem alto que tu viste no jardim é Abraão (Ibrahim) e as crianças ao seu redor são aquelas crianças que morrem com Al-Fitra (a fé islâmica inata)”. Alguns muçulmanos perguntaram ao Profeta: “Ó Mensageiro de Allah (ﷺ)! E os filhos dos pagãos?” O Profeta (ﷺ) respondeu: “E também os filhos dos pagãos.” [Sahih al-Bukhari 7047]

Abu Hassan relatou: Eu disse a Abu Huraira que os meus dois filhos tinham morrido. Você poderia narrar para mim algo do Mensageiro de Allah (ﷺ), um hadith que acalmaria nossos corações em nosso luto? Ele respondeu que sim. “Crianças pequenas são as aves do Paraíso. Se um deles encontrasse seu pai (ou ele disse seus pais), seguraria sua roupa, ou disse através da mão, como eu seguro a bainha de sua roupa (com minha mão). E ele (a criança) não tiraria (sua mão) dali até que Allah fizesse seu pai entrar no Paraíso.” [Sahih Muslim 2635]

Abdullah ibn Amr relatou: O Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos estejam sobre ele, disse: “Em verdade, aqueles que foram justos estarão na presença de Allah em púlpitos de luz, perto da mão direita do Misericordioso, Exaltado, e ambos os Seus lados são honrados. São aqueles que praticaram justiça em seus julgamentos e com suas famílias e em tudo o que fizeram.” [Sahih (autêntico) Sahih Muslim 4493]

ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ كُونُواْ قَوَّـٰمِينَ بِٱلۡقِسۡطِ شُه َدَآءَ لِلَّهِ وَلَوۡ عَلَىٰٓ أَنفُسِكُمۡ أَوِ ٱلۡوَٰلِدَيۡنِ وَٱلۡأَقۡرَب ِينَۚ إِن يَكُنۡ غَنِيًّا أَوۡ فَقِيرٗا فَٱللَّهُ أَوۡلَىٰ بِهِمَاۖ فَلَا تَ تَّبِعُواْ ٱلۡهَوَىٰٓ أَن تَعۡدِلُواْۚ وَإِن تَلۡوُۥٓاْ أَوۡ تُعۡرِضُواْ ف َإِنَّ ٱللَّهَ كَانَ بِمَا تَعۡمَلُونَ خَبِيرٗا

Yaa aiyuhal lazeena aamanoo koonoo qawwa ameena bilqisti shuhadaaa’a lillaahi wa law ‘alaa anfusikum awil waalidaini wal aqrabeen iny yakun ghaniyyan aw faqeeran fallaahu awlaa bihimaa falaaa tattabi’ul hawaaa an ta’diloo; wa in talwooo aw tu’ridoo fa innal laaha kaana bimaa ta’maloona Khabeera

“Ó vós que credes! Sede constantes na equanimidade, testemunhando por Allah, ainda que contra vós mesmos, ou contra os pais e os parentes. Quer se trate de rico ou pobre, Allah terá prioridade sobre ambos. Então, não sigais as paixões, para serdes justos. E, se deturpais o testemunho ou dais de ombros, por certo, Allah, do que fazeis, é Conhecedor.” – (Alcorão 4:135)

Reflexão

Ao reconhecer Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como justo, como podemos trazer esta virtude para nossa vida? Em vez de buscar confirmação ou provar que nosso lado está correto, podemos buscar a verdade? Isso exigiria deixar nossas emoções e ego de fora. Teríamos que abraçar nossas fraquezas e a possibilidade de estarmos errados. Também podemos expandir o âmbito da justiça para além da dinâmica interpessoal. Podemos olhar para dentro de nós. Somos justos com as nossas almas, nós nos tratamos com respeito, ou somos opressivos conosco?

Fonte: My Islam – Al-‘Adl

Leia também: A importância dos 99 Nomes de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *