Al Samad (الصمد) O Eterno; O Impregnável

Al Samad (الصمد) O Eterno; O Impregnável
Compartilhe

Significado de Al Samad

O Eterno, O Mestre, O Autossuficiente.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é As-Samad (em árabe: ٱلْصَّمَدُ), significando que Ele é aquele em quem se busca refúgio em tempos de adversidade. Ele é eterno, íntegro e completo. Não há vazio.

Raiz Árabe

Da raiz sad mim dāl (ص م د), que ocorre apenas uma vez no Alcorão. Tem as seguintes conotações do árabe clássico: esforçar-se, alcançar ou obter algo, voltar-se para, precisar, dirigir-se ou almejar algo, estabelecer, erguer algo, ser impenetrável, sólido, permanecer não afetado, inalterado, ser sublime e eterno.

Explorando vários significados do nome

Existem vários significados de As-Samad. Abordamos alguns desses aspectos nos nomes anteriores, portanto, gastaremos menos tempo aqui elaborando essas qualidades. A primeira é a ideia de autossustentação, autossuficiência e independência de todas as coisas (ver também #63, Al-Qayyum). O nome é mencionado na Surah Ikhlas logo após ser informado de que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ahad (O Único / O Único).

Esses nomes se unem para pintar um quadro de que Ele é único, indivisível. Não há divindade fora d’Ele em quem possamos confiar suficientemente. A natureza da criação é a carência, por isso nos voltamos para aquele que é absolutamente livre de necessidades e não dependemos de mais ninguém. Só ele é suficiente para o crente. Todos os nossos problemas, necessidades e desejos são tratados perfeitamente sob os cuidados de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Observe também que este nome ou atributo de ser Samad só é aplicável a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

قُلْ هُوَ ٱللَّهُ أَحَدٌ
ٱللَّهُ ٱلصَّمَدُ

Qul huwal laahu ahad, Allah hus-samad

“Dize: ‘Ele é Allah, Único, Allah, o Refúgio Eterno.” – (Alcorão 112:1-2)

A outra interpretação comum de As-Samad é a do mestre que tem controle total. “Ibn Abbas disse, ‘Ele é o Mestre que é perfeito em Sua soberania, o Mais Nobre que é perfeito em Sua nobreza, o Mais Magnífico que é perfeito em Sua magnificência, o Mais Paciente que é perfeito em Sua tolerância, o Onisciente Aquele que é perfeito em Seu conhecimento, e o Mais Sábio que é perfeito em Sua sabedoria.

Ele é Aquele que é perfeito em todos os aspectos de nobreza e autoridade. Ele é Allah, glória a Ele. Esses atributos não são adequados a ninguém além de Ele. Ele não tem igual e nada é como Ele. Glória a Allah, o Único, o Irresistível.'” [1]

Do The Study Qur’an, ele menciona As-Samad “o significado lexical e não teológico indica algo sólido e impenetrável ou simplesmente ‘não oco'”. Em seguida, descreve teologicamente As-Samad como sendo interpretado por alguns como “uma alusão à causa primária ou inicial de todas as coisas, um ser eternamente autossuficiente e independente que continua a existir depois que Sua criação deixou de existir, aquele que existiu e sempre existirá.”

Súplica do Hadith

Abdullah bin Buraidah Al Aslami narrou de seu pai, que disse: “O Profeta ﷺ ouviu um homem suplicando e estava dizendo:

اللَّهُمَّ إِنِّي أَسْأَلُكَ بِأَنِّي أَشْهَدُ أَنَّكَ أَنْتَ اللَّهُ لاَ إِ لَهَ إِلاَّ أَنْتَ الأَحَدُ الصَّمَدُ الَّذِي لَمْ يَلِدْ وَلَمْ يُولَدْ وَلَمْ يَكُ نْ لَهُ كُفُوًا أَحَدٌ

Allahumma inni as’aluka bi annī ashhadu annaka antallāh, la ilaha illa formiga, al-ahadus-samad, alladhi lam yalid wa lam yūlad, wa lam yakun lahu kufuwan ahad

“Ó Allah, de fato, eu te peço pelo meu testemunho de que Tu és Allah, não há ninguém digno de adoração exceto Tu, o Único, As-Samad, aquele que não gera, nem foi gerado, e não há ninguém que seja como Ele.”[2]

“Então ele disse: ‘Por Aquele em Cujas Mãos está minha alma, ele pediu a Allah pelo Seu Maior Nome, aquele que se Ele for chamado por ele, Ele responderá, e quando Ele for questionado por Ele, Ele dá.'”

Reflexão

O crente se beneficia por saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é As-Samad. Ninguém além de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ poderia satisfazer todas as nossas necessidades, por isso nos voltamos para Ele e pedimos Sua misericórdia. Ibn Abbas teve o privilégio de ser tão jovem e de ter aceitado o Islam tão cedo. Ele teve acesso imediato ao Profeta ﷺ, que frequentemente lhe dava conselhos. Então, um dia, ele estava rezando atrás do Profeta ﷺ, o Profeta ﷺ virou-se para ele e disse-lhe o seguinte:

“Ó menino! Vou te ensinar uma afirmação: Estejas atento a Allah e Ele te protegerá. Estejas atento a Allah e tu O encontrarás diante de ti. Quando tu pedires, peças a Allah, e quando tu procurares ajuda, procures a ajuda de Allah. Saiba que se toda a criação se reunisse para fazer algo que te beneficiasse – tu nunca obterias nenhum benefício, exceto o que Allah escreveu para ti. E se eles se reunissem para fazer algo que te prejudicasse – tu nunca serias prejudicado, exceto que Allah tenha escrito para ti. As canetas são levantadas e as páginas são secas.'” [3]

Para todas as nossas necessidades, sejam elas espirituais, físicas ou materiais – a fonte é Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que As-Samad, o refúgio eterno. Nunca devemos sentir que estamos pedindo demais e limitar nossos pedidos, isso seria um insulto a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que é Ar-Razzaq (O Provedor). Qualquer restrição que você coloque em sua du’a é um reflexo de uma limitação autoimposta daquilo que você acredita ser possível para si mesmo. Thabit narrou de Anas, que disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: ‘Que um de vós peça ao seu Senhor todas as suas necessidades, mesmo até que ele peça a Ele a tira de sua sandália quando ela se partir.'” [4 ]

Imam Zarruq escreve sobre As-Samad como “aquele a quem as pessoas se dirigem em relação às necessidades a serem atendidas”. Portanto, a realização antropomórfica deste atributo divino seria tornar-se uma pessoa a quem as pessoas podem recorrer em busca de ajuda. Outras pessoas precisam de nós assim como nós precisamos delas. Busque o prazer de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ajudando seu irmão ou irmã. Seja uma fonte de conforto e assistência que os beneficie. E lembre-se, la hawla wala quwwata illa billah, “não há força nem poder exceto com Allah”. Toda manifestação física de ajuda neste mundo vem de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Referências:
[1] Tafsir por Ibn Kathir | comentário da surata ikhlas ayah 2
[2] Sahih (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 3475
[3] Hasan (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 2516
[4] Hasan (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 3604i

Fonte: My Islam – As Samad

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *