Al Ahad (الاحد) O Único, O Incomparável

Al Ahad (الاحد) O Único, O Incomparável
Compartilhe

Significado de Al Ahad

O Único, O Incomparável.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ahad (em árabe: ٱلْأَحَد), Ele é incomparável, inigualável e indivisível. Al-Ahad é Aquele que esteve, está e sempre permanecerá sozinho. Ninguém jamais poderá ser igual a Ele na essência de todos os Seus belos atributos.

Raiz Árabe

Da raiz hamza-ha-dal (أ ح د), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser um, ser o único, um sozinho, único, unir, unificar.

Diferenças entre Al-Ahad e Al-Wahid

Como mencionamos anteriormente, Al-Wahid e Al-Ahad são dois nomes que descrevem o tawhid (a unidade) de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele é aquele que não pode ser dividido nem duplicado, tornando-O o único. Este é o ponto de partida do que significa ser muçulmano, a crença central da qual provém todo o resto. É por isso que na shahadah, testemunhamos, la ilaha illa Allah, “não há deus senão Allah”. Diz-se que ele é aquele que existia antes de qualquer outra coisa existir. Nesse sentido, Ele foi o primeiro. Para uma explicação adicional sobre Sua unicidade, consulte o artigo de Al-Wahid.

Neste artigo, exploramos a visão dos estudiosos que explicam a diferença entre Al-Ahad e Al-Wahid, embora ambos se refiram à Sua unicidade. Cada nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é único e oferece um novo tom de significado. Não são sinônimos, embora possa haver alguma sobreposição. Al-Ahad descreve unidade e singularidade absolutas; ninguém se compara a Ele.

Em contraste, Al-Wahid refere-se ao Seu ser como numérico. Alguns comentaristas notaram que Al-Wahid indica afirmação, enquanto Al-Ahad se refere à negação. Por exemplo, fi alhiqihi, lam ara ahada, “Na verdade, não vi ninguém”, e yabqa rajulun wahidun, “resta um homem”. Outros observam que Ahad é visto como portador de um grau mais elevado. Ele é intensamente um, unicamente um.

O nome Al-Wahid é mencionado muitas vezes no Alcorão. O nome Al-Ahad aparece em um lugar, na Surah Ikhlas.

قُلۡ هُوَ ٱللَّهُ أَحَدٌ

Qul huwal laahu ahad

“Dize: “Ele é Allah, Único” – (Alcorão 112:1)

وَلَمۡ يَكُن لَّهُۥ كُفُوًا أَحَدُۢ

Wa lam yakul-lahoo kufuwan ahad

“Não há ninguém comparável a Ele.” – (Alcorão 112:4)

Sa’id bin al-Musayyib relatou em um hadith mursal que o Profeta disse: “Se alguém recitar dez vezes ‘Dize, Ele é Deus, Único’, um palácio será construído para ele no paraíso por causa disso; se alguém recitar vinte vezes, dois palácios serão construídos para ele no paraíso por isso; e se alguém recitar trinta vezes, três palácios serão construídos para ele no paraíso por isso.” ‘Umar b. al-Khattab disse: “Juro por Allah, ó Mensageiro de Allah, que então produziremos muitos palácios para nós mesmos” ao que ele respondeu: “A graça abundante de Allah é ainda mais abrangente do que isso.” [1]

O amor pela surata Ikhlas

Anas disse: Um dos Ansar costumava liderar o Ansar em Salat na mesquita de Quba e tinha o hábito de recitar Qul Huwal-lahu Ahad sempre que queria recitar algo na oração.

Quando ele terminasse aquela Surata, ele recitaria outra também. Ele seguiu o mesmo procedimento em cada Rak’ah. Seus companheiros discutiram isso com ele e disseram: “Tu recitas esta Surata e não a considera suficiente e, em seguida, recita outra. Então, tu a recitarias sozinha ou a deixaria e recitaria alguma outra?”

Ele respondeu: “Eu nunca irei abandoná-la e se vós quiserdes que eu seja vosso Imam nesta condição, está tudo bem; caso contrário, eu vos deixarei.” Eles sabiam que ele era o melhor dentre todos e não queriam que outra pessoa os liderasse em oração. Quando o Profeta ﷺ foi até eles como sempre, eles o informaram sobre aquilo. O Profeta ﷺ dirigiu-se ao homem e disse: “Ó fulano de tal, o que te impede de fazer o que seus companheiros te pedem para fazer? Por que tu lês esta Surata particularmente em cada Rak’ah?” Ele respondeu: “Eu amo esta Surata”. O Profeta ﷺ disse: “Teu amor por esta Surata fará tu entrares no Paraíso.” [2]

Abu Darda relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: Algum de vós é incapaz de recitar um terço do Alcorão em uma noite? Eles (os Companheiros) perguntaram: Como alguém poderia recitar um terço do Alcorão (em uma noite)? Sobre isso ele (o Sagrado Profeta ﷺ) disse: “‘Dize: Ele é Allah, Único’ (Alcorão 112) é equivalente a um terço do Alcorão.” [3]

Reflexão

O crente se beneficia em saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ahad. Percebemos o que significa ser verdadeiramente único. Allah é o único Criador (Al-Khaliq), o único Provedor (Ar-Razzaq). Como sugere o título da Surah Ikhlas (que significa ‘sinceridade’), voltamo-nos para Ele com as mais puras intenções de buscar Sua misericórdia, amor e aceitação. Também aprendemos sobre as extensas recompensas embrulhadas para presente para o crente ao recitar a Surah Ikhlas.

Podemos refletir sobre esse nome nos perguntando o quanto somos únicos. Que qualidades admiráveis possuo ou desejo desenvolver? Quais são os atributos honrosos aos olhos de Allah que são frequentemente negligenciados? É fácil se conformar e se misturar com as massas. Na verdade, podemos fazer isso inconscientemente para não sermos condenados ao ostracismo e não nos destacarmos.

Em vez disso, devemos reconhecer como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos tornou únicos e sermos gratos a Ele. Não caia nos sonhos que as pessoas vendem: de que você deveria ser como elas, o que só pode ser alcançado comprando o produto delas. Esta é uma perseguição que levará à insatisfação. O verdadeiro contentamento é através da aceitação e gratidão pelo que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ lhe deu.

Súplica do hadith

اللّهُـمَّ إِنِّـي أَسْأَلُـكَ يا اللهُ بِأَنَّـكَ الواحِـدُ الأَحَـد الصَّـمَدُ الَّ أَحَـد أَنْ تَغْـ فِرْ لي ذُنـوبي إِنَّـكَ أَنْـتَ الغَفـورُ الرَّحِّـيم

Allahumma inni as’aluka ya Allah bi’annaka ‘l-Wahidu ‘l-Ahadus-samad, alladhi lam yalid wa lam yulad, wa lam yakun lahu kufuwan ahad, an taghfir li dhunubi, innaka anta ‘l-Ghafurur-Rahim.

“Ó Allah, eu te peço. Ó Allah, Tu és o Único, o Único Mestre Autossuficiente, Que não foi gerado e não gera, e ninguém é igual a Ele. Perdoe-me meus pecados, certamente Tu és Indulgente, Misericordioso .” [4]

Referências:
[1] Mishkat al-Masabih 2185
[2] Sahih al-Bukhari 774b
[3] Sahih Muslim 811a e Riyad as-Salihin 1010
[4] Sunan an-Nasa’i 1301

Fonte: My Islam – Al Ahad

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *