Al Qadir (القادر) O Capaz

Al Qadir (القادر) O Capaz
Compartilhe

Significado de Al Qadir

O Capaz, o Todo Capaz

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Qadir (em árabe: الْقَادِرُ), o mais poderoso com a capacidade de medir tudo. Sempre que Ele decreta algo, é. Nada pode interromper ou perturbar a vontade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Ele é o mais capaz sem quaisquer limitações.

Raiz Árabe

Da raiz qaf-dal-ra (ق د ر), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: medir algo, tornar manifesta a medida de algo, distribuir ou repartir, ordenar, decidir um assunto (como se o medisse), exercitar o pensamento na preparação de algo, fazer uso da razão (medir), ter o poder, realizar, tornar-se capaz, prevalecer, se fortalecer, ter controle.

Um nome para inspiração

Este nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é um lindo nome para inspirar otimismo e nos encher de energia vibrante. A crença neste atributo também nos conecta a todos os outros nomes. Al-Qadir é aquele que é capaz – isto se refere à Sua força e capacidade de fazer o que Lhe agrada. Às vezes podemos querer algo, mas com o passar do tempo, perdemos a fé, parece muito distante ou impossível, e pedimos a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ cada vez menos. Isto está errado.

Devemos continuar a pedir a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ enquanto estivermos vivos, porque somente Ele pode nos dar o que desejamos. Por que pararíamos? O Profeta Ibrahim (as) tinha oitenta e seis anos quando recebeu seu primeiro filho. Se algo não o beneficia, então Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode retê-lo, e Ele sabe o que é melhor. Mas nunca acredite que isso não está no seu destino porque você não sabe. Acreditar nisso é uma armadilha, pois você pedirá menos e não tomará as medidas necessárias para receber Sua barakah (bênção). É como se dissesse que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não pode ou não quer fazer isso por mim.

A melhor atitude para um crente nem é dizer “eu posso”, nem “eu não posso”. O servo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ opera em um estado de rendição a Allah; ele trabalha para servir. Ele deixa seu ego direcionar sua ação através da ilusão de superioridade e autocontrole. Mas o outro extremo é a ilusão da irresponsabilidade, de que você é incapaz de fazer qualquer coisa. Simplesmente seja um servo que serve ao seu Criador, à sua família e à sua comunidade e vive imensamente grato ao Seu criador. Os versículos do Alcorão que mencionam o nome Al-Qadir nos encorajam a continuar pedindo a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ sob esta luz.

قُلِ ٱللَّهُمَّ مَـٰلِكَ ٱلْمُلْكِ تُؤْتِى ٱلْمُلْكَ مَن تَشَآءُ وَتَنزِع ُ ٱلْمُلْكَ مِمَّن تَشَآءُ وَتُعِزُّ مَن تَشَآءُ وَتُذِلُّ مَن تَشَآءُ بِ يَدِكَ ٱلْخَيْرُ ۖ إِنَّكَ عَلَىٰ كُلِّ شَىْءٍۢ قَدِيرٌۭ

Qulil laahumma Maalikal Mulki tu’til mulka man tashaaa’u wa tanzi’ul mulka mimman tashhaaa’u wa tu’izzu man tashaaa’u wa tuzillu man tashaaa’u biyadikal khairu innaka ‘alaa kulli shai’in Qadeer

“Dize: “Ó Allah, Soberano da soberania! Tu concedes a soberania a quem queres e tiras a soberania a quem queres. E dás o poder a quem queres e envileces a quem queres. O bem está em Tua mão. Por certo, Tu, sobre todas as cousas, és Onipotente'”— (Alcorão 3:26)

A história de um profeta sem nome

O Alcorão também fornece uma lição de um Profeta anônimo (que a paz esteja sobre ele). Ele ficou olhando para uma cidade em ruínas/abandonada e perguntou por curiosidade (não por dúvida): “Como Allah restaurará a vida a esta cidade que agora está morta?” Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ então revelou a ele Sua habilidade e do que Ele é capaz. O Profeta, no final disso, invoca o nome de Al-Qadir dizendo: “Eu sei que Allah é competente sobre todas as coisas.” Competente aqui se refere ao conhecimento, habilidade ou capacidade de fazer algo com sucesso.

أَوۡ كَٱلَّذِي مَرَّ عَلَىٰ قَرۡيَةٖ وَهِيَ خَاوِيَةٌ عَلَىٰ عُرُوشِهَا قَا لَ أَنَّىٰ يُحۡيِۦ هَٰذِهِ ٱللَّهُ بَعۡدَ مَوۡتِهَاۖ فَأَمَاتَهُ ٱللَّهُ م ِاْئَةَ عَامٖ ثُمَّ بَعَثَهُۥۖ قَالَ كَمۡ لَبِثۡتَۖ قَالَ لَبِثۡتُ يَوۡمًا أَوۡ بَعۡضَ يَوۡمٖۖ قَالَ بَل لَّبِثۡتَ مِاْئَةَ عَامٖ فَٱنظُرۡ إِلَىٰ طَعَ امِكَ وَشَرَابِكَ لَمۡ يَتَسَنَّهۡۖ وَٱنظُرۡ إِلَىٰ حِمَارِكَ وَلِنَجۡعَلَكَ ءَايَةٗ لِّلنَّاسِۖ وَٱنظُرۡ إِلَى ٱلۡعِظَامِ كَيۡفَ نُنشِزُهَا ثُمَّ نَكۡسُوهَا لَحۡمٗاۚ فَلَمَّا تَبَيَّنَ ل َهُۥ قَالَ أَعۡلَمُ أَنَّ ٱللَّهَ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ قَدِيرٞ

Aw kallazee marra ‘alaa qaryatinw wa hiya khaawiyatun ‘alaa ‘urooshihaa qaala annaa yuhyee haazihil laahu ba’da mawtihaa fa amaatahul laahu mi’ata ‘aamin summa ba’asahoo qaala kam labista qaala labistu yawman aw ba’da yawmin qaala bal labista mi’ ata ‘aamin fanzur ilaa ta’aamika wa sharaabika lam yatasannah wanzur ilaa himaarika wa linaj’alaka Aayatal linnaasi wanzur ilal’izaami kaifa nunshizuhaa summa naksoohaa lahmaa; falamaa tabayyana lahoo qaala a’lamu annal laaha ‘alaa kulli shai’in Qadeer

“Ou aquele que passou por uma aldeia, enquanto deitada abaixo sobre seus tetos? Disse: “Como Allah dará a vida a esta, depois de morta?” Então, Allah fê-lo morrer por cem anos; em seguida, ressuscitou-o. Disse Ele: “Quanto tempo permaneceste morto?”

Disse: “Permaneci um dia ou parte de um dia.” Allah disse: “Não, mas permaneceste cem anos; então, olha para teu alimento e para tua bebida, nada se alterou. E olha para teu asno – e isso, para que façamos de ti um sinal para a humanidade – e olha para os ossos de teu asno, como os erguemos para recompô-los; em seguida, revestimo-los de carne.” E quando isso se tornou evidente, para ele, disse: “Sei que Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.'”— (Alcorão 2:259)

Da vida do Profeta Zakariya (as)

A história do Profeta Zakariya (as) e Maryam (que Allah esteja satisfeito com ela) ilustra perfeitamente a qualidade de como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Qadir (embora o nome não seja usado diretamente). Zakariya (as) era patrocinador de Maryam (ra) e era casado com sua irmã. Ele costumava visitar Maryam (ra) em seus aposentos com bastante frequência e, sempre que o fazia, ficava surpreso com as provisões que pareciam se multiplicar a cada visita. Eventualmente, ele apenas perguntou: ‘Ó Maria, de onde isso vem para ti?’ Ela disse: ‘De Allah.’ Por certo, Allah dá sustento, sem conta, a quem quer'” (Alcorão 3:37)

Naquele momento, o Profeta Zakariya (as) fez uma du’a pedindo a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ por uma criança. Por alguma razão, isso não ocorreu a Zakariya (as). Como o Profeta Ibrahim (as), ele estava na velhice, mas sua esposa também era estéril. A verdade foi revelada naquele momento, e Zakariya (as) fez a seguinte du’a:

هُنَالِكَ دَعَا زَكَرِيَّا رَبَّهُۥۖ قَالَ رَبِّ هَبۡ لِي مِن لَّدُنكَ ذُرِّي َّةٗ طَيِّبَةًۖ إِنَّكَ سَمِيعُ ٱلدُّعَآءِ

Hunaaalika da’aa Zakariyyaa Rabbahoo qaala Rabino hab lee mil ladunka zurriyyatan taiyibatan innaka samee’ud du’aaa

“Ali, Zacarias suplicou a seu Senhor. Ele disse: “Senhor meu, dadiva-me, de Tua parte, com descendência primorosa. Por certo, Tu és O Ouvidor da súplica.'” – (Alcorão 3:38)

Reflexão

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ dá sem medida e é capaz de superar todos os obstáculos. O crente se beneficia por conhecer Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, Al-Qadir. Assim como quando você precisa de ajuda para se mudar, você chama amigos ou familiares que possam ajudar. Você não visita pessoas que não são confiáveis, indisponíveis ou que estão no exterior.

Da mesma forma, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Qadir – o todo-poderoso, o todo-capaz, aquele que pode ajudá-lo, não importa a circunstância. Às vezes dizemos Insha-Allah, mas não acreditamos. Não temos convicção suficiente. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não conhece limitações, mas talvez Ele possa nos limitar com base naquelas que auto impomos. Ao definir a fasquia demasiado baixa, Ele pode cumprir a nossa du’a, e assim perderemos todas as outras dádivas que Ele poderia ter-nos dado.

أَوَلَمَّآ أَصَـٰبَتْكُم مُّصِيبَةٌۭ قَدْ أَصَبْتُم مِّثْلَيْهَا قُلْت ُمْ أَنَّىٰ هَـٰذَا ۖ قُلْ هُوَ مِنْ عِندِ أَنفُسِكُمْ ۗ إِنَّ ٱللَّهَ عَلَ ٰ كُلِّ شَىْءٍۢ قَدِيرٌۭ

Awa lammaaa asaabatkum museebatun qad asabtum mislaihaa qultum annaa haazaa qul huwa min ‘indi anfusikum; innal laaha ‘alaa kulli shai’in Qadeer

“Que cousa! Quando uma desgraça vos alcançou, e que, com efeito, vos infligistes, em dobro, ao inimigo, dissestes: “De onde vem isso?” Dize: “Isso vem de vós mesmos!” Por certo, Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.” – (Alcorão 3:165)

Após a batalha de Uhud, que foi uma grande perda, os crentes mais fracos na fé começaram a questionar como poderiam perder quando Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e Seu Mensageiro ﷺ estavam ao seu lado. Eles perguntaram: “Como pode isso?” e Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ respondeu: “Vem de vós mesmos.” Isto nos lembra que devemos avançar em direção a certas coisas que pedimos. Temos que assumir alguma responsabilidade em nossa du’a. Caso contrário, poderemos ser vítimas da mesma tragédia que ocorreu no campo de batalha. A perda de Uhud foi devido à impaciência. Eles não foram disciplinados, e atraídos pela riqueza material, abandonaram suas posições.

E assim como Al-Qadir tem o poder de torná-los vitoriosos, Ele também tem o poder de provocar a sua derrota. Ele pode fazer qualquer coisa que desejar. A lição implícita é que se você fizer du’a pelo conhecimento, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode lhe dar a habilidade mental cognitiva. Ele pode tornar os professores e os livros acessíveis, mas se o seu orgulho ou preguiça os impedir de aprender com eles, “é de vós mesmos”.

Fonte: My Islam – Al Qadir

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *