Al Muqtadir (المقتدر) O Mais Poderoso; O Dominante; O que Tudo Determina

Al Muqtadir (المقتدر) O Mais Poderoso; O Dominante; O que Tudo Determina
Compartilhe

Significado de Al Muqtadir

O poderoso, o dominante, o executor.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Muqtadir (em árabe: ٱلْمُقْتَدِرُ), o todo-poderoso que fornece uma medida adequada de todas as coisas. Ele tem força, poder e domínio absolutos. Nada está além do seu poder.

Raiz Árabe

Da raiz qaf-dal-ra (ق د ر), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: medir algo, saber a medida de algo, distribuir ou repartir a medida adequada, ordenar, exercitar o pensamento na preparação de algo, fazer uso da razão, pretender ou determinar algo, ter o poder, realizar, tornar-se capaz, ser capaz de prevalecer, ser capacitado.

Diferença entre Al-Qadir e Al-Muqtadir

Os nomes Al-Qadir (O Todo-Poderoso) e Al-Muqtadir (O Todo-Determinador) referem-se ao atributo de Allah de possuir poder ou ser capaz. Mas, como menciona o Imam al-Ghazali, “O Todo-Determinador é mais enfático. O poder é equivalente à intenção pela qual uma coisa passa a existir de acordo com um plano determinado de vontade e conhecimento, e em conformidade com ambos.”

Assim, ambos os nomes estabelecem Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como tendo poder, mas Al-Muqtadir exerce Seu poder sobre tudo. O exemplo dado por al-Ghazali é como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ determinou um dia para a ressurreição. Nesse sentido, Ele é o Todo-Determinador, o Executor. Mas se Ele quisesse, poderia trazer hoje o dia do julgamento – porém, Ele escolheu não fazê-lo. Tudo é feito de acordo com o Seu conhecimento; a razão para não fazer isso depende dele. Ele fixou uma hora marcada e nada pode resistir ao Seu plano (semelhante a Al-Qahhar – o irresistível).

Combinações com o nome Al-Malik

A combinação do nome Al-Muqtadir com o nome Al-Malik (O Rei):

فِي مَقۡعَدِ صِدۡقٍ عِندَ مَلِيكٖ مُّقۡتَدِرِۭ

Taxa maq’adi sidqin ‘inda Maleekin Muqtadir

“Em verdadeiro lugar de permanência, junto de Um Rei Potentíssimo.” – (Alcorão 54:55)

O que foi dito sobre a combinação dos nomes Al-Muqtadir e Al-Malik: Imam Zarruq escreveu: “Al-Muqtadir vem de iqtidar, que significa dominar aquele a quem Ele concedeu uma porção de poder. Como tal, reverte ao significado de reunião abrangido pelo nome Al-Malik.” É Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quem tem poder completo e total. Ele coloca na criação todo o poder que eles possuem. Nenhuma criação por si só é poderosa, exceto que Allah a tenha feito tal. “Se Allah vos socorre, não tereis sobre vós vencedor algum. E se Ele vos desampara, quem após Ele vos socorrerá? E que em Allah, então, confiem os crentes!” (Alcorão 3:160)

وَٱضۡرِبۡ لَهُم مَّثَلَ ٱلۡحَيَوٰةِ ٱلدُّنۡيَا كَمَآءٍ أَنزَلۡنَٰهُ مِنَ ٱل سَذۡرُ هُ ٱلرِّيَٰحُۗ وَكَانَ ٱللَّهُ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ مُّقۡتَدِرًا

Wadrib lahum masalal hayaatid dunyaa kamaaa’in anzalnaahu minas samaaa’i fakhtalata bihee nabaatul ardi fa asbaha hasheeman tazroo hur riyaah; wa kaanal laahu ‘alaa kulli shai’im muqtadiraa

“E, para eles, propõe o exemplo da vida terrena: é como água que fazemos descer do céu, e com ela se mescla a planta da terra; então, esta se torna palha, que o vento dispersa. E Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.” – (Alcorão 18:45)

كَذَّبُواْ بِـَٔايَٰتِنَا كُلِّهَا فَأَخَذۡنَٰهُمۡ أَخۡذَ عَزِيزٖ مُّق ۡتَدِرٍ

Kazzaboo bi Aayaatinaa kullihaa fa akhaznaahum akhza azeezim muqtadir

“Eles desmentiram todos Nossos sinais; então, apanhamo-los, com o apanhar de Um Todo-Poderoso, Potentíssimo.” – (Alcorão 54:42)

Reflexão

O peso do mundo está sobre os ombros de quem acredita que tudo é culpa sua. Qualquer fracasso ou sucesso é considerado por ele, atribuído a ele. Esta é uma atitude muito prejudicial à saúde e pode ser a causa raiz de muitos problemas pessoais, desde o egoísmo extremo até o ódio de si mesmo e a ansiedade. Ainda existe responsabilidade pessoal, sem dúvida. Citamos o famoso hadith mencionado anteriormente; Anas bin Malik narrou que um homem perguntou (sobre seu camelo): “Ó Mensageiro de Allah! Devo amarrá-lo e confiar (em Allah), ou deixá-lo solto e confiar (em Allah)?” Ele disse: “Amarre-o e confie (em Allah).” [1]

Faça o que for necessário e deixe o resto com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Se o que você deseja alcançar se tornar realidade, alhamdulillah, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ deu-lhe o poder e permitiu que assim fosse. Mas se as coisas não saírem como você imaginou, diga alhamdulillah, pois Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ sabe o que é melhor. “Então, determinamos a criação. Quão Excelente Poderoso somos Nós!” (Alcorão 77:23). Submeta-se à vontade de Allah, apaixone-se por ela e abrace-a. Este é o caminho para quem deseja receber Seu amor, bênçãos e poder.

É importante não se entregar a autocríticas desnecessárias.

Existe uma forma saudável de culpa e uma forma não saudável. Uma pessoa normal pode sentir vergonha ou constrangimento por ser reprovada em um exame, mas até que ponto isso depende inteiramente das circunstâncias. Com a analogia do camelo, a pergunta seria: você acredita sinceramente que fez a sua parte na preparação? Você estudou, buscou ajuda de professores, auxiliares, tutores ou vídeos online? Você fez tudo o que poderia ter feito? Caso contrário, deixe que essa falha sirva como feedback que leva à mudança de comportamento. Não repita o erro do passado. Se você está estressado, muitas vezes há uma causa subjacente; dê o primeiro passo para resolver o problema porque a negligência seria sua.

Na história do Profeta Mussa (as), quando ele tentou acabar com a briga, ele não tinha intenção de matar o homem. Assim que percebe que o homem morreu, ele diz: “Isso é obra de Satanás. Na verdade, ele é um inimigo manifesto e enganador”. Ele sentiu remorso imediatamente e começou a rezar para Allah, Rabino innee zalamtu nafsee faghfir lee, que significa: “E ele amanheceu, na cidade, temeroso, ficando à espreita, e eis aquele que, na véspera, lhe pedira o socorro, gritou, para que lhe valesse. Moisés disse-lhe: “Por certo, és evidente sedutor!” (Alcorão 28:18).

Pelo que sabemos da história, Mussa (as) não se deteve nesta falha ou erro. Ele se arrependeu sinceramente e a história continua. Ele se perdoou assim como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ o havia perdoado. A única maneira de se livrar dos esqueletos do seu armário é empilhar tanta coisa boa em cima dele que fique escondido da vista. Mussa (as) mudou seu foco de seu estado terrível para buscar o bem que poderia ser feito em nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, Rabino innee limaaa anzalta ilaiya min khairin faqeer, “Senhor meu! Por certo, estou necessitado do que fizeste descer de bom, para mim.” (Alcorão 28:24)

Agora, se você pode dizer com segurança que não há mais nada que você pudesse ter feito, então Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ sabe o que é melhor, e só podemos conectar os pontos olhando para trás. Mas que sentido faz sentir-se péssimo por algo que você não pode controlar?

Referências:
[1] Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 2517

Fonte: My Islam – Al Muqtadir

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *