Al Mumit (المميت) O Criador da Morte, O Destruidor

Al Mumit (المميت) O Criador da Morte, O Destruidor
Compartilhe

Significado de Al-Mumit

O Assassino, O Portador da Morte, O Ceifador de Vidas.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mumeet ou Al-Mumit (em árabe: ٱلْمُمِيتُ), significando aquele que dá a vida e aquele que a tira. Ele ordena quem ficará sem vida. Eventualmente, todos nós voltaremos para Ele.

Raiz Árabe

Da raiz mim-waw-ta (م و ت), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: morrer, falecer, queimar, ficar sem vida, ficar quieto, calmo, ser inanimado, estar privado de sensação, estar espiritualmente morto, sem vida espiritual.

Entre os nomes em discussão

Como mencionamos anteriormente, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são mencionados explicitamente no Alcorão. Portanto, não existe uma lista acordada para os restantes 18 nomes. Al-Mumit é um daqueles nomes que não é incluído por alguns estudiosos. Esta lista inclui Ibn al-Wazir, Ibn Hazm e Ibn al-Uthaymin, entre outros. No entanto, outros, como Ibn Arabi, Imam al-Bayhaqi e al-Ghazali, incluíram este nome nas suas listas.

A combinação de Al-Muhyi e Al-Mumit

Os nomes Al-Muhyi e Al-Mumit são frequentemente mencionados juntos devido à sua natureza contrastante. Al-Muhyi é o doador da vida e Al-Mumit é o portador da morte. Esses dois atributos não são compartilhados com ninguém e são reservados somente a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Al-Muhyi e Al-Mumit são necessários porque trazem equilíbrio a todas as coisas. Se vivêssemos como se fôssemos imortais, provavelmente seríamos mais dominados pelas tentações deste mundo, sem medo de consequências.

Mas o conhecimento da nossa mortalidade suaviza muitas emoções e nos equilibra. Não deveríamos ter motivos para temer a morte; a morte é um presente para o crente. Devido a esta restrição, corremos para fazer o bem, buscar o perdão de Allah e oferecer nossas orações diárias. A dualidade da vida e da morte é criada por Al-Muhyi e Al-Mumit, que mantém este equilíbrio essencial.

وَمَا ٱلۡحَيَوٰةُ ٱلدُّنۡيَآ إِلَّا لَعِبٞ وَلَهۡوٞۖ وَلَلدَّارُ ٱلۡأٓخِرَةُ خَيۡرٞ لِّلَّذِينَ يَتَّقُونَۚ أَفَلَا تَعۡقِلُونَ

Wa mal hayaatud dunyaaa illaa la’ibunw wa lahwunw wa lad Daarul Aakhiratu khaiyrul lillazeena yattaqoon; afalaa ta’qiloon

“E a vida terrena não é senão diversão e entretenimento. E, certamente, a Derradeira Morada é melhor para os que são piedosos. Então, não razoais?” – (Alcorão 6:32)

A morte não é inexistência

Esses versículos do Alcorão não incluem o nome Al-Mumit, mas nos ajudam a compreender a qualidade de ser chamado de matador. “Abdallah b. Amr relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: ‘O presente para um crente é a morte.’ (ou seja, a morte é o meio pelo qual ele obtém uma introdução às delícias do paraíso.)”[1] A morte é um estado para os seres vivos. Isso não significa inexistência ou nada. Existe como outro estado do qual nossas vidas transcendem.

Alguns estudiosos comentaram sobre como vivemos muitas vidas. Mas estão todas interligadas, uma vida contínua compartimentada em fases distintas. Temos a vida deste mundo (hayat al dunya), a vida do túmulo (hayat al qabr), a vida do intermundo (hayat al barzakh), a vida do dia da ressurreição (hayat al qiyamah) e o destino final o vida do além (hayat al akhirah).

وَلِكُلِّ أُمَّةٍ أَجَلٞۖ فَإِذَا جَآءَ أَجَلُهُمۡ لَا يَسۡتَأۡخِرُونَ س َاعَةٗ وَلَا يَسۡتَقۡدِمُونَ

Wa likulli ummatin ajalun fa izaa jaaa’a ajaluhum laa yasta’ khiroona saa’atanw wa laa yastaqdimoon

“E para cada comunidade há um termo. Então, quando seu termo chegar, ela não poderá atrasar-se, uma hora sequer, nem adiantar-se.”— (Alcorão 7:34)

Abdullah b. Amr b. al-‘Conforme relatado: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (ﷺ) dizendo: Allah ordenou as medidas (de qualidade) da criação cinquenta mil anos antes de Ele criar os céus e a terra, pois Seu Trono estava sobre a água. [2]

لَهُۥ مُلۡكُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ يُحۡيِۦ وَيُمِيتُۖ وَهُوَ عَلَىٰ ك ُلِّ شَيۡءٖ قَدِيرٌ

Lahoo mulkus samaawaati wal ardi yuhyee wa yumeetu wa Huwa ‘alaa kulli shai’in Qadeer

“DEle é a soberania dos céus e da terra. Ele dá a vida e dá a morte. E Ele, sobre todas as coisas, é Onipotente.” – (Alcorão 57:2)

Narrou Anas bin Malik: O Profeta ﷺ disse: “Nenhum de vós deveis desejar a morte por causa de uma calamidade que se abateu sobre si; mas se a pessoa tiver que desejar a morte, ela deve dizer: “Ó Allah! Mantenha-me viva enquanto a vida for melhor para mim, e deixe-me morrer se a morte for melhor para mim.'” [3]

Reflexão

O Profeta ﷺ nos diz para evitar fazer declarações que demonstrem descontentamento com o decreto de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Devemos evitar dizer em tom de brincadeira ou sarcasticamente: “Nada me agradaria mais do que simplesmente morrer”. Em vez disso, somos informados das recompensas que são oferecidas ao crente que é paciente quando ocorre uma tragédia. (1) Expiação de Seus pecados. [4] (2) Aqueles que são pacientes por causa de Allah na expectativa de receber misericórdia e bênçãos serão recompensados. [5]

هُوَ يُحۡيِۦ وَيُمِيتُ وَإِلَيۡهِ تُرۡجَعُونَ

Huwa yuhyee wa yumeetu wa ilaihi turja’oon

“Ele dá a vida e dá a morte, e a Ele sereis retornados” – (Alcorão 10:56)

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é aquele que dá (Al-Muhyi) e recebe (Al-Mumit). A Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pertencem todas as coisas quando Ele as faz retornar – Ele está recuperando o que era Seu por direito. Em The Name & The Named, menciona como o corpo humano é feito de uma combinação de carne e alma. A carne é visível; a alma não é. O corpo é temporal (de curta duração), enquanto a alma é eterna.

O livro fornece uma conceituação útil: a alma com seu corpo é como um comerciante que compra e vende mercadorias, obtendo ganhos e perdas. Quando a alma se separa do corpo, é como se o negócio não servisse mais ao seu dono. Quando morremos, ficamos com qualquer lucro ou dívida que contraímos. Na sepultura, esperamos o dia do julgamento, seja alguém falido ou rico.

إِنَّ ٱللَّهَ عِندَهُۥ عِلۡمُ ٱلسَّاعَةِ وَيُنَزِّلُ ٱلۡغَيۡثَ وَيَعۡلَمُ م َا فِي ٱلۡأَرۡحَامِۖ وَمَا تَدۡرِي نَفۡسٞ مَّاذَا تَكۡسِبُ غَدٗاۖ وَمَا تَدۡر ِي نَفۡسُۢ بِأَيِّ أَرۡضٖ تَمُوتُۚ إِنَّ ٱللَّهَ عَلِيمٌ خَبِيرُۢ

Innal laaha indahoo ‘ilmus saa’ati wa yunazzilul ghaisa wa ya’lamu maa fil arhaami wa maa tadree nafsum maazaa taksibu ghadaa; wa maa tadree nafsum bi ayyi ardin tamoot; innal laaha ‘Aleemun Khabeer

“Por certo, junto de Allah, está a ciência da Hora, e Ele faz descer a chuva; e sabe o que há nas matrizes. E pessoa alguma se inteira do que logrará amanhã, e pessoa alguma se inteira de em qual terra morrerá. Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor.” – (Alcorão 31:34)

Usamah bin Zaid (que Allah esteja satisfeito com eles) relatou: Uma filha do Profeta ﷺ enviou-lhe uma mensagem de que seu filho estava em seu último suspiro e pediu-lhe que fosse até ela. O Mensageiro de Allah ﷺ enviou de volta o informante dizendo: “A Allah pertence o que Ele toma e o que Ele dá, e tudo tem um período limitado (neste mundo). Então peça a ela que suporte pacientemente e espere a recompensa de Allah.” [6]

Du’a invocando este atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ

Abu Ayyub Al-Ansari narrou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Quem disser dez vezes: (e recitou a du’a abaixo) será igual a libertar quatro escravos entre os descendentes de Isma’il.”

لاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ وَحْدَهُ لاَ شَرِيكَ لَهُ لَهُ الْمُلْكُ وَلَهُ الْحَمْد ُ يُحْيِي وَيُمِيتُ وَهُوَ عَلَى كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ

La ilaha illallah, wahdahu la sharika lahu, lahul-mulku wa lahul-hamdu, yuhyi wa yumitu wa huwa ‘ala kulli shai’in qadir

“Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah, que não tem parceiro. D’Ele é o domínio e d’Ele é o louvor. Ele traz a vida e causa a morte, e Ele é capaz de fazer todas as coisas.” [7]

Referências:
[1] Mishkat al-Masabih 1609
[2] Sahih Muslim 2653b
[3] Sahih al-Bukhari 5671
[4] Sahih al-Bukhari 5640 | Nenhuma calamidade acontece a um muçulmano, a não ser que Allah expie alguns de seus pecados por causa disso, mesmo que tenha sido a picada que ele recebeu de um espinho.
[5] Al-Adab Al-Mufrad 532 e Alcorão 25:75 | “Esses serão premiados na Câmara pelo que suportaram pacientemente e serão recebidos com saudações e [palavras de] paz”.
[6] Riade as-Salihin 924
[7] Sahih (Darussalam) Jami at-Tirmidhi 3553

Fonte: My Islam – Al Mumeet

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *