Al Mughni (المغنى) O Enriquecedor; O Emancipador

Al Mughni (المغنى) O Enriquecedor; O Emancipador
Compartilhe

Significado de Al Mughni

O Emancipador, o Satisfatório das Necessidades, o Doador de Riqueza.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mughni (em árabe: ٱلْمُغْنِيُّ), Ele é Aquele que dá abundantemente e fornece tudo o que é necessário. Ele enriquece toda a criação para que fique satisfeita e contente.

Raiz Árabe

Da raiz ghayn-nun-ya (غ ن ي), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser livre de desejos ou necessidades, ser autossuficiente, independente, ser capaz de viver sem a ajuda dos outros, estar contente, satisfeito por ser rico e próspero.

Dois nomes são frequentemente mencionados em pares, Al-Ghani (O Rico/O Auto-suficiente) e Al-Mughni (O Enriquecedor). Você deve ler o artigo sobre o nome Al-Ghani para entender mais profundamente o nome Al-Mughni. Como observação, Al-Ghani é um nome mencionado no Alcorão 18 vezes, enquanto os estudiosos não reconhecem por unanimidade Al-Mughni, pois não é mencionado no Alcorão.

Para fornecer um resumo rápido, o nome Al-Ghani implica que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é livre de necessidades, independente e autossuficiente. É por causa dessa natureza de estar plenamente satisfeito e abundante que faz dele Al-Mughni, o Enriquecedor. Ele não é rico apenas no sentido monetário, mas em todos os aspectos. Ele é aquele necessário e de cujas riquezas todos os outros dependem. Agora, Al-Mughni é aquele que melhor satisfaz as necessidades.

Como pedir a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ

Há dois aspectos disso: peça a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quando estiver necessitado. Mas também não negue ou menospreze as bênçãos que Ele já concedeu (ver Al-Ghani para maiores esclarecimentos). Existe uma crença entre os estudiosos de que há uma metodologia ou certas coisas que uma pessoa pode fazer para aumentar a chance de seu du’a ser cumprido. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ diz na Surah Baqarah:

“[…] E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” (Alcorão 2:186) Allah está perto daqueles que O invocam, mas Ele pede em troca que sejamos obedientes ao que Ele nos pediu. Isto faz parte do conceito de tawassul.

Ao aumentar sua proximidade com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ com ações amadas por Ele, você aumenta a probabilidade de obter Seu favor. Depois que o Profeta Zakariya (as) fez du’a, somos informados no Alcorão: “Então, atendemo-lo e dadivamo-lo com Yahia, João, e tornamos fecunda sua mulher. Por certo, eles se apressavam para as boas cousas e Nos invocavam com rogo e veneração. E foram humildes coNosco.” (Alcorão 21:90)

Outra mudança que podemos fazer é passar de uma visão egocêntrica para fazer uma du’a em completa submissão a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. A ideia é que às vezes fazemos nossa du’a e nos concentramos apenas em nós mesmos. Eu preciso disso e preciso daquilo. Por favor, faça isso acontecer.

Não há nada de errado com esta visão, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mughni, e não há nada que Ele não possa fazer. Mas observe na du’a do Profeta Zakariya (as): “Senhor meu, dadiva-me, de Tua parte, com descendência primorosa. Por certo, Tu és O Ouvidor da súplica.” (Alcorão 3:38) e também: “Senhor meu! Não me deixes só, e Tu és O Melhor dos herdeiros.” (Alcorão 21:89)

A importância é colocada em buscá-lo com aquele que pode fornecê-lo. Ambas as du’as começam exaltando-O, Rabbanna “Meu Senhor”, todas as coisas vêm de Ti mesmo, então conceda-me isto, Tu és o ouvinte de súplicas, Tu és o melhor dos herdeiros, então providencie para mim.

أَمَّن يُجِيبُ ٱلْمُضْطَرَّ إِذَا دَعَاهُ وَيَكْشِفُ ٱلسُّوٓءَ وَيَجْعَلُ كُمْ خُلَفَآءَ ٱلْأَرْضِ ۗ أَءِلَـٰهٌۭ مَّعَ ٱللَّهِ ۚ قَلِيلًۭا مَّا تَذَ كَّرُونَ
أَمَّن يَهْدِيكُمْ فِى ظُلُمَـٰتِ ٱلْبَرِّ وَٱلْبَحْرِ وَمَن يُرْسِلُ ٱلرِّي َـٰحَ بُشْرًۢا بَيْنَ يَدَىْ رَحْمَتِهِۦٓ ۗ أَءِلَـٰهٌۭ مَّعَ ٱللَّهِ ۚ ت َعَـٰلَى ٱللَّهُ عَمَّا يُشْرِكُونَ

Ammany-yujeebul lama tarra izaa da’aahu wa yakshifus sooo’a wa yaj’alukum khula faaa’al ardi ‘a-ilaahun ma’allah qaleelan maa tazak karoon Ammany-yahdeekum taxa zulumaatil barri wal bahri wa muitos yursilu riyaaha bushran baina yadai rahmatih ; ‘a-ilaahun ma’allah; Ta’aalal laahu ‘ammaa yushrikoon

“Não é Ele Quem atende o infortunado, quando este O invoca, e remove o mal e vos faz sucessores, na terra? Há outro deus junto de Allah? Quão pouco meditais!” “Não é Ele Quem vos guia nas trevas da terra e do mar, e Quem envia o vento, como alvissareiro, adiante de Sua misericórdia? Há outro deus junto de Allah? Sublimado seja Allah, acima do que idolatram.”- (Alcorão 27:62-63)

Ser vulnerável em seu du’a

Também podemos usar nosso estado ou circunstância e dizer: “Oh Allah, sou faqir (فقیر)”, significando da pobreza ou em um estado lamentável. Com este versículo, aprendemos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ adora responder ao clamor desesperado de Seu crente.

A mudança espiritual sutil passa de girar em torno de suas necessidades para a submissão sincera e a confiança em Allah. Direcionando seu coração em necessidade e receber d’Ele e Seus belos atributos. É claro que nem sempre é necessário seguir esses critérios. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é misericordioso e dá a quem Ele quer. Mas devemos estar cientes das ações que Ele ama e buscar Sua aprovação através de tais maneiras.

وَأَنَّهُۥ هُوَ أَغْنَىٰ وَأَقْنَىٰ

Wa annahoo huwa aghnaa wa aqnaa

“E que Ele é Quem enriquece e empobrece.” – (Alcorão 53:48)

Da história de Mussa (as)

Outro exemplo de etiqueta adequada é mostrado na história de Mussa (as). Depois de escapar do Egito para evitar a perseguição, ele viajou pelo deserto até encontrar um grupo de pastores dando de beber aos seus rebanhos em um poço. Mantendo distância, ele notou duas mulheres esperando nos fundos com suas ovelhas. Por que? Por alguma razão, elas se sentiam mais seguras esperando do que se misturando com os homens reunidos junto ao poço.

Elas explicaram a Mussa (as) que seu pai era um homem mais velho e incapaz de alimentar seu rebanho, então elas tiveram que assumir esta tarefa. Agora, tenha em mente que o próprio Mussa (as) estava desgrenhado e exausto por causa de suas viagens. Ele provavelmente não tinha muito para comer ou beber. Ainda assim, ele simpatizou com as meninas: “Então ele deu água (aos rebanhos) para elas; depois voltou para a sombra….” Ao voltar-se para a sombra, ele recitou a seguinte du’a.

فَسَقَىٰ لَهُمَا ثُمَّ تَوَلَّىٰٓ إِلَى ٱلظِّلِّ فَقَالَ رَبِّ إِنِّي لِمَ أَنزَلۡتَ إِلَيَّ مِنۡ خَيۡرٖ فَقِيرٞ

Fasaqaa lahumaa summa tawallaaa ilaz zilli faqaala Rabino innee limaaa anzalta ilaiya min khairin faqeer

“Então, ele abeberou os rebanhos, para elas; em seguida, retirou-se à sombra, e disse: ‘Senhor meu! Por certo, estou necessitado do que fizeste descer de bom, para mim.'” – (Alcorão 28:24)

Ele estava em um estado terrível e fez este apelo diante de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para enviar mais bens. Ele sabia que estava empobrecido e viu que a oportunidade que se apresentava era um presente de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e ele precisava de mais. É uma bela du’a para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, mas também tem em mente o papel que desempenhamos.

Reflexão

A maneira pela qual o crente pode tentar se conectar com esse nome é gastar seu tempo ocupando-se no serviço aos outros. Você pode enriquecer sua alma tentando enriquecer a vida de outras pessoas. Shaykh Tosun Bayrak escreveu, “tornar-se um instrumento para satisfazer as necessidades dos necessitados” tanto no reino material quanto no espiritual. Podemos ver essa qualidade através das histórias contadas sobre o Profeta Muhammad ﷺ.

Jabir b. Abdullah relatou: Nunca aconteceu que o Mensageiro de Allah ﷺ tenha sido questionado sobre qualquer coisa, e tenha dito: Não. [1] O caráter do Profeta Muhammad ﷺ era perfeito. Sempre que alguém vinha até ele pedindo ajuda, ele não conseguia em seu coração mandá-lo embora. Ele passava seu tempo prestando serviço, o que é parte do que o tornou tão querido entre os companheiros. Ele estava lá para eles, e eles sabiam disso.

Anas b. Malik (ra) relatou: Eu servi o Mensageiro de Allah ﷺ por dez anos, e, por Allah, ele nunca me disse nenhuma palavra dura, e ele nunca me disse nada sobre por que eu tinha feito isso e sobre por que eu não tinha feito isso. [2] O Profeta ﷺ nunca tentou espalhar negatividade, ódio ou amaldiçoar as pessoas ao seu redor. Ele nunca questionou por que Annas ibn Malik (ra) fez ou não fez algo. Isso também não significa que ele era passivo. Tudo o que podemos inferir disso são as habilidades de liderança supremas que ele possuía.

Que reputação nos segue? Como alguém falaria em trabalhar com você depois de passarem dez anos juntos? Você tentou elevar os outros? Você apoiou? Ou diriam que você reclamava com frequência e derrubava todo mundo?

Nunca poderemos estar verdadeiramente desprovidos de necessidades; somos seres humanos com desejos e necessidades. Mas, como mencionado em Al-Ghani, podemos trabalhar para sermos deliberados nos nossos desejos mundanos. Se isso for benéfico para você, pergunte a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quem é Al-Ghani e Al-Mughni. Mas se você deseja algo apenas por ganância, orgulho ou para subir na classificação social, devemos pensar duas vezes sobre sua importância.

É possível ter 1 milhão de dólares e ainda acreditar que não tem o suficiente. Você pode ter amigos que têm barcos e mansões multimilionárias, fazendo você se sentir inferior. É por isso que se diz que não é a ganância que move o mundo, mas a inveja. Hoje temos geladeiras, carros, videogames, computadores, telefones e serviço de entrega de comida sob demanda. A pessoa média vive melhor do que os reis há mil anos. Mas você se sente como um rei?

Em Al-Ghani, mencionamos como Umar (ra) chorou ao ver como o Profeta ﷺ estava vivendo. Esta casa tinha uma cama, alguns panos e panelas, cortinas pretas, odres de água pendurados acima de sua cama e um tapete desconfortável que deixava marcas em seu corpo. Quando o Profeta Muhammad ﷺ foi questionado sobre isso ele disse: “Tu não ficarás satisfeito com o fato de eles desfrutarem deste mundo e nós, do outro?” Portanto, é possível que tenhamos sido enriquecidos por Al-Mughni e nem sequer nos apercebemos disso.

Ali (ra) narrou que um Mukatib veio até ele e disse: “Na verdade, não sou capaz de meu Kitabah, então me ajude.” Ele disse: “Eu não deveria te ensinar as palavras que o Mensageiro de Allah (ﷺ) me ensinou? Se tu tivesses uma dívida semelhante a uma montanha, Allah a pagaria para ti.” Ele disse: [3]

اللَّهُمَّ اكْفِنِي بِحَلاَلِكَ عَنْ حَرَامِكَ وَأَغْنِنِي بِفَضْلِكَ عَمَّن ْسِوَاكَ

Allahummakfini bihalalika an haramika, wa aghnini bi fadlikaamman siwaka

“Ó Allah, basta-me com o Teu lícito e contra o Teu ilícito, e torna-me independente de todos aqueles além de Ti”

Referências

[1] Sahih Muslim 2311a
[2] Sahih al-Bukhari 6038 e Sahih Muslim 2309d
[3] Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 3563

Fonte: My Islam – Al Mughni

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *