Al Mani'(المانع) O que Impede; O que Defende

Al Mani'(المانع) O que Impede; O que Defende
Compartilhe

Significado de Al Mani’

O Escudo, O Protetor, O Preventor.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mani (em árabe: ٱلْمَانِعُ). Não há ninguém para dar o que lhe é negado ou para impedir o que Ele dá. Ele protege as pessoas de situações prejudiciais e evita ações indesejáveis. Tudo é feito de acordo com Sua infinita sabedoria e misericórdia.

Raiz Árabe

Da raiz mim-nun-ayn (م ن ع), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: prevenir, impedir, conter, restringir, negar, resistir, proibir, recusar, guardar, defender ou proteger.

Entre os nomes em discussão

O nome de Allah, Al-Mani’, O Protetor. Como mencionamos em nomes anteriores, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são mencionados explicitamente no Alcorão. Portanto, não existe uma lista acordada para os restantes 18 nomes. Al-Mani’ é um daqueles nomes que alguns estudiosos não incluem. Esta lista inclui Ibn al-Wazir, Ibn Hazm e Ibn al-Uthaymin, entre outros. No entanto, outros, como Ibn Arabi, Imam al-Bayhaqi e al-Ghazali, incluíram este nome nas suas listas.

Al-Mani’ é quem dá e quem retém. Quando Ele dá, nada pode atrapalhar isso. Se Ele decidir reter, ninguém poderá substituí-lo e dar em Seu lugar. Al-Hafidh (O Protetor) e Al-Qabid (O Restritivo) têm significado semelhante a este nome. Como mencionamos no nome Al-Qabid, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode dar e prevenir a quem quer que seja.

Tudo o que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ deseja é bom, pois vem d’Ele. Ele pode dispor de Seu domínio como quiser. Não cabe a nós julgar se algo é bom ou ruim. E Ele não está limitado no que pode fazer; isso remonta aos atributos de poder, controle e autoridade suprema. Ele é Al-Wahhab (O Doador de Presentes) e o significado oposto, Al-Mani’ (O Preventor). No entanto, o nome Al-Mani’ também pode conotar prevenção positiva com Sua infinita sabedoria, julgamento e misericórdia. Sua retenção é uma defesa ou um escudo contra aquilo que não conhecemos.

مَّآ أَفَآءَ ٱللَّهُ عَلَىٰ رَسُولِهِۦ مِنۡ أَهۡلِ ٱلۡقُرَىٰ فَلِلَّهِ وَل ِلرَّسُولِ وَلِذِي ٱلۡقُرۡبَىٰ وَٱلۡيَتَٰمَىٰ وَٱلۡمَسَٰكِينِ وَٱبۡنِ ٱلسَّب ِيلِ كَيۡ لَا يَكُونَ دُولَةَۢ بَيۡنَ ٱلۡأَغۡنِيَآءِ مِنكُمۡۚ وَمَآ ءَاتَىٰكُم ُ ٱلرَّسُولُ فَخُذُوهُ وَمَا نَهَىٰكُمۡ عَنۡهُ فَٱنتَهُواْۚ وَٱتَّقُواْ ٱللَ هَۖ إِنَّ ٱللَّهَ شَدِيدُ ٱلۡعِقَابِ

Maaa afaaa’al laahu ‘alaa Rasoolihee min ahlil quraa falillaahi wa lir Rasooli wa lizil qurbaa wal yataamaa walmasaakeeni wabnis sabeeli kai laa yakoona doolatam bainal aghniyaaa’i minkum; wa maaa aataakumur Rasoolu fakhuzoohu wa maa nahaakum ‘anhu fantahoo; wattaqul laaha innal laaha shadowedul-‘iqaab

“O que dos espólios dos habitantes das aldeias Allah faz chegar, sem combate, a Seu Mensageiro, é de Allah, e do Mensageiro, e dos parentes deste, e dos órfãos, e dos necessitados, e do filho do caminho para que isso não seja alternado entre os ricos dos vossos. E o que o Mensageiro vos conceder, tomai-o; e o de que vos coibir, abstende-vos dele. E temei a Allah. Por certo, Allah é Veemente na punição.”— (Alcorão 59:7)

۞إِنَّ ٱللَّهَ يُدَٰفِعُ عَنِ ٱلَّذِينَ ءَامَنُوٓاْۗ إِنَّ ٱللَّهَ لَا يُحِ بُّ كُلَّ خَوَّانٖ كَفُورٍ

Innal laaha yudaafi anil lazeena aamanoo; innal laaha laa yuhibbu kulla khawwaanin kafoor (seção 5)

“Por certo, Allah defende os que crêem. Por certo, Allah não ama a nenhum traidor, ingrato.” – (Alcorão 22:38)

Du’a do Profeta Muhammad ﷺ

Narrado por Warrad: (o secretário de Al-Mughira bin Shu`ba), Uma vez Al-Mughira me ditou em uma carta endereçada a Muawiya que o Profeta (ﷺ) costumava dizer após cada oração obrigatória: [1]

لاَ إِلَهَ إِلاَّ اللَّهُ وَحْدَهُ لاَ شَرِيكَ لَهُ لَهُ الْمُلْكُ وَلَهُ الْحَمْد ُ وَهْوَ عَلَى كُلِّ شَىْءٍ قَدِيرٌ اللَّهُمَّ لاَ مَانِعَ لِمَا أَعْطَيْتَ وَلا َ مُعْطِيَ لِمَا مَنَعْتَ وَلاَ يَنْفَعُ ذَا الْجَدِّ مِنْكَ الْجَدُّ

La ilaha illa l-lahu wahdahu la sharika lahu, lahu l-mulku wa lahu l-hamdu, wa huwa ‘ala kulli shay’in qadir. Allahumma la mani’a lima a’taita, wa la mu’tiya lima mana’ta, wa la yanfa’u dhal-jaddi minka l-jadd

“Não há divindade exceto Allah, Único, sem nenhum Parceiro. D’Ele é o Reino e todo louvor, e Ele é Onipotente. Ó Allah! Ninguém pode reter o que Tu deste, ninguém pode dar o que Tu retiveste, e nenhum esforço pode ser benéfico contra Ti”

أَمَّنۡ هَٰذَا ٱلَّذِي يَرۡزُقُكُمۡ إِنۡ أَمۡسَكَ رِزۡقَهُۥۚ بَل لَّجُّوا ْفِي عُتُوّٖ وَنُفُورٍ

Amã haazal lazee yarzuqukum em amsaka rizqah; taxa de bal lajjoo ‘utuwwinw wa nufoor

“Ou quem é este que vos dará sustento, se Ele retém Seu sustento? Mas eles persistem em desobediência e em repulsa à Verdade.” – (Alcorão 67:21)

Reflexão

Quando pensamos em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não estamos em posição de esperar ou exigir nada. Não temos autoridade, capacidade ou direito de exigir que obtenhamos tudo o que desejamos. Assim como um pai ou uma mãe que esconde coisas de um filho, isso acontece por compaixão e sabedoria.

Devemos lembrar que tudo em que a mente se concentra é o que notaremos. Podemos ver as muitas bênçãos já concedidas pela Sua qualidade de ser Al-Khaliq, Al-Wahhab e Ar-Razzaq. Ele nos criou, nos deu o dom da vida e continua a fornecer sustento em todos os momentos. Na morte, somos lembrados, inna lillahi wa inna ilayhi raji’un “a Allah pertencemos e a ele retornaremos.” Podemos ser independentes em nossas ações e responsabilidades, mas pertencemos a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, e existimos sob Seu domínio e governo.

Em tempos de dificuldade, pratique sabr (paciência), e Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ irá recompensá-lo pela forma como Seu servo respondeu à adversidade. Faça a si mesmo uma pergunta simples: como o Profeta ﷺ responderia a isso? Ao estudar Sua biografia, ditos e ensinamentos, podemos tentar nos aproximar da melhor maneira como devemos reagir a certos eventos. E lembre-se, sempre há alguma recompensa que você pode obter em qualquer situação.

Referências

[1] Sahih al-Bukhari 844

Fonte: My Islam – Al Mani

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *