Al Ghani (الغنى) O Auto-Suficiente; O Independente; O Possuidor de Todas as Riquezas

Al Ghani (الغنى) O Auto-Suficiente; O Independente; O Possuidor de Todas as Riquezas
Compartilhe

Significado de Al Ghani

O rico, o independente, o abastado.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ghani (em árabe: ٱلْغَنيُّ), Ele é Aquele que é autossuficiente e independente. Ele não precisa de nada, pois está completamente satisfeito e livre de dependência. Allah é Aquele de cuja riqueza todos os outros dependem.

Raiz Árabe

Da raiz ghayn-nun-ya (غ ن ي), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser livre de desejos ou necessidades, ser autossuficiente, independente, ser capaz de viver sem a ajuda dos outros, ser contente, satisfeito por ser rico e próspero.

O nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ Al-Ghani, o rico ou abastado. Este é um dos nomes de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ do Alcorão, pois é mencionado 18 vezes. Muitas vezes é explicado em pares com Al-Mughni (O Enriquecedor) por sua proximidade de significado. Mas apenas como uma nota para mim mesmo, Al-Mughni é um dos nomes onde não há consenso quanto a ser aceito como um nome oficial de Allah, pois não é mencionado no Alcorão.

Costuma-se dizer que a palavra ghni (غْنِيَ) significa rico. No Alcorão, “Com efeito, Allah ouviu o dito dos que disseram: “Por certo, Allah é pobre, e nós somos ricos!” Inscreveremos o que disseram, e também sua desarrazoada matança de profetas. E diremos: “Experimentai o castigo da Queima!” (Alcorão 3:181). Num hadith qudsi, o Profeta Muhammad ﷺ relatou Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ dizendo:

“[…] Ó Meus servos, foram os primeiros e os últimos dentre vós, os humanos dentre vóse os gênios dentre vós que se levantaram em um colóquio e fizeram um pedido a Mim, e se eu desse a todos o que foi pedido, isso não diminuiria o que tenho, assim como uma agulha não alteraria o mar se fosse colocada ali.”

Se toda criação, humana e gênios, tanto do passado quanto do presente, pedisse a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ seu desejo mais íntimo, e Ele o concedesse, isso O esgotaria tanto quanto se você mergulhasse uma agulha no oceano e tentasse remover um pouco de água com ela. É assim que Al-Ghani é rico. Sua capacidade de fornecer não pode ser diminuída.

Vivendo uma vida rica

Agora, se você pedisse a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para lhe presentear com uma vida rica, o que isso significaria? Uma dimensão pode incluir o sucesso monetário. Mas se isso é tudo o que importa, você terá perdido o objetivo do que é uma vida verdadeiramente rica.

Imagine uma pessoa que recebeu riqueza de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, mas com isso uma vida curta, problemas de saúde, mínimo amor e apoio de amigos ou familiares, com capacidade limitada de pensar e raciocinar. Você diria que eles estão vivendo uma vida rica? Seu desejo terá sido desperdiçado, pois eles nem sequer consideraram o propósito de sua existência, que é glorificar e adorar a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Eles passarão a vida inteira sem rumo e, no dia da ressurreição, estarão perdidos.

Isto serve para ilustrar que quando nos referimos a Al-Ghani como rico, não nos referimos a um aspecto. Ao contrário, Ele é abundante em todos os aspectos (isto é, conhecimento, poder, influência, riqueza, tempo, etc.). Sob esta luz, podemos ver porque Al-Ghani é frequentemente traduzido como ‘O Auto-suficiente’. Ele não precisa de nada, pois tem tudo. Ele é independente e totalmente satisfeito.

قَالَ ٱلَّذِي عِندَهُۥ عِلۡمٞ مِّنَ ٱلۡكِتَٰبِ أَنَا۠ ءَاتِيكَ بِهِۦ قَبۡ لَ أَن يَرۡتَدَّ إِلَيۡكَ طَرۡفُكَۚ فَلَمَّا رَءَاهُ مُسۡتَقِرًّا عِندَهُۥ أَمۡ أَكۡفُرُۖ وَمَن شَكَرَ فَإِنَّمَا يَشۡكُرُ لِنَفۡسِهِۦۖ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ رَبِّي غَنِيّ ٞ كَرِيمٞ

Qaalal lazee indahoo ‘ilmum minal Kitaabi ana aateeka bihee qabla ai yartadda ilaika tarfuk; maa ra aahu mustaqirran ‘indahoo qaala haazaa min fadli Rabbee li yabluwaneee ‘a-ashkuru am akfuru wa man shakara fa innamaa yashkuru linafsihee wa man kafara fa inna Rabbee Ghaniyyun Kareem

“Aquele que tinha ciência do Livro disse: “Eu to farei vir, num piscar de olhos.” E, quando ele o viu estabelecido, junto de si, disse: “Isso é algo do favor de meu Senhor, para que me ponha à prova se Lhe agradeço ou sou ingrato. E quem Lhe agradece, apenas agradece em benefício de si mesmo. E quem é ingrato, por certo, Allah é Bastante a Si mesmo, Ele é Generoso.“— (Alcorão 27:40)

وَرَبُّكَ ٱلْغَنِىُّ ذُو ٱلرَّحْمَةِ ۚ إِن يَشَأْ يُذْهِبْكُمْ وَيَسْتَخ ْلِفْ مِنۢ بَعْدِكُم مَّا يَشَآءُ كَمَآ أَنشَأَكُم مِّن ذُرِّيَّةِ قَوْمٍ ءَ اخَرِينَ

Wa Rabbukal ghaniyyu zur rahmah; iny yasha’ yuz hibkum wa yastakhlif mim ba’dikum maa yashaaa’u kamaaa ansha akum min zurriyyati qawmin aakhareen

“E teu Senhor é O Bastante a Si mesmo, O Possuidor de misericórdia. Se quisesse, far-vos-ia ir e faria suceder, depois de vós, a quem quisesse, assim como vos fez surgir da descendência de outro povo.” (Alcorão 6:133)

A promessa de Iblis

Às vezes, podemos não apreciar as bênçãos que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos deu. Ele nos provê, e não temos conhecimento. Não estamos saciados pelas coisas que possuímos. Esta é a maldição de Shaitan: procurar a próxima coisa, depois a próxima e, depois disso, há outra coisa em que nos fixarmos.

Só terminamos de perseguir quando chegamos aos nossos túmulos. Esta foi a promessa de Iblis. Ele prometeu tornar o homem ingrato após sua recusa em se curvar a Adam (as): “Em seguida, achegar-me-ei a eles, por diante e por detrás deles, e pela direita deles e pela esquerda deles, e não encontrarás a maioria deles agradecida.” (Alcorão 7:17)

Nas tradições proféticas de Muhammad ﷺ você encontrará o melhor exemplo de comportamento. Ele nunca elogiava comida ou bebida. Ele expressava gratidão a quem a preparava.

Abu Sa’id al-Khudri disse que quando o mensageiro de Allah terminava a sua comida, ele dizia: “Louvado seja Allah que nos deu comida e bebida e nos tornou muçulmanos.” [2] e também, Annas disse: “Quando o Profeta, que Allah o abençoe e lhe conceda paz, ia para a cama, ele dizia: ‘Louvado seja Allah, que nos deu comida e bebida, e nos deu o suficiente e nos deu refúgio. Quantas pessoas não têm nem o suficiente, nem refúgio!'” [3] Isto é o que significa estar ciente das bênçãos de Allah.

Nada pode ser sustentado apenas pela ambição e habilidade humana, podemos estar iludidos ao pensar assim, mas todo sucesso vem de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Deixamos de reconhecer Suas bênçãos? Ele recebeu a capacidade de ver, respirar, ouvir, pensar, refletir e amar.

Este nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ deve incutir humildade no coração do crente. Deveria fazer-nos pensar n’Ele e ver as bênçãos que Ele colocou ao nosso redor. Todos os dias temos o que comer e acordamos e temos a oportunidade de passar tempo com nossos lindos filhos, cônjuge, amigos e/ou familiares. Tudo isso é uma bênção de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

۞قَوۡلٞ مَّعۡرُوفٞ وَمَغۡفِرَةٌ خَيۡرٞ مِّن صَدَقَةٖ يَتۡبَعُهَآ أَذٗىۗ وَٱللَّهُ غَنِيٌّ حَلِيمٞ

Qawlum ma’roofunw wa maghfiratun khairum min sadaqatiny yatba’uhaaa azaa; wallaahu Ghaniyyun Haleem

“Dito conveniente e perdão são melhores que esmola seguida de moléstia. E Allah é Bastante a Si mesmo, Clemente.” – (Alcorão 2:263)

Reflexão

Podemos recorrer a Al-Ghani (O Rico) e Al-Mughni (O Enriquecedor) sempre que precisarmos. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é ilimitado, e nunca devemos temer pedir a Ele, porque a quem mais você pediria? O equilíbrio é que devemos ter cuidado para não sermos ingratos ou insatisfeitos com os dons que Ele já nos deu. Seja deliberado em seus desejos mundanos.

Se isso for benéfico para você, peça a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Mas se você deseja algo apenas por ganância, orgulho ou para subir na classificação social, devemos pensar duas vezes sobre sua importância. O que seria melhor para o crente é viver uma vida de desapego, assim como o Profeta Muhammad ﷺ fez. Para aquele que não precisa de nada além de Allah, سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o mais rico entre o povo.

Ali (ra) narrou: que um Mukatib veio até ele e disse: “Na verdade, não sou capaz de usar meu Kitabah, então me ajude.” Ele disse: “Eu não deveria te ensinar as palavras que o Mensageiro de Allah (ﷺ) me ensinou? Se tu tivesses uma dívida semelhante a uma montanha, Allah a pagaria para ti. Ele disse: [4]

اللَّهُمَّ اكْفِنِي بِحَلاَلِكَ عَنْ حَرَامِكَ وَأَغْنِنِي بِفَضْلِكَ عَمَّن ْسِوَاكَ

Allahummakfini bihalalika an haramika, wa aghnini bi fadlikaamman siwaka

“Ó Allah, basta-me com o Teu lícito e contra o Teu ilícito, e torna-me independente de todos aqueles além de Ti”

Esta é uma bela súplica para pedir a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que nos ajude com dívidas. Mas, de forma mais geral, é também du’a de gratidão e desapego. Pedir a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para nos tornar independentes, livres de todos os desejos. Não precisamos necessariamente de mais do que temos atualmente para estarmos em paz. Isto se aplica no âmbito do rizq para tornar nossas carreiras suficientes para nós, para que não caiamos em atos proibidos de usura, trapaça, roubo, etc. Também se aplica aos casamentos. Para nos tornarmos suficientes em nossos relacionamentos, não desejando nada além e nem do que foi proibido.

Uma olhada em como o Profeta ﷺ viveu

Em uma das narrações mais longas de hadith, Umar bin Al-Khattab visitou o Profeta Muhammad ﷺ em sua casa, e o que ele viu o fez chorar. “Por que tu estás chorando?” Umar respondeu: “Ó Mensageiro de Allah ﷺ! César e Khosrau estão levando uma vida (ou seja, uma vida luxuosa) enquanto tu, embora seja o Mensageiro de Allah ﷺ, está vivendo na miséria”. O Profeta ﷺ então respondeu: ‘Tu não ficarás satisfeito por eles desfrutarem deste mundo e nós, o Doravante?'” [5]

Umar descreve o estilo de vida pobre do Profeta Muhammad ﷺ no hadith. Ele entrou na casa do Profeta Muhammad ﷺ e o encontrou deitado em uma esteira feita de folhas de palmeira. Não havia nada que separasse o Profeta Muhammad ﷺ do tapete. Quando ele levantou do tatame, era possível ver visivelmente as marcas de galhos que aquilo deixou em seu corpo. Quando viu essas marcas, Umar começou a chorar. Mesmo com a melhoria das condições econômicas dos muçulmanos, o Profeta Muhammad ﷺ permaneceu humilde. Mesmo na pobreza, ele recebeu muitos subornos de líderes pagãos para abandonar sua campanha, e ele sempre negou porque estava com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e Ele era suficiente.

Referências

[1] Sahih Muslim 2577a
[2] Mishkat al-Masabih 4204
[3] Sahih (Al-Albani) Al-Adab Al-Mufrad Livro 50, Hadith 1206
[4] Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 3563
[5] Sahih al-Bukhari 4913

Fonte: My Islam – Al Ghaniyy

Saiba mais sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *