Al Jalil (الجليل) O Sublime

Al Jalil (الجليل) O Sublime
Compartilhe

Significado de Al Jalil

O Glorioso, O Majestoso, O Sublime

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Jalil (em árabe: ٱلْجَلِيلُ): Ele é o grande e está acima de todos em dignidade e posição. Ele é majestoso e a fonte de todos os atributos de grandeza. A Ele, toda honra e devoção sincera são devidas.

Raiz árabe

Da raiz jim-lam-lam (ج ل ل), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser supremamente grande, glorioso, majestoso, sublime, alto, muito acima, independente. A palavra Jalal (جلال) vem da mesma raiz que significa grandeza, majestade e elevação.

Entre os nomes em discussão

Como mencionamos nos nomes anteriores, diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são explicitamente mencionados no Alcorão.

Portanto, não há uma lista consensual para os 18 nomes restantes. Al-Jalil é um desses nomes que não é incluído por alguns estudiosos. Essa lista inclui Ibn al-Wazir, Ibn Hajar e Ibn al-Uthaimin. Entretanto, outros, como Ibn Arabi, Imam al-Baihaqi e Imam al-Ghazali, incluíram esse nome em seus livros de explicações sobre Asma ul-Husna. Mas muitos versículos descrevem essa qualidade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como sendo Al-Jalil.

وَيَبْقَىٰ وَجْهُ رَبِّكَ ذُو ٱلْجَلَـٰلِ وَٱلْإِكْرَامِ

Wa yabqaa wajhu rabbika zul jalaali wal ikraam

“E só permanecerá a face de teu Senhor, Possuidor de majestade e honorabilidade.” – (Alcorão 55:27)

O que significa ser majestoso?

O Todo-Majestoso é um atributo que somente Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode alcançar. O que significa ser absolutamente majestoso? Significa que você tem conhecimento completo, força, soberania, riqueza, poder e domínio, entre todos os outros atributos. Sua majestade é única e imensurável. Ela não tem semelhança com nada do passado, presente ou futuro. Há muitos nomes que denotam a grandeza de Allah.

Por exemplo, Al-Jalil é “O Majestoso” devido à perfeição de todos os Seus atributos/qualidades. Al-Kabir (o grande) em sua própria essência é ser perfeito. Al-Azim (o magnífico) é aquele descrito como tremendo por causa de Seus atributos. Todos os atributos que mencionam a grandeza, a majestade ou a natureza transcendente de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ são chamados de atributos de Jalal (majestade).

Os outros atributos (ou seja, misericórdia, bondade, cuidado, provisão, sustento) são atributos de beleza (Jamal). Os estudiosos dizem que todos os Seus nomes são atributos de Jalal ou Jamal também estão inter-relacionados: a majestade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Sua beleza, e Sua beleza é Sua majestade.

Quando Allah se revelou a Moisés (as)

وَلَمَّا جَآءَ مُوسَىٰ لِمِيقَـٰتِنَا وَكَلَّمَهُۥ رَبُّهُۥ قَالَ رَبِّ أَرِنِىٓ أَنظُرْ إِلَيْكَ ۚ قَالَ لَن تَرَىٰنِى وَلَـٰكِنِ ٱنظُرْ إِلَى ٱلْجَبَلِ فَإِنِ ٱسْتَقَرَّ مَكَانَهُۥ فَسَوْفَ تَرَىٰنِى ۚ فَلَمَّاتَجَلَّىٰ رَبُّهُۥ لِلْجَبَلِ جَعَلَهُۥ دَكًّۭا وَخَرَّ مُوسَىٰ صَعِقًۭا ۚ فَلَمَّآ أَفَاقَ قَالَ سُبْحَـٰنَكَ تُبْتُ إِلَيْكَ وَأَنَا۠ أَوَّلُ ٱلْمُؤْمِنِينَ

Wa lammaa jaaa’a Moosa limeeqaatinaa wa kallamahoo Rabbuhoo qaala Rabbi arineee anzur ilaik; qaala lan taraanee wa laakininzur ilal jabali fa inistaqarra makaanahoo fasawfa taraanee; falammaa tajallaa Rabbuhoo liljabali ja’alahoo dakkanw wa kharra Moosaa sa’iqaa; falammaaa afaaqa qaala Subhaanaka tubtu ilaika wa ana awwalul mu’mineen

“E, quando Moisés chegou a Nosso tempo marcado, e seu Senhor lhe falou, disse: “Senhor meu! Faze-me ver-Te, que Te olharei.” Ele disse: “Não Me verás, mas olha para a Montanha; se permanecer em seu lugar, ver-Me-ás.” E, quando seu Senhor se mostrou à Montanha, fê-la em pó, e Moisés caiu fulminado. E, quando voltou a si, disse: “Glorificado sejas! Volto-me arrependido para Ti e sou o primeiro dos crentes.” – (Alcorão 7:143)

Essa ayah explica como Mussa (as) pediu para ver Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Mas, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ respondeu que ninguém suportaria vê-Lo, alertando Mussa (as) sobre o perigo. Em vez disso, Ele se dirigiu a uma montanha próxima. O que se seguiu foi a redução daquela montanha a nada. Foi dito que a montanha foi nivelada ou achatada, o que significa que foi transformada em um terreno plano ou em uma pequena colina. Naquela fração de segundo, apenas por estar perto de Sua presença, Mussa (as) desmaiou.

Reflexão

A conexão dessa história com o nome Al-Jalil é que a beleza e a majestade de Allah não podem ser compreendidas pela visão. A maneira de vermos metaforicamente Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é por meio do estudo e da compreensão dos atributos que O tornam “O Todo-Majestoso”.

O Imam al-Ghazali escreve sobre os atributos de Allah: “e isso é um belo comportamento ‘ou’ bela disposição’ percebida pela percepção e não pela visão”. Aquele que entende como o interior foi aperfeiçoado e devidamente proporcionado terá muito mais compreensão e satisfação do que aquele que julga a beleza apenas pela visão.

Neste hadith, vemos onde o atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como sendo chamado al-Jalil se origina. Mu’adh ibn Jabal narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Allah, o Poderoso e Sublime, disse: ‘Aqueles que se amam por causa da Minha Majestade (جَلاَلِي) estarão sobre pódios de luz, e serão admirados pelos Profetas e pelos mártires.'” [1]

Isso também abrange o importante tópico de amar por causa de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. É uma mensagem que nos incentiva a nunca parar de procurar o bem na humanidade. Amar incondicionalmente o próximo porque é isso que Allah ama e pelo que nos recompensará. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: Em verdade, Allah dirá no Dia da Ressurreição: Onde estão aqueles que se amam mutuamente por causa da Minha Glória? Hoje os abrigarei à Minha sombra, quando não houver outra sombra senão a Minha. [2]

O crente se beneficia ainda mais do conhecimento e da compreensão de Al-Jalil ao tentar aperfeiçoar seus atributos interiores. Fazer isso trará mais beleza e prazer a este mundo do que qualquer aparência superficial poderia trazer. Como escreve o Imam Ghazali, “a beleza exterior é de menor valor”.

Referências:

[1] Sahih (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi 2390

[2] Sahih Muslim 2566

Fonte: My Islam – Al Jalil

Saiba sobre mais Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *