Al Hasib (الحسيب) O que Reconhece

Al Hasib (الحسيب) O que Reconhece
Compartilhe

Significado de Al Hasib

O Reconhecedor, O Suficiente, Aquele que é Suficiente.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Hasib (em árabe: ٱلْحَسِيبُ). Ele é Aquele que leva em conta todas as ações e as contabiliza no dia do julgamento. Não há nada que passe despercebido, por menor que seja. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Aquele que levará em conta tudo e responsabilizará cada pessoa. Ele concederá o que for suficiente e necessário em todas as situações.

Raiz árabe

Da raiz ha-sin-ba (ح س ب), que tem as seguintes conotações em árabe clássico: Contar, numerar, calcular, computar, pensar. Dar sem poupar ou medir, dar sem a expectativa do receptor. Ser suficiente ou sem medida.

Al-Muqit e Al-Hasib

O nome anterior que discutimos é Al-Muqit, que está intimamente relacionado a Al-Haseeb. Al-Muqit é O Nutridor. Ele provê o nosso sustento de várias maneiras, tanto materiais quanto espirituais. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ concedeu a cada um de nós um grau variável de capacidade intelectual, bem como uma certa quantidade de riqueza e tempo para gastarmos como quisermos.

Agora, Hasib vem de hasaba, que significa contar (pretérito), calcular ou contabilizar. Ele é aquele que mede e conta. Então, de certa forma, Al-Muqit é aquele que nos enche de vida, conhecimento e riqueza, e Al-Hasib é aquele que está constantemente medindo. Ele está verificando se essas dádivas são desperdiçadas ou utilizadas. Portanto, na forma perpétua, Al-Hasib é “O Contador”, que observa cada ação e ato e acertará todas as contas.

ٱلَّذِينَ يُبَلِّغُونَ رِسَـٰلَـٰتِ ٱللَّهِ وَيَخْشَوْنَهُۥ وَلَا يَخْشَوْنَ أَحَدًا إِلَّا ٱللَّهَ ۗ وَكَفَىٰ بِٱللَّهِ حَسِيبًۭا

Allazeena yuballighoona Risaalaatil laahi wa yakhshaw nahoo wa laa yakkhshawna ahadan illal laah; wa kafaa billaahi Haseebaa

“Os que transmitiram as Mensagens de Allah e O recearam, e não recearam a ninguém senão a Allah. E Allah basta por Ajustador de contas.” – (Alcorão 33:39)

Outras interpretações

Al-Hasib também é entendido como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que demonstra o atributo de Seu conhecimento. Ele conhece o resultado de toda criação. Nada O surpreende. No dia do ajuste de contas, eles se apresentarão diante d’Ele, apresentando suas contas de qualquer bem que tenham acumulado. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ não precisa fazer nenhum cálculo. Ele conhece o resultado. Não há inexatidão ou imprecisão em Seu julgamento. Ele leva tudo em conta e não deixa passar nenhum detalhe.

Outro significado de Al-Hasib é suficiência. Ele é suficiente, não precisa de ninguém ou de nada. Nada é verdadeiramente autossuficiente além de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Se algo fosse autossuficiente, não precisaria de nada para sua existência. Não há nada além de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que possua essa qualidade. No entanto, um desejo comum é ser autossuficiente, mas esse termo é frequentemente mal utilizado e mal compreendido.

O que realmente queremos dizer é que precisamos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ para cuidar de nós e nos ajudar em nossos assuntos. Não devemos ficar em dívida com ninguém ou nada além de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Na Surah Talaq, versículo 3, “E lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará…”

Du’a do Profeta Muhammad ﷺ

O melhor exemplo disso é quando o Profeta ﷺ enfrentou uma derrota na batalha de Uhud contra Abu Sufyan. O exército se reuniu e confrontou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e, em uma tentativa de quebrar seu moral, “Daqueles aos quais alguns homens disseram: “Por certo, o povo inimigo, com efeito, reuniu hostes contra vós. Então, receai-os.”E isso acrescentou-lhes fé, e disseram: “Basta-nos Allah! E que Excelente Patrono!” (Alcorão, 3:173)

وَنَضَعُ ٱلۡمَوَٰزِينَ ٱلۡقِسۡطَ لِيَوۡمِ ٱلۡقِيَٰمَةِ فَلَا تُظۡلَمُ نَفۡسٞ شَيۡـٔٗاۖ وَإِن كَانَ مِثۡقَالَ حَبَّةٖ مِّنۡ خَرۡدَلٍ أَتَيۡنَا بِهَاۗ وَكَفَىٰ بِنَا حَٰسِبِينَ

Wa nada’ul mawaazeenal qista li Yawmil Qiyaamati falaa tuzlamu nafsun shai’aa; wa in kaana misqaala habbatim min khardalin atainaa bihaa; wa kafaa binaa haasibeen

“E Nós poremos as balanças eqüitativas para o Dia da Ressurreição; então, nenhuma alma sofrerá nada de injustiça. E se houver ação do peso de um grão de mostarda fá-la-emos vir à balança. E bastamos Nós por Ajustador de contas.” – (Alcorão 21:47)

Reflexão

Com base nesse atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, podemos aprender a não prejudicar nenhum ato de bondade. Não há ação pequena demais. Qualquer oportunidade de fazer o bem deve ser aproveitada com a máxima urgência, pois, no dia do acerto de contas, gostaríamos de ter a chance de repetir esses momentos e fazer as coisas de forma diferente.

Portanto, esse nome nos lembra de não desperdiçar um momento para fazer o bem e ir além, pois a maioria das pessoas não o fará. Seja um indivíduo extraordinário, sempre procurando e observando para encontrar uma maneira de ajudar as pessoas. Não desperdice seu tempo na Terra, pois “O Contabilista” está observando como você gasta o maior capital de todos, que é o seu tempo.

Outro exemplo que o Alcorão nos ensina é cumprimentar a pessoa que diz salam com um que seja melhor do que ele (ou seja, Assalamualaikum sendo a base, Assalamualaikum Warahmatullah sendo um maior, e Assalamualaikum Warahmatullahi Wabarakatuh sendo o maior de todos). Imagine os olhares estranhos se, no idioma inglês, fizéssemos o mesmo. Seu amigo diz: “Oi”, e você responde: “Oi, espero que você esteja indo muito bem e melhor do que a maioria, que Allah derrame Sua paz e bênçãos sobre você!”

Agora, em cada interação, você tem a chance de ter esse mesmo efeito, não apenas com palavras exageradas, mas com sua presença, atenção e cuidado com a outra pessoa. Quando alguém realmente se importa, podemos sentir isso. É um sentimento intuitivo e difícil de fingir. Mas ele pode ser trabalhado e aprimorado. E se essa fosse sua última conversa com essa pessoa? Como isso mudaria a dinâmica da maneira como você aborda a interação?

مَّن يَشۡفَعۡ شَفَٰعَةً حَسَنَةٗ يَكُن لَّهُۥ نَصِيبٞ مِّنۡهَاۖ وَمَن يَشۡفَعۡ شَفَٰعَةٗ سَيِّئَةٗ يَكُن لَّهُۥ كِفۡلٞ مِّنۡهَاۗ وَكَانَ ٱللَّهُ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ مُّقِيتٗا وَإِذَا حُيِّيتُم بِتَحِيَّةٖ فَحَيُّواْ بِأَحۡسَنَ مِنۡهَآ أَوۡ رُدُّوهَآۗ إِنَّ ٱللَّهَ كَانَ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٍ حَسِيبًا

Mai yashfa shafaa’atan hasanatay yakul lahoo naseebum minhaa wa mai yashfa shafaa’atan saiyi’atany-yakul lahoo kiflum minhaa; wa kaanal laahu alaa kulli shai’im Muqeetaa Wa izaa huyyeetum bitahaiyyatin fahaiyoo bi ahsana minhaaa aw ruddoohaa; innal laaha kaana alaa kulli shai’in Haseeba

“Quem intercede, com boa intercessão, terá porção dela. E quem intercede, com má intercessão, terá partilha dela. E Allah, sobre todas as cousas, é Preponderante. E se fordes saudados com uma saudação, saudai com outra melhor, ou retribuí-a. Por certo, Allah, de todas as cousas, é Ajustador de contas.” – (Alcorão 4:85-86)

Ibn Mas’ud narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Os pés do filho de Adão não se moverão diante de seu Senhor no Dia do Juízo Final, até que ele seja questionado sobre cinco coisas: Sobre sua vida e o que ele fez com ela, sobre sua juventude e o que ele fez com ela, sobre sua riqueza e como ele a ganhou e a gastou, e o que ele fez com o que sabia.” [1]

Referências:

[1] Classificado como hasan por al-Albaani: Jami at-Tirmidhi 2416

Fonte: My Islam – Al Haseeb

Saiba sobre mais Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *