Tawhid: Monoteísmo Puro

Tawhid: Monoteísmo Puro
Compartilhe

Parte 1 de 3: Introdução

Ibn Abil-‘Izz (m.792H) – rahimahullah – disse:

“O conhecimento de Usulud-Din (os fundamentos do Din) é o mais nobre dos ramos do conhecimento, já que a excelência de um certo tipo de conhecimento é dependente daquilo com o que se relaciona, e este é o maior Fiqh (entendimento), e é por isso que o Imam Abu Hanifah (m.150H) – rahmatullahi ‘alayhi – chamou àquilo que ele compilou, com relação ao Usul ud-Din: “al-Fiqhul-Akbar (O Maior Fiqh).” A necessidade que os servos têm desse conhecimento é maior do que qualquer outra necessidade; e é para eles a coisa mais necessária sobre todas as outras, já que não há nenhuma vida para os corações, nem nenhum prazer, tranquilidade, exceto conhecer o seu Senhor, O Único a ser adorado, o seu Criador – com os Seus Nomes, Seus Atributos e Ações e que Ele – junto com tudo o que foi mencionado – é mais amado para a pessoa do que qualquer outra coisa. Então o esforço do homem é relacionado a tudo que o atrairá para perto de Allah, com exceção da criação.


No entanto, é impossível para as mentes virem a entender e compreender tudo em detalhe, então O Misericordiosíssimo, O Majestosíssimo – por Sua Misericórdia, enviou Mensageiros para ensinar e chamar para isso; para dar boas notícias para aqueles que aceitam seu Chamado e para alertar aos que o rejeitam. A chave para o seu Chamado e a essência da sua mensagem foi a aproximação do servo a Allah – O Perfeitíssimo – através de Seus Nomes, Atributos e Ações, uma vez que tudo aquilo com o que os Mensageiros foram ordenados é construído em cima disso. Isso então é seguido por dois grandes princípios:

1. Conhecer o caminho que leva a Ele – e isto diz respeito à Shari’ah, que é composta de Suas ordens e proibições.

2. Que aqueles que seguem o caminho sabem o que lhes aguarda, que é a felicidade sem fim.

Então, aqueles que melhor conhecem Allah são os que melhor seguem o caminho para Ele; e sabem melhor o que está no final do caminho.” [1]

Firmeza no Din

Assim, a firmeza no Din de Allah, excelência neste mundo e salvação na vida futura são construídas sobre dois grandes assuntos:

1. “O conhecimento de Allah e de seus lindos Nomes, e nobres Atributos que Lhe convêm, e Suas Ações – e isso requer apreciação de Sua Majestade, honrá-Lo, temê-Lo, admirá-Lo, amá-Lo, depositar Nele suas esperanças, confiar-Lhe, satisfazer-se com Seu decreto e ter paciência com o que Ele manda fazer no que tange às dificuldades.

2. Conhecimento daquilo que Ele ama e com o que está satisfeito, e o que Ele odeia e O irrita – quer seja dizendo as crenças ou por ações interiores e exteriores. Então, aquele que tem este conhecimento deve se apressar para cumprir com aquilo com que Allah está satisfeito, e evitar o que Ele odeia e o que O irrita” [2]

Sufyan ibn ’Uyaynah (m.197H) – rahimahullah – disse:

“Existem três tipos de Eruditos: aquele que conhece Allah e Seus comandos (suas ordens); aquele que conhece Allah, mas não os Seus comandos; e aquele que conhece Seus comandos, mas não O conhece. E o mais completo dentre eles é o primeiro – e é aquele que teme a Allah e conhece Suas regras.” [3]

A Essência do Islam

Explicando a essência do Islam em seu principal pilar, o Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa salaam) disse: “O Islam é construído sobre cinco (pilares), a saber: testemunhar que ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah e que Muhammad é o Seu Mensageiro, realizar as orações, pagar o Zakah, fazer a peregrinação à Casa [Makka] e jejuar no Ramadan” [4]. Em outra narração: “Islam é construído sobre cinco: adorar Allah e rejeitar qualquer associação a Ele…” [5] E ainda numa outra narração: “Islam é construído sobre cinco: O Tawhid de Allah…” [6]

Assim: “testemunhar que ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah” tem o mesmo significado que “adorar a Allah e rejeitar qualquer associação a Ele…” que, por sua vez, tem o mesmo significado que “o Tawhid de Allah…” Então, ficará claro para o estimado leitor que o Tawhid é a essência do Islam e é o ponto de começo e fim de todo o bem e excelência.

Linguisticamente Tawhid significa: “tornar algo único ou afirmar a unicidade de algo.” [7] No entanto, o que está em causa aqui é a Shari’ah ou o significado técnico de Tawhid que é: “apontar Allah sozinho para a adoração.” [8]

Al-Bayjowri – rahimahullah – disse:

“É singularizar al-Ma’bud (o Único a ser adorado – ou seja, Allah) com adoração juntamente com credo e afirmação na unicidade e exclusividade de Sua Dhat (Essência), Sifat (Atributos) e Ações.” [9]

Shaykh al-Ghunayman – hafidhahullah – disse:

“É singularizá-Lo com adoração, com amor, humildade e submissão, cumprindo com Seus mandamentos e submentendo-se aos mesmos.” [10]

Continua:


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *