Al Rafi’ (الرافع) O que Exalta

Al Rafi’ (الرافع) O que Exalta
Compartilhe

Significado de Al Rafi

O Exaltador, Aquele que eleva.

Allah é Ar-Rafi (em árabe: ٱلْرَّافِعُ). Ele é Aquele que eleva ou rebaixa quem Ele quer. Aquele que escolhe quem será elevado na classificação em todos os sentidos.

Raiz árabe

Da raiz ra-fa-ayn (ر ف ع), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: erguer ou elevar algo, levar para cima, tornar alto, exaltar, tornar honroso, tornar eminente.

Este nome contrasta com Al-Khafid, que significa “Aquele que rebaixa”. Tal como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode rebaixar, Ele tem o poder e a capacidade de elevar. Ele honra certos indivíduos, como os Profetas (que a paz esteja com eles), que ainda hoje são venerados. Outros foram desonrados, como Abu Lahab, o tio do Profeta Muhammad ﷺ, que tem uma Surah inteira a desonrá-lo (i.e., Surah al-Masad).

Os Nomes contestados

Os diversos estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são explicitamente mencionados no Alcorão. Por conseguinte, não existe uma lista consensual para os restantes 18 nomes. Ar-Rafi é um desses nomes que foi excluído por alguns acadêmicos. Entre estes contam-se Ibn Uthaimin, Ibn Hazm e Ibn Hajar, e outros. No entanto, Ar-Rafi é comummente reconhecido como um nome oficial na maioria dos livros de Asmaul Husna.

وَتِلْكَ حُجَّتُنَآ ءَاتَيْنَـٰهَآ إِبْرَٰهِيمَ عَلَىٰ قَوْمِهِۦ ۚ نَرْفَعُ دَرَجَـٰتٍۢ مَّن نَّشَآءُ ۗ إِنَّ رَبَّكَ حَكِيمٌ عَلِيمٌۭ

Wa tilka hujjatunaaa aatainaahaaa Ibraaheema ‘alaa qawmih; narfa’u darajaatim man nashaaa’; inna Rabbaka Hakeemun ‘Aleem

Tradução:

“E esse Nosso argumento, concedemo-lo a Abraão contra seu povo. Elevamos, em escalões, a quem queremos. Por certo, teu Senhor é Sábio, Onisciente.” – (Alcorão, 6:83)

يَـٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوٓاْ إِذَا قِيلَ لَكُمۡ تَفَسَّحُواْ فِي ٱلۡمَجَٰلِسِ فَٱفۡسَحُواْ يَفۡسَحِ ٱللَّهُ لَكُمۡۖ وَإِذَا قِيلَ ٱنشُزُواْ فَٱنشُزُواْ يَرۡفَعِ ٱللَّهُ ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ مِنكُمۡ وَٱلَّذِينَأُوتُواْ ٱلۡعِلۡمَ دَرَجَٰتٖۚ وَٱللَّهُ بِمَا تَعۡمَلُونَ خَبِيرٞ

Yaaa ayyuhal lazeena aamanoo izaa qeela lakum tafassahoo fil majaalisi fafsahoo yafsahil laahu lakum wa izaa qeelan shuzoo fanshuzoo yarfa’il laahul lazeena aamanoo minkum wallazeena ootul ‘ilma darajaat; wallaahu bimaa ta’maloona khabeer

Tradução:

“Ó vós que credes! Quando se vos diz: “Dai espaço.”, nas assembléias dai espaço. Allah vos dará espaço no Paraíso. E quando se diz: “Erguei-vos”, erguei-vos. Allah elevará, em escalões, os que crêem dentre vós, e àqueles aos quais é concedida a ciência. E Allah, do que fazeis, é Conhecedor.” – (Alcorão 58:11)

رَفِيعُ ٱلدَّرَجَـٰتِ ذُو ٱلْعَرْشِ يُلْقِى ٱلرُّوحَ مِنْ أَمْرِهِۦ عَلَىٰ مَن يَشَآءُ مِنْ عِبَادِهِۦ لِيُنذِرَ يَوْمَ ٱلتَّلَاقِ

Rafee’ud darajaati zul ‘Arshi yulqir rooha min amrihee ‘alaa mai yashaaa’u min ‘ibaadihee liyunzira yawmat talaaq

Tradução:

“Ele é O Alto de escalões, O Possuidor do Trono. Ele lança, por Sua ordem, o Espírito sobre quem Ele quer, dentre Seus servos, para que admoeste os homens do Dia do Encontro.” – (Alcorão 40:15)

Um exemplo da história de Iblis

A história de Iblis resume perfeitamente estes dois nomes. É mais um exemplo de como, se Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ escolher, Ele pode exaltar ou rebaixar. A crença popular entre os acadêmicos é que Iblis não era um anjo, mas um dos Jinns. No entanto, era um homem de alto nível e piedoso, devoto de Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ.

O raciocínio para ele estar entre os Jinn é que “… haverá anjos irredutíveis, severos: não desobedecem a Allah, a Sua ordem, e fazem o que lhes é ordenado.” (Alcorão 66:6). Os anjos não têm livre arbítrio e cumprem os mandamentos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, não há desobediência. Também nos é dito por Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Os anjos foram criados a partir da luz, os gênios foram criados a partir de uma chama de fogo sem fumaça, e Adam foi criado a partir do que vos foi dito (ou seja, argila).” [1]

A confusão sobre se Iblis era um anjo vem deste versículo: “E quando dissemos aos anjos: “Prosternai-vos diante de Adão” então, eles prosternaram-se, exceto Iblis. Ele recusou fazê-lo, e se ensoberbeceu e foi dos infiéis.” (Alcorão 2:34) A exclusão “exceto Iblis” parece implicar que Ele estava entre os Anjos.

Al-Qurtubi disse no seu tafsir da Surah Baqarah: “A ideia de que ele era um dos anjos é a opinião da maioria [i.e., dos primeiros sahaba], Ibn Abbas, Ibn Mas’ud, Ibn Jurayj, Ibn al-Musayyib, Qutadah e outros.” Mas na Sura Kahf, é esclarecido: “E quando dissemos aos anjos: “Prosternai-vos diante de Adão”; então, eles se prosternaram, exceto Iblis. Ele era dos jinns, e desobedeceu a ordem de seu Senhor. Então, vós tomai-lo e a sua descendência, por aliados, em vez de Mim, enquanto eles vos são inimigos? Que execrável troca para os injustos!” (Alcorão, 18:50)

Ainda assim, a opinião de alguns é que ele era um anjo e depois tornou-se um dos gênios após a sua recusa. Foi-lhe dado o privilégio de ser o único entre os Anjos quando Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ lhes revelou a Sua última criação em Adão (as). Porém, na Surata Sad, quando Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ lhe perguntou por que razão se recusava a prostrar-se perante Adão, “Iblis disse: “Sou melhor que ele. Criaste-me de fogo e criaste-o de barro'”. (Alcorão 38:76).

A partir destes versículos e do hadith, parece claro que a opinião popular deve ser que Iblis era um Jinn de alto nível que se tornou degradado. “[Allah] disse: ‘Então, sai dele e, por certo, és maldito. E, por certo, Minha maldição será sobre ti, até o Dia do Juízo.'” (Alcorão 38:77-78)

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ elevou o nível de Muhammad ﷺ

No versículo 4 da Surah Ash-Sharh, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ recorda ao Profeta Muhammad ﷺ que tinha elevado o seu estatuto para o confortar. Lembra-te que esta era uma surah de Makkah antiga, quando o Profeta era relativamente desconhecido, com poucos seguidores.

وَرَفَعْنَا لَكَ ذِكْرَكَ

Wa raf ana laka zikrak

Tradução:

“E não te elevamos a fama?” – (Alcorão 94:4)

Reflexão

O crente beneficia do conhecimento deste nome. Reafirma a realidade de que Ar-Rafi é aquele em quem devemos confiar. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está acima de tudo, por isso, seja o que for que desejar ver aumentado, invoca este nome. Só Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pode aumentar as vossas fileiras; não há outro.

Desapega dos seuserros. Os seus erros não são você. Da mesma forma, evita o objetivo de se elevar, porque isso cria uma armadilha para você. O que acontece se não sentir que o seu estatuto está a ser elevado? Perderá a esperança e a motivação e deixará de a buscar Allah?

O Imam Zarruq escreve: “Quem compreender que Ele é Al-Khafid Ar-Rafi não deposita a sua confiança em nenhum dos seus estados e não confia em nenhum componente do seu conhecimento ou em nenhuma das suas ações. Além disso, ele não deseja nem um rebaixamento nem uma elevação, uma vez que os dois não são obtidos salvos através de Allah.” Aquele que adora Allah compreende que só Ele é digno de adoração, independentemente do seu estado emocional ou do seu sucesso ou pobreza.

O Imam al-Ghazali escreve a respeito deste nome: “A parte do homem nisto consiste em exaltar a verdade e combater a falsidade, apoiando aqueles que estão certos e denunciando aqueles que estão errados, tratando os inimigos de Allah como inimigos para os abater e fazendo amizade com os amigos de Allah para os exaltar.”

Referências:

[1] Sahih Muslim 2996 & Riyad as-Salihin 1846

Fonte: My Islam – Al Rafi’

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Um comentário em “Al Rafi’ (الرافع) O que Exalta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *