Al Mujib (المجيب) O que Responde

Al Mujib (المجيب) O que Responde
Compartilhe

Significado de Al Mujib

Aquele que responde, quem responde as orações, o ouvinte.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mujeeb / Al-Mujib (em árabe: ٱلْمُجِيبُ), significa que Ele é aquele que está muito próximo de Seus fiéis e prontamente disponível para ouvir e responder às súplicas daqueles que pedem. Ele responde a todas as necessidades, súplicas e orações. Quem precisar de ajuda em tempos difíceis deve invocar este nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ.

Raiz árabe

Da raiz jim-waw-ba (ج و ب), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: responder, replicar, atender, aceitar, cortar, perfurar, penetrar, ter um diálogo ou conferência, atender a um desejo quando solicitado.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está perto de você

Al-Mujib (Aquele que responde) é mencionado no Alcorão uma vez e é maravilhosamente combinado com Al-Qarib (O Próximo). É porque Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está próximo de nós, Ele responde. A proximidade não precisa indicar um sentido físico literal. Por exemplo, se eu perguntasse quem está mais próximo de você, você olharia para a sua direita? Não, você provavelmente responderia o seu cônjuge, um dos pais, um irmão ou um amigo de infância. Essa pessoa é próxima a você porque o conhece em um nível que a maioria não conhece. Ela é confiável e se preocupa genuinamente com você e o aceita. Da mesma forma, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Qarib (próximo), e Ele é Al-Mujib (aquele que responde).

۞وَإِلَىٰ ثَمُودَ أَخَاهُمۡ صَٰلِحٗاۚ قَالَ يَٰقَوۡمِ ٱعۡبُدُواْ ٱللَّهَ مَا لَكُم مِّنۡ إِلَٰهٍ غَيۡرُهُۥۖ هُوَ أَنشَأَكُم مِّنَ ٱلۡأَرۡضِ وَٱسۡتَعۡمَرَكُمۡ فِيهَا فَٱسۡتَغۡفِرُوهُ ثُمَّ تُوبُوٓاْ إِلَيۡهِۚ إِنَّ رَبِّيقَرِيبٞ مُّجِيبٞ

Wa ilaa Samooda akhaahum Saalihaa; qaala yaa qawmi budul laaha maa lakum min ilaahim ghairuhoo Huwa ansha akum minal ardi wasta’ marakum feehaa fastaghfiroohu summa toobooo ilaih; inna Rabbee Qareebum Mujeeb

“E ao povo de Thamud, enviamos seu irmão Salih. Ele disse: “Ó meu povo! Adorai a Allah. Vós não tendes outro deus que não seja Ele; Ele vos fez surgir da terra e vos fez povoá-la; então, implorai-Lhe perdão; em seguida, voltai-vos arrependidos para Ele. Por certo, meu Senhor está Próximo, Atento às súplicas.” – (Alcorão 11:61)

Embora os próximos versículos não mencionem o nome Al-Mujib diretamente, eles enfatizam ainda mais essa qualidade de ser receptivo.

وَقَالَ رَبُّكُمُ ٱدۡعُونِيٓ أَسۡتَجِبۡ لَكُمۡۚ إِنَّ ٱلَّذِينَ يَسۡتَكۡبِرُونَ عَنۡ عِبَادَتِي سَيَدۡخُلُونَ جَهَنَّمَ دَاخِرِينَ

Wa qaala Rabbukumud ooneee astajib lakum; innal lazeena yastakbiroona an ibaadatee sa yadkhuloona jahannama daakhireen (Seção 6)

“E vosso Senhor disse: “Suplicai-Me, Eu vos atenderei. Por certo, os que se ensoberbecem diante de Minha adoração entrarão na Geena, humilhados.” – (Alcorão 40:60)

وَإِذَا سَأَلَكَ عِبَادِي عَنِّي فَإِنِّي قَرِيبٌۖ أُجِيبُ دَعۡوَةَ ٱلدَّاعِ إِذَا دَعَانِۖ فَلۡيَسۡتَجِيبُواْ لِي وَلۡيُؤۡمِنُواْ بِي لَعَلَّهُمۡ يَرۡشُدُونَ

Wa izaa sa alaka ‘ibaadee ‘annnee fa innee qareebun ujeebu da’wataddaa’i izaa da’aani falyastajeeboo lee wal yu’minoo bee la’allahum yarshudoon

“E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” – (Alcorão 2:186)

E do hadith, narrado por Anas: “O Profeta ﷺ disse: “Meu Senhor diz: ‘Se Meu servo se aproximar de Mim por um palmo, Eu me aproximo dele por um côvado; e se ele se aproximar de Mim por um côvado, Eu me aproximo dele por uma braça; e se ele vier a Mim caminhando, Eu irei até ele correndo’.” [1]

A preocupação de que a du’a não seja respondida

Os Profetas do Islam (que a paz esteja sobre todos eles) eram pessoas comuns, como você e eu, só que nós os considerávamos mais elevados, pois tinham um caráter impecável. Apesar de seu respeitado estatuto no Islam, eles sofreram e suportaram muito. Compare isso com o fato de que, quando fazemos du’a, ela não é respondida imediatamente. Podemos ficar impacientes ou aceitar falsamente que não estamos em boas relações com nosso Criador ou que estamos sendo punidos. No entanto, no Alcorão, somos informados de que o Profeta Nuh (as) fez du’aa pedindo a proteção de sua esposa e de seu filho, mas quando a maré subiu, afogou sua família porque seus familiares eram dos renegadores (consulte Alcorão, 11:42-47).

O Profeta Yusuf (as) era uma criança inocente. Você acha que ele merecia ser jogado em um poço por seus próprios irmãos e deixado para morrer? O Profeta Yaqub (as), pai de Yusuf (as), ficou profundamente magoado com a perda de seu filho. Você não acha que ele suplicava a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ todos os dias, pedindo o retorno seguro de seu filho?

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos diz: “E alvissara o Paraíso aos perseverantes” (Alcorão 2:155). Sabemos que a du’a de Yaqub (as) foi atendida quando ele se reuniu com seu filho. No entanto, isso só aconteceu depois de décadas das chamadas “orações não respondidas”.

Reflexão

Ao aprender os atributos de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, passamos a entender que tudo o que Allah faz, Ele faz bem feito. Podemos ver os desafios que estamos enfrentando atualmente como difíceis. Ainda assim, há uma recompensa por passarmos pela dor e pela luta e nos lembrarmos de Allah durante todo o processo. Quanto maior a colina, melhor a recompensa. E cada colina percorrida e conquistada nos aproxima um pouco mais de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Se reconhecermos isso, qualquer que seja o obstáculo colocado no caminho, encontraremos uma maneira de superá-lo.

Isso é semelhante à paciência um fazendeiro para obter sua colheita. Ele precisa passar muitas horas trabalhando sob o sol causticante. Ele precisa cuidar e nutrir sua plantação para, por fim, colher a recompensa de seus frutos. Ninguém disse que atingir a meta seria fácil. Mas se mudarmos nossa definição do que significa fácil para algo que você pode fazer, então será fácil:

“Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade. A ela, o que logrou de bom e, contra ela, o que cometeu de mau.” (Alcorão 2:286)

Confiamos em Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que sabe o que é melhor para nós, pois continuamos avançando incansavelmente. Voltamo-nos para Allah, pedindo Sua aprovação e buscando Sua orientação:

“Se Allah vos socorre, não tereis sobre vós vencedor algum. E se Ele vos desampara, quem após Ele vos socorrerá? E que em Allah, então, confiem os crentes!” (Alcorão 3:160)

Abu Hurairah narrou que o Profeta disse: “Um de vós será atendido, desde que não seja apressado, dizendo: ‘Eu supliquei e não fui atendido’. [2] Seja persistente e não perca a esperança. Um dos remédios benéficos é persistir em sua du’a. Umar Ibn Khattab (ra) disse: “Eu não me preocupo com a resposta, mas me preocupo em fazer a súplica, pois sei que a resposta virá com ela!”

O crente se beneficia ainda mais por saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Mujib. Assim como Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ é sensível a nós, nós devemos ser sensíveis a Ele. Ele nos pediu que defendêssemos muitos valores, ou seja, o parentesco, a salah, a propagação da paz, a ajuda à comunidade e a manutenção do sawm (jejum).

O Alcorão nos diz (se formos capazes) para responder àqueles que pedem ajuda, “E, quanto ao mendigo, não o maltrates” (Alcorão 93:10). O Profeta ﷺ também nunca negou o oferecimento de uma pessoa que quisesse ajudá-lo, mesmo que parecesse desagradável ou, nesse caso, pouco apetitoso: “Abu Huraira narrou que o Profeta ﷺ disse: “Aceitarei o convite mesmo que fosse convidado para uma refeição de um pé de ovelha, e aceitarei o presente mesmo que fosse um braço ou um pé de uma ovelha.” [3]

Referências:

[1] Sahih al-Bukhari 7536

[2] Sahih Hadith, Jami At-Tirmidhi 3387

[3] Sahih al-Bukhari 2568

Fonte: My Islam – Al Mujeeb

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *