Al Khafid (الخافض) O que Rebaixa

Al Khafid (الخافض) O que Rebaixa
Compartilhe

Significado de Al Khafid

O Redutor, o Rebaixador, Aquele que humilha

Allah é Al-Khafid (em árabe: ٱلْخَافِضُ), que significa o Rebaixador, Aquele que rebaixa quem Ele quer através da Sua destruição e, em oposição, (Ar-Rafi) Aquele que eleva quem Ele quer através da Sua doação.

Raiz árabe

Da raiz kha-fa-dad (خ ف ض), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: rebaixar, diminuir, deprimir, humilhar, subjugar, suavizar, facilitar.

Este atributo descreve a forma como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ humilha os orgulhosos, os opressores e os rebeldes. Ele escolhe aqueles que serão humilhados, abrandados para se tornarem mais gentis. Ele decide elevar ou enfraquecer as pessoas, dar-lhes honra ou retirá-la.

Entre os Nomes antagônicos

Diferentes estudiosos têm critérios diferentes para o que se qualifica como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Dos 99 nomes, 81 são explicitamente mencionados no Alcorão. Por conseguinte, não existe uma lista consensual para os restantes 18 nomes. Al-Khafid é um desses nomes que foi excluído por alguns acadêmicos. Entre estes contam-se Ibn Uthaimin, Ibn Hazm e Ibn Hajar, entre outros. No entanto, Al-Khafid é comummente reconhecido como um nome oficial na maioria dos livros de Asmaul Husna.

خَافِضَةٌۭ رَّافِعَةٌ

Khafidatur raafi’ah

Tradução:

“Ele será rebaixador, ele será elevador…” – (Alcorão 56:3)

A queda de Firaun

Um exemplo bem conhecido de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que rebaixa alguém é Firaun, o ditador tirano da história de Moisés (alaihi salam). Qual foi o seu destino, apesar de ter imenso poder e ser o Faraó do Egito? Segundo a história, Firaun procurou Moisés (as) para o matar ou aprisionar, mas Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ protegeu Moisés (as), permitindo-lhe atravessar o mar, abrindo-o.

“E inspiramos a Moisés: “Bate no mar com tua vara.” Então, este se fendeu; e cada divisão se tornou como a formidável montanha.” (Surah Ash-Shu’ara Ayat 63)

Firaun foi testemunha deste fato, mas mesmo assim decidiu perseguir e capturar Moisés (as) e os israelitas para impedir a sua fuga. Mas o Alcorão menciona:

“Em seguida, afogamos os outros” (Surah Ash-Shu’ara Ayat 66)

Ora, o Alcorão não refere explicitamente o nome de Firaun, centrando-se antes na história de Moisés (as). No entanto, a melhor descrição histórica do Faraó durante o tempo do Profeta Moisés (as) é o Rei Ramsés II. A múmia do rei Ramsés foi preservada e está agora aberta ao público para ser visitada no Museu do Cairo, no Egito. O Alcorão diz o seguinte sobre Firaun:

“Hoje, salvar-te-emos no corpo, para que sejas um sinal para os que te sucederem. E, de facto, muitos dos povos, dos Nossos sinais, estão desatentos” (Alcorão 10:92)

Reflexão

A ideia de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ser Aquele que humilha pode ser estudada indiretamente através da referência a outros versículos do Alcorão, que enfatizam essa qualidade. Isto permitir-nos-á refletir mais profundamente sobre a Sua grandeza e sabedoria.

لَقَدۡ خَلَقۡنَا ٱلۡإِنسَٰنَ فِيٓ أَحۡسَنِ تَقۡوِيمٖ

ثُمَّ رَدَدۡنَٰهُ أَسۡفَلَ سَٰفِلِينَ

إِلَّا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ وَعَمِلُواْ ٱلصَّـٰلِحَٰتِ فَلَهُمۡ أَجۡرٌ غَيۡرُ مَمۡنُونٖ

Laqad khalaqnal insaana fee ahsani taqweem Thumma ra dad naahu asfala saafileen Ill-lal lazeena aamanoo wa amilus saalihaati; falahum ajrun ghairu mamnoon

Tradução:

“Com efeito, criamos o ser humano na mais bela forma. Em seguida, levamo-lo ao mais baixo dos baixos degraus, Exceto aos que crêem e fazem as boas obras: eles terão prêmio incessante.” – (Alcorão 95:4-6)

فَأَمَّا ٱلۡإِنسَٰنُ إِذَا مَا ٱبۡتَلَىٰهُ رَبُّهُۥ فَأَكۡرَمَهُۥ وَنَعَّمَهُۥ فَيَقُولُ رَبِّيٓ أَكۡرَمَنِ

وَأَمَّآ إِذَا مَا ٱبۡتَلَىٰهُ فَقَدَرَ عَلَيۡهِ رِزۡقَهُۥ فَيَقُولُ رَبِّيٓ أَهَٰنَنِ

Fa ammal insaanu izaa mab talaahu Rabbuhoo fa akramahoo wa na ‘amahoo fa yaqoolu Rabbeee akraman Wa ammaaa izaa mabtalaahu faqadara ‘alaihi rizqahoo fa yaqoolu Rabbeee ahaanan

Tradução:

“Então, quanto ao ser humano, quando seu Senhor o põe à prova, e o honra, e o agracia, diz: “Meu Senhor honra-me.” E, quando o põe à prova e lhe restringe o sustento, diz: “Meu Senhor avilta-me.” ” – (Alcorão 89:15-16)

O Tafhim ul-Qur’an de Abul-Maududi explora uma perspetiva interessante sobre a última ayah. Se a reação do crente quando a sua situação financeira piora é: “O meu Senhor me humilhou”, isso revela uma mensagem oculta ou um pensamento errado para o qual a pessoa pode ter sido cegada.

Neste caso, a pessoa pode ter medo de ser vista como um perdedor. O seu ego estava preocupado em alcançar o sucesso mundano (que não é inerentemente problemático), mas pode ter-se identificado demasiado com ele. Não se apercebem de que ter riqueza não é um sinal da aprovação de Allah e que a falta dela não é um sinal do Seu desagrado. Pelo contrário, ambos são testes para o crente. Na riqueza, o teste é se a pessoa vai ou não esquecer o seu Senhor ou tornar-se arrogante e ingrata. Ou, como já referimos anteriormente, numa posição de poder, poderá se tornar abusiva, corrupta e tentará aproveitar-se das pessoas para proveito próprio.

Na pobreza, o teste é diferente. Pode ser um teste de paciência, para encontrar satisfação ou contentamento na escassez, ou se a pessoa pode permanecer grata a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ por aquilo que ainda tem. Ou será que a sua fé diminuirá e o seu desagrado para com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ aumentará? Transgredirá os mandamentos de Allah e se tornará imoral para mudar a sua situação atual?

Mencionamos este hadith num dos outros nomes de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, mas vale a pena reiterá-lo aqui para este nome. Foi narrado por Salamah bin Ubaidullah bin Mihsan Al-Ansari que o seu pai disse: O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: ‘Quem dentre vós acordar fisicamente saudável, sentindo-se seguro e protegido consigo mesmo, com comida para o dia, é como se tivesse o mundo inteiro.’ [Hasan (Darussalam) Sunan Ibn Majah 4141]

Temos de nos lembrar que, por vezes, isto é suficiente; tudo o que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos dá é uma dádiva.

Fonte: My Islam – Al Khafid

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *