Al Barr (البر) A Fonte da Bondade; O Mais Generoso e Correto

Al Barr (البر) A Fonte da Bondade; O Mais Generoso e Correto
Compartilhe

Significado de Al Barr

O Beneficente, Aquele que faz o Bem, O Todo-Puro.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Barr (em árabe: ٱلْبَرُّ), Aquele que é o grande benfeitor, o mais justo e a fonte do bem. Ele é amplo em bondade e deseja o bem para as pessoas, concedendo-lhes saúde, riqueza e felicidade. Ele é sempre misericordioso e compassivo. Ele é Aquele que os cobriu com o Seu sustento e deu, a quem Ele quis, apoio, proteção e misericórdia especial.

Raiz árabe

Da raiz ba-ra-ra (ب ر ر), que tem as seguintes conotações do árabe clássico: ser devotado, afetuoso, gentil, justo, honesto, verdadeiro, ter consideração pelas circunstâncias de outro, ser benéfico, conceder presentes generosos, recompensar pelo serviço, comportar-se com cortesia, fazer o bem, ser benigno, gracioso, gentil, ser piedoso, virtuoso, justo ser amplo, extenso.

O nome Al-Barr aparece uma vez no Alcorão.

إِنَّا كُنَّا مِن قَبۡلُ نَدۡعُوهُۖ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلۡبَرُّ ٱلرَّحِيمُ

Innaa kunnaa min qablu nad’oohu innahoo huwal barrur raheem

“Por certo, antes, nós O invocávamos. Por certo, Ele é O Blandicioso, O Misericordiador.” – (Alcorão 52:28)

Este nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, Al-Barr, refere-se às Suas essências de bondade, generosidade e misericórdia. Enumerar a Sua bondade é uma tarefa impossível. Nunca seremos capazes de compreender todas as formas como Ele nos abençoou. Se quiséssemos mostrar a nossa gratidão, nunca seria suficiente.

A Sua misericórdia e bondade têm tantas camadas: A sua dádiva da criação, para nos incutir uma alma, para nos proteger todos os dias do mal, para nos dar a terra e a capacidade de desfrutar de todos os seus frutos, para ouvir e responder às nossas orações, para perdoar os nossos pecados e dar-nos uma recompensa pelo bem que praticamos.

Allah nos deu orientação através dos Seus Profetas (que a paz esteja com eles) e do Seu livro, para que possamos viver uma vida com objetivos, em vez de andarmos a vaguear sem rumo. Ele não tinha obrigação de tornar o caminho até Ele tão claro. O caminho para Ele poderia ter sido difícil, reservado apenas para os raros buscadores da verdade. Na verdade, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o benfeitor e o mais compassivo. Na Surah Baqarah, versículo 185: “Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade.”

شَهۡرُ رَمَضَانَ ٱلَّذِيٓ أُنزِلَ فِيهِ ٱلۡقُرۡءَانُ هُدٗى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَٰتٖمِّنَ ٱلۡهُدَىٰ وَٱلۡفُرۡقَانِۚ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ ٱلشَّهۡرَ فَلۡيَصُمۡهُۖ وَمَنكَانَ مَرِيضًا أَوۡ عَلَىٰ سَفَرٖ فَعِدَّةٞ مِّنۡ أَيَّامٍ أُخَرَۗ يُرِيدُ ٱللَّهُ بِكُمُٱلۡيُسۡرَ وَلَا يُرِيدُ بِكُمُ ٱلۡعُسۡرَ وَلِتُكۡمِلُواْ ٱلۡعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُواْ ٱللَّهَعَلَىٰ مَا هَدَىٰكُمۡ وَلَعَلَّكُمۡ تَشۡكُرُونَ

Shahru Ramadaanallazeee unzila feehil Qur’aanu hudal linnaasi wa baiyinaatim minal hudaa wal furqaan; faman shahida minkumush shahra falyasumhu wa man kaana mareedan aw ‘alaa safarin fa’iddatum min ayyaamin ukhar; yureedul laahu bikumul yusra wa laa yureedu bikumul ‘usra wa litukmilul ‘iddata wa litukabbirul laaha ‘alaa maa hadaakum wa la’allakum tashkuroon

“Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão, como orientação para a humanidade e como evidências da orientação e do critério de julgar. Então, quem de vós presenciar esse mês, que nele jejue; e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade. E fê-lo para que inteireis o número prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.” – (Alcorão 2:185)

Mesmo no tratamento das boas e más ações. Poder-se-ia pensar que um Deus justo recompensaria uma ação com base no seu mérito, mas Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é maior. Ele é Ar-Rahman (O Beneficente) e Ar-Rahim (O Misericordioso). O Profeta ﷺ fala de como se intensionássemos fazer uma boa ação, mas por qualquer razão, ela não foi feita, teremos registrado, pelos anjos, uma boa ação.

Mas isto não desencoraja o ato em si, porque o Profeta ﷺ fala de como se pretendemos fazer uma boa ação, mas por qualquer razão não seja feita, teremos registrado, pelos anjos, uma boa ação. Mas isso não desencoraja o ato real, porque “se ele pretende fazer uma boa ação e realmente a fez, então Allah escreverá para ele de dez a setecentas vezes e muito mais vezes (como recompensa)”. No entanto, o mesmo padrão não se aplica aos pensamentos maus ou perversos, que não serão registados até serem postos em prática. [1]

O crente se beneficia do fato de saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Barr. Ele vê a bondade do seu Senhor, o que aumenta o seu amor e gratidão para com Ele. Compreendemos que a Sua misericórdia estará sempre disponível se for procurada. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é claro e verdadeiro na Sua promessa: se fizermos certas coisas, Ele nos concederá o que procuramos. Além disso, ao refletirmos sobre este nome, perguntamo-nos: como podemos estar entre os benfeitores?

A’isha, a esposa do Mensageiro de Allah ﷺ, relatou que ele ﷺ disse: “A’isha, em verdade, Allah é bondoso e Ele ama a bondade e confere à bondade o que Ele não confere à severidade e não confere a qualquer outra coisa além dela (bondade).” [2]

Por que negar a bondade? Por que reter a bondade e os efeitos em cascata que ela pode criar? Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ diz-nos que adora a bondade e recompensa o Seu servo quando este está ao serviço dos outros. Ouvir a coisa certa no momento certo pode ter um efeito profundo na trajetória da vida de uma pessoa. Pode desbloquear sonhos inimagináveis.

Palavras de encorajamento podem dar coragem e força a quem está a sofrer, quase como a cura para uma doença ou uma planta que precisa de água. Mas, claro, o outro lado da moeda é que as palavras podem criar estragos se não tivermos cuidado. Lutas, guerras e laços de parentesco foram todos cortados apenas com o movimento da língua. A língua é mais poderosa do que gostamos de lhe dar crédito.

Foi narrado por Abu Mussa: Algumas pessoas perguntaram ao Mensageiro de Allah ﷺ: “De quem é o melhor Islam? (Ou seja, quem é o melhor muçulmano)? Ele respondeu: “Aquele que evita prejudicar os muçulmanos com sua língua e mãos.” [3]

Jarir b. Abdullah relatou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Aquele que é privado de sentimentos de ternura é, de fato, privado do bem.” [4]

Isso é algo que o Profeta Muhammad ﷺ entendeu e ensinou, o que provavelmente é parte da razão pela qual ele era tão amado. Ele nunca perdia a oportunidade de espalhar o amor. Não assuma que seu filho sabe que você está orgulhoso dele… reserve um tempo para dizer a ele. Não presuma que o seu cônjuge sabe que você o ama… faça questão de lhe dizer.

É melhor para nós – e para todos – não nos privarmos de sentimentos de afeto e de bondade porque, se o fizermos, teremos impedido a bondade e criado um vazio que pode ser preenchido por shaitan. A repercussão também se fará sentir no dia do julgamento, pois limitamos a bondade que se pode receber nas nossas contas.

Referências

[1] Sahih al-Bukhari 6491
[2] Sahih Muslim 2593
[3] Sahih al-Bukhari 11
[4] Sahih Muslim 2592c

Fonte: My Islam – Al Barr

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *